Quadro de conteúdos e habilidades em Língua Inglesa
5ª- série/6º- ano do
Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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1°
B
I
M
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S
T
R
E
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Repertório lexical em Língua Inglesa
Primeiros
contatos
•
Cumprimentos e despedidas em inglês e em diferentes culturas
•
Níveis de formalidade em cumprimentos e despedidas
•
Identificação pessoal: nome, idade, endereço e telefone
•
Números em língua inglesa
•
Pronomes pessoais e adjetivos possessivos
Textos
para leitura e escrita
•
Fichas de cadastro e formulários (identificação de dados)
Produção
• Cartão de identificação escolar (carteirinha de
estudante)
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Ler, compreender, analisar e interpretar: fichas de identificação pessoal,
formulários para assinantes, cartões de identificação estudantil, piadas,
adivinhas, diálogos e verbetes de dicionário, inferindo seus traços
característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
•
Formular perguntas e respostas, em inglês, sobre informações pessoais, tais
como nome, idade, endereço e telefone
•
Reconhecer empréstimos linguísticos
•
Identificar e comparar níveis de formalidade em pequenos diálogos com
cumprimentos em inglês
•
Escolher entre cumprimentos mais formais ou mais informais de acordo com o interlocutor
•
Reconhecer e usar números de 0 a 20 para fornecer informações pessoais
•
Reconhecer o uso de he/his e she/her para
referir-se a homens e mulheres, respectivamente
•
Reconhecer os usos das formas am, is e are (verbo to
be)
•
Preencher formulários ou fichas de cadastro
•
Produzir cartões de identificação estudantil
•
Produzir diálogos
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2°
B
I
M
E
S
T
R
E
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Repertório lexical em Língua Inglesa
As
línguas estrangeiras em nosso entorno
•
Reconhecimento de palavras estrangeiras em nomes de lugares, marcas de
produtos,
equipamentos,
jogos, internet etc.
•
Análise de palavras estrangeiras presentes no cotidiano, sua origem e
adaptação em língua materna
Textos
para leitura e escrita
•
Portadores de textos impressos que tenham palavras estrangeiras (camisetas,
embalagens, manuais, cartões de jogos)
Produção
•
Pôsteres sobre a presença da língua inglesa no cotidiano
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Ler, compreender, analisar e interpretar: rótulos de produtos, placas e
pôsteres, capas de
revista,
piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como
suas finalidades e usos sociais
•
Reconhecer a origem estrangeira de nomes próprios e sobrenomes
•
Identificar nomes e sobrenomes em inglês
•
Reconhecer variações de nomes próprios (nomes de batismo/registro) e apelidos
na língua inglesa
•
Reconhecer o uso do apóstrofo (’s) como marca de posse
•
Reconhecer o uso de “the + sobrenome + s” como expressão que indica
uma família
•
Produzir pôsteres com base em um tema
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5ª- série/6º- ano do
Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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3°
B
I
M
E
S
T
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Repertório lexical em Língua Inglesa
A
escola
•
Denominação de objetos (caneta, lápis, mochila) e móveis escolares (carteira,
cadeira, lousa)
•
Denominação dos espaços da escola (sala dos professores, sala de aula,
biblioteca) e dos profissionais que nela atuam (inspetor, secretária,
diretor, professor)
•
Preposições de lugar
Textos
para leitura e escrita
•
Descrições de espaços escolares, de plantas baixas
Produção
•
Cartaz com ilustrações e legendas: proposta de reorganização do espaço
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Ler, compreender, analisar e interpretar: emails, planta baixa,
piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como
suas finalidades e usos sociais
•
Organizar grupos de palavras em categorias
•
Reconhecer o significado de preposições que descrevem a localização dos
objetos no espaço e de adjetivos que qualificam diferentes substantivos
•
Identificar o uso de preposições de lugar
•
Produzir textos descritivos sobre o tema em estudo
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4°
B
I
M
E
S
T
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E
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Repertório lexical em Língua Inglesa
Moradias
•
Denominação de diferentes tipos de moradia
•
Relação entre ilustração e descrição de diferentes tipos de moradia
•
Denominação de espaços de uma casa e dos itens de mobília mais comuns
•
Adjetivos usados para descrever casas e seus espaços
•
Preposições de lugar
Textos
para leitura e escrita
•
Depoimentos contendo descrições de diferentes moradias, plantas baixas de
empreendimentos
imobiliários
Produção
•
Planta baixa de uma casa contendo itens de mobília, com os cômodos e móveis identificados
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Ler, compreender, analisar e interpretar: planta baixa, depoimentos, piadas,
adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas
finalidades e usos sociais
•
Relacionar informações em textos
•
Organizar grupos de palavras em categorias
•
Reconhecer o significado de preposições que descrevem a localização dos
objetos no espaço e de adjetivos que qualificam diferentes substantivos
•
Identificar o uso de adjetivos em um texto descritivo
•
Relacionar palavras por sinonímia e antonímia
• Produzir textos descritivos sobre o tema em estudo
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6ª- série/7º- ano do
Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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1°
B
I
M
E
S
T
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Aquisição de repertório lexical e
reconhecimento de estruturas gramaticais da
Língua Inglesa
O
bairro
•
Denominação em língua inglesa dos diferentes espaços comerciais e
comunitários que estão nos arredores da escola (banco, padaria, supermercado,
farmácia)
•
Relação entre espaços comerciais, sua função e as ações que neles ocorrem
tipicamente
•
Verbos de ação
•
Tempo verbal: presente
• There is/there are
Textos
para leitura e escrita
•
Mapas, placas, tabelas de horário de funcionamento de estabelecimentos
Produção
•
Descrição de diferentes espaços comerciais e comunitários do bairro, sua
função e as ações que neles ocorrem
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Ler, compreender, analisar e interpretar: mapas, placas indicativas de avisos
sobre serviços e espaços públicos, tabelas de horário, piadas, adivinhas,
diálogos e verbetes de dicionário, inferindo seus traços característicos, bem
como suas finalidades e usos sociais
•
Identificar os elementos da estrutura composicional dos gêneros citados
•
Reconhecer informações em um verbete de dicionário e localizar o significado
de palavras
•
Reconhecer mensagens verbais e não verbais com base na leitura de placas de avisos
•
Reconhecer o uso apropriado das formas verbais there is/isn’t; there
are/aren’t
•
Reconhecer o uso do tempo verbal presente simples para indicar rotinas e
informações factuais
•
Formular hipóteses sobre regras de uso da língua, com base na análise de
regularidades,
e
aplicá-las em produções escritas, revisões e leituras
•
Agrupar palavras e expressões em categorias de acordo com um determinado tema
•
Produzir texto descritivo com base em um tema
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2°
B
I
M
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S
T
R
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Aquisição de repertório lexical e
reconhecimento de estruturas gramaticais da
Língua Inglesa
Esporte
•
Denominação das diferentes modalidades de esportes
•
Reconhecimento de palavras inglesas ou de origem inglesa usadas em diferentes
modalidades
esportivas, em textos na língua portuguesa
•
Relação entre modalidades esportivas e ações praticadas pelos atletas
•
Tempo verbal: presente contínuo e presente simples
•
Verbo modal can (para
expressar habilidades)
•
Denominação de países e nacionalidades
Textos
para leitura e escrita
•
Fichas e cartões de identificação de modalidades esportivas presentes em
suportes como revistas e sites
Produção
•
Cartão de identificação de um esportista ou de um esporte
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Ler, compreender, analisar e interpretar: fichas e cartões de identificação,
piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como
suas finalidades e usos sociais
•
Reconhecer empréstimos linguísticos
•
Identificar semelhanças entre informações apresentadas em diferentes textos
•
Reconhecer o uso do tempo verbal presente simples para indicar rotinas e
informações factuais
•
Reconhecer os usos do tempo verbal presente
contínuo
em contraste com o presente simples
•
Reconhecer o uso do presente contínuo para indicar ações em progresso
•
Reconhecer o uso do verbo modal can para indicar habilidades
•
Identificar padrões ortográficos na escrita de palavras
•
Formular hipóteses sobre regras de uso da língua, com base na análise de
regularidades,
e
aplicá-las em produções escritas, revisões e leituras
•
Agrupar palavras e expressões em categorias de acordo com um determinado tema
•
Produzir fichas ou cartões de identificação pessoal
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6ª- série/7º- ano do
Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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3°
B
I
M
E
S
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E
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Aquisição de repertório lexical e
reconhecimento de estruturas gramaticais da
Língua Inglesa
Entretenimento
•
Denominação dos espaços de lazer da cidade (parques, museus, cinemas)
•
Relação entre diferentes espaços de lazer e as atividades que neles se pode
praticar (o que fazer e onde)
•
Identificação de informações específicas sobre os espaços de lazer, tais como
horários de funcionamento, localização, tarifas etc.
•
Retomada: there +
be/can presente,
presente contínuo
Textos
para leitura e escrita
•
Folhetos e guias para turistas, calendários, tabelas de horários
Produção
• Folheto ilustrado sobre uma opção de lazer na cidade
ou no bairro
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Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Ler, compreender, analisar e interpretar: guias e folhetos informativos e
turísticos, calendários, tabelas de horário, piadas, adivinhas e diálogos,
inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos
sociais
•
Reconhecer o uso do tempo verbal presente simples para indicar rotinas e
informações factuais
•
Formular hipóteses sobre regras de uso da língua, com base na análise de
regularidades,
e
aplicá-las em produções escritas, revisões e leituras
•
Agrupar palavras e expressões em categorias de acordo com um determinado tema
•
Produzir informe e folheto informativo
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4°
B
I
M
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Aquisição de repertório lexical e
reconhecimento de estruturas gramaticais da Língua
Inglesa
Identidade:
perfil e preferências
•
Denominação de diferentes atividades de lazer (cinema, leitura, música etc.)
praticadas e
apreciadas
•
Preferências
•
Tempo verbal: presente (em foco: formas interrogativa e negativa)
Textos
para leitura e escrita
•
Entrevistas, perfis on-line,
conversas em sala de bate-papo (internet)
Produção
•
Perfil individual com informações pessoais e preferências
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Ler, compreender, analisar e interpretar: entrevistas, perfis on-line,
conversas em salas de bate-papo (internet), piadas, adivinhas e diálogos,
inferindo seus traços característicos, bem
como
suas finalidades e usos sociais
•
Reconhecer o uso do tempo verbal presente simples para indicar rotinas e
informações factuais
•
Formular hipóteses sobre regras de uso da língua com base na análise de
regularidades e aplicá-las em produções escritas, revisões e leituras
•
Agrupar palavras e expressões em categorias de acordo com um determinado tema
•
Reescrever em inglês padrão mensagens originalmente escritas em lingoes
•
Simular a produção de perfil pessoal para uma comunidade virtual
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7ª- série/8º- ano do
Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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1°
B
I
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Ampliação de repertório lexical e
conhecimento gramatical em uso
Comemorações
ao redor do mundo
•
Identificação de comemorações (dia dos namorados, ano-novo, independência)
que ocorrem em datas e de modos diferentes em diversos países e culturas
•
Localização de informações explícitas em textos informativos sobre o tema em
estudo
•
Tempos verbais: presente (retomada) e passado simples (verbos regulares e
irregulares)
•
Datas
•
Retomada: nomes de países e nacionalidades em língua inglesa
Textos
para leitura e escrita
•
Calendários de datas comemorativas e pôsteres de divulgação de eventos
Produção
• Pôster de divulgação de um evento
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Ler, compreender, analisar e interpretar: calendário, pôsteres de divulgação,
piadas, adivinhas, verbetes de dicionário e diálogos, inferindo seus traços
característicos, bem como suas finalidades e usos sociais • Estabelecer
relações entre as datas comemorativas, os eventos especiais, os festivais do
Brasil
com os de outros países, enfocando os aspectos socioculturais
•
Solicitar e fornecer informações nos tempos presente e passado
•
Formular hipóteses sobre regras de uso da língua com base na análise de
regularidades e aplicá-las em produções escritas, revisões e leituras
•
Relacionar o uso de passado simples (verbos regulares e irregulares) com
acontecimentos passados, ações completas, hábitos e estados finalizados
•
Fazer um pôster informativo sobre uma data comemorativa, compreendendo a
produção escrita como um processo em etapas de elaboração e reelaboração
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2°
B
I
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Ampliação de repertório lexical e
conhecimento gramatical em uso
Rotinas
de jovens
•
Verbos de ação (retomada)
•
Tempo verbal: presente (retomada)
•
Conectivos (and,
but,
so)
•
Advérbios de tempo, frequência, lugar e modo
Textos
para leitura e escrita
•
Páginas da internet, formulários, gráficos, cartas pessoais e emails
Produção
• Email ou
carta para correspondência com epals
ou penpals
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Ler, compreender, analisar e interpretar: páginas da internet, formulários,
cartas pessoais
e
emails, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços
característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
•
Solicitar e fornecer informações nos tempos presente e passado
•
Formular hipóteses sobre regras de uso da língua, com base na análise de
regularidades, e aplicá-las em produções escritas, revisões e leituras
•
Relacionar o uso de passado simples (verbos regulares e irregulares) com
acontecimentos passados, ações completas, hábitos e estados finalizados
•
Aplicar e diferenciar estruturas afirmativas, negativas e interrogativas que
indiquem ações
e
fatos no presente e no passado
•
Usar conectivos (and, but, so) para organizar o texto
•
Reconhecer expressões adverbiais de tempo
•
Preencher um formulário com dados pessoais
•
Escrever uma carta ou email pessoal, compreendendo a produção escrita
como um processo em etapas de elaboração e reelaboração
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7ª- série/8º - ano do
Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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3°
B
I
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S
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Ampliação de repertório
lexical e conhecimento gramatical em uso
Alimentação
• Denominação das diferentes refeições, alimentos e bebidas
• Relação entre alimentos e bebidas e refeições
• Identificação dos hábitos alimentares em diferentes culturas
• Distinção entre alimentos e bebidas saudáveis × não saudáveis (junk food × healthy food)
• Diferentes significados dos pronomes indefinidos
(quantificadores): much, many, a lot,
(a) little, (a) few, some, any, no
• Tempo verbal: presente (retomada)
• Dicas para uma alimentação saudável
• Verbo modal should
Textos para leitura e escrita
• Leitura de cardápios, infográficos, tabelas nutricionais,
rótulos de produtos
Produção
• Cardápio saudável para a cantina da escola
Habilidades
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Ler, compreender, analisar e interpretar: cardápios, infográficos, tabelas de
nutrientes,
rótulos
de produtos, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços
característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
•
Selecionar título ou legenda apropriada para texto escrito, imagem, foto,
figura etc.
•
Formular hipóteses sobre regras de uso da língua com base na análise de
regularidades e aplicá-las em produções escritas, revisões e leituras
•
Reconhecer o significado de a lot of, many, some, little,
no etc. para indicar quantidades
•
Distinguir alimentos saudáveis e não saudáveis
•
Relacionar alimentos e bebidas a diferentes refeições
•
Identificar hábitos alimentares em diferentes culturas
•
Utilizar o verbo modal should para dar conselhos
•
Produzir um cardápio, compreendendo a produção escrita como um processo em
etapas de elaboração e reelaboração
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4°
B
I
M
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S
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R
E
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Ampliação de repertório lexical e
conhecimento gramatical em uso
Mudança
de hábitos
•
Identificação de mudança de hábitos em diferentes épocas (a vida de um jovem
hoje e a
de
quem foi jovem há 30 anos)
•
Advérbios e expressões adverbiais de tempo
•
Tempos verbais: passado (retomada), passado contínuo, used to
Textos
para leitura e escrita
•
Entrevistas, trechos de artigos de revista, linha do tempo, questionários
Produção
•
Entrevista e linha do tempo
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Ler, compreender, analisar e interpretar: entrevistas, trechos de artigos de
revista, linha do
tempo,
questionários, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços
característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
•
Formular hipóteses sobre regras de uso da língua com base na análise de
regularidades e aplicá-las em produções escritas, revisões e leituras
•
Identificar mudanças nos hábitos das pessoas durante determinados períodos da
vida: infância, namoro, estudo, alimentação, atividades de lazer etc.
•
Organizar eventos em uma linha do tempo
•
Reconhecer advérbios e expressões adverbiais de tempo
•
Utilizar os tempos verbais passado, passado contínuo e used to para
descrever mudanças nos hábitos das pessoas durante determinados períodos da
vida
•
Produzir uma entrevista e uma linha do tempo, compreendendo a produção
escrita como um processo em etapas de elaboração e reelaboração
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8ª- série/9º- ano do
Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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1°
B
I
M
E
S
T
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E
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Conhecimento gramatical e lexical em
língua inglesa em uso
Biografias
•
Identificação de biografias de pessoas marcantes da história nacional e
internacional que ainda estão vivas
•
Identificação de quando e onde as pessoas nasceram e estudaram, que língua
falam, de
que
gostavam quando eram pequenas • Relação entre biografias e profissões
•
Tempos verbais: passado e presente (retomada) e reconhecimento de uso do
presente perfeito
Textos
para leitura e escrita
•
Biografias, entrevistas, perfis
Produção
• Perfil e biografia de uma personalidade marcante
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Ler, compreender, analisar e interpretar: biografias, entrevistas, perfis,
piadas, adivinhas,
verbetes
de dicionário e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como
suas finalidades e usos sociais
•
Solicitar e fornecer informações sobre ações e fatos passados
•
Formular hipóteses sobre regras de uso da língua escrita, a partir da análise
de regularidades, e aplicá-las em produções escritas, revisões e leituras
•
Reconhecer o uso do presente perfeito
•
Diferenciar frases e perguntas que tratam do presente e aquelas que tratam do
passado
•
Aplicar e diferenciar estruturas afirmativas, negativas e interrogativas que
indiquem ações
e
fatos no presente e no passado
•
Relatar experiências vividas ou acontecimentos, adequando a sequência
temporal
•
Preencher uma ficha com dados biográficos
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2°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Conhecimento gramatical e lexical em
língua inglesa em uso
Invenções
e inventores
•
Relação entre invenções e inventores (quem fez o quê)
•
Descrições de invenções, situando-as no momento histórico
•
Relação entre uma invenção e seu uso social
•
Tempos verbais: passado e presente (retomada) e voz passiva (It’s used for ... ing; it was
invented)
•
Verbos e adjetivos
Textos
para leitura e escrita
•
Verbetes de enciclopédias, anúncios publicitários, páginas da internet,
catálogos e fichas
Produção
•
Ficha com descrição de um produto ou equipamento
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Ler, compreender, analisar e interpretar: verbetes de enciclopédia, anúncios
publicitários, páginas da internet, catálogos e fichas com descrição de
produtos e invenções, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços
característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
•
Solicitar e fornecer informações sobre ações e fatos passados
•
Formular hipóteses sobre regras de uso da língua escrita, a partir da análise
de regularidades, e aplicá-las em produções escritas, revisões e leituras
•
Reconhecer o uso da voz passiva em expressões como “it’s used for ... ing”
e “it was
invented”
•
Transpor informações de um texto para uma tabela
•
Relatar experiências vividas ou acontecimentos, adequando a sequência
temporal e causal
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8ª- série/9º - ano do
Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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3°
B
I
M
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S
T
R
E
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Conhecimento gramatical e lexical em
língua inglesa em uso
Narrativas
pessoais
•
Identificação dos elementos de uma narrativa (o quê, quando, onde, como)
•
Organização cronológica de eventos
•
Relação entre um acontecimento e uma emoção por ele provocada
•
Tempos verbais: passado e passado contínuo
•
Adjetivos para descrever sensações e sentimentos
•
Advérbios de tempo, lugar e modo
Textos
para leitura e escrita
•
Reportagens de revista e/ou jornal, páginas da internet, depoimentos
pessoais, fóruns na internet, diários, roteiros
Produção
• Roteiro para dramatização, em língua inglesa, de uma
cena (episódio na vida dos alunos)
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Ler, compreender, analisar e interpretar: reportagens de revista e jornal,
entrevistas, páginas da internet, depoimentos pessoais, fóruns da internet,
diários, roteiros, piadas,
adivinhas
e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades
e usos sociais
•
Solicitar e fornecer informações sobre ações e fatos passados
•
Organizar em sequência informações explícitas distribuídas ao longo do texto,
considerando a ordem em que aparecem
•
Formular hipóteses sobre regras de uso da língua escrita, a partir da análise
de regularidades, e aplicá-las em produções escritas, revisões e leituras
•
Aplicar e diferenciar estruturas afirmativas, negativas e interrogativas que
indiquem ações e fatos no presente e no passado
•
Fazer a distinção entre diferentes formas do verbo no passado e passado
contínuo
•
Nomear sentimentos e sensações
•
Identificar interjeições e onomatopeias que expressam sensações e sentimentos
•
Reconhecer o uso de expressões adverbiais de tempo
•
Relatar experiências vividas ou acontecimentos, adequando a sequência
temporal e causal
•
Elaborar roteiro de um episódio de vida para dramatizá-lo
•
Organizar uma lista de eventos em ordem cronológica
•
Produzir um roteiro para dramatização de uma cena, compreendendo a produção
como
um
processo em etapas de elaboração e reelaboração
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4°
B
I
M
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E
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Ampliação de repertório lexical e
conhecimento gramatical em uso
Planos
e expectativas para o futuro
•
Previsões para o futuro pessoal e coletivo
•
Relação entre mudanças e aspectos da vida pessoal e social
•
Advérbios e expressões adverbiais de tempo
•
Estudo dos adjetivos (formas comparativas)
• Tempo verbal: futuro (will,
there will be)
• Estruturas verbais: hope
to; wish to, would like to
Textos
para leitura e escrita
•
Citações, entrevistas, reportagens de revista/jornal
Produção
•
Relato autobiográfico organizado em três partes: apresentação pessoal, fatos
marcantes e
expectativas
para o futuro
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Ler, compreender, analisar e interpretar: citações, entrevistas, reportagens
de revista e jornal, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços
característicos, bem como suas
finalidades
e usos sociais
•
Formular hipóteses sobre regras de uso da língua escrita, a partir da análise
de regularidades, e aplicá-las em produções escritas, revisões e leituras
•
Reconhecer o uso de formas comparativas dos adjetivos
•
Reconhecer o uso de expressões adverbiais de tempo
•
Reconhecer o uso do futuro (will)
•
Reconhecer o uso de estruturas verbais para expressar desejos e expectativas
(hope to,
wish to, would like to)
•
Produzir um relato autobiográfico, compreendendo a produção como um processo
em etapas de elaboração e reelaboração
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1ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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1°
B
I
M
E
S
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Informação no mundo globalizado
Anglofonia
•
Mapeamento dos países que usam a língua inglesa como língua materna
•
A influência internacional dos usos da língua inglesa como língua estrangeira
•
Reconhecimento das variantes linguísticas da língua inglesa
•
Conectivos: consequently,
when, before
•
Expressões com preposições (verbo + preposição, adjetivo + preposição)
Textos
para leitura e escrita em língua inglesa
•
Páginas da internet, depoimentos, emails
Produção
•
Página da internet com programa de intercâmbio para alunos estrangeiros que
desejam
estudar no Brasil
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Ler, compreender, analisar e interpretar: páginas da internet sobre programas
de intercâmbio, depoimentos, emails, piadas, adivinhas, verbetes de
dicionário e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas
finalidades e usos sociais
•
Identificar os países que utilizam o inglês como língua materna e a
influência dessa língua no Brasil
•
Identificar informações sobre os países cuja língua oficial é o inglês e
compará-las com as de países de expressão em língua portuguesa
•
Compreender os conceitos de língua estrangeira e de língua franca e refletir
sobre o papel da aprendizagem de línguas estrangeiras no mundo
•
Deduzir uma regra gramatical com base na análise de exemplos
•
Reconhecer o uso do simple present em textos informativos
•
Reconhecer os usos de algumas preposições em contexto: respect for, based
on, in the
world, adopted at, threatened by
• Reconhecer o uso dos
conectivos consequently, when e before
•
Usar formas verbais do presente simples e do passado simples em um texto
informativo
•
Reconhecer os usos dos pronomes interrogativos
•
Produzir um texto informativo para um programa de intercâmbio cultural
voltado a estudantes que queiram estudar português no Brasil, compreendendo a
produção como um processo em etapas de elaboração e reelaboração
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2°
B
I
M
E
S
T
R
E
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Informação no mundo globalizado
O
jornal
•
Reconhecimento da estrutura geral de um jornal (seções e seus objetivos)
•
A primeira página de um jornal e suas manchetes
•
Opinião do leitor (localização de informações explícitas e reconhecimento do
tema)
•
Abreviações em classificados
•
Voz passiva, presente e passado
• Pronomes relativos (who, that, which, where)
Textos
para leitura e escrita em língua inglesa
•
Opinião do leitor, primeira página, classificados, notas de correção
Produção
•
Manchetes para notícias de um jornal de classe ou da escola
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Ler, compreender, analisar e interpretar: opinião do leitor, classificados,
primeira página, notas de correção, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo
seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
•
Relacionar definições às palavras ligadas ao tema (jornal e jargão
jornalístico)
•
Relacionar os nomes das seções de um jornal em língua portuguesa aos nomes em
língua inglesa
•
Relacionar conteúdos de manchetes às suas respectivas seções em um jornal
•
Identificar as características de organização de uma manchete e de uma nota
de correção em um jornal
•
Inferir o significado de abreviações apoiando-se em pistas presentes no texto
e na mobilização de conhecimentos prévios
•
Reconhecer os usos do passado simples e da voz passiva em um texto
informativo
•
Reconhecer os usos de pronomes interrogativos e de pronomes relativos (who,
that,
where,
when)
•
Produzir um anúncio classificado, observando suas características de
organização
•
Escrever notas de correção, observando suas características de organização
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1ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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3°
B
I
M
E
S
T
R
E
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Informação no mundo globalizado
Caderno
de entretenimento
•
Sinonímia, antonímia e definições em palavras cruzadas
•
Tempos verbais (futuro e presente)
•
Pronomes interrogativos (o quê, quando, onde, como)
Textos
para leitura e escrita
•
Horóscopos, cruzadinhas e informes de lazer e cultura
Produção
•
Caderno de entretenimento para um jornal de classe ou de escola (horóscopos, cruzadinhas
e informes de lazer e cultura)
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Ler, compreender, analisar e interpretar: informes de lazer, programação de entretenimento,
horóscopos, palavras cruzadas, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus
traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
•
Identificar a tradução, a definição, a antonímia e a sinonímia como
diferentes processos pelos quais é possível expressar o significado de uma
palavra
•
Identificar os usos dos pronomes interrogativos
•
Reconhecer, identificar e usar o futuro (will) para fazer previsões
•
Utilizar os conhecimentos de língua e de gênero para participar de projeto de
montagem de jornal de classe
•
Contribuir em momentos coletivos de tomada de decisão e de produção escrita
•
Produzir pistas para resolver palavras cruzadas
•
Produzir previsões para diferentes signos do zodíaco
•
Produzir texto para a coluna de sugestões de lazer e cultura em um jornal, compreendendo
a produção como um processo em etapas de elaboração e reelaboração
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4°
B
I
M
E
S
T
R
E
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Informação no mundo globalizado
Notícias
e leads
A
organização de um lead
(lead
paragraphs)
•
Localização de informações em leads:
o quê, quem, quando, onde, por quê
•
Notícias (reconhecimento do tema)
•
Voz passiva, passado, passado contínuo e presente
Textos
para leitura e escrita
•
Notícias e leads
Produção
•
Leads para
notícias e montagem de jornal com os textos produzidos durante o ano
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Ler, compreender, analisar e interpretar: notícias, lead, piadas,
adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas
finalidades e usos sociais
•
Comparar gêneros de textos distintos, identificando suas características
•
Usar formas verbais do presente simples e do passado simples (voz ativa ou
passiva) em um texto informativo
•
Reconhecer e utilizar os pronomes interrogativos
•
Escrever uma manchete, observando suas características de organização
•
Elaborar leads
•
Utilizar os conhecimentos de língua e de gênero para participar de projeto de
montagem de jornal de classe
•
Contribuir em momentos coletivos de tomada de decisão e de produção escrita
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2ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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1°
B
I
M
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S
T
R
E
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Intertextualidade e cinema
Filmes
e programas de TV
•
Profissionais do cinema e da televisão
•
Etapas na produção de um filme
•
Formação de palavras por sufixação e prefixação
•
O uso de diferentes tempos verbais
•
O uso das conjunções (contraste, adição, conclusão e concessão) e dos
marcadores
sequenciais Textos para leitura e escrita
•
Sinopses e resenhas críticas
Produção
• Resenha crítica de filme
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Ler, compreender, analisar e interpretar: sinopses e resenhas críticas de
filmes, roteiros, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços
característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
•
Comparar gêneros de textos distintos, identificando suas características
•
Comparar conteúdos em gêneros diferentes
•
Reconhecer a diferença entre sinopse e resenha crítica
•
Identificar as situações de uso de diferentes tempos verbais
•
Identificar conjunções (contraste, adição, conclusão e concessão) e marcadores
sequenciais
•
Reconhecer o processo de formação de palavras: prefixação e sufixação
•
Reconhecer expressões que mostram uma opinião contrária e as que mostram a continuidade
de acontecimentos
•
Produzir uma resenha crítica de filme, compreendendo a produção como um
processo em etapas de elaboração e reelaboração
|
2°
B
I
M
E
S
T
R
E
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Intertextualidade e cinema
Propaganda
e consumo
•
Relações entre cultura e consumo
•
Mensagens implícitas em anúncios ou propagandas (linguagens verbal e não
verbal)
•
Identificação de propagandas de produtos implícitas em filmes
•
Inferência de informações, ponto de vista e intenções do autor
•
O uso dos graus dos adjetivos nas propagandas
•
O uso do imperativo
Textos
para leitura e escrita
•
Propagandas publicitárias, roteiros e entrevistas
Produção
•
Roteiro de anúncio publicitário e/ou propaganda
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Ler, compreender, analisar e interpretar: roteiros, anúncios ou propagandas
publicitárias, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços
característicos, bem como suas
finalidades
e usos sociais
•
Reconhecer diferentes objetivos das propagandas
•
Reconhecer e analisar os recursos linguísticos presentes em uma propaganda
para que ela atinja seus objetivos
•
Reconhecer e analisar a organização textual de um roteiro de propaganda para
TV
•
Reconhecer a diferença entre propagandas veiculadas em diferentes meios de
comunicação
•
Reconhecer mensagens implícitas em anúncios ou propagandas (linguagens verbal
e não verbal)
•
Identificar as situações de uso de diferentes tempos verbais
•
Reconhecer e usar os graus do adjetivo
•
Identificar diferentes usos do imperativo
•
Elaborar um breve roteiro de anúncio publicitário para TV, compreendendo a
produção
como
um processo em etapas de elaboração e reelaboração
|
2ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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3°
B
I
M
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S
T
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E
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Intertextualidade e cinema
Cinema
e preconceito
•
Estereótipos sociais e preconceitos
•
Construção de opinião
•
Verbos modais para dar conselhos: should,
must,
might
•
Orações condicionais: tipo 1 e tipo 2
Textos
para leitura e escrita
•
Entrevistas, seção de revistas para jovens (“Pergunte ao especialista”),
legendas de filmes
Produção
• Carta para seção de revista juvenil (“Pergunte ao
especialista”)
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
•
Ler, compreender, analisar e interpretar: entrevistas, seção “Pergunte ao
especialista” (revista juvenil), legendas de filmes, piadas, adivinhas e
diálogos, inferindo seus traços
característicos,
bem como suas finalidades e usos sociais
•
Reconhecer estereótipos sociais e preconceitos em textos
•
Identificar as situações de uso de diferentes tempos verbais
•
Identificar as situações de uso de verbos modais should, must, might
•
Reconhecer as situações de uso de orações condicionais para falar de relações
de causa e consequência (tipo 1) e suposições (tipo 2)
•
Inferir o significado de palavras por meio da análise de sua estrutura e de
comparação com a língua portuguesa
•
Produzir uma carta para a seção de revista juvenil, compreendendo a produção
como um processo em etapas de elaboração e reelaboração
|
4°
B
I
M
E
S
T
R
E
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Intertextualidade e cinema
Cinema
e literatura
•
Cinema, literatura e identidade cultural
•
O enredo no texto literário e sua adaptação para o cinema
•
Organização do texto narrativo
•
Identificação e descrição de personagens
•
O uso de diferentes tempos verbais
•
Discursos direto e indireto
•
O uso de linking
words (palavras de ligação)
Textos
para leitura e escrita
•
Paródias e contos literários
Produção
•
Roteiro e dramatização de esquete com base em um filme ou livro
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Ler, compreender, analisar e interpretar: conto literário, piadas, adivinhas
e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades
e usos sociais
•
Identificar os diferentes elementos que estruturam o texto narrativo:
personagens, marcadores de tempo e de localização, o conflito gerador do
enredo, sequência lógica dos fatos, modos de narrar (1a e 3a pessoas);
adjetivação na caracterização de personagens, cenários e objetos; modos de
marcar o discurso alheio (discursos direto e indireto)
•
Discutir a relação entre cinema, literatura e identidade cultural com base na
leitura de textos
•
Analisar e comparar o enredo no texto literário com sua adaptação para o
cinema
•
Identificar as situações de uso de diferentes tempos verbais
•
Identificar conjunções (contraste, adição, conclusão e concessão) e
marcadores sequenciais
•
Identificar as situações de uso dos discursos direto e indireto
•
Produzir um roteiro para dramatização de esquete com base em um filme ou
livro, compreendendo a produção como um processo em etapas de elaboração e
reelaboração
|
3ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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1°
B
I
M
E
S
T
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E
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O mundo do trabalho
Trabalho
voluntário
•
Características do trabalho voluntário
•
Trabalho voluntário × emprego
•
Habilidades e oportunidades de aprendizagem no trabalho voluntário
•
Construção de opinião
•
O uso dos tempos verbais: presente e presente perfeito
Textos
para leitura e escrita
•
Relatos de experiência, páginas de internet, boletins informativos
Produção
• Depoimento de experiência de trabalho voluntário (testimonial)
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Ler, compreender, analisar e interpretar: relatos de experiência, páginas de
internet, boletins informativos, piadas, adivinhas, verbetes de dicionário e
diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e
usos sociais
•
Avaliar o contexto em que o candidato a uma vaga se apresenta
•
Trocar informações pessoais
•
Identificar as situações de uso de diferentes tempos verbais
•
Localizar e interpretar informações em um texto para apresentar uma opinião e
construir argumentação
•
Identificar diferentes usos do presente perfeito (expressar continuidade de
ações, falar de
experiência
de vida, dar notícias)
•
Produzir um depoimento de experiência de trabalho voluntário, compreendendo a
produção como um processo em etapas de elaboração e reelaboração
|
2°
B
I
M
E
S
T
R
E
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O mundo do trabalho
Primeiro
emprego
•
As características e a organização de um anúncio
•
Identificação das diferentes habilidades solicitadas de um candidato em um
anúncio de emprego
•
A importância da qualificação profissional
•
O uso e o significado das abreviações
•
Verbos que indicam diferentes habilidades
Textos
para leitura e escrita
•
Anúncios de empregos e textos informativos
Produção
•
Anúncio pessoal (fictício ou real) para candidatar-se a um emprego
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Ler, compreender, analisar e interpretar: anúncios, boletins informativos,
guias de orientação, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos,
bem como suas finalidades e usos sociais
•
Inferir o significado de abreviações, apoiando-se em pistas presentes no
texto e na mobilização de conhecimentos prévios
•
Reconhecer as características e a organização de um anúncio de emprego
•
Identificar, em um anúncio de emprego, as diferentes habilidades solicitadas
de um candidato
•
Antecipar a ordem de importância de informações mencionadas em uma pesquisa
sobre qualificação profissional
•
Reconhecer e usar verbos que indicam diferentes habilidades
•
Identificar o significado de verbos característicos de anúncios de emprego,
categorizá-los e usá-los em contexto
•
Produzir um anúncio oferecendo-se para um emprego (“Ofereço-me para...”), compreendendo
a produção como um processo em etapas de elaboração e reelaboração
|
3ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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3°
B
I
M
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S
T
R
E
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O mundo do trabalho
Profissões
do século XXI
•
Descrição de diferentes profissões e campos de atuação profissional
•
A escolha de uma carreira: experiências pessoais e perspectivas
•
O uso dos tempos verbais: futuro (will,
going to)
•
O uso dos verbos modais: may,
might
•
O uso dos marcadores textuais que indicam opções: either ... or, neither ... nor
•
Orações condicionais (tipo 1), passado simples e presente perfeito (retomada)
Textos
para leitura e escrita
•
Depoimentos e livretos de apresentação de cursos universitários
Produção
• Depoimento pessoal sobre planos profissionais para o
futuro
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Ler, compreender, analisar e interpretar: depoimentos, livreto de
apresentação de cursos
universitários
(índice, carta de boas-vindas, tabelas com cursos, resumo dos cursos, relatos
de
experiência, textos informativo-descritivos, testemunhos), piadas, adivinhas
e diálogos,
inferindo
seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
•
Identificar o uso dos marcadores textuais que indicam opções (either ...
or, neither ... nor)
•
Identificar as situações de uso de estruturas verbais para indicar ações no
futuro: will,
going
to
•
Identificar as situações de uso dos verbos modais: may, might
•
Produzir depoimento pessoal sobre planos profissionais para o futuro,
compreendendo a
produção
como um processo em etapas de elaboração e reelaboração
|
4°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
O mundo do trabalho
Construção
do curriculum vitae
•
Tipos de currículo
•
Características e organização de um currículo
•
Etapas no processo de colocação profissional (do anúncio à entrevista)
•
Edição de currículo (informações pessoais, formação, habilidades e objetivos)
•
O uso e significado das abreviações
Textos
para leitura e escrita
•
Currículo e boletins informativos
Produção
•
Currículo contendo informações pessoais, formação, habilidades e objetivos
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Ler, compreender, analisar e interpretar: currículo, boletins informativos,
piadas, adivinhas
e
diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e
usos sociais
•
Comparar gêneros de textos distintos, identificando suas características
•
Comparar conteúdos em gêneros diferentes
•
Reconhecer as características e a organização de um currículo
•
Identificar o uso e o significado de abreviações em currículo
•
Produzir um currículo contendo informações pessoais, formação, habilidades e
objetivos,
compreendendo
a produção como um processo em etapas de elaboração e reelaboração
|
São Paulo (Estado)
Secretaria da Educação.
Currículo do Estado
de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias /
Secretaria da
Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Alice
Vieira. – 2. ed. – São Paulo: SE, 2011. 260 p.
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