segunda-feira, 17 de agosto de 2015

CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO - MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS - São Paulo, 2011 -1ª edição atualizada



Quadro de conteúdos e habilidades de Matemática

5ª- série/6º- ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Números
Números naturais
• Múltiplos e divisores
• Números primos
• Operações básicas (+, –, . , ÷)
• Introdução as potencias

Frações
• Representação
• Comparação e ordenação
• Operações
• Compreender as principais características do sistema decimal: significado da base e do valor posicional
• Conhecer as características e propriedades dos números naturais: significado dos números primos, de múltiplos e de divisores
• Saber realizar operações com números naturais de modo significativo (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação)
• Compreender o significado das frações na representação de medidas não inteiras e da equivalência de frações
• Saber realizar as operações de adição e subtração de frações de modo significativo
B
I
M
E
S
T
R
E
Números/Relações
Números decimais
• Representação
• Transformação em fração decimal
• Operações
Sistemas de medida
• Medidas de comprimento, massa e capacidade
• Sistema métrico decimal: múltiplos e submúltiplos da unidade
Compreender o uso da notação decimal para representar quantidades não inteiras, bem como a ideia de valor posicional
• Saber realizar e compreender o significado das operações de adição e subtração de números decimais
• Saber transformar frações em números decimais e vice-versa
• Saber realizar medidas usando padrões
e unidades não convencionais; conhecer diversos sistemas de medidas
• Conhecer as principais características dosistema métrico decimal: unidades de medida (comprimento, massa, capacidade) e transformações de unidades













5ª- série/6º- ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Geometria/Relações
Formas geométricas
• Formas planas
• Formas espaciais

Perímetro e área
• Unidades de medida
• Perímetro de uma figura plana
• Calculo de área por composição e
decomposição
• Problemas envolvendo área e perímetro de figuras planas
  • Saber identificar e classificar formas
planas e espaciais em contextos concretos e por meio de suas representações em desenhos e em malhas
• Saber planificar figuras espaciais e identificar figuras espaciais a partir de suas planificações • Compreender a noção de área e perímetro de uma figura, sabendo  calcula-los por meio de recursos de contagem e de decomposição de figuras
• Compreender a ideia de simetria, sabendo reconhece-la em construções geométricas e artísticas, bem como utiliza-la em construções geométricas elementares
B
I
M
E
S
T
R
E
Números/Relações
Estatística
• Leitura e construção de gráficos e tabelas
• Media aritmética
• Problemas de contagem
Compreender informações transmitidas em tabelas e gráficos
• Saber construir gráficos elementares (barras, linhas, pontos) utilizando escala adequada
• Saber calcular, interpretar e utilizar informações relacionadas as medidas de tendência central (media, mediana, moda)
• Saber utilizar diagramas de arvore para resolver problemas simples de contagem
• Compreender a ideia do principio multiplicativo de contagem





















6ª- série/7º- ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Números
Sistemas de numeração
• Sistemas de numeração na Antiguidade
• O sistema posicional decimal

Números negativos
• Representação
• Operações
Números racionais
• Representação fracionaria e decimal
• Operações com decimais e frações
(complementos)
.Compreender o funcionamento de sistemas decimais e não decimais de numeração e realizar cálculos simples com potencias
• Compreender a relação entre uma fração e a representação decimal de um numero, sabendo realizar de modo significativo as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com decimais
• Saber realizar operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de frações, compreendendo o significado das operações realizadas
• Compreender o significado dos números negativos em situações concretas, bem como das operações com negativos
• Saber realizar de modo significativo as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de números negativos
B
I
M
E
S
T
R
E
Geometria
Geometria
• Ângulos
• Polígonos
• Circunferência
• Simetrias
• Construções geométricas
• Poliedros
• Compreender a ideia de medida de um angulo (em grau), sabendo operar com medidas de ângulos e usar instrumentos geométricos para construir e medir ângulos
• Compreender e identificar simetria axial e de rotação nas figuras geométricas e nos objetos do dia a dia
• Saber calcular a soma das medidas dos ângulos internos de um triangulo e estender tal calculo para polígonos de n lados
• Saber aplicar os conhecimentos sobre a soma das medidas dos ângulos de um triangulo e de um polígono em situações praticas
• Saber identificar elementos de poliedros e classificar os poliedros segundo diversos pontos de vista
• Saber planificar e representar (em vistas)
figuras espaciais














6ª- série/7º- ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Relações
Proporcionalidade
• Variação de grandezas direta ou
inversamente proporcionais
• Conceito de razão
• Porcentagem
• Razoes constantes na Geometria:
• Construção de gráficos de setores
• Problemas envolvendo probabilidade
• Saber reconhecer situações que envolvem proporcionalidade em diferentes contextos, compreendendo a ideia de grandezas direta e inversamente proporcionais
• Saber resolver problemas variados, envolvendo grandezas direta e inversamente proporcionais
• Reconhecer e saber utilizar o conceito de razão em diversos contextos (proporcionalidade, escala, velocidade, porcentagem etc.), bem como na construção de gráficos de setores
• Conhecer o significado do numero  como uma razão constante da Geometria, sabendo utiliza-lo para realizar cálculos simples envolvendo o comprimento da circunferência ou de suas partes
• Saber resolver problemas simples envolvendo a ideia de probabilidade (porcentagem que representa possibilidades de ocorrência)
B
I
M
E
S
T
R
E
Números
Álgebra
• Uso de letras para representar um valor
desconhecido
• Conceito de equação
• Resolução de equações
• Equações e problemas
Compreender o uso de letras para representar valores desconhecidos, em particular, no uso de formulas
• Saber fazer a transposição entre a linguagem corrente e a linguagem algébrica
• Compreender o conceito de equação a partir da ideia de equivalência, sabendo caracterizar cada equação como uma
Pergunta
• Saber traduzir problemas expressos na linguagem corrente em equações
• Conhecer alguns procedimentos para a resolução de uma equação: equivalência e operação inversa



















7ª- série/8º- ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Números
Números racionais
• Transformação de decimais finitos em
fração
• Dizimas periódicas e fração geratriz
Potenciação
• Propriedades para expoentes inteiros
• Problemas de contagem
• Compreender a ideia de numero racional em sua relação com as frações e as razoes
• Conhecer as condições que fazem com que uma razão entre inteiros possa se expressar por meio de dizimas periódicas; saber calcular a geratriz de uma dizima
• Compreender a utilidade do uso da linguagem das potencias para representar números muito grandes
e muito pequenos
• Conhecer as propriedades das potencias e saber realizar de modo significativo as operações com potencias (expoentes inteiros)
B
I
M
E
S
T
R
E
Números/Relações
Expressões algébricas
• Equivalências e transformações
• Produtos notáveis
• Fatoração algébrica
Realizar operações simples com monômios e polinômios
• Relacionar as linguagens algébrica e geométrica, sabendo traduzir uma delas na outra, particularmente no caso dos
produtos notáveis
• Saber atribuir significado a fatoração algébrica e como utiliza-la na resolução de equações e em outros contextos
• Compreender o significado de expressões envolvendo números naturais por meio de sua representação simbólica e de seu significado geométrico (2n e um numero par, 2n + 1 e um numero impar, a soma dos n primeiros números naturais e _ n_(_n_ +__ 1__) 2 etc.)
























7ª- série/8º - ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Números/Relações
Equações
• Resolução de equações de 1o- grau
• Sistemas de equações e resolução de
Problemas
• Inequações de 1o- grau
Gráficos
• Coordenadas: localização de pontos no plano cartesiano
• Compreender situa coes que envolvem  proporcionalidade, sabendo representa-las por meio de equações ou inequações
• Saber expressar de modo significativo a solução de equações e inequações de 1º- grau
• Saber explorar problemas simples de matemática discreta, buscando soluções inteiras de equações lineares com duas incógnitas
• Saber resolver sistemas lineares de duas equações e duas incógnitas pelos métodos da adição e da substituição, sabendo escolher de forma criteriosa o
caminho mais adequado em cada situação
• Compreender e usar o plano cartesiano para a representação de pares ordenados, bem como para a representação das soluções de um sistema de equações
lineares
B
I
M
E
S
T
R
E
Geometria
Geometria
• Teorema de Tales
• Teorema de Pitágoras
• Área de polígonos
• Volume do prisma
• Reconhecer e aplicar o teorema de Tales como uma forma de ocorrência da ideia de proporcionalidade, na solução de problemas em diferentes contextos
• Compreender o significado do teorema de Pitágoras, utilizando-o na solução de problemas em diferentes contextos
• Calcular áreas de polígonos de diferentes tipos, com destaque para os polígonos regulares
• Saber identificar prismas em diferentes contextos, bem como saber construí-los e calcular seus volumes



















8ª- série/9º- ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Números
Números reais
• Conjuntos numéricos
• Números irracionais
• Potenciação e radiciação em R
• Notação cientifica
Compreender a necessidade das sucessivas ampliações dos conjuntos numéricos, culminando com os números irracionais
• Saber representar os números reais na reta numerada
• Incorporar a ideia básica de que os números irracionais somente podem ser utilizados em contextos práticos por meio de suas aproximações racionais, sabendo calcular a aproximação racional de um numero irracional
• Saber realizar de modo significativo as operações de radiciação e de potenciação com números reais
• Compreender o significado e saber utilizar a notação cientifica na representação de números muito grandes ou muitos pequenos
B
I
M
E
S
T
R
E
Números/Relações
Álgebra
• Equações de 2º- grau: resolução e problemas
Funções
• Noções básicas sobre função
• A ideia de variação
• Construção de tabelas e gráficos para
representar funções de 1º- e de 2º- graus
Compreender a resolução de equações de 2o- grau e saber utiliza-las em contextos práticos
• Compreender a noção de função como relação de interdependência entre grandezas
• Saber expressar e utilizar em contextos práticos as relações de proporcionalidade direta entre duas grandezas por meio de funções de 1º- grau
• Saber expressar e utilizar em contextos práticos as relações de proporcionalidade direta entre uma grandeza e o quadrado de outra por meio de uma função de 2º- grau
• Saber construir gráficos de funções de 1º- e de 2º- graus por meio de tabelas e da comparação com os gráficos das funções y = x e y = x2



















8ª- série/9º - ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Geometria/Relações
Proporcionalidade na Geometria
• O conceito de semelhança
• Semelhança de triângulos
• Razoes trigonométricas
• Saber reconhecer a semelhança entre figuras planas, a partir da igualdade das medidas dos ângulos e da
proporcionalidade entre as medidas lineares correspondentes
• Saber identificar triângulos semelhantes e resolver situações -problema envolvendo semelhança de triângulos
• Compreender e saber aplicar as relações métricas dos triângulos retângulos, particularmente o teorema de Pitágoras, na resolução de problemas em diferentes
contextos
• Compreender o significado das razoes trigonométricas fundamentais (seno, cosseno e tangente) e saber utiliza-las para resolver problemas em diferentes contextos
B
I
M
E
S
T
R
E
Geometria/Números
Corpos redondos
• O numero ; a circunferência, o circulo e
suas partes; área do circulo
• Volume e área do cilindro
Probabilidade
• Problemas de contagem e introdução
a probabilidade
• Conhecer a circunferência, seus principais elementos, suas características e suas partes
• Compreender o significado do como uma razão e sua utilização no calculo do perímetro e da área da circunferência
• Saber calcular de modo compreensivo a área e o volume de um cilindro
• Saber resolver problemas envolvendo processos de contagem – principio multiplicativo
• Saber resolver problemas que envolvam ideias simples sobre probabilidade




















1ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Números
Números e sequencias
• Conjuntos numéricos
• Regularidades numéricas: sequencias
• Progressões aritméticas e progressões
geométricas
• Saber reconhecer padrões e regularidades em sequencias numéricas ou de imagens, expressando-as matematicamente, quando possível
• Conhecer as características principais das progressões aritméticas – expressão do termo geral, soma dos n primeiros termos, entre outras –, sabendo aplica-las
em diferentes contextos
• Conhecer as características principais das progressões geométricas – expressão do termo geral, soma dos n primeiros termos, entre outras –, sabendo aplica-las
em diferentes contextos
• Compreender o significado da soma dos termos de uma PG infinita (razão de valor absoluto menor do que 1) e saber
calcular tal soma em alguns contextos, físicos ou geométricos
B
I
M
E
S
T
R
E
Relações
Funções
• Relação entre duas grandezas
• Proporcionalidades: direta, inversa, direta
com o quadrado
• Função de 1o- grau
• Função de 2o- grau
Saber reconhecer relações de proporcionalidade direta, inversa, direta com o quadrado, entre outras, representando-as por meio de funções
• Compreender a construção do gráfico de funções de 1o- grau, sabendo caracterizar o crescimento, o decrescimento e a taxa de variação
• Compreender a construção do gráfico de funções de 2o- grau como expressões de proporcionalidade entre uma grandeza e o quadrado de outra, sabendo caracterizar os intervalos de crescimento e decrescimento, os sinais da função e os valores extremos (pontos de Maximo ou de mínimo)
• Saber utilizar em diferentes contextos as funções de 1º- e de 2º- graus, explorando especialmente problemas de máximos e mínimos














1ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Relações
Funções exponencial e logarítmica
• Crescimento exponencial
• Função exponencial: equações e inequações
• Logaritmos: definição e propriedades
• Função logarítmica: equações e inequações
• Conhecer a função exponencial e suas propriedades relativas ao crescimento ou decrescimento
• Compreender o significado dos logaritmos como expoentes convenientes para a representação de números muito grandes ou muito pequenos, em
diferentes contextos
• Conhecer as principais propriedades dos logaritmos, bem como a representação da função logarítmica, como inversa da função exponencial
• Saber resolver equações e inequações simples, usando propriedades de potencias e logaritmos
B
I
M
E
S
T
R
E
Geometria/Relações
Geometria-Trigonometria
• Razoes trigonométricas nos triângulos retângulos
• Polígonos regulares: inscrição,
circunscrição e pavimentação de superfícies
• Resolução de triângulos não retângulos: Lei dos Senos e Lei dos Cossenos
• Saber usar de modo sistemático relações métricas fundamentais entre os elementos de triângulos retângulos, em diferentes contextos
• Conhecer algumas relações métricas fundamentais em triângulos não retângulos, especialmente a Lei dos Senos e a Lei dos Cossenos
• Saber construir polígonos regulares e reconhecer suas propriedades fundamentais
• Saber aplicar as propriedades dos polígonos regulares no problema da pavimentação de superfícies
• Saber inscrever e circunscrever polígonos regulares em circunferências dadas























2ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Relações
Trigonometria
• Fenômenos periódicos
• Funções trigonométricas
• Equações e inequações
• Adição de arcos
• Reconhecer a periodicidade presente em alguns fenômenos naturais, associando-a as funções trigonométricas básicas
• Conhecer as principais características das funções trigonométricas básicas (especialmente o seno, o cosseno e a tangente), sabendo construir seus gráficos
e aplica-las em diversos contextos
• Saber construir o gráfico de funções trigonométricas como f (x) = asen(bx) + c a partir do gráfico de y = sen x, compreendendo o significado das transformações associadas aos coeficientes a, b e c
• Saber resolver equações e inequações trigonométricas simples, compreendendo o significado das soluções obtidas, em diferentes contextos
B
I
M
E
S
T
R
E
Números/Relações
Matrizes, determinantes e sistemas lineares
• Matrizes: significado como tabelas, características e operações
• A noção de determinante de uma matriz quadrada
• Resolução e discussão de sistemas lineares: escalonamento
• Compreender o significado das matrizes e das operações entre elas na representação de tabelas e de transformações geométricas no plano
• Saber expressar, por meio de matrizes, situações relativas a fenômenos físicos ou geométricos (imagens digitais, pixels etc.)
• Saber resolver e discutir sistemas de equações lineares pelo método de escalonamento de matrizes
• Reconhecer situações -problema que envolvam sistemas de equações lineares (ate a 4a- ordem), sabendo equaciona-los e resolve-los



















2ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Números
Analise combinatória e probabilidade
• Princípios multiplicativo e aditivo
• Probabilidade simples
• Arranjos, combinações e permutações
• Probabilidade da reunião e/ou da intersecção de eventos
• Probabilidade condicional
• Distribuição binomial de probabilidades:
o triangulo de Pascal e o binômio de
Newton
• Compreender os raciocínios combinatórios aditivo e multiplicativo na resolução de situações -problema de contagem indireta do numero de possibilidades de ocorrência de um evento
• Saber calcular probabilidades de eventos em diferentes situações -problema, recorrendo a raciocínios combinatórios gerais, sem a necessidade de aplicação de formulas especificas
• Saber resolver problemas que envolvam o calculo de probabilidades de eventos simples repetidos, como os que conduzem ao binômio de Newton
• Conhecer e saber utilizar as propriedades simples do binômio de Newton e do triangulo de Pascal
B
I
M
E
S
T
R
E
Geometria
Geometria métrica espacial
• Elementos de geometria de posição
• Poliedros, prismas e pirâmides
• Cilindros, cones e esferas
• Compreender os fatos fundamentais relativos
ao modo geométrico de organização do conhecimento (conceitos primitivos, definições, postulados e teoremas)
• Saber identificar propriedades características,
calcular relações métricas fundamentais
(comprimentos, áreas e volumes) de sólidos
como o prisma e o cilindro, utilizando-as em diferentes contextos
• Saber identificar propriedades características,
calcular relações métricas fundamentais
(comprimentos, áreas e volumes) de sólidos
como a pirâmide e o cone, utilizando-as em diferentes contextos
• Saber identificar propriedades características, calcular relações métricas fundamentais (comprimentos, áreas e volumes) da esfera e de suas partes, utilizando-as em diferentes contextos
• Compreender as propriedades da esfera e de suas partes, relacionando-as com os significados dos fusos, das latitudes e das longitudes terrestres






3ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Geometria/Relações
Geometria analítica
• Pontos: distancia, ponto médio e alinhamento de três pontos
• Reta: equação e estudo dos coeficientes; problemas lineares
• Ponto e reta: distancia
• Circunferência: equação
• Reta e circunferência: posições relativas
• Cônicas: noções, equações, aplicações
• Saber usar de modo sistemático sistemas de coordenadas cartesianas para representar pontos, figuras, relações, equações
• Saber reconhecer a equação da reta, o significado de seus coeficientes, as condições que garantem o paralelismo e a perpendicularidade entre retas
• Compreender a representação de regiões do plano por meio de inequações lineares
• Saber resolver problemas práticos associados a equações e inequações lineares
• Saber identificar as equações da circunferência e das cônicas na forma reduzida e conhecer as propriedades características das cônicas
B
I
M
E
S
T
R
E
Números
Equações algébricas e números complexos
• Equações polinomiais
• Números complexos: operações e representação geométrica
• Teorema sobre as raízes de uma equação polinomial
• Relações de Girard
• Compreender a historia das equações, com o deslocamento das atenções das formulas para as analises qualitativas
• Conhecer as relações entre os coeficientes e as raízes de uma equação algébrica
• Saber reduzir a ordem de uma equação a partir do conhecimento de uma raiz • Saber expressar o significado dos números complexos por meio do plano de Argand-Gauss
• Compreender o significado geométrico das operações com números complexos, associando-as a transformações no plano



















3ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Relações
Estudo das funções
• Qualidades das funções
• Gráficos: funções trigonométricas,
exponencial, logarítmica e polinomiais
• Gráficos: analise de sinal, crescimento e
taxa de variação
• Composição: translações e reflexões
• Inversão
Saber usar de modo sistemático as funções para caracterizar relações de interdependência, reconhecendo as funções de 1o- e de 2o- graus, seno, cosseno, tangente, exponencial e logarítmica, com suas propriedades características
• Saber construir gráficos de funções por meio de transformações em funções mais simples (translações horizontais, verticais, simetrias, inversões)
• Compreender o significado da taxa de variação unitária (variação de f(x) por unidade a mais de x), utilizando-a para caracterizar o crescimento, o decrescimento
e a concavidade de gráficos
• Conhecer o significado, em diferentes contextos, do crescimento e do decrescimento exponencial, incluindo-se os que se expressam por meio de
B
I
M
E
S
T
R
E
Números/Relações
Estatística
• Gráficos estatísticos: calculo e
interpretação de índices estatísticos
• Medidas de tendência central: media,
mediana e moda
• Medidas de dispersão: desvio médio e
desvio padrão
• Elementos de amostragem
• Saber construir e interpretar tabelas e gráficos de frequências a partir de dados obtidos em pesquisas por amostras estatísticas
• Saber calcular e interpretar medidas de tendência central de uma distribuição de dados: media, mediana e moda
• Saber calcular e interpretar medidas de dispersão de uma distribuição de dados: desvio padrão
• Saber analisar e interpretar índices estatísticos de diferentes tipos
• Reconhecer as características de conjuntos de dados distribuídos normalmente; utilizar a curva normal em
estimativas pontuais e intervalares

São Paulo (Estado) Secretaria da Educação.
Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Nilson José Machado. – 1. ed. atual. – São Paulo : SE, 2011.72 p.






Nenhum comentário:

Postar um comentário