QUADRO DE CONTEÚDOS - E HABILIDADES EM LÍNGUA PORTUGUESA
5ª- série/6º- ano do Ensino
Fundamental
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
1°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Conteúdos gerais
Traços característicos de textos narrativos
• Enredo, personagem, foco narrativo, tempo, espaço
• Estudos de gêneros textuais
• Gêneros textuais narrativos e suas situações de
comunicação
• Estudos linguísticos
• Noção de tempo verbal, modo subjuntivo na narrativa,
subjuntivo e os verbos regulares,
articuladores temporais e espaciais
• Substantivo, adjetivo, pronomes pessoais, formas de
tratamento, verbo, advérbio
• Sinônimos e antônimos
• Uso dos “porquês”
• Variedades linguísticas
Conteúdo de
leitura, escrita e oralidade
Leitura, produção e escuta de textos narrativos em
diferentes situações de comunicação
• Interpretação de texto literário e não literário
• Fruição
• Situacionalidade
• Coerência
• Coesão
• A importância do enunciado
• Produção de síntese
• Produção de ilustração
Roda de leitura oral
Roda de conversa
|
Espera-se que, tendo como referência principal a
tipologia narrativa, em situações de aprendizagem orientadas por projetos de
leitura e escrita e centradas em histórias, romances, contos, crônicas e
outros gêneros de tipologia predominantemente narrativa, os estudantes
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Saber procurar informações complementares em
dicionários, gramáticas, enciclopédias, internet etc.
• Selecionar textos para a leitura de acordo com
diferentes objetivos ou interesses (estudo, formação pessoal, entretenimento,
realização de tarefas etc.)
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Reconhecer o processo de composição textual como um
conjunto de ações interligadas
• Inferir e reconhecer elementos da narrativa
• Analisar narrativas ficcionais: enredo, personagem,
espaço, tempo e foco narrativo
• Produzir texto com organização narrativa
|
2°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
linguísticos
• Tempos e modos verbais, verbos modalizadores, locução
verbal
• Compreensão do sentido das palavras (em contexto de
dicionário, em contexto de uso, na noção do radical das palavras etc.)
• Questões ortográficas
Variedades linguísticas
Conteúdo de leitura, escrita e oralidade
Leitura, produção e escuta de crônica narrativa, letra
de música e outros gêneros em diferentes situações de comunicação
• Formulação de hipóteses
• Interpretação de textos literário e não literário
• Etapas de elaboração e revisão da escrita
• Paragrafação
Roda de leitura oral
Roda de conversa
|
Espera-se que, tendo como referência principal a
tipologia narrativa, em situações de aprendizagem orientadas por projetos de
leitura e escrita e centradas em histórias, romances, contos, crônicas e
outros gêneros de tipologia predominantemente narrativa, os estudantes desenvolvam
as seguintes habilidades:
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
escrito
• Reconhecer e compreender a narratividade em imagens
• Transpor textos de linguagem verbal para outras
linguagens
• Transpor texto de linguagem não verbal para outras
linguagens
• Criar estratégias para a apresentação oral de um
projeto
• Reconhecer os elementos organizacionais e estruturais
caracterizadores das narrativas policiais ou de enigma
• Reconhecer características do gênero crônica narrativa
• Produzir quadro-síntese com características do gênero
crônica narrativa
• Reconhecer traços característicos do gênero letra de
música
|
5ª- série/6º- ano do Ensino
Fundamental
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
3°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Conteúdos gerais
Discurso artístico: diferentes formas de representação
Estudo de tipologia e gêneros narrativos articulados por
projetos
Construção de projeto artístico
Estudos linguísticos
• Substantivo, adjetivo, artigo, numeral
• Pontuação
• Tempos e modos verbais
• Discursos direto e indireto
Variedades linguísticas
Conteúdo de
leitura, escrita e oralidade
Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva
de tipologias e gêneros narrativos articulados por projeto artístico •
Interpretação de textos literário e não literário
• Inferência
• Fruição
• Situacionalidade
• Leitura dramática
• Leitura em voz alta
• Coerência
• Coesão
• Informatividade
• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade
da voz, elocução e pausa
• Etapas de elaboração e revisão da escrita
• Paragrafação
|
Espera-se que, tendo como referência principal a
tipologia narrativa, em situações de aprendizagem orientadas por projetos de
leitura e escrita e centradas em histórias, romances, contos, crônicas e
outros gêneros de tipologia predominantemente narrativa, os estudantes
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Reconhecer o processo de composição textual como um
conjunto de ações interligadas
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Utilizar conhecimento sobre a língua (linguísticos, de
gênero etc.) para a elaboração de textos narrativos
• Compreender aspectos linguísticos em funcionamento no
texto narrativo
• Reconhecer, na leitura de textos ficcionais, elementos
que indiquem o comportamento e as características principais das personagens
• Identificar problemas e criar soluções que possam
ajudá-los a organizar projetos
• Utilizar conhecimento sobre a língua (linguísticos, de
gênero etc.) para elaborar projetos
|
4°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Conteúdos gerais
Discurso artístico: diferentes formas de representação
Estudo de tipologia e gêneros narrativos articulados por
projetos
Construção de projeto artístico
Estudos linguísticos
• Questões ortográficas
• Acentuação
• Pronomes
• Tempos e modos verbais
• Discursos direto e indireto
• Figuras de linguagem
• Pontuação
• Adjetivos e locuções adjetivas
• Advérbio e locuções adverbiais
Variedades linguísticas
Conteúdo de
leitura, escrita e oralidade
Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva
de tipologias e gêneros narrativos articulados por projeto artístico
• Interpretação de textos literário e não literário
• Inferência
• Fruição
• Situacionalidade
• Leitura dramática
• Leitura em voz alta
• Coerência
• Coesão
• Informatividade
• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade
da voz, elocução e pausa
• Etapas de elaboração e revisão da escrita
• Paragrafação
|
Espera-se que, tendo como referência principal a
tipologia narrativa, em situações de aprendizagem orientadas por projetos de
leitura e escrita e centradas em histórias, romances, contos, crônicas e outros
gêneros de tipologia predominantemente narrativa, os estudantes desenvolvam
as seguintes habilidades:
• Reconhecer o processo de composição textual como um
conjunto de ações interligadas
• Reconhecer no texto indícios de intencionalidade do
autor
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Posicionar-se como agente de ações que contribuem para
sua formação como leitor, escritor e ator em uma dada realidade
• Refletir sobre os critérios de seleção/leitura de
livros, ampliando-os ou modificando-os a partir de discussões coletivas •
Identificar problemas a partir da observação da realidade
• Reconhecer elementos conotativos
Competências de produção de textos (Saresp)
COMPETÊNCIA I – Tema – Desenvolver o texto de acordo com
as determinações temáticas e situacionais da proposta de produção de texto
COMPETÊNCIA II – Tipologia – Mobilizar, no texto
produzido, os conhecimentos relativos aos elementos organizacionais da
tipologia textual em questão
COMPETÊNCIA III – Coesão/Coerência – Organizar o texto
de forma lógica, demonstrando conhecimento dos mecanismos coesivos
linguísticos e textuais necessários para a construção coerente do texto
COMPETÊNCIA IV – Registro – Adequar as convenções e normas do sistema da
escrita à situação comunicativa
|
6ª- série/7º- ano do Ensino
Fundamental
|
|||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
|
1°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Conteúdos gerais
Traços característicos da tipologia relatar nos gêneros
relato oral e relato autobiográfico
Estudos de gêneros narrativos
Estudos de gêneros do agrupamento tipológico relatar
Narrar e relatar: semelhanças e diferenças
Traços característicos de textos jornalísticos
Estudos linguísticos
• Conectivos: preposição, conjunção
• Frase, oração, período
• Tempos e modos verbais
• Locução verbal
• Formas nominais
• Advérbio e locução adverbial
• Pontuação
• Interjeição
• Oralidade × escrita:
registros diferentes
• Linguagens conotativa e denotativa
• Questões ortográficas
• Acentuação
• Artigo
• Numeral
Variedades linguísticas
Conteúdos de
leitura, escrita e oralidade
Leitura, produção e escuta de textos organizados nas
tipologias narrar e relatar em diferentes situações de comunicação •
Inferência
• Formulação de hipótese
• Interpretação de textos literário e não literário
• Leitura em voz alta
• Etapas de elaboração da escrita
• Paragrafação
Roda de leitura oral
Roda de conversa
|
Espera-se que, tendo como referência principal a
tipologia relatar, em situações de aprendizagem orientadas por projetos de
leitura e escrita e centradas em notícias, reportagens, relatos de experiência,
autobiografia e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes desenvolvam as
seguintes habilidades:
• Ler e interpretar textos da tipologia relatar,
inferindo seus traços característicos em situações específicas de comunicação
• Analisar textos, identificando os valores e as
conotações que veiculam
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Distinguir e ressignificar as características da
tipologia narrativa em contraste ao agrupamento tipológico relatar
• Criar hipótese de sentido a partir de informações
dadas pelo texto (verbal e não verbal)
• Reconhecer o processo de composição textual como um
conjunto de ações interligadas
• Inferir informações subjacentes aos conteúdos
explicitados no texto
• Fruir esteticamente objetos culturais
|
|
2°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Conteúdos gerais
Estudo de gêneros do agrupamento tipológico relatar
Gênero textual notícia
Gênero textual relato de experiência
Estudos linguísticos
• Frase, oração, período
• Advérbio
• Adjetivo
• Figuras de linguagem
• Função conotativa
• Questões ortográficas
• Pronomes pessoais, possessivos, de tratamento
• Discursos direto e indireto
• Tempos e modos verbais
Variedades linguísticas
Conteúdo de
leitura, escrita e oralidade
Leitura, produção e escuta de notícia, relato de
experiência e outros gêneros em diferentes situações de comunicação
• Interpretação de textos literário e não literário
• Intertextualidade
• Etapas de elaboração da escrita
• Importância do enunciado
• Coesão
• Coerência
• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade
da voz, elocução e pausa
Roda de leitura oral
Roda de conversa
|
Espera-se que, tendo como referência principal a
tipologia relatar, em situações de aprendizagem
orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas
em notícias, reportagens, relatos de experiência, autobiografia e outros
gêneros dessa tipologia, os estudantes desenvolvam as seguintes habilidades:
• Analisar e interpretar textos do gênero relato,
identificando os valores e as conotações que veiculam
• Produzir quadro-síntese com características dos
gêneros relato de experiência e notícias de jornal
• Inferir informações subjacentes aos conteúdos
explicitados no texto
• Ressignificar produções textuais a partir de
conhecimentos linguísticos
• Construir critérios para ler notícias a partir de
conhecimentos sobre o jornal como mídia
impressa
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Comparar variedades linguísticas de acordo com o
contexto comunicacional
• Reconhecer diferentes tipos de coesão que permitem a
progressão discursiva do texto
• Fruir esteticamente objetos culturais
|
|
6ª- série/7º- ano do Ensino
Fundamental
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
3°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Conteúdos gerais
Discurso da esfera do jornalismo: diferentes formas de
representação
Estudo de tipologia e gêneros do agrupamento tipológico
relatar articulados por projetos
Construção de projeto jornalístico
Estudos linguísticos
• Verbo (ênfase nos verbos do dizer)
• Funções da linguagem
• Pontuação
• Discursos direto e indireto
• Tempos e modos verbais
• Pontuação
• Conectivos
• Questões ortográficas
• Concordâncias nominal e verbal
• Sujeito e predicado
Variedades linguísticas
Conteúdo de
leitura, escrita e oralidade
Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva
de gêneros do agrupamento tipológico relatar articulados por projeto
jornalístico
• Interpretação de textos literário e não literário
• Inferência
• Fruição
• Situacionalidade
• Leitura dramática
• Leitura em voz alta
• Coerência
• Coesão
• Informatividade
• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade
da voz, elocução e pausa
• Etapas de elaboração e revisão da escrita
• Paragrafação
|
Espera-se que, tendo como referência principal a
tipologia relatar, em situações de aprendizagem orientadas por projetos de
leitura e escrita e centradas em notícias, reportagens, relatos de
experiência, autobiografia e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Reconhecer o processo de composição textual como um
conjunto de ações interligadas
• Ler enunciados, depreendendo deles informações e
orientações para a escrita
• Identificar sequências lógicas de enunciados
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Produzir textos escritos de acordo com a situação
comunicativa e o contexto no qual se inserem
• Utilizar conhecimentos sobre a língua e sobre gêneros
textuais para a elaboração e realização de projetos coletivos
• Analisar aspectos discursivos e linguísticos do gênero
priorizado, em função do contexto comunicacional
• Compreender textos orais e escritos por meio de
retomada dos tópicos do texto
• Fruir esteticamente objetos culturais
|
4°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Conteúdos gerais
Discurso jornalístico: diferentes formas de
representação
Estudo de tipologia e gêneros do agrupamento tipológico
relatar articulados por projetos
Construção de projeto jornalístico
Estudos linguísticos
• Figuras de linguagem
• Preposição
• Uso dos “porquês”
• Forma e grafia de algumas palavras e expressões
• Discursos direto e indireto
• Marcadores de tempo e lugar
• Pontuação
• Elementos coesivos
• Pronome: pessoal, possessivo
• Verbos do dizer
Variedades linguísticas
Conteúdo de
leitura, escrita e oralidade
Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva
de gêneros do agrupamento tipológico
relatar articulados por projeto jornalístico
• Interpretação de textos literário e não literário
• Inferência
• Fruição
• Situacionalidade
• Leitura dramática
• Leitura em voz alta
• Coerência
• Coesão
• Informatividade
• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade
da voz, elocução
• Etapas de elaboração e revisão da escrita
• Paragrafação
|
Espera-se que, tendo como referência principal a
tipologia relatar, em situações de aprendizagem orientadas por projetos de
leitura e escrita e centradas em notícias, reportagens, relatos de experiência,
autobiografia e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes desenvolvam as
seguintes habilidades:
• Reconhecer os elementos organizacionais e estruturais
caracterizadores do gênero textual reportagem
• Analisar textos, identificando os valores e as conotações
que veiculam
• Formular hipótese de sentido a partir de informações
do texto (verbal e não verbal)
• Coletar, organizar informações e fazer anotações sobre
os textos apresentados a partir de critérios preestabelecidos
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Distinguir conectivos e demais elementos de coesão
próprios de relatos orais e escritos
• Ressignificar produções textuais a partir de
conhecimentos linguísticos
• Ampliar conhecimentos sobre determinado autor, tema
jornalístico, estilo de um jornal ou sobre um gênero em questão, aprendendo a
antecipar informações e a interpretar os textos lidos
• Construir critérios para retirar um livro da
biblioteca a partir do conhecimento que se tem do autor e da obra
• Fruir esteticamente objetos culturais
Competências de produção de textos (Saresp)
COMPETÊNCIA I – Tema – Desenvolver o texto de acordo com
as determinações temáticas e
situacionais da proposta de produção de texto
COMPETÊNCIA II – Tipologia – Mobilizar, no texto
produzido, os conhecimentos relativos aos elementos organizacionais da
tipologia textual em questão
COMPETÊNCIA III – Coesão/Coerência – Organizar o texto
de forma lógica, demonstrando conhecimento dos mecanismos coesivos
linguísticos e textuais necessários para a construção coerente do texto
COMPETÊNCIA IV – Registro – Adequar as convenções e
normas do sistema da escrita à situação comunicativa
|
7ª- série/8º- ano do Ensino
Fundamental
|
||||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
||
1°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Conteúdos gerais
Traços característicos de textos prescritivos
Gênero textual anúncio publicitário
Estudos de gêneros prescritivos
Textos prescritivos e situações de comunicação
Estudos linguísticos
• Conceito de verbo
• Modo imperativo nas variedades padrão e coloquial
• Como e por que usar a gramática normativa
• Imperativo negativo
• Pesquisa no dicionário
• Modo indicativo (verbos regulares)
• “Tu”, “vós” e variedades linguísticas
• Irregularidades do indicativo
• Discurso citado
• Frase e oração
Conteúdos de
leitura, escrita e oralidade
Leitura, produção e escuta de textos prescritivos em
diferentes situações de comunicação
• Fruição
• Interpretação de textos literário e não literário
• Intertextualidade
• Coerência
• Coesão
• Etapas de elaboração e revisão da escrita
• Paragrafação
Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade de
voz, elocução e pausa
Leitura dramática
Roda de conversa
|
Espera-se que, tendo como referência principal a
tipologia prescritiva/injuntiva, em situações de aprendizagem orientadas por
projetos de leitura e escrita e centradas em receitas, regras de jogos,
anúncios publicitários e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler e interpretar textos prescritivos/injuntivos,
inferindo seus traços característicos em situações específicas de comunicação
• Analisar textos prescritivos/injuntivos e construir
quadro-síntese
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Comparar usos linguísticos na norma-padrão e coloquial
• Inferir características de anúncios publicitários a
partir de conhecimento prévio
• Analisar a intertextualidade presente em um texto
• Comparar características da tipologia
prescritiva/injuntiva em textos de diferentes gêneros
|
||
2°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Conteúdos gerais
Estudo de gêneros textuais prescritivos
Traços característicos de textos prescritivos
Gênero textual anúncio publicitário
Gênero textual regra de jogos
Estudos linguísticos
• Período simples
• Verbo (termo essencial da oração)
• Sujeito e predicado
• Vozes verbais
Variedades linguísticas
Conteúdo de
leitura, escrita e oralidade
Leitura, produção e escuta de anúncios publicitários,
regras de jogos e outros gêneros em
diferentes situações de comunicação
• Interpretação de textos literário e não literário
• Fruição
• Inferência
• Coerência
• Coesão
• Intencionalidade
• Informatividade
Roda de conversa
|
Espera-se que, tendo como referência principal a
tipologia prescritiva/injuntiva, em situações de aprendizagem orientadas por
projetos de leitura e escrita e centradas em receitas, regras de jogos,
anúncios publicitários e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Analisar o efeito de uma dada variedade linguística no
texto
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Analisar anúncios publicitários produzidos em
diferentes suportes
• Identificar e analisar níveis de persuasão do texto
publicitário
• Reconhecer o conceito de intencionalidade
• Pesquisar textos coerentes com tema preestabelecido
• Interpretar texto de forma a compreender o raciocínio
autoral
|
||
|
||||
7ª- série/8º- ano do Ensino
Fundamental
|
||||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
||
3°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Conteúdos gerais
Discurso da esfera da publicidade: diferentes formas de
representação
Estudo de tipologia e gêneros prescritivos articulados
por projetos
Construção de projeto publicitário
Estudos linguísticos
• Complementos da oração (objetos direto e indireto,
agente da passiva, complemento nominal)
• Figuras de linguagem
• Questões ortográficas
• Discurso citado
Variedades linguísticas
Conteúdo de leitura,
escrita e oralidade
Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva
de gêneros prescritivos articulados por projeto publicitário
• Interpretação de textos literário e não literário
• Inferência
• Fruição
• Situacionalidade
• Leitura dramática
• Leitura em voz alta
• Coerência
• Coesão
• Informatividade
• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade
da voz, elocução e pausa
• Etapas de elaboração e revisão da escrita
• Paragrafação
|
Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia
prescritiva/injuntiva, em situações de aprendizagem orientadas por projetos
de leitura e escrita e centradas em receitas, regras de jogos, anúncios
publicitários e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes desenvolvam as
seguintes habilidades:
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Selecionar e escolher anúncios publicitários de acordo
com orientações dadas
• Comparar anúncios, tendo em vista diferentes
públicos-alvo
• Pesquisar objetos culturais a partir de tema e
público-alvo
• Selecionar objetos culturais coerentes com tema e
público-alvo
• Construir estratégia publicitária pertinente ao
público-alvo
• Identificar e reconhecer a produção de texto como
processo em etapas de reelaboração
• Produzir versão final de um texto, com marcas de
intervenção
• Apresentar análises orais de anúncios publicitários
• Apresentar oralmente os resultados de uma análise de
grupo
|
||
4°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Conteúdos gerais
Discurso da esfera da publicidade: diferentes formas de
representação
Estudo de tipologia e gêneros prescritivos articulados
por projetos
Construção de projeto publicitário
Estudos linguísticos
• Funções complementares: objeto direto, objeto
indireto, agente da passiva e complemento nominal
• Funções acessórias: adjunto adnominal, aposto, adjunto
adverbial, vocativo
• Pontuação
• Concordâncias verbal e nominal
• Regências verbal e nominal
Variedades linguísticas
Conteúdo de
leitura, escrita e oralidade
Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva
de gêneros prescritivos articulados por projeto publicitário
• Interpretação de textos literário e não literário
• Inferência
• Fruição
• Situacionalidade
• Leitura dramática
• Leitura em voz alta
• Coerência
• Coesão
• Informatividade
• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade
da voz, elocução e pausa
• Etapas de elaboração e revisão da escrita
• Paragrafação
|
Espera-se que, tendo como referência principal a
tipologia prescritiva/injuntiva, em situações de aprendizagem orientadas por
projetos de leitura e escrita e centradas em receitas, regras de jogos,
anúncios publicitários e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Ressignificar a construção de anúncio publicitário,
após sistematização de características
• Ressignificar suas produções textuais a partir de seus
conhecimentos linguísticos
• Avaliar, segundo critérios, os trabalhos apresentados
pelos grupos
• Selecionar informações a partir de critério
preestabelecido
• Organizar informações a partir de critério
preestabelecido (organização da informação por meio de articuladores)
• Identificar e reconhecer critérios de organização da
informação em parágrafos (informações novas/informações repetidas)
• Resumir narrativas e texto expositivo
Competências de produção de textos (Saresp)
COMPETÊNCIA I – Tema – Desenvolver o texto de acordo com
as determinações temáticas e situacionais da proposta de produção de texto
COMPETÊNCIA II – Tipologia – Mobilizar, no texto
produzido, os conhecimentos relativos aos elementos organizacionais da
tipologia textual em questão
COMPETÊNCIA III – Coesão/Coerência – Organizar o texto
de forma lógica, demonstrando conhecimento dos mecanismos coesivos
linguísticos e textuais necessários para a construção coerente do texto
COMPETÊNCIA IV – Registro – Adequar as convenções e
normas do sistema da escrita à
situação comunicativa
|
||
8ª- série/9º- ano
do Ensino Fundamental
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
1°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Conteúdos gerais
Traços característicos de textos argumentativos
Traços característicos de textos expositivos
Estudos de gêneros da tipologia argumentativa
Estudos de gêneros da tipologia expositiva
Argumentar e expor: semelhanças e diferenças
Estudos linguísticos
• Marcas dêiticas (pronomes pessoais)
• Pontuação
• Elementos coesivos (preposição e conectivos)
• Concordâncias nominal e verbal
• Questões ortográficas
• Pronome relativo
• Adequação vocabular
• Período simples
• Crase
Variedades linguísticas
Conteúdos de
leitura, escrita e oralidade
Leitura, produção e escuta de textos argumentativos
e expositivos em diferentes situações de
comunicação
Interpretação de textos literário e não literário
• Leitura em voz alta
• Inferência
• Coerência
• Paragrafação
• Etapas de elaboração e revisão da escrita
• Elaboração de fichas
Apresentação oral
Roda de conversa
|
Espera-se que, tendo como referência principal as
tipologias argumentativa e expositiva, em situações de aprendizagem
orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em debate regrado,
textos de opinião, artigo de divulgação científica e outros gêneros dessas
tipologias, os estudantes desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler e interpretar textos argumentativos, inferindo
seus traços característicos
• Analisar textos argumentativos e construir
quadros-síntese
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Debater oralmente sobre temas variados, selecionando
argumentos coerentes para a defesa de um dado ponto de vista
• Identificar tipos de argumentos em textos de opinião
• Produzir resenhas utilizando os conhecimentos
adquiridos sobre textos argumentativos
• Analisar temas diversos, selecionando argumentos que
justifiquem pontos de vista divergentes
• Fruir esteticamente objetos culturais
• Saber revisar textos, reconhecendo a importância das
questões linguísticas para a organização coerente de ideias e argumentos
|
2°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Conteúdos gerais
Estudo de gêneros textuais da tipologia argumentativa
Estudo de gêneros textuais da tipologia expositiva
Gênero textual artigo de opinião
Gênero textual carta do leitor
Estudos linguísticos
• Pontuação
• Figuras de linguagem
• Colocação pronominal
• Regências verbal e nominal
• Funções da linguagem
• Período composto por coordenação
• Articuladores sintáticos argumentativos
Variedades linguísticas
Conteúdo de
leitura, escrita e oralidade
Leitura, produção e escuta de artigo de opinião, carta
do leitor e outros gêneros em diferentes
situações de comunicação • Formulação de hipótese
• Inferência
• Interpretação de textos literário e não literário
• Informatividade
• Etapas de elaboração e revisão da escrita
Roda de conversa
|
Espera-se que, tendo como referência principal as
tipologias argumentativa e expositiva, em situações de aprendizagem
orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em debate regrado,
textos de opinião, artigo de divulgação científica e outros gêneros dessas
tipologias, os estudantes desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler e interpretar textos expositivos e argumentativos,
inferindo seus traços característicos
• Selecionar informações de acordo com os objetivos ou
intencionalidades da situação comunicativa
• Identificar, escolher e classificar argumentos que
sejam a favor ou contrários à defesa de um ponto de vista
• Analisar imagens do ponto de vista de seu caráter
político
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Compreender, identificar e utilizar os mecanismos de
coerência e coesão no texto
• Construir parágrafos argumentativos de acordo com o
contexto da situação comunicativa
• Criar hipótese de sentido a partir de informações
encontradas no texto
• Fruir esteticamente objetos culturais
|
8ª- série/9º- ano do Ensino
Fundamental
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
3°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Conteúdos gerais
Discurso político: diferentes formas de representação
Estudo de tipologia e gêneros argumentativos articulados
por projetos
Construção de projeto político
Estudos linguísticos
• Regências verbal e nominal
• Período composto por subordinação
• Conjunção
• Preposição
• Anafóricos
• Pontuação
• Período composto
Variedades linguísticas
Conteúdo de
leitura, escrita e oralidade
Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva
de gêneros argumentativos e expositivos
articulados por projeto político
• Interpretação de textos literário e não literário
• Inferência
• Fruição
• Situacionalidade
• Leitura dramática
• Leitura em voz alta
• Coerência
• Coesão
• Informatividade
• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade
da voz, elocução e pausa
• Etapas de elaboração e revisão da escrita
• Paragrafação
|
Espera-se que, tendo como referência principal as
tipologias argumentativa e expositiva, em situações de aprendizagem
orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em debate regrado,
textos de opinião, artigo de divulgação científica e outros gêneros dessas
tipologias, os estudantes desenvolvam as seguintes habilidades:
• Identificar, escolher e classificar argumentos que
sejam a favor ou contrários à defesa de um ponto de vista
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Identificar e reconhecer a produção de um texto como
processo em etapas de reelaboração
• Produzir versão final de um texto com marcas de
intervenção
• Construir ponto de vista que represente o interesse do
grupo majoritário
• Construir conceito de “ato político” a partir de
situação de comunicação
• Construir opinião crítica a partir de informações e
análises apresentadas
• Analisar imagens sob o ponto de vista de seu caráter
político e social
• Realizar apresentação oral adequada à situação de
interlocução
• Fruir esteticamente objetos culturais
|
4°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Conteúdos gerais
Discurso político: diferentes formas de representação
Estudo de tipologia e gêneros argumentativos articulados
por projetos
Construção de projeto político
Estudos linguísticos
• Pontuação
• Período composto por subordinação
• Conjunção
• Crase
• Regências verbal e nominal
• Concordâncias verbal e nominal
Variedades linguísticas
Conteúdo de
leitura, escrita e oralidade
Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva
de gêneros argumentativos e expositivos
articulados por projeto político
• Interpretação de textos literário e não literário
• Inferência
• Fruição
• Situacionalidade
• Leitura dramática
• Leitura em voz alta
• Coerência
• Coesão
• Informatividade
• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade
da voz, elocução e pausa
• Etapas de elaboração e revisão da escrita
• Paragrafação
|
Espera-se que, tendo como referência principal as
tipologias argumentativa e expositiva, em situações de aprendizagem
orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em debate regrado,
textos de opinião, artigo de divulgação científica e outros gêneros dessas
tipologias, os estudantes desenvolvam as seguintes habilidades:
• Reconhecer e analisar texto de estrutura opinativa
• Resumir texto opinativo
• Posicionar-se como agente de ações que contribuam para
sua formação como leitor,
escritor e ator em uma dada realidade
• Reformular ideias, apresentando novos argumentos e
exemplos
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Utilizar conhecimento sobre a língua (linguísticos, de
gênero etc.) para elaborar projeto coletivo
• Produzir uma versão final de um texto com marcas de
intervenção
• Fruir esteticamente objetos culturais
Competências de produção de textos (Saresp)
COMPETÊNCIA I – Tema – Desenvolver o texto de acordo com
as determinações temáticas e situacionais da proposta de produção de texto
COMPETÊNCIA II – Tipologia – Mobilizar, no texto
produzido, os conhecimentos relativos aos elementos organizacionais da
tipologia textual em questão
COMPETÊNCIA III – Coesão/Coerência – Organizar o texto
de forma lógica, demonstrando conhecimento dos mecanismos coesivos
linguísticos e textuais necessários para a construção coerente do texto
COMPETÊNCIA IV – Registro – Adequar as convenções e normas
do sistema da escrita à situação comunicativa
COMPETÊNCIA V – Proposição – Elaborar proposta de
intervenção para o problema abordado, demonstrando um posicionamento crítico
e cidadão a respeito do tema
|
1ª série do Ensino Médio
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
1°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Esferas de
atividades sociais da linguagem
As diferentes mídias
A língua e a constituição psicossocial do indivíduo
A língua portuguesa na escola: o gênero textual no
cotidiano escolar
A literatura na sociedade atual
Lusofonia e história da língua portuguesa
Leitura e expressão
escrita
Estratégias de pré-leitura
• Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e
antecipação de sentidos a partir de diferentes indícios
Estruturação da atividade escrita
• Projeto de texto
• Construção do texto
• Revisão
Textos prescritivos (foco: escrita)
Projeto de atividade midiática (reportagem fotográfica,
propaganda, documentário em vídeo, entre outros)
Texto lírico (foco: leitura)
Poema: diferenças entre verso e prosa
Texto narrativo (foco: leitura)
Conto tradicional
Texto argumentativo (foco: escrita)
• Opiniões pessoais
Texto expositivo (foco: leitura e escrita)
• Tomada de notas
• Resumo de texto audiovisual (novela televisiva, filme,
documentário, entre outros)
• Legenda
Relato (foco: leitura e escrita)
• Notícia
Informação, exposição de ideias e mídia
impressa
Intencionalidade comunicativa
Estratégias de pós-leitura
Organização da informação e utilização das
habilidades desenvolvidas em novos contextos de leitura
Funcionamento da língua
Análise estilística: verbo, adjetivo e
substantivo
Aspectos linguísticos específicos da
construção do gênero
Construção da textualidade
Identificação das palavras, sinonímia e
ideias-chave em um texto
Lexicografia: dicionário, glossário,
enciclopédia
Visão crítica do estudo da gramática
Compreensão e discussão oral
A oralidade nos textos escritos
Discussão de pontos de vista: Literatura e
Arte
Expressão oral e tomada de turno
Habilidades
|
Espera-se que, tendo como principal referência as
esferas de atividades relacionadas com o estudo, bem como a construção
semiótico-cultural do conceito de literatura, em situações de aprendizagem
orientadas por atividades de leitura e escrita, os alunos façam uso de
diferentes tipos textuais, priorizando, contudo, a tipologia expositiva, e
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Relacionar o uso da norma-padrão às diferentes esferas
de atividade social
• Identificar ideias-chave em um texto, concatenando-as
na elaboração de uma síntese
• Elaborar projetos escritos para executar atividades
• Elaborar sínteses de textos verbo-visuais,
compreendendo a linguagem como realização cotidiana em circulação social por
meio de gêneros textuais de diferentes tipologias
• Reconhecer os elementos básicos da narrativa literária
• Reconhecer a língua portuguesa como realidade
histórica, social e geográfica, como manifestação do pensamento, da cultura e
identidade de um indivíduo, de um povo e de uma comunidade
• Elaborar estratégias de leitura e de produção de
textos diversos (verbais e não verbais), respeitando as suas diferentes
características de gênero e os procedimentos de coesão e coerência textuais
• Relacionar linguagem verbal literária com linguagem
não verbal
• Construir sentido pela comparação entre textos a
partir de diferentes relações intertextuais
• Analisar os efeitos semânticos e expressivos
produzidos pelo uso das diferentes classes morfológicas estudadas no
bimestre: verbo, adjetivo, substantivo
|
2°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Esferas de
atividades sociais da linguagem
A exposição artística e o uso da palavra
Comunicação e relações sociais
Discurso e valores pessoais e sociais
Literatura e Arte como instituições sociais
Variedade linguística: preconceito linguístico
Leitura e expressão
escrita
Estratégias de pré-leitura
• Conhecimento sobre o gênero do texto e a antecipação
de sentidos a partir de diferentes indícios
Estruturação da atividade escrita
• Projeto de texto
• Construção do texto
• Revisão
Texto prescritivo (foco: escrita)
• Projeto de atividade extracurricular
Texto narrativo (foco: leitura)
• Crônica
Texto teatral (foco: leitura)
Diferenças entre texto teatral e texto espetacular
• Fábula
Texto lírico (foco: leitura)
• Poema
Texto expositivo (foco: leitura e escrita)
• Folheto
• Resumo
O texto literário e a mídia impressa
Intencionalidade comunicativa
Estratégias de pós-leitura
• Organização da informação e utilização das habilidades
desenvolvidas em novos contextos de leitura
Funcionamento da língua
Análise estilística: verbo
Aspectos linguísticos específicos da construção do gênero
Construção da textualidade
Identificação das palavras, sinonímia e ideias-chave em
um texto
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica
e referencial, temática
Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia
O conceito de gênero textual
Polissemia
Compreensão e discussão oral
Discussão de pontos de vista em textos literários
Expressão de opiniões pessoais
Situação comunicativa: contexto e interlocutores
|
Espera-se que, tendo como principal referência as
esferas de atividades relacionadas com o estudo, bem como a construção
semiótico-cultural do conceito de literatura, em situações de aprendizagem
orientadas por atividades de leitura e escrita, os alunos façam uso de
diferentes tipos textuais, priorizando, contudo, a tipologia expositiva, e
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Adaptar textos em diferentes linguagens, levando em
conta aspectos linguísticos, históricos e sociais
• Reconhecer características básicas do texto dramático
teatral
• Localizar informações visando a resolver problemas, no
campo das instituições linguística e literária, em dicionários,
enciclopédias, gramáticas, internet etc.
• Avaliar a própria expressão oral ou a alheia durante
ou após situações de interação, fazendo, quando possível, os ajustes
necessários
• Analisar textos que transcrevem a fala ou que fazem
interagir linguagens verbal e não verbal, tais como as relações entre legenda
e fotografia etc.
• Distinguir as marcas próprias do texto literário e
estabelecer relações entre o texto literário
e o momento de sua produção, situando aspectos do
contexto histórico, social e político
• Relacionar informações sobre concepções artísticas e
procedimentos de construção do texto literário com os contextos de produção,
para atribuir significados de leituras críticas em diferentes situações
• Estabelecer relações entre as informações do texto
lido com outras de conhecimento prévio
• Identificar em textos o uso de tempos verbais no eixo
do presente ou do pretérito para reconhecer eventos anteriores e posteriores
a esses tempos
• Analisar os efeitos semânticos e expressivos
produzidos pelo uso do verbo
• Utilizar procedimentos iniciais para a elaboração do
texto: estabelecer o tema; pesquisar ideias e dados; planejar a estrutura;
formular projeto de texto
|
1ª série do Ensino Médio
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
3°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Esferas de
atividades sociais da linguagem
A literatura como sistema intersemiótico
O eu e o outro: a construção do diálogo e do
conhecimento
Leitura e expressão
escrita
Estratégias de pré-leitura
• Conhecimento sobre o gênero do texto e a antecipação
de sentidos a partir de diferentes indícios
Estruturação da atividade escrita
• Projeto de texto
• Construção do texto
• Revisão
Texto prescritivo (foco: escrita)
• Projeto de texto
Texto argumentativo (foco: leitura e escrita)
• Estrutura tipológica
Texto expositivo (foco: leitura e escrita)
• Fôlder
• Entrevista
Texto lírico (foco: leitura)
• O poema e o contexto histórico
Texto narrativo (foco: leitura)
• O conto
• Comédia e tragédia (semelhanças e diferenças)
As entrevistas e a mídia impressa
Relações entre literatura e outras expressões da Arte
Intencionalidade comunicativa
Estratégias de pós-leitura
• Organização da informação e utilização das habilidades
desenvolvidas em novos contextos de leitura.
Funcionamento da língua
Análise estilística: verbo, adjetivo, substantivo
Aspectos linguísticos específicos da construção do
gênero
Construção da textualidade
Construção linguística da superfície textual: coesão
Identificação das palavras, sinonímia e ideias-chave em
um texto
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica,
referencial e temática
Intersemioticidade
Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia
Relações entre os estudos de literatura e linguagem
Compreensão e discussão oral
Discussão de pontos de vista em textos literários
Expressão de opiniões pessoais
Hetero e autoavaliação
|
Espera-se que, tendo como principal referência as
esferas de atividades relacionadas com o estudo, bem como a construção
semiótico-cultural do conceito de literatura, em situações de aprendizagem
orientadas por atividades de leitura e escrita, os alunos façam uso de
diferentes tipos textuais, priorizando, contudo, a tipologia expositiva, e
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Construir um conceito de Literatura a partir de sua
dimensão semiótica, compreendendo-o como sistema intersemiótico
• Analisar, em um texto, os mecanismos linguísticos
utilizados na sua construção
• Reconhecer diferentes elementos internos e externos
que estruturam uma entrevista,
apropriando-se deles no processo de construção do
sentido
• Reconhecer marcas da alteridade do coenunciador
presentes no texto
• Identificar e explicar as diferenças entre comédia e
tragédia
.Reconhecer, em contos, entrevistas e poemas, marcas
linguísticas que singularizam os diferentes gêneros
• Identificar os efeitos de sentido resultantes do uso
de determinados recursos expressivos, em contos, entrevistas e poemas
• Reconhecer características básicas do poema lírico
• Posicionar-se criticamente diante do texto do outro,
defendendo ponto de vista coerente a partir de argumentos
• Analisar os efeitos semânticos e expressivos
produzidos pelo uso das diferentes classes morfológicas e discursivas: verbo
e conectores
|
4°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Esferas de
atividades sociais da linguagem
A construção do caráter dos enunciadores
A palavra: profissões e campo de trabalho
O texto literário e o tempo
Leitura e expressão
escrita
Estratégias de pré-leitura
• Conhecimento sobre o gênero do texto e a antecipação
de sentidos a partir de diferentes indícios
Estruturação da atividade escrita
• Projeto de texto
• Construção do texto
• Revisão
Texto narrativo (foco: leitura)
• Prosa literária: comparação entre diferentes gêneros
de ficção
• Cordel
• Epopeia
Texto argumentativo (foco: leitura e escrita)
Ethos e produção escrita
A opinião crítica e a mídia impressa
Estratégias de pós-leitura
• Organização da informação e utilização das habilidades
desenvolvidas em novos contextos de leitura
Intencionalidade comunicativa
Funcionamento da
língua
Análise estilística: pronomes, artigos e numerais
Conhecimentos linguísticos e de gênero textual
Construção da textualidade
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica,
referencial e temática
Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia
Relações entre os estudos de literatura e linguagem
Compreensão e discussão oral
Discussão de pontos de vista em textos literários
Expressão de opiniões pessoais
Estratégias de escuta
|
Espera-se que, tendo como principal referência as
esferas de atividades relacionadas com o estudo, bem como a construção
semiótico-cultural do conceito de literatura, em situações de aprendizagem
orientadas por atividades de leitura e escrita, os alunos façam uso
de diferentes tipos textuais, priorizando, contudo, a
tipologia exposição, e desenvolvam as seguintes habilidades:
• Analisar os efeitos semânticos e expressivos
produzidos pelo uso das diferentes classes morfológicas: verbo, artigos e
numerais
• Posicionar-se criticamente diante do texto do outro,
defendendo ponto de vista coerente a partir de argumentos
• Identificar e analisar mecanismos de ruptura no texto
narrativo tradicional
• Reconhecer as principais diferenças e semelhanças
entre gêneros literários narrativos
• Reconhecer e analisar a expressão literária popular,
estabelecendo diálogos intertextuais com a produção literária erudita
• Analisar os efeitos semânticos e expressivos
produzidos pelo uso das diferentes classes morfológicas: verbo, pronomes,
artigos e numerais
• Construir sentido pela comparação entre textos a
partir de diferentes relações
intertextuais
|
2ª série do Ensino Médio
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
1°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Esferas de
atividades sociais da linguagem
A linguagem e a crítica de valores sociais
A palavra e o tempo: texto e contexto social
Como fazer para gostar de ler literatura?
O estatuto do escritor na sociedade
Os sistemas de arte e de entretenimento
O século XIX e a poesia
Leitura e expressão
escrita
Estratégias de pré-leitura
• Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e
antecipação de sentidos a partir de diferentes indícios Estruturação da
atividade escrita
• Projeto de texto
• Construção do texto
• Revisão
Texto narrativo (foco: leitura)
• Textos em prosa: romance
• Comédia
Textos prescritivos (foco: escrita)
• Projeto de texto
Texto lírico (foco: leitura)
Poema: visão temática
Texto argumentativo (foco: leitura e escrita)
• Artigo de opinião
• Anúncio publicitário
Argumentação, expressão de opiniões e mídia impressa
Intencionalidade comunicativa
Estratégias de pós-leitura
• Organização da informação e utilização das habilidades
desenvolvidas em novos contextos de leitura
Funcionamento da
língua
Análise estilística: conectivos
Aspectos linguísticos específicos da construção da
textualidade
Construção linguística da superfície textual: uso de
conectores
Coordenação e subordinação
Formação do gênero
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica,
referencial e temática
Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia
Períodos simples e composto
Valor expressivo do período simples
Compreensão e discussão
oral
Discussão de pontos de vista em
textos criativos (publicitário)
|
Espera-se que, pelo uso de diferentes tipos textuais,
tendo como principal referência as esferas de atividades relacionadas com a
mídia, bem como as relações temporais entre linguagem e indivíduo, em
situações de aprendizagem orientadas por atividades de leitura e escrita, e
priorizando a tipologia argumentativa, os estudantes desenvolvam as seguintes
habilidades:
• Distinguir as diferenças entre leitura de distração e
leitura literária, atentando para o valor estético do texto ficcional
• Sintetizar opiniões
• Distinguir enunciados objetivos e enunciados
subjetivos
• Reconhecer, em textos, os procedimentos de
convencimento utilizados pelo enunciador
• Reconhecer o impacto social das diferentes tecnologias
de comunicação e informação
• Analisar, em textos de variados gêneros, elementos
sintáticos utilizados na sua construção
• Analisar os efeitos semânticos e expressivos, em um
texto, produzidos tanto pelo uso de períodos simples ou compostos como pelo
uso das conjunções
• Analisar os efeitos semânticos e expressivos
produzidos pela coordenação e subordinação de períodos na construção de
textos argumentativos
• Distinguir notícia de artigo de opinião
• Relacionar – em artigos de opinião e anúncios
publicitários – opiniões, temas, assuntos, recursos linguísticos,
identificando o diálogo entre as ideias e o embate dos interesses existentes
na sociedade
• Reconhecer as características que definem o gênero
literário romance
• Estabelecer relações lógico-discursivas, analisando o
valor argumentativo dos conectivos
|
2°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Esferas de
atividades sociais da linguagem
Literatura e seu estatuto
O escritor no contexto social-político-econômico do
século XIX
O indivíduo e os pontos de vista e valores sociais
Romantismo e Ultrarromantismo
Valores e atitudes culturais no texto literário
Leitura e expressão
escrita
Estratégias de pré-leitura
• Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e
antecipação de sentidos a partir de diferentes indícios
Estruturação da atividade escrita
• Planejamento
• Construção do texto
• Revisão
Texto prescritivo (foco: escrita)
• Projeto de texto
Texto narrativo (foco: leitura e escrita)
• Romance
• Conto fantástico
Texto lírico (foco: leitura)
• Poema: a denúncia social
Texto argumentativo (foco: leitura e escrita)
• Artigo de opinião
Argumentação, expressão de opiniões e mídia impressa
Intencionalidade comunicativa
Estratégias de pós-leitura
• Organização da informação e utilização das habilidades
desenvolvidas em novos contextos de leitura
Funcionamento da
língua
• Análise estilística: advérbio e metonímia
• Aspectos linguísticos específicos da construção do
gênero
• Coesão e coerência com vistas à construção da
textualidade
Identificação das palavras e ideias-chave em um texto
Interação entre elementos literários e linguísticos
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica,
referencial, temática
Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia
Processos interpretativos inferenciais: metáfora
Compreensão e
discussão oral
Concatenação de ideias
Discussão de pontos de vista em textos opinativos
Expressão de opiniões pessoais
|
Espera-se que, pelo uso de diferentes tipos textuais,
tendo como principal referência as esferas de atividades relacionadas com a
mídia, bem como as relações temporais entre linguagem e indivíduo, em
situações de aprendizagem orientadas por atividades de leitura e escrita, e
priorizando a tipologia argumentativa, os estudantes desenvolvam as seguintes
habilidades:
• Inferir o sentido de palavras ou expressões em textos
literários do século XIX, considerando o contexto que as envolve
• Contextualizar histórica e socialmente o texto
literário produzido no século XIX
• Reconhecer diferentes elementos que estruturam o texto
narrativo (personagens, marcadores de tempo e de localização, sequência
lógica dos fatos) na construção do sentido do romance e do conto do século
XIX, apropriando-se deles no processo de elaboração do sentido
• Formular opinião sobre determinado fato artístico,
científico ou social, defendendo-a por meio de argumentação lógica
• Estabelecer relação entre a tese e os argumentos
apresentados para defendê-la ou refutá-la
• Inferir tese, tema ou assunto principal nos gêneros
textuais: artigo de opinião, romance, conto fantástico e poema
• Reconhecer recursos prosódicos e expressivos
frequentes em texto poético (rima, ritmo, assonância, aliteração),
estabelecendo relações entre eles e o tema do poema
• Reconhecer o texto literário produzido no século XIX
como fator de promoção dos direitos e valores humanos atualizáveis na
contemporaneidade
• Identificar o valor semântico e expressivo do advérbio
na construção coesiva de um texto
• Identificar o valor expressivo da metáfora e da
metonímia na construção coesiva de um texto
• Confrontar um texto produzido antes do século XX com
outros textos, opiniões e informações, posicionando-se criticamente, levando
em conta os diferentes modos de ver o mundo presente
• Diferenciar ideias centrais e secundárias de um texto
|
2ª série do Ensino Médio
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
3°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Esferas de
atividades sociais da linguagem
Ética, sexualidade e linguagem
Literatura e seu estatuto
O escritor no contexto social-político-econômico do
século XIX
As propostas pós-românticas e a literatura realista e
naturalista
Leitura e expressão
escrita
Estratégias de pré-leitura
• Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e
antecipação de sentidos a partir de diferentes indícios
Estruturação da atividade escrita
• Planejamento
• Construção do texto
• Revisão
Texto prescritivo (foco: escrita)
• Projeto de texto
Texto expositivo (foco: leitura e escrita)
• Reportagem
• Correspondência
Texto narrativo (foco: leitura)
• O símbolo e a moral
Texto lírico (foco: leitura)
• O símbolo e a moral
• Poema: a ruptura e o diálogo com a tradição
Relato (foco: escrita)
• Ensaio ou perfil biográfico
A expressão de ideias e conhecimentos e a mídia impressa
Intencionalidade comunicativa
Estratégias de pós-leitura
• Organização da informação e utilização das habilidades
desenvolvidas em novos contextos de leitura
Funcionamento da língua
A sequencialização dos parágrafos
Análise estilística: preposição
Aspectos linguísticos específicos da construção do
gênero
Coesão e coerência com vistas à construção da
textualidade
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica,
referencial, temática
Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia
Compreensão e discussão oral
Concatenação de ideias
Intencionalidade comunicativa
Discussão de pontos de vista em textos opinativos
Hetero e autoavaliação
|
Espera-se que, pelo uso de diferentes tipos textuais,
tendo como principal referência as esferas de atividades relacionadas com a
mídia, bem como as relações temporais entre linguagem
e indivíduo, em situações de aprendizagem orientadas por
atividades de leitura e escrita, e priorizando a tipologia argumentativa, os
estudantes desenvolvam as seguintes habilidades:
• Relacionar diferentes produções textuais aos valores
próprios da sexualidade e
contemporaneidade
• Relacionar a produção textual presente à herança
cultural acumulada pela língua
portuguesa nos processos de continuidade e ruptura
• Organizar adequadamente os parágrafos de um texto
visando a atingir a proposta
Enunciativa
• Elaborar estratégias de produção de textos expositivos
e argumentativos
• Inferir tese, tema ou assunto principal nos diferentes
gêneros: reportagem,
correspondência, poema, ensaio e/ou perfil biográfico
• Concatenar ideias na estruturação de um texto
argumentativo
• Relacionar a construção da subjetividade à expressão
literária em textos do século XIX
• Analisar e revisar o próprio texto em função dos
objetivos estabelecidos, da intenção comunicativa e do leitor a que se
destina
• Analisar os efeitos semânticos e expressivos
produzidos pelo uso dos elementos de linguagem (preposição e conectivos) em
textos variados
• Usar adequadamente os conectores na construção coesiva
de um texto
|
4°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Esferas de
atividades sociais da linguagem
Literatura e realidade social
Comunicação, sociedade e poder
Ruptura e diálogo entre linguagem e tradição
Leitura e expressão
escrita
Estratégias de pré-leitura
• Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e
antecipação de sentidos a partir de diferentes indícios
Estruturação da atividade escrita
• Planejamento
• Construção do texto
• Revisão
Texto literário (foco: leitura)
• Conto: a ruptura com a tradição
• Poema: subjetividade e objetividade
Texto expositivo (foco: leitura e escrita)
• Entrevista
Relato (foco: leitura e escrita)
• Reportagem
Texto informativo (foco: leitura e escrita)
• Fôlder ou prospecto
A expressão de opiniões pela instituição jornalística
Intencionalidade comunicativa
Estratégias de pós-leitura
• Organização da informação e utilização das habilidades
desenvolvidas em novos contextos de leitura
Funcionamento da
língua
Análise estilística: orações coordenadas e subordinadas
A sequencialização dos parágrafos
Conhecimentos linguísticos e de gênero textual
Coesão e coerência com vistas à construção da
textualidade
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica,
referencial e temática
Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia
Compreensão e
discussão oral
Concatenação de ideias
Discussão de pontos de vista em textos opinativos
Estratégias de escuta
|
Espera-se que, pelo uso de diferentes tipos textuais,
tendo como principal referência as esferas de atividades relacionadas com a
mídia, bem como as relações temporais entre linguagem e indivíduo, em
situações de aprendizagem orientadas por atividades de leitura e escrita, e
priorizando a tipologia argumentativa, os estudantes desenvolvam as seguintes
habilidades:
• Relacionar a produção textual presente à herança
cultural acumulada pela língua
portuguesa nos processos de continuidade e ruptura
• Relacionar a dimensão persuasiva da linguagem às diferentes
vivências sociais visando a polemizar preconceitos e incoerências
• Concatenar adequadamente as diferentes frases de um
texto visando à construção da
textualidade
• Identificar, em textos literários dos séculos XIX e
XX, as relações entre tema, estilo e
contexto de produção
• Relacionar o gênero textual conto à construção de
expectativas de leitura
• Reconhecer processos linguísticos para romper com a
tradição literária anterior ao século XX, na Literatura
• Analisar o uso da linguagem na produção de entrevistas
em interface com a construção da identidade social
• Analisar os efeitos semânticos e expressivos
produzidos pelo uso de orações coordenadas
e subordinadas em textos variados
• Analisar os efeitos semânticos e expressivos
produzidos pelo uso de conectores em
entrevistas
|
3ª série do Ensino Médio
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
1°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Esferas de
atividades sociais da linguagem
A literatura e a construção da modernidade e do moderno
Linguagem e o desenvolvimento do olhar crítico
Leitura e expressão
escrita
Estratégias de pré-leitura
• Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e
antecipação de sentidos a partir de diferentes indícios
Estruturação da atividade escrita
• Planejamento
• Construção do texto
• Revisão
Textos prescritivos (foco: escrita)
• Projeto de texto
Texto narrativo (foco: leitura e escrita)
• A narrativa moderna
• Cartum ou HQ
Texto lírico (foco: leitura)
• A lírica moderna
Texto argumentativo (foco: leitura e escrita)
• Resenha crítica
Argumentação, crítica e mídia impressa
Intencionalidade comunicativa
Estratégias de pós-leitura
• Organização da informação e utilização das habilidades
desenvolvidas em novos contextos de leitura
Funcionamento da
língua
A Língua Portuguesa e os exames de acesso ao Ensino
Superior
Aspectos formais do uso da língua: ortografia e
concordância
Aspectos linguísticos específicos da construção do
gênero: uso do numeral
Categorias da narrativa: personagem, espaço e enredo
Construção da textualidade
Identificação das palavras e ideias-chave em um texto
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica,
referencial e temática
Linguagem e adequação vocabular
Valor expressivo do vocativo
O problema do eco em textos escritos
Resolução de problemas de oralidade na produção do texto
escrito
Compreensão e
discussão oral
A oralidade nos textos escritos
Discussão de pontos de vista em textos literários
A importância da tomada de turno
|
Espera-se que, tendo como principal referência a esfera
de atividade profissões e o conceito semiótico-cultural de modernidade, em
situações de aprendizagem orientadas por atividades
de leitura e escrita e centradas em diferentes tipos textuais, priorizando,
contudo, a tipologia argumentativa, os estudantes desenvolvam as seguintes
habilidades:
• Relacionar as culturas produzidas, em língua
portuguesa, em Portugal, na África e no Brasil
• Construir um conceito de modernidade que explique
fenômenos culturais e literários contemporâneos, relacionando, a partir desse
conceito, as diferentes produções culturais contemporâneas
• Relacionar diferentes produções artísticas e culturais
contemporâneas com outras obras do passado, procurando aproximações de tema e
sentido
• Analisar os efeitos semânticos e expressivos
produzidos pelo uso do vocativo em textos e frases
• Resolver problemas de oralidade na produção do texto
escrito visando a adequar o texto
à intencionalidade comunicativa
• Adequar o registro escrito e oral a situações formais
de uso da linguagem
• Identificar e analisar características próprias da
linguagem literária da modernidade
• Identificar a tese e ideias-chave em um texto
argumentativo
|
2°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Esferas de
atividades sociais da linguagem
A crítica de valores sociais no texto literário
Adequação linguística e ambiente de trabalho
A literatura e a construção da modernidade e do
Modernismo
A língua portuguesa e o mundo do trabalho
Leitura e expressão
escrita
Estratégias de pré-leitura
• Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e
antecipação de sentidos a partir de diferentes indícios
Estruturação da atividade escrita
• Planejamento
• Construção do texto
• Revisão
Texto prescritivo (foco: escrita)
• Projeto de texto
Texto narrativo (foco: leitura)
• Romance de tese
Texto lírico (foco: leitura)
• Poesia e crítica social
Texto argumentativo (foco: escrita)
• Dissertação escolar
Mundo do trabalho e mídia impressa
Intencionalidade comunicativa
Estratégias de pós-leitura
• Organização da informação e utilização das habilidades
desenvolvidas em novos contextos de leitura
Funcionamento da
língua
Adequação linguística e trabalho
Análise estilística: nível sintático
Conhecimentos linguísticos e de gênero textual
Construção da textualidade
Construção linguística da superfície textual:
paralelismos, coordenação e subordinação
Estrutura sintática e construção da tese
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica,
referencial e temática
Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia
Compreensão e discussão oral
Expressão de opiniões pessoais
Identificação de estruturas e funções
|
Espera-se que, tendo como principal referência a esfera
de atividade profissões e o conceito semiótico-cultural de modernidade, em
situações de aprendizagem orientadas por atividades
de leitura e escrita e centradas em diferentes tipos
textuais, priorizando, contudo, a tipologia argumentativa, os estudantes
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Reconhecer diferentes elementos que estruturam o texto
narrativo (personagens,
marcadores de tempo e de localização, sequência lógica
dos fatos) visando a resolver questões de acesso ao Ensino Superior
• Usar adequadamente a norma-padrão formal da língua
portuguesa na elaboração de respostas e textos dissertativos que atendam às
solicitações de exames de acesso ao Ensino
Superior e/ou seleções e entrevistas de emprego
• Contextualizar histórica e socialmente o texto
literário
• Projetar dissertações escolares
• Relacionar contexto sociocultural a uma determinada
obra literária produzida na segunda metade do século XX
• Analisar o paralelismo, particularmente como ele se
manifesta na construção dos períodos do texto nos processos de coordenação e
subordinação
• Identificar, no texto, marcas de uso de variação
linguística
• Comparar as características de diferentes gêneros
sobre a apresentação de um mesmo tema
|
3ª série do Ensino Médio
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
3°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Esferas de
atividades sociais da linguagem
África e Brasil: relações hipersistêmicas (cultura,
língua e sociedade)
Diversidade e linguagem
Trabalho, linguagem e realidade brasileira
Literatura modernista e tendências do pós-modernismo
Leitura e expressão
escrita
Estratégias de pré-leitura
• Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e
antecipação de sentidos a partir de diferentes indícios Estruturação da
atividade escrita
• Planejamento
• Construção do texto
• Revisão
• Texto prescritivo (foco: escrita)
• Projeto de texto
Texto argumentativo (foco: escrita)
• Dissertação escolar
Texto literário narrativo e lírico (foco: leitura e
escrita)
• Análise crítica de texto literário
• A prosa, a poesia, a paródia, a modernidade e o mundo
atual
Texto prescritivo (foco: leitura e escrita)
• Exames de acesso ao Ensino Superior ou de seleção
profissional
Mundo do trabalho e mídia impressa
Intencionalidade comunicativa
Estratégias de pós-leitura
• Organização da informação e utilização das habilidades
desenvolvidas em novos
contextos de leitura
Funcionamento da
língua
Conhecimentos linguísticos e de gênero textual
Construção da textualidade
Construção linguística da superfície textual:
reformulação, paráfrase e estilização
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica,
referencial e temática
Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia
O clichê e o chavão
Compreensão e
discussão oral
Expressão de opiniões pessoais
Hetero e autoavaliação
|
Espera-se que, tendo como principal referência a esfera
de atividade profissões e o conceito semiótico-cultural de modernidade, em
situações de aprendizagem orientadas por atividades
de leitura e escrita e centradas em diferentes tipos
textuais, priorizando, contudo, a tipologia argumentativa, os estudantes
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Considerar indícios de valores presentes na
contemporaneidade manifestos na urdidura textual
• Analisar as intenções enunciativas dos textos
literários na escolha dos temas, das estruturas e dos estilos, como
procedimentos argumentativos
• Elaborar a revisão de texto produzido seguindo
procedimentos aprendidos na série
• Relacionar, como realidade cultural lusófona, as
produções, em língua portuguesa, na
África e no Brasil
• Identificar o papel de categorias da enunciação –
pessoa, tempo e espaço – na construção de sentidos para o texto
• Usar conhecimentos de terceiros (citação) na produção
de projeto de texto próprio, mantendo autoria
• Relacionar, em produção textual, informações
veiculadas pela mídia impressa sobre a esfera de atividades “trabalho e
emprego” na produção de um texto dissertativo
• Analisar criticamente as relações entre poesia da
modernidade e a construção do mundo atual
• Identificar o valor discursivo e expressivo da
estilização, da paródia e da reformulação na
construção do sentido de um texto
• Relacionar criticamente, na produção de um texto de
acesso ao Ensino Superior,
informações das diferentes áreas do saber: Filosofia,
Economia, Sociologia, Literatura,
Arte, entre outras
|
4°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Esferas de
atividades sociais da linguagem
Linguagem e projeto de vida
Leitura e expressão
escrita
Estratégias de pré-leitura
• Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e
antecipação de sentidos a partir de diferentes indícios Estruturação da
atividade escrita
• Planejamento
• Construção do texto
• Revisão
Texto literário (foco: leitura e escrita)
• Análise crítica
Texto argumentativo (foco: escrita)
• Dissertação escolar
Texto prescritivo (foco: leitura e escrita)
• Exames de acesso ao Ensino Superior ou de seleção
profissional
Texto expositivo (foco: oral e escrita)
• Discurso
Intencionalidade comunicativa
Estratégias de pós-leitura
• Organização da informação e utilização das habilidades
desenvolvidas em novos contextos de leitura
Conhecimentos da
linguagem
Revisão dos principais conteúdos
Compreensão e
discussão oral
Estratégias de fala e escuta
Expressão de opiniões pessoais
|
Espera-se que, tendo como principal referência a esfera
de atividade profissões e o conceito semiótico-cultural de modernidade, em
situações de aprendizagem orientadas por atividades de leitura e escrita e
centradas em diferentes tipos textuais, priorizando, contudo, a tipologia
argumentativa, os estudantes desenvolvam as seguintes habilidades:
• Posicionar-se criticamente diante da realidade fazendo
interagir conceitos, valores ideológicos e elementos linguísticos
• Considerar indícios de valores presentes na
contemporaneidade manifestos na urdidura textual
• Analisar as intenções enunciativas dos textos literários
na escolha dos temas, das estruturas e dos estilos, como procedimentos
argumentativos
• Localizar informações relevantes do texto para
solucionar determinado problema apresentado
• Identificar os elementos pertinentes a um projeto de
vida mantendo, por meio da atividade linguística, o sentido de
interdependência com o mundo
• Mobilizar informações, conceitos e procedimentos na
produção escrita de um projeto de vida
• Identificar e avaliar as características próprias da
apresentação de um discurso de orador
• Relacionar conhecimentos do uso da norma-padrão da
língua portuguesa à construção
de um discurso de orador
• Avaliar as habilidades do outro seguindo critérios
específicos preestabelecidos
• Relacionar criticamente, na produção de um texto,
informações das diferentes áreas do saber: Filosofia, Economia, Sociologia,
Literatura, Arte, entre outras
|
São Paulo (Estado)
Secretaria da Educação.
Currículo do Estado
de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias /
Secretaria da
Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Alice
Vieira. – 2. ed. – São Paulo: SE, 2011. 260 p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário