Quadro de conteúdos e habilidades de Matemática
5ª- série/6º- ano do
Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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1°
B
I
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Números
Números naturais
• Múltiplos e divisores
• Números primos
• Operações básicas (+, –, . , ÷)
• Introdução as potencias
Frações
• Representação
• Comparação e ordenação
• Operações
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• Compreender as principais características do sistema
decimal: significado da base e do valor posicional
• Conhecer as características e propriedades dos números
naturais: significado dos números primos, de múltiplos e de divisores
• Saber realizar operações com números naturais de modo
significativo (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação)
• Compreender o significado das frações na representação
de medidas não inteiras e da equivalência de frações
• Saber realizar as operações de adição e subtração de
frações de modo significativo
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2°
B
I
M
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S
T
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Números/Relações
Números decimais
• Representação
• Transformação em fração decimal
• Operações
Sistemas de medida
• Medidas de comprimento, massa e capacidade
• Sistema métrico decimal: múltiplos e submúltiplos da
unidade
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Compreender o uso da notação decimal para representar
quantidades não inteiras, bem como a ideia de valor posicional
• Saber realizar e compreender o significado das
operações de adição e subtração de números decimais
• Saber transformar frações em números decimais e
vice-versa
• Saber realizar medidas usando padrões
e unidades não convencionais; conhecer diversos sistemas
de medidas
• Conhecer as principais características dosistema
métrico decimal: unidades de medida (comprimento, massa, capacidade) e
transformações de unidades
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5ª- série/6º- ano do
Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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3°
B
I
M
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Geometria/Relações
Formas geométricas
• Formas planas
• Formas espaciais
Perímetro e área
• Unidades de medida
• Perímetro de uma figura plana
• Calculo de área por composição e
decomposição
• Problemas envolvendo área e perímetro de figuras planas
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planas e espaciais em contextos concretos e por meio de
suas representações em desenhos e em malhas
• Saber planificar figuras espaciais e identificar
figuras espaciais a partir de suas planificações • Compreender a noção de
área e perímetro de uma figura, sabendo
calcula-los por meio de recursos de contagem e de decomposição de
figuras
• Compreender a ideia de simetria, sabendo reconhece-la
em construções geométricas e artísticas, bem como utiliza-la em construções
geométricas elementares
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4°
B
I
M
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T
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Números/Relações
Estatística
• Leitura e construção de gráficos e tabelas
• Media aritmética
• Problemas de contagem
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Compreender informações transmitidas em tabelas e
gráficos
• Saber construir gráficos elementares (barras, linhas,
pontos) utilizando escala adequada
• Saber calcular, interpretar e utilizar informações
relacionadas as medidas de tendência central (media, mediana, moda)
• Saber utilizar diagramas de arvore para resolver
problemas simples de contagem
• Compreender a ideia do principio multiplicativo de
contagem
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6ª- série/7º- ano do
Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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1°
B
I
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Números
Sistemas de numeração
• Sistemas de numeração na Antiguidade
• O sistema posicional decimal
Números negativos
• Representação
• Operações
Números racionais
• Representação fracionaria e decimal
• Operações com decimais e frações
(complementos)
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.Compreender o funcionamento de sistemas decimais e não
decimais de numeração e realizar cálculos simples com potencias
• Compreender a relação entre uma fração e a
representação decimal de um numero, sabendo realizar de modo significativo as
operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com decimais
• Saber realizar operações de adição, subtração,
multiplicação e divisão de frações, compreendendo o significado das operações
realizadas
• Compreender o significado dos números negativos em
situações concretas, bem como das operações com negativos
• Saber realizar de modo significativo as operações de
adição, subtração, multiplicação e divisão de números negativos
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2°
B
I
M
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Geometria
Geometria
• Ângulos
• Polígonos
• Circunferência
• Simetrias
• Construções geométricas
• Poliedros
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• Compreender a ideia de medida de um angulo (em grau),
sabendo operar com medidas de ângulos e usar instrumentos geométricos para
construir e medir ângulos
• Compreender e identificar simetria axial e de rotação
nas figuras geométricas e nos objetos do dia a dia
• Saber calcular a soma das medidas dos ângulos internos
de um triangulo e estender tal calculo para polígonos de n lados
• Saber aplicar os conhecimentos sobre a soma das
medidas dos ângulos de um triangulo e de um polígono em situações praticas
• Saber identificar elementos de poliedros e classificar
os poliedros segundo diversos pontos de vista
• Saber planificar e representar (em vistas)
figuras espaciais
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6ª- série/7º- ano do
Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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3°
B
I
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Relações
Proporcionalidade
• Variação de grandezas direta ou
inversamente proporcionais
• Conceito de razão
• Porcentagem
• Razoes constantes na Geometria:
• Construção de gráficos de setores
• Problemas envolvendo
probabilidade
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• Saber reconhecer situações que envolvem proporcionalidade
em diferentes contextos, compreendendo a ideia de grandezas direta e
inversamente proporcionais
• Saber resolver problemas variados, envolvendo
grandezas direta e inversamente proporcionais
• Reconhecer e saber utilizar o conceito de razão em
diversos contextos (proporcionalidade, escala, velocidade, porcentagem etc.),
bem como na construção de gráficos de setores
• Conhecer o significado do numero como uma razão
constante da Geometria, sabendo utiliza-lo para realizar cálculos simples
envolvendo o comprimento da circunferência ou de suas partes
• Saber resolver problemas simples envolvendo a ideia de
probabilidade (porcentagem que representa possibilidades de ocorrência)
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4°
B
I
M
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Números
Álgebra
• Uso de letras para representar um valor
desconhecido
• Conceito de equação
• Resolução de equações
• Equações e problemas
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Compreender o uso de letras para representar valores
desconhecidos, em particular, no uso de formulas
• Saber fazer a transposição entre a linguagem corrente
e a linguagem algébrica
• Compreender o conceito de equação a partir da ideia de
equivalência, sabendo caracterizar cada equação como uma
Pergunta
• Saber traduzir problemas expressos na linguagem
corrente em equações
• Conhecer alguns procedimentos para a resolução de uma
equação: equivalência e operação inversa
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7ª- série/8º- ano do
Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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1°
B
I
M
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S
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Números
Números
racionais
•
Transformação de decimais finitos em
fração
•
Dizimas periódicas e fração geratriz
Potenciação
•
Propriedades para expoentes inteiros
• Problemas de contagem
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• Compreender a ideia de numero racional em sua relação
com as frações e as razoes
• Conhecer as condições que fazem com que uma razão
entre inteiros possa se expressar por meio de dizimas periódicas; saber
calcular a geratriz de uma dizima
• Compreender a utilidade do uso da linguagem das potencias
para representar números muito grandes
e muito pequenos
• Conhecer as propriedades das potencias e saber
realizar de modo significativo as operações com potencias (expoentes inteiros)
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2°
B
I
M
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Números/Relações
Expressões
algébricas
•
Equivalências e transformações
•
Produtos notáveis
•
Fatoração algébrica
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Realizar operações simples com monômios e polinômios
• Relacionar as linguagens algébrica e geométrica,
sabendo traduzir uma delas na outra, particularmente no caso dos
produtos notáveis
• Saber atribuir significado a fatoração algébrica e
como utiliza-la na resolução de equações e em outros contextos
• Compreender o significado de expressões envolvendo
números naturais por meio de sua representação simbólica e de seu significado
geométrico (2n e um numero par, 2n + 1 e um numero impar, a soma dos n
primeiros números naturais e _ n_(_n_ +__ 1__) 2 etc.)
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7ª- série/8º - ano do
Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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3°
B
I
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S
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Números/Relações
Equações
• Resolução de equações de 1o- grau
• Sistemas de equações e resolução de
Problemas
• Inequações de 1o- grau
Gráficos
• Coordenadas: localização de pontos no plano cartesiano
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• Compreender situa coes que envolvem proporcionalidade, sabendo representa-las por
meio de equações ou inequações
• Saber expressar de modo significativo a solução de
equações e inequações de 1º- grau
• Saber explorar problemas simples de matemática
discreta, buscando soluções inteiras de equações lineares com duas incógnitas
• Saber resolver sistemas lineares de duas equações e
duas incógnitas pelos métodos da adição e da substituição, sabendo escolher
de forma criteriosa o
caminho mais adequado em cada situação
• Compreender e usar o plano cartesiano para a
representação de pares ordenados, bem como para a representação das soluções
de um sistema de equações
lineares
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4°
B
I
M
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Geometria
Geometria
• Teorema de Tales
• Teorema de Pitágoras
• Área de polígonos
• Volume do prisma
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• Reconhecer e aplicar o teorema de Tales como uma forma
de ocorrência da ideia de proporcionalidade, na solução de problemas em
diferentes contextos
• Compreender o significado do teorema de Pitágoras,
utilizando-o na solução de problemas em diferentes contextos
• Calcular áreas de polígonos de diferentes tipos, com
destaque para os polígonos regulares
• Saber identificar prismas em diferentes contextos, bem
como saber construí-los e calcular seus volumes
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8ª- série/9º- ano do
Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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1°
B
I
M
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Números
Números reais
• Conjuntos numéricos
• Números irracionais
• Potenciação e radiciação em R
• Notação cientifica
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Compreender a necessidade das sucessivas ampliações dos
conjuntos numéricos, culminando com os números irracionais
• Saber representar os números reais na reta numerada
• Incorporar a ideia básica de que os números
irracionais somente podem ser utilizados em contextos práticos por meio de
suas aproximações racionais, sabendo calcular a aproximação racional de um numero
irracional
• Saber realizar de modo significativo as operações de
radiciação e de potenciação com números reais
• Compreender o significado e saber utilizar a notação
cientifica na representação de números muito grandes ou muitos pequenos
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2°
B
I
M
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Números/Relações
Álgebra
• Equações de 2º- grau: resolução e problemas
Funções
• Noções básicas sobre função
• A ideia de variação
• Construção de tabelas e gráficos para
representar funções de 1º- e de 2º- graus
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Compreender a resolução de equações de 2o- grau e saber
utiliza-las em contextos práticos
• Compreender a noção de função como relação de
interdependência entre grandezas
• Saber expressar e utilizar em contextos práticos as
relações de proporcionalidade direta entre duas grandezas por meio de funções
de 1º- grau
• Saber expressar e utilizar em contextos práticos as
relações de proporcionalidade direta entre uma grandeza e o quadrado de outra
por meio de uma função de 2º- grau
• Saber construir gráficos de funções de 1º- e de 2º-
graus por meio de tabelas e da comparação com os gráficos das funções y = x e
y = x2
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8ª- série/9º - ano do
Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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3°
B
I
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Geometria/Relações
Proporcionalidade na Geometria
• O conceito de semelhança
• Semelhança de triângulos
• Razoes trigonométricas
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• Saber reconhecer a semelhança entre figuras planas, a
partir da igualdade das medidas dos ângulos e da
proporcionalidade entre as medidas lineares
correspondentes
• Saber identificar triângulos semelhantes e resolver
situações -problema envolvendo semelhança de triângulos
• Compreender e saber aplicar as relações métricas dos
triângulos retângulos, particularmente o teorema de Pitágoras, na resolução
de problemas em diferentes
contextos
• Compreender o significado das razoes trigonométricas
fundamentais (seno, cosseno e tangente) e saber utiliza-las para resolver
problemas em diferentes contextos
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4°
B
I
M
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S
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Geometria/Números
Corpos redondos
• O numero ;
a circunferência, o circulo e
suas partes; área do circulo
• Volume e área do cilindro
Probabilidade
• Problemas de contagem e introdução
a probabilidade
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• Conhecer a circunferência, seus principais elementos,
suas características e suas partes
• Compreender o significado do como uma razão e sua
utilização no calculo do perímetro e da área da circunferência
• Saber calcular de modo compreensivo a área e o volume
de um cilindro
• Saber resolver problemas envolvendo processos de
contagem – principio multiplicativo
• Saber resolver problemas que envolvam ideias simples
sobre probabilidade
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1ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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1°
B
I
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Números
Números e sequencias
• Conjuntos numéricos
• Regularidades numéricas: sequencias
• Progressões aritméticas e progressões
geométricas
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• Saber reconhecer padrões e regularidades em sequencias
numéricas ou de imagens, expressando-as matematicamente, quando possível
• Conhecer as características principais das progressões
aritméticas – expressão do termo geral, soma dos n primeiros termos, entre
outras –, sabendo aplica-las
em diferentes contextos
• Conhecer as características principais das progressões
geométricas – expressão do termo geral, soma dos n primeiros termos, entre
outras –, sabendo aplica-las
em diferentes contextos
• Compreender o significado da soma dos termos de uma PG
infinita (razão de valor absoluto menor do que 1) e saber
calcular tal soma em alguns contextos, físicos ou
geométricos
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2°
B
I
M
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Relações
Funções
• Relação entre duas grandezas
• Proporcionalidades: direta, inversa, direta
com o quadrado
• Função de 1o- grau
• Função de 2o- grau
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Saber reconhecer relações de proporcionalidade direta,
inversa, direta com o quadrado, entre outras, representando-as por meio de
funções
• Compreender a construção do gráfico de funções de 1o-
grau, sabendo caracterizar o crescimento, o decrescimento e a taxa de
variação
• Compreender a construção do gráfico de funções de 2o-
grau como expressões de proporcionalidade entre uma grandeza e o quadrado de
outra, sabendo caracterizar os intervalos de crescimento e decrescimento, os
sinais da função e os valores extremos (pontos de Maximo ou de mínimo)
• Saber utilizar em diferentes contextos as funções de 1º-
e de 2º- graus, explorando especialmente problemas de máximos e mínimos
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1ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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3°
B
I
M
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Relações
Funções exponencial e logarítmica
• Crescimento exponencial
• Função exponencial: equações e inequações
• Logaritmos: definição e propriedades
• Função logarítmica: equações e inequações
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• Conhecer a função exponencial e suas propriedades
relativas ao crescimento ou decrescimento
• Compreender o significado dos logaritmos como
expoentes convenientes para a representação de números muito grandes ou muito
pequenos, em
diferentes contextos
• Conhecer as principais propriedades dos logaritmos,
bem como a representação da função logarítmica, como inversa da função
exponencial
• Saber resolver equações e inequações simples, usando
propriedades de potencias e logaritmos
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4°
B
I
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Geometria/Relações
Geometria-Trigonometria
• Razoes trigonométricas nos triângulos retângulos
• Polígonos regulares: inscrição,
circunscrição e pavimentação de superfícies
• Resolução de triângulos não retângulos: Lei dos Senos
e Lei dos Cossenos
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• Saber usar de modo sistemático relações métricas
fundamentais entre os elementos de triângulos retângulos, em diferentes
contextos
• Conhecer algumas relações métricas fundamentais em
triângulos não retângulos, especialmente a Lei dos Senos e a Lei dos Cossenos
• Saber construir polígonos regulares e reconhecer suas
propriedades fundamentais
• Saber aplicar as propriedades dos polígonos regulares
no problema da pavimentação de superfícies
• Saber inscrever e circunscrever polígonos regulares em
circunferências dadas
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2ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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1°
B
I
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Relações
Trigonometria
• Fenômenos periódicos
• Funções trigonométricas
• Equações e inequações
• Adição de arcos
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• Reconhecer a periodicidade presente em alguns
fenômenos naturais, associando-a as funções trigonométricas básicas
• Conhecer as principais características das funções
trigonométricas básicas (especialmente o seno, o cosseno e a tangente),
sabendo construir seus gráficos
e aplica-las em diversos contextos
• Saber construir o gráfico de funções trigonométricas
como f (x) = asen(bx) + c a partir do gráfico de y = sen x, compreendendo o
significado das transformações associadas aos coeficientes a, b e c
• Saber resolver equações e inequações trigonométricas
simples, compreendendo o significado das soluções obtidas, em diferentes
contextos
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2°
B
I
M
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S
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Números/Relações
Matrizes, determinantes e sistemas lineares
• Matrizes: significado como tabelas, características e
operações
• A noção de determinante de uma matriz quadrada
• Resolução e discussão de sistemas lineares:
escalonamento
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• Compreender o significado das matrizes e das operações
entre elas na representação de tabelas e de transformações geométricas no
plano
• Saber expressar, por meio de matrizes, situações
relativas a fenômenos físicos ou geométricos (imagens digitais, pixels etc.)
• Saber resolver e discutir sistemas de equações
lineares pelo método de escalonamento de matrizes
• Reconhecer situações -problema que envolvam sistemas
de equações lineares (ate a 4a- ordem), sabendo equaciona-los e resolve-los
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2ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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3°
B
I
M
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S
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Números
Analise combinatória e probabilidade
• Princípios multiplicativo e aditivo
• Probabilidade simples
• Arranjos, combinações e permutações
• Probabilidade da reunião e/ou da intersecção de
eventos
• Probabilidade condicional
• Distribuição binomial de probabilidades:
o triangulo de Pascal e o binômio de
Newton
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• Compreender os raciocínios combinatórios aditivo e
multiplicativo na resolução de situações -problema de contagem indireta do numero
de possibilidades de ocorrência de um evento
• Saber calcular probabilidades de eventos em diferentes
situações -problema, recorrendo a raciocínios combinatórios gerais, sem a
necessidade de aplicação de formulas especificas
• Saber resolver problemas que envolvam o calculo de
probabilidades de eventos simples repetidos, como os que conduzem ao binômio
de Newton
• Conhecer e saber utilizar as propriedades simples do
binômio de Newton e do triangulo de Pascal
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4°
B
I
M
E
S
T
R
E
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Geometria
Geometria métrica espacial
• Elementos de geometria de posição
• Poliedros, prismas e pirâmides
• Cilindros, cones e esferas
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• Compreender os fatos fundamentais relativos
ao modo geométrico de organização do conhecimento
(conceitos primitivos, definições, postulados e teoremas)
• Saber identificar propriedades características,
calcular relações métricas fundamentais
(comprimentos, áreas e volumes) de sólidos
como o prisma e o cilindro, utilizando-as em diferentes
contextos
• Saber identificar propriedades características,
calcular relações métricas fundamentais
(comprimentos, áreas e volumes) de sólidos
como a pirâmide e o cone, utilizando-as em diferentes
contextos
• Saber identificar propriedades características,
calcular relações métricas fundamentais (comprimentos, áreas e volumes) da
esfera e de suas partes, utilizando-as em diferentes contextos
• Compreender as propriedades da esfera e de suas
partes, relacionando-as com os significados dos fusos, das latitudes e das longitudes
terrestres
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3ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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1°
B
I
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Geometria/Relações
Geometria analítica
• Pontos: distancia, ponto médio e alinhamento de três
pontos
• Reta: equação e estudo dos coeficientes; problemas
lineares
• Ponto e reta: distancia
• Circunferência: equação
• Reta e circunferência: posições relativas
• Cônicas: noções, equações,
aplicações
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• Saber usar de modo sistemático sistemas de coordenadas
cartesianas para representar pontos, figuras, relações, equações
• Saber reconhecer a equação da reta, o significado de
seus coeficientes, as condições que garantem o paralelismo e a
perpendicularidade entre retas
• Compreender a representação de regiões do plano por
meio de inequações lineares
• Saber resolver problemas práticos associados a
equações e inequações lineares
• Saber identificar as equações da circunferência e das
cônicas na forma reduzida e conhecer as propriedades características das
cônicas
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2°
B
I
M
E
S
T
R
E
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Números
Equações algébricas e números complexos
• Equações polinomiais
• Números complexos: operações e representação
geométrica
• Teorema sobre as raízes de uma equação polinomial
• Relações de Girard
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• Compreender a historia das equações, com o
deslocamento das atenções das formulas para as analises qualitativas
• Conhecer as relações entre os coeficientes e as raízes
de uma equação algébrica
• Saber reduzir a ordem de uma equação a partir do
conhecimento de uma raiz • Saber expressar o significado dos números
complexos por meio do plano de Argand-Gauss
• Compreender o significado geométrico das operações com
números complexos, associando-as a transformações no plano
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3ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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3°
B
I
M
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S
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E
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Relações
Estudo das funções
• Qualidades das funções
• Gráficos: funções trigonométricas,
exponencial, logarítmica e polinomiais
• Gráficos: analise de sinal, crescimento e
taxa de variação
• Composição: translações e reflexões
• Inversão
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Saber usar de modo sistemático as funções para
caracterizar relações de interdependência, reconhecendo as funções de 1o- e
de 2o- graus, seno, cosseno, tangente, exponencial e logarítmica, com suas
propriedades características
• Saber construir gráficos de funções por meio de
transformações em funções mais simples (translações horizontais, verticais,
simetrias, inversões)
• Compreender o significado da taxa de variação unitária
(variação de f(x) por unidade a mais de x), utilizando-a para caracterizar o
crescimento, o decrescimento
e a concavidade de gráficos
• Conhecer o significado, em diferentes contextos, do
crescimento e do decrescimento exponencial, incluindo-se os que se expressam
por meio de
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4°
B
I
M
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S
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Números/Relações
Estatística
• Gráficos estatísticos: calculo e
interpretação de índices estatísticos
• Medidas de tendência central: media,
mediana e moda
• Medidas de dispersão: desvio médio e
desvio padrão
• Elementos de amostragem
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• Saber construir e interpretar tabelas e gráficos de frequências
a partir de dados obtidos em pesquisas por amostras estatísticas
• Saber calcular e interpretar medidas de tendência
central de uma distribuição de dados: media, mediana e moda
• Saber calcular e interpretar medidas de dispersão de
uma distribuição de dados: desvio padrão
• Saber analisar e interpretar índices estatísticos de
diferentes tipos
• Reconhecer as características de conjuntos de dados
distribuídos normalmente; utilizar a curva normal em
estimativas pontuais e intervalares
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São Paulo (Estado)
Secretaria da Educação.
Currículo do Estado
de São Paulo: Matemática e suas tecnologias / Secretaria da Educação;
coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Nilson José Machado. –
1. ed. atual. – São Paulo : SE, 2011.72 p.
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