segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Quadro de conteúdos e habilidades em Língua Inglesa

Quadro de conteúdos e habilidades em Língua Inglesa
5ª- série/6º- ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Repertório lexical em Língua Inglesa
Primeiros contatos
• Cumprimentos e despedidas em inglês e em diferentes culturas
• Níveis de formalidade em cumprimentos e despedidas
• Identificação pessoal: nome, idade, endereço e telefone
• Números em língua inglesa
• Pronomes pessoais e adjetivos possessivos
Textos para leitura e escrita
• Fichas de cadastro e formulários (identificação de dados)
Produção
• Cartão de identificação escolar (carteirinha de estudante)
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler, compreender, analisar e interpretar: fichas de identificação pessoal, formulários para assinantes, cartões de identificação estudantil, piadas, adivinhas, diálogos e verbetes de dicionário, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
• Formular perguntas e respostas, em inglês, sobre informações pessoais, tais como nome, idade, endereço e telefone
• Reconhecer empréstimos linguísticos
• Identificar e comparar níveis de formalidade em pequenos diálogos com cumprimentos em inglês
• Escolher entre cumprimentos mais formais ou mais informais de acordo com o interlocutor
• Reconhecer e usar números de 0 a 20 para fornecer informações pessoais
• Reconhecer o uso de he/his e she/her para referir-se a homens e mulheres, respectivamente
• Reconhecer os usos das formas am, is e are (verbo to be)
• Preencher formulários ou fichas de cadastro
• Produzir cartões de identificação estudantil
• Produzir diálogos
B
I
M
E
S
T
R
E
Repertório lexical em Língua Inglesa
As línguas estrangeiras em nosso entorno
• Reconhecimento de palavras estrangeiras em nomes de lugares, marcas de produtos,
equipamentos, jogos, internet etc.
• Análise de palavras estrangeiras presentes no cotidiano, sua origem e adaptação em língua materna
Textos para leitura e escrita
• Portadores de textos impressos que tenham palavras estrangeiras (camisetas, embalagens, manuais, cartões de jogos)
Produção
• Pôsteres sobre a presença da língua inglesa no cotidiano
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler, compreender, analisar e interpretar: rótulos de produtos, placas e pôsteres, capas de
revista, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
• Reconhecer a origem estrangeira de nomes próprios e sobrenomes
• Identificar nomes e sobrenomes em inglês
• Reconhecer variações de nomes próprios (nomes de batismo/registro) e apelidos na língua inglesa
• Reconhecer o uso do apóstrofo (’s) como marca de posse
• Reconhecer o uso de “the + sobrenome + s” como expressão que indica uma família
• Produzir pôsteres com base em um tema











5ª- série/6º- ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Repertório lexical em Língua Inglesa
A escola
• Denominação de objetos (caneta, lápis, mochila) e móveis escolares (carteira, cadeira, lousa)
• Denominação dos espaços da escola (sala dos professores, sala de aula, biblioteca) e dos profissionais que nela atuam (inspetor, secretária, diretor, professor)
• Preposições de lugar
Textos para leitura e escrita
• Descrições de espaços escolares, de plantas baixas
Produção
• Cartaz com ilustrações e legendas: proposta de reorganização do espaço
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler, compreender, analisar e interpretar: emails, planta baixa, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
• Organizar grupos de palavras em categorias
• Reconhecer o significado de preposições que descrevem a localização dos objetos no espaço e de adjetivos que qualificam diferentes substantivos
• Identificar o uso de preposições de lugar
• Produzir textos descritivos sobre o tema em estudo

B
I
M
E
S
T
R
E
Repertório lexical em Língua Inglesa
Moradias
• Denominação de diferentes tipos de moradia
• Relação entre ilustração e descrição de diferentes tipos de moradia
• Denominação de espaços de uma casa e dos itens de mobília mais comuns
• Adjetivos usados para descrever casas e seus espaços
• Preposições de lugar
Textos para leitura e escrita
• Depoimentos contendo descrições de diferentes moradias, plantas baixas de
empreendimentos imobiliários
Produção
• Planta baixa de uma casa contendo itens de mobília, com os cômodos e móveis identificados
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler, compreender, analisar e interpretar: planta baixa, depoimentos, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
• Relacionar informações em textos
• Organizar grupos de palavras em categorias
• Reconhecer o significado de preposições que descrevem a localização dos objetos no espaço e de adjetivos que qualificam diferentes substantivos
• Identificar o uso de adjetivos em um texto descritivo
• Relacionar palavras por sinonímia e antonímia
• Produzir textos descritivos sobre o tema em estudo

















6ª- série/7º- ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Aquisição de repertório lexical e reconhecimento de estruturas gramaticais da
Língua Inglesa
O bairro
• Denominação em língua inglesa dos diferentes espaços comerciais e comunitários que estão nos arredores da escola (banco, padaria, supermercado, farmácia)
• Relação entre espaços comerciais, sua função e as ações que neles ocorrem tipicamente
• Verbos de ação
• Tempo verbal: presente
• There is/there are
Textos para leitura e escrita
• Mapas, placas, tabelas de horário de funcionamento de estabelecimentos
Produção
• Descrição de diferentes espaços comerciais e comunitários do bairro, sua função e as ações que neles ocorrem
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler, compreender, analisar e interpretar: mapas, placas indicativas de avisos sobre serviços e espaços públicos, tabelas de horário, piadas, adivinhas, diálogos e verbetes de dicionário, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
• Identificar os elementos da estrutura composicional dos gêneros citados
• Reconhecer informações em um verbete de dicionário e localizar o significado de palavras
• Reconhecer mensagens verbais e não verbais com base na leitura de placas de avisos
• Reconhecer o uso apropriado das formas verbais there is/isn’t; there are/aren’t
• Reconhecer o uso do tempo verbal presente simples para indicar rotinas e informações factuais
• Formular hipóteses sobre regras de uso da língua, com base na análise de regularidades,
e aplicá-las em produções escritas, revisões e leituras
• Agrupar palavras e expressões em categorias de acordo com um determinado tema
• Produzir texto descritivo com base em um tema
B
I
M
E
S
T
R
E
Aquisição de repertório lexical e reconhecimento de estruturas gramaticais da
Língua Inglesa
Esporte
• Denominação das diferentes modalidades de esportes
• Reconhecimento de palavras inglesas ou de origem inglesa usadas em diferentes
modalidades esportivas, em textos na língua portuguesa
• Relação entre modalidades esportivas e ações praticadas pelos atletas
• Tempo verbal: presente contínuo e presente simples
• Verbo modal can (para expressar habilidades)
• Denominação de países e nacionalidades
Textos para leitura e escrita
• Fichas e cartões de identificação de modalidades esportivas presentes em suportes como revistas e sites
Produção
• Cartão de identificação de um esportista ou de um esporte
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler, compreender, analisar e interpretar: fichas e cartões de identificação, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
• Reconhecer empréstimos linguísticos
• Identificar semelhanças entre informações apresentadas em diferentes textos
• Reconhecer o uso do tempo verbal presente simples para indicar rotinas e informações factuais
• Reconhecer os usos do tempo verbal presente
contínuo em contraste com o presente simples
• Reconhecer o uso do presente contínuo para indicar ações em progresso
• Reconhecer o uso do verbo modal can para indicar habilidades
• Identificar padrões ortográficos na escrita de palavras
• Formular hipóteses sobre regras de uso da língua, com base na análise de regularidades,
e aplicá-las em produções escritas, revisões e leituras
• Agrupar palavras e expressões em categorias de acordo com um determinado tema
• Produzir fichas ou cartões de identificação pessoal



6ª- série/7º- ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Aquisição de repertório lexical e reconhecimento de estruturas gramaticais da
Língua Inglesa
Entretenimento
• Denominação dos espaços de lazer da cidade (parques, museus, cinemas)
• Relação entre diferentes espaços de lazer e as atividades que neles se pode praticar (o que fazer e onde)
• Identificação de informações específicas sobre os espaços de lazer, tais como horários de funcionamento, localização, tarifas etc.
• Retomada: there + be/can presente, presente contínuo
Textos para leitura e escrita
• Folhetos e guias para turistas, calendários, tabelas de horários
Produção
• Folheto ilustrado sobre uma opção de lazer na cidade ou no bairro
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler, compreender, analisar e interpretar: guias e folhetos informativos e turísticos, calendários, tabelas de horário, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
• Reconhecer o uso do tempo verbal presente simples para indicar rotinas e informações factuais
• Formular hipóteses sobre regras de uso da língua, com base na análise de regularidades,
e aplicá-las em produções escritas, revisões e leituras
• Agrupar palavras e expressões em categorias de acordo com um determinado tema
• Produzir informe e folheto informativo
B
I
M
E
S
T
R
E
Aquisição de repertório lexical e reconhecimento de estruturas gramaticais da Língua
Inglesa
Identidade: perfil e preferências
• Denominação de diferentes atividades de lazer (cinema, leitura, música etc.) praticadas e
apreciadas
• Preferências
• Tempo verbal: presente (em foco: formas interrogativa e negativa)
Textos para leitura e escrita
• Entrevistas, perfis on-line, conversas em sala de bate-papo (internet)
Produção
• Perfil individual com informações pessoais e preferências
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler, compreender, analisar e interpretar: entrevistas, perfis on-line, conversas em salas de bate-papo (internet), piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem
como suas finalidades e usos sociais
• Reconhecer o uso do tempo verbal presente simples para indicar rotinas e informações factuais
• Formular hipóteses sobre regras de uso da língua com base na análise de regularidades e aplicá-las em produções escritas, revisões e leituras
• Agrupar palavras e expressões em categorias de acordo com um determinado tema
• Reescrever em inglês padrão mensagens originalmente escritas em lingoes
• Simular a produção de perfil pessoal para uma comunidade virtual











7ª- série/8º- ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Ampliação de repertório lexical e conhecimento gramatical em uso
Comemorações ao redor do mundo
• Identificação de comemorações (dia dos namorados, ano-novo, independência) que ocorrem em datas e de modos diferentes em diversos países e culturas
• Localização de informações explícitas em textos informativos sobre o tema em estudo
• Tempos verbais: presente (retomada) e passado simples (verbos regulares e irregulares)
• Datas
• Retomada: nomes de países e nacionalidades em língua inglesa
Textos para leitura e escrita
• Calendários de datas comemorativas e pôsteres de divulgação de eventos
Produção
• Pôster de divulgação de um evento
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler, compreender, analisar e interpretar: calendário, pôsteres de divulgação, piadas, adivinhas, verbetes de dicionário e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais • Estabelecer relações entre as datas comemorativas, os eventos especiais, os festivais do
Brasil com os de outros países, enfocando os aspectos socioculturais
• Solicitar e fornecer informações nos tempos presente e passado
• Formular hipóteses sobre regras de uso da língua com base na análise de regularidades e aplicá-las em produções escritas, revisões e leituras
• Relacionar o uso de passado simples (verbos regulares e irregulares) com acontecimentos passados, ações completas, hábitos e estados finalizados
• Fazer um pôster informativo sobre uma data comemorativa, compreendendo a produção escrita como um processo em etapas de elaboração e reelaboração
B
I
M
E
S
T
R
E
Ampliação de repertório lexical e conhecimento gramatical em uso
Rotinas de jovens
• Verbos de ação (retomada)
• Tempo verbal: presente (retomada)
• Conectivos (and, but, so)
• Advérbios de tempo, frequência, lugar e modo
Textos para leitura e escrita
• Páginas da internet, formulários, gráficos, cartas pessoais e emails
Produção
• Email ou carta para correspondência com epals ou penpals
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler, compreender, analisar e interpretar: páginas da internet, formulários, cartas pessoais
e emails, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
• Solicitar e fornecer informações nos tempos presente e passado
• Formular hipóteses sobre regras de uso da língua, com base na análise de regularidades, e aplicá-las em produções escritas, revisões e leituras
• Relacionar o uso de passado simples (verbos regulares e irregulares) com acontecimentos passados, ações completas, hábitos e estados finalizados
• Aplicar e diferenciar estruturas afirmativas, negativas e interrogativas que indiquem ações
e fatos no presente e no passado
• Usar conectivos (and, but, so) para organizar o texto
• Reconhecer expressões adverbiais de tempo
• Preencher um formulário com dados pessoais
• Escrever uma carta ou email pessoal, compreendendo a produção escrita como um processo em etapas de elaboração e reelaboração









7ª- série/8º - ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Ampliação de repertório lexical e conhecimento gramatical em uso
Alimentação
• Denominação das diferentes refeições, alimentos e bebidas
• Relação entre alimentos e bebidas e refeições
• Identificação dos hábitos alimentares em diferentes culturas
• Distinção entre alimentos e bebidas saudáveis × não saudáveis (junk food × healthy food)
• Diferentes significados dos pronomes indefinidos (quantificadores): much, many, a lot,
(a) little, (a) few, some, any, no
• Tempo verbal: presente (retomada)
• Dicas para uma alimentação saudável
• Verbo modal should
Textos para leitura e escrita
• Leitura de cardápios, infográficos, tabelas nutricionais, rótulos de produtos
Produção
• Cardápio saudável para a cantina da escola
Habilidades
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler, compreender, analisar e interpretar: cardápios, infográficos, tabelas de nutrientes,
rótulos de produtos, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
• Selecionar título ou legenda apropriada para texto escrito, imagem, foto, figura etc.
• Formular hipóteses sobre regras de uso da língua com base na análise de regularidades e aplicá-las em produções escritas, revisões e leituras
• Reconhecer o significado de a lot of, many, some, little, no etc. para indicar quantidades
• Distinguir alimentos saudáveis e não saudáveis
• Relacionar alimentos e bebidas a diferentes refeições
• Identificar hábitos alimentares em diferentes culturas
• Utilizar o verbo modal should para dar conselhos
• Produzir um cardápio, compreendendo a produção escrita como um processo em etapas de elaboração e reelaboração
B
I
M
E
S
T
R
E
Ampliação de repertório lexical e conhecimento gramatical em uso
Mudança de hábitos
• Identificação de mudança de hábitos em diferentes épocas (a vida de um jovem hoje e a
de quem foi jovem há 30 anos)
• Advérbios e expressões adverbiais de tempo
• Tempos verbais: passado (retomada), passado contínuo, used to
Textos para leitura e escrita
• Entrevistas, trechos de artigos de revista, linha do tempo, questionários
Produção
• Entrevista e linha do tempo
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler, compreender, analisar e interpretar: entrevistas, trechos de artigos de revista, linha do
tempo, questionários, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
• Formular hipóteses sobre regras de uso da língua com base na análise de regularidades e aplicá-las em produções escritas, revisões e leituras
• Identificar mudanças nos hábitos das pessoas durante determinados períodos da vida: infância, namoro, estudo, alimentação, atividades de lazer etc.
• Organizar eventos em uma linha do tempo
• Reconhecer advérbios e expressões adverbiais de tempo
• Utilizar os tempos verbais passado, passado contínuo e used to para descrever mudanças nos hábitos das pessoas durante determinados períodos da vida
• Produzir uma entrevista e uma linha do tempo, compreendendo a produção escrita como um processo em etapas de elaboração e reelaboração






8ª- série/9º- ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Conhecimento gramatical e lexical em língua inglesa em uso
Biografias
• Identificação de biografias de pessoas marcantes da história nacional e internacional que ainda estão vivas
• Identificação de quando e onde as pessoas nasceram e estudaram, que língua falam, de
que gostavam quando eram pequenas • Relação entre biografias e profissões
• Tempos verbais: passado e presente (retomada) e reconhecimento de uso do presente perfeito
Textos para leitura e escrita
• Biografias, entrevistas, perfis
Produção
• Perfil e biografia de uma personalidade marcante
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler, compreender, analisar e interpretar: biografias, entrevistas, perfis, piadas, adivinhas,
verbetes de dicionário e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
• Solicitar e fornecer informações sobre ações e fatos passados
• Formular hipóteses sobre regras de uso da língua escrita, a partir da análise de regularidades, e aplicá-las em produções escritas, revisões e leituras
• Reconhecer o uso do presente perfeito
• Diferenciar frases e perguntas que tratam do presente e aquelas que tratam do passado
• Aplicar e diferenciar estruturas afirmativas, negativas e interrogativas que indiquem ações
e fatos no presente e no passado
• Relatar experiências vividas ou acontecimentos, adequando a sequência temporal
• Preencher uma ficha com dados biográficos
B
I
M
E
S
T
R
E
Conhecimento gramatical e lexical em língua inglesa em uso
Invenções e inventores
• Relação entre invenções e inventores (quem fez o quê)
• Descrições de invenções, situando-as no momento histórico
• Relação entre uma invenção e seu uso social
• Tempos verbais: passado e presente (retomada) e voz passiva (It’s used for ... ing; it was
invented)
• Verbos e adjetivos
Textos para leitura e escrita
• Verbetes de enciclopédias, anúncios publicitários, páginas da internet, catálogos e fichas
Produção
• Ficha com descrição de um produto ou equipamento
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler, compreender, analisar e interpretar: verbetes de enciclopédia, anúncios publicitários, páginas da internet, catálogos e fichas com descrição de produtos e invenções, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
• Solicitar e fornecer informações sobre ações e fatos passados
• Formular hipóteses sobre regras de uso da língua escrita, a partir da análise de regularidades, e aplicá-las em produções escritas, revisões e leituras
• Reconhecer o uso da voz passiva em expressões como “it’s used for ... ing” e “it was
invented
• Transpor informações de um texto para uma tabela
• Relatar experiências vividas ou acontecimentos, adequando a sequência temporal e causal












8ª- série/9º - ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Conhecimento gramatical e lexical em língua inglesa em uso
Narrativas pessoais
• Identificação dos elementos de uma narrativa (o quê, quando, onde, como)
• Organização cronológica de eventos
• Relação entre um acontecimento e uma emoção por ele provocada
• Tempos verbais: passado e passado contínuo
• Adjetivos para descrever sensações e sentimentos
• Advérbios de tempo, lugar e modo
Textos para leitura e escrita
• Reportagens de revista e/ou jornal, páginas da internet, depoimentos pessoais, fóruns na internet, diários, roteiros
Produção
• Roteiro para dramatização, em língua inglesa, de uma cena (episódio na vida dos alunos)
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler, compreender, analisar e interpretar: reportagens de revista e jornal, entrevistas, páginas da internet, depoimentos pessoais, fóruns da internet, diários, roteiros, piadas,
adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
• Solicitar e fornecer informações sobre ações e fatos passados
• Organizar em sequência informações explícitas distribuídas ao longo do texto, considerando a ordem em que aparecem
• Formular hipóteses sobre regras de uso da língua escrita, a partir da análise de regularidades, e aplicá-las em produções escritas, revisões e leituras
• Aplicar e diferenciar estruturas afirmativas, negativas e interrogativas que indiquem ações e fatos no presente e no passado
• Fazer a distinção entre diferentes formas do verbo no passado e passado contínuo
• Nomear sentimentos e sensações
• Identificar interjeições e onomatopeias que expressam sensações e sentimentos
• Reconhecer o uso de expressões adverbiais de tempo
• Relatar experiências vividas ou acontecimentos, adequando a sequência temporal e causal
• Elaborar roteiro de um episódio de vida para dramatizá-lo
• Organizar uma lista de eventos em ordem cronológica
• Produzir um roteiro para dramatização de uma cena, compreendendo a produção como
um processo em etapas de elaboração e reelaboração
B
I
M
E
S
T
R
E
Ampliação de repertório lexical e conhecimento gramatical em uso
Planos e expectativas para o futuro
• Previsões para o futuro pessoal e coletivo
• Relação entre mudanças e aspectos da vida pessoal e social
• Advérbios e expressões adverbiais de tempo
• Estudo dos adjetivos (formas comparativas)
• Tempo verbal: futuro (will, there will be)
• Estruturas verbais: hope to; wish to, would like to
Textos para leitura e escrita
• Citações, entrevistas, reportagens de revista/jornal
Produção
• Relato autobiográfico organizado em três partes: apresentação pessoal, fatos marcantes e
expectativas para o futuro
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler, compreender, analisar e interpretar: citações, entrevistas, reportagens de revista e jornal, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas
finalidades e usos sociais
• Formular hipóteses sobre regras de uso da língua escrita, a partir da análise de regularidades, e aplicá-las em produções escritas, revisões e leituras
• Reconhecer o uso de formas comparativas dos adjetivos
• Reconhecer o uso de expressões adverbiais de tempo
• Reconhecer o uso do futuro (will)
• Reconhecer o uso de estruturas verbais para expressar desejos e expectativas (hope to,
wish to, would like to)
• Produzir um relato autobiográfico, compreendendo a produção como um processo em etapas de elaboração e reelaboração
1ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Informação no mundo globalizado
Anglofonia
• Mapeamento dos países que usam a língua inglesa como língua materna
• A influência internacional dos usos da língua inglesa como língua estrangeira
• Reconhecimento das variantes linguísticas da língua inglesa
• Conectivos: consequently, when, before
• Expressões com preposições (verbo + preposição, adjetivo + preposição)
Textos para leitura e escrita em língua inglesa
• Páginas da internet, depoimentos, emails
Produção
• Página da internet com programa de intercâmbio para alunos estrangeiros que desejam
estudar no Brasil
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler, compreender, analisar e interpretar: páginas da internet sobre programas de intercâmbio, depoimentos, emails, piadas, adivinhas, verbetes de dicionário e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
• Identificar os países que utilizam o inglês como língua materna e a influência dessa língua no Brasil
• Identificar informações sobre os países cuja língua oficial é o inglês e compará-las com as de países de expressão em língua portuguesa
• Compreender os conceitos de língua estrangeira e de língua franca e refletir sobre o papel da aprendizagem de línguas estrangeiras no mundo
• Deduzir uma regra gramatical com base na análise de exemplos
• Reconhecer o uso do simple present em textos informativos
• Reconhecer os usos de algumas preposições em contexto: respect for, based on, in the
world, adopted at, threatened by
• Reconhecer o uso dos conectivos consequently, when e before
• Usar formas verbais do presente simples e do passado simples em um texto informativo
• Reconhecer os usos dos pronomes interrogativos
• Produzir um texto informativo para um programa de intercâmbio cultural voltado a estudantes que queiram estudar português no Brasil, compreendendo a produção como um processo em etapas de elaboração e reelaboração
B
I
M
E
S
T
R
E
Informação no mundo globalizado
O jornal
• Reconhecimento da estrutura geral de um jornal (seções e seus objetivos)
• A primeira página de um jornal e suas manchetes
• Opinião do leitor (localização de informações explícitas e reconhecimento do tema)
• Abreviações em classificados
• Voz passiva, presente e passado
• Pronomes relativos (who, that, which, where)
Textos para leitura e escrita em língua inglesa
• Opinião do leitor, primeira página, classificados, notas de correção
Produção
• Manchetes para notícias de um jornal de classe ou da escola
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler, compreender, analisar e interpretar: opinião do leitor, classificados, primeira página, notas de correção, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
• Relacionar definições às palavras ligadas ao tema (jornal e jargão jornalístico)
• Relacionar os nomes das seções de um jornal em língua portuguesa aos nomes em língua inglesa
• Relacionar conteúdos de manchetes às suas respectivas seções em um jornal
• Identificar as características de organização de uma manchete e de uma nota de correção em um jornal
• Inferir o significado de abreviações apoiando-se em pistas presentes no texto e na mobilização de conhecimentos prévios
• Reconhecer os usos do passado simples e da voz passiva em um texto informativo
• Reconhecer os usos de pronomes interrogativos e de pronomes relativos (who, that,
where, when)
• Produzir um anúncio classificado, observando suas características de organização
• Escrever notas de correção, observando suas características de organização

1ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Informação no mundo globalizado
Caderno de entretenimento
• Sinonímia, antonímia e definições em palavras cruzadas
• Tempos verbais (futuro e presente)
• Pronomes interrogativos (o quê, quando, onde, como)
Textos para leitura e escrita
• Horóscopos, cruzadinhas e informes de lazer e cultura
Produção
• Caderno de entretenimento para um jornal de classe ou de escola (horóscopos, cruzadinhas e informes de lazer e cultura)
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler, compreender, analisar e interpretar: informes de lazer, programação de entretenimento, horóscopos, palavras cruzadas, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
• Identificar a tradução, a definição, a antonímia e a sinonímia como diferentes processos pelos quais é possível expressar o significado de uma palavra
• Identificar os usos dos pronomes interrogativos
• Reconhecer, identificar e usar o futuro (will) para fazer previsões
• Utilizar os conhecimentos de língua e de gênero para participar de projeto de montagem de jornal de classe
• Contribuir em momentos coletivos de tomada de decisão e de produção escrita
• Produzir pistas para resolver palavras cruzadas
• Produzir previsões para diferentes signos do zodíaco
• Produzir texto para a coluna de sugestões de lazer e cultura em um jornal, compreendendo a produção como um processo em etapas de elaboração e reelaboração
B
I
M
E
S
T
R
E
Informação no mundo globalizado
Notícias e leads
A organização de um lead (lead paragraphs)
• Localização de informações em leads: o quê, quem, quando, onde, por quê
• Notícias (reconhecimento do tema)
• Voz passiva, passado, passado contínuo e presente
Textos para leitura e escrita
• Notícias e leads
Produção
Leads para notícias e montagem de jornal com os textos produzidos durante o ano
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler, compreender, analisar e interpretar: notícias, lead, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
• Comparar gêneros de textos distintos, identificando suas características
• Usar formas verbais do presente simples e do passado simples (voz ativa ou passiva) em um texto informativo
• Reconhecer e utilizar os pronomes interrogativos
• Escrever uma manchete, observando suas características de organização
• Elaborar leads
• Utilizar os conhecimentos de língua e de gênero para participar de projeto de montagem de jornal de classe
• Contribuir em momentos coletivos de tomada de decisão e de produção escrita












2ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Intertextualidade e cinema
Filmes e programas de TV
• Profissionais do cinema e da televisão
• Etapas na produção de um filme
• Formação de palavras por sufixação e prefixação
• O uso de diferentes tempos verbais
• O uso das conjunções (contraste, adição, conclusão e concessão) e dos
marcadores sequenciais Textos para leitura e escrita
• Sinopses e resenhas críticas
Produção
• Resenha crítica de filme
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler, compreender, analisar e interpretar: sinopses e resenhas críticas de filmes, roteiros, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
• Comparar gêneros de textos distintos, identificando suas características
• Comparar conteúdos em gêneros diferentes
• Reconhecer a diferença entre sinopse e resenha crítica
• Identificar as situações de uso de diferentes tempos verbais
• Identificar conjunções (contraste, adição, conclusão e concessão) e marcadores sequenciais
• Reconhecer o processo de formação de palavras: prefixação e sufixação
• Reconhecer expressões que mostram uma opinião contrária e as que mostram a continuidade de acontecimentos
• Produzir uma resenha crítica de filme, compreendendo a produção como um processo em etapas de elaboração e reelaboração
B
I
M
E
S
T
R
E
Intertextualidade e cinema
Propaganda e consumo
• Relações entre cultura e consumo
• Mensagens implícitas em anúncios ou propagandas (linguagens verbal e não verbal)
• Identificação de propagandas de produtos implícitas em filmes
• Inferência de informações, ponto de vista e intenções do autor
• O uso dos graus dos adjetivos nas propagandas
• O uso do imperativo
Textos para leitura e escrita
• Propagandas publicitárias, roteiros e entrevistas
Produção
• Roteiro de anúncio publicitário e/ou propaganda
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler, compreender, analisar e interpretar: roteiros, anúncios ou propagandas publicitárias, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas
finalidades e usos sociais
• Reconhecer diferentes objetivos das propagandas
• Reconhecer e analisar os recursos linguísticos presentes em uma propaganda para que ela atinja seus objetivos
• Reconhecer e analisar a organização textual de um roteiro de propaganda para TV
• Reconhecer a diferença entre propagandas veiculadas em diferentes meios de comunicação
• Reconhecer mensagens implícitas em anúncios ou propagandas (linguagens verbal e não verbal)
• Identificar as situações de uso de diferentes tempos verbais
• Reconhecer e usar os graus do adjetivo
• Identificar diferentes usos do imperativo
• Elaborar um breve roteiro de anúncio publicitário para TV, compreendendo a produção
como um processo em etapas de elaboração e reelaboração










2ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Intertextualidade e cinema
Cinema e preconceito
• Estereótipos sociais e preconceitos
• Construção de opinião
• Verbos modais para dar conselhos: should, must, might
• Orações condicionais: tipo 1 e tipo 2
Textos para leitura e escrita
• Entrevistas, seção de revistas para jovens (“Pergunte ao especialista”), legendas de filmes
Produção
• Carta para seção de revista juvenil (“Pergunte ao especialista”)
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler, compreender, analisar e interpretar: entrevistas, seção “Pergunte ao especialista” (revista juvenil), legendas de filmes, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços
característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
• Reconhecer estereótipos sociais e preconceitos em textos
• Identificar as situações de uso de diferentes tempos verbais
• Identificar as situações de uso de verbos modais should, must, might
• Reconhecer as situações de uso de orações condicionais para falar de relações de causa e consequência (tipo 1) e suposições (tipo 2)
• Inferir o significado de palavras por meio da análise de sua estrutura e de comparação com a língua portuguesa
• Produzir uma carta para a seção de revista juvenil, compreendendo a produção como um processo em etapas de elaboração e reelaboração
B
I
M
E
S
T
R
E
Intertextualidade e cinema
Cinema e literatura
• Cinema, literatura e identidade cultural
• O enredo no texto literário e sua adaptação para o cinema
• Organização do texto narrativo
• Identificação e descrição de personagens
• O uso de diferentes tempos verbais
• Discursos direto e indireto
• O uso de linking words (palavras de ligação)
Textos para leitura e escrita
• Paródias e contos literários
Produção
• Roteiro e dramatização de esquete com base em um filme ou livro
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler, compreender, analisar e interpretar: conto literário, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
• Identificar os diferentes elementos que estruturam o texto narrativo: personagens, marcadores de tempo e de localização, o conflito gerador do enredo, sequência lógica dos fatos, modos de narrar (1a e 3a pessoas); adjetivação na caracterização de personagens, cenários e objetos; modos de marcar o discurso alheio (discursos direto e indireto)
• Discutir a relação entre cinema, literatura e identidade cultural com base na leitura de textos
• Analisar e comparar o enredo no texto literário com sua adaptação para o cinema
• Identificar as situações de uso de diferentes tempos verbais
• Identificar conjunções (contraste, adição, conclusão e concessão) e marcadores sequenciais
• Identificar as situações de uso dos discursos direto e indireto
• Produzir um roteiro para dramatização de esquete com base em um filme ou livro, compreendendo a produção como um processo em etapas de elaboração e reelaboração














3ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
O mundo do trabalho
Trabalho voluntário
• Características do trabalho voluntário
• Trabalho voluntário × emprego
• Habilidades e oportunidades de aprendizagem no trabalho voluntário
• Construção de opinião
• O uso dos tempos verbais: presente e presente perfeito
Textos para leitura e escrita
• Relatos de experiência, páginas de internet, boletins informativos
Produção
• Depoimento de experiência de trabalho voluntário (testimonial)
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler, compreender, analisar e interpretar: relatos de experiência, páginas de internet, boletins informativos, piadas, adivinhas, verbetes de dicionário e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
• Avaliar o contexto em que o candidato a uma vaga se apresenta
• Trocar informações pessoais
• Identificar as situações de uso de diferentes tempos verbais
• Localizar e interpretar informações em um texto para apresentar uma opinião e construir argumentação
• Identificar diferentes usos do presente perfeito (expressar continuidade de ações, falar de
experiência de vida, dar notícias)
• Produzir um depoimento de experiência de trabalho voluntário, compreendendo a produção como um processo em etapas de elaboração e reelaboração
B
I
M
E
S
T
R
E
O mundo do trabalho
Primeiro emprego
• As características e a organização de um anúncio
• Identificação das diferentes habilidades solicitadas de um candidato em um anúncio de emprego
• A importância da qualificação profissional
• O uso e o significado das abreviações
• Verbos que indicam diferentes habilidades
Textos para leitura e escrita
• Anúncios de empregos e textos informativos
Produção
• Anúncio pessoal (fictício ou real) para candidatar-se a um emprego
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler, compreender, analisar e interpretar: anúncios, boletins informativos, guias de orientação, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
• Inferir o significado de abreviações, apoiando-se em pistas presentes no texto e na mobilização de conhecimentos prévios
• Reconhecer as características e a organização de um anúncio de emprego
• Identificar, em um anúncio de emprego, as diferentes habilidades solicitadas de um candidato
• Antecipar a ordem de importância de informações mencionadas em uma pesquisa sobre qualificação profissional
• Reconhecer e usar verbos que indicam diferentes habilidades
• Identificar o significado de verbos característicos de anúncios de emprego, categorizá-los e usá-los em contexto
• Produzir um anúncio oferecendo-se para um emprego (“Ofereço-me para...”), compreendendo a produção como um processo em etapas de elaboração e reelaboração












3ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
O mundo do trabalho
Profissões do século XXI
• Descrição de diferentes profissões e campos de atuação profissional
• A escolha de uma carreira: experiências pessoais e perspectivas
• O uso dos tempos verbais: futuro (will, going to)
• O uso dos verbos modais: may, might
• O uso dos marcadores textuais que indicam opções: either ... or, neither ... nor
• Orações condicionais (tipo 1), passado simples e presente perfeito (retomada)
Textos para leitura e escrita
• Depoimentos e livretos de apresentação de cursos universitários
Produção
• Depoimento pessoal sobre planos profissionais para o futuro
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler, compreender, analisar e interpretar: depoimentos, livreto de apresentação de cursos
universitários (índice, carta de boas-vindas, tabelas com cursos, resumo dos cursos, relatos
de experiência, textos informativo-descritivos, testemunhos), piadas, adivinhas e diálogos,
inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
• Identificar o uso dos marcadores textuais que indicam opções (either ... or, neither ... nor)
• Identificar as situações de uso de estruturas verbais para indicar ações no futuro: will,
going to
• Identificar as situações de uso dos verbos modais: may, might
• Produzir depoimento pessoal sobre planos profissionais para o futuro, compreendendo a
produção como um processo em etapas de elaboração e reelaboração
B
I
M
E
S
T
R
E
O mundo do trabalho
Construção do curriculum vitae
• Tipos de currículo
• Características e organização de um currículo
• Etapas no processo de colocação profissional (do anúncio à entrevista)
• Edição de currículo (informações pessoais, formação, habilidades e objetivos)
• O uso e significado das abreviações
Textos para leitura e escrita
• Currículo e boletins informativos
Produção
• Currículo contendo informações pessoais, formação, habilidades e objetivos
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler, compreender, analisar e interpretar: currículo, boletins informativos, piadas, adivinhas
e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
• Comparar gêneros de textos distintos, identificando suas características
• Comparar conteúdos em gêneros diferentes
• Reconhecer as características e a organização de um currículo
• Identificar o uso e o significado de abreviações em currículo
• Produzir um currículo contendo informações pessoais, formação, habilidades e objetivos,
compreendendo a produção como um processo em etapas de elaboração e reelaboração


São Paulo (Estado) Secretaria da Educação.
Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias /
Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Alice Vieira. – 2. ed. – São Paulo: SE, 2011. 260 p.


Nenhum comentário:

Postar um comentário