CURRÍCULO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (LEM) - ESPANHOL
Âmbito
|
1a série
|
2a série
|
3a série
|
Compreensão
oral
|
Entender e
interpretar
enunciados que
contenham
estruturas
e vocabulário
básico,
do cotidiano
imediato
do
estudante.
|
Entender e
interpretar
discursos que
abordem assuntos do cotidiano e relacionados ao universo mais imediato do
aprendiz.
|
Entender e
interpretar
discursos de média
complexidade
relacionados a
assuntos
conhecidos;
identificar e
compreender
elementos de
intencionalidade
comunicativa e de
argumentação.
|
Produção
oral
|
Participar de
conversas
que exijam
intercâmbio simples de informação sobre assuntos do cotidiano.
|
Intervir em
conversas
que abordem
assuntos
do cotidiano, de
modo a expor com clareza ideias pessoais e argumentos simples, reformular
enunciados
e/ou
parafraseá-los.
|
Intervir em
conversas de dificuldade média de forma relativamente espontânea e ativa,
expor pontos de vista, opiniões e argumentos. Realizar
sínteses,
ampliações e reformulações de
enunciados e textos
que versem sobre realidades concretas e/ou abstratas.
|
Âmbito
|
1a
série
|
2a
série
|
3a
série
|
Compreensão
oral
|
Realizar leitura
compreensiva e interpretativa de textos curtos e simples, de modo a localizar
informação
pontual e
específica e
captar o sentido
geral
do
texto.
|
Compreender textos
relacionados a
assuntos do cotidiano, de modo a captar tanto o sentido geral quanto
algumas nuances de
intencionalidade presentes nos textos.
|
Compreender textos
de gênero e tipologia
variados de
dificuldade
média, sendo capaz
de captar pontos de
vista e argumentos diferentes.
|
Produção oral
|
Redigir textos
simples
e curtos
relacionados ao cotidiano.
|
Redigir textos
sobre
assuntos variados,
relacionados a
temas
conhecidos; dar e
solicitar
informações e apresentar argumentos simples, assim como reformular enunciados
e/ou
parafraseá-los.
|
Redigir textos de
tipologia variada, de dificuldade média, com clareza e boa
estruturação e que
expressem pontos de
vista pessoais e argumentação.
Realizar sínteses e
ampliações de
enunciados
e textos que versem
sobre realidades concretas e/ou
abstratas.
|
Compreensão
oral
|
Produção
oral
|
Compreensão
leitora
|
Produção
escrita
|
Atividades
|
|||
Ouvir e
interpretar:
• informações,
avisos, instruções, em forma de gravações,
filmes, TV, rádio,
em diferentes contextos e
situações;
• apresentações
públicas (reuniões, teatro, espetáculos, conferências,
palestras);
• conversas entre
falantes nativos
e/ou entre nativos
e estrangeiros e/ou
entre estrangeiros
falantes de
espanhol, de igual ou diferente procedência
e/ou nível
sociocultural,
provenientes de
fontes diversas e
expressas em diferentes
variedades
do idioma.
|
• Transmitir
informações, avisos, instruções em público.
• Intervir em
diálogos (formais e informais, de caráter pessoal ou profissional).
• Comentar,
perguntar, responder.
• Ler textos
próprios e/ou de
terceiros.
• Recitar.
• Cantar.
• Falar com apoio
em anotações, imagens, gráficos, mapas.
• Reproduzir
diálogos
memorizados ou
narrá-los em
discurso indireto.
• Dramatizar
situações.
|
Ler e interpretar:
• diálogos,
inclusive de textos de dramaturgia;
• instruções
(bulas, manuais
etc.), inclusive as
de exercícios e provas;
• formulários e
documentos de
diversos tipos e
estilos;
• letras de
músicas;
• diversos tipos de
textos lúdicos e humorísticos, interpretando o sentido do humor em diferentes
culturas;
• poesia e prosa
literária (contos, crônicas, novelas);
• cartazes, avisos,
anúncios, publicidades e propagandas de diversos tipos;
• artigos e
resenhas;
• textos
jornalísticos, informativos
e de opinião;
• textos
narrativos, dissertativos
e
ensaios.
|
• Preencher
formulários e
documentos.
• Responder a
questionários,
enquetes e
pesquisas diversas.
• Redigir cartões
postais,
bilhetes e cartas
pessoais e comerciais, e-mails, depoimentos, currículos etc. no espaço
virtual.
• Redigir cartazes,
painéis
e avisos.
• Fazer anotações
de aulas e palestras.
• Redigir textos
curtos e simples de tipologia variada, inclusive obtendo efeitos de humor e
tentando obter efeitos
publicitários e
de convencimento.
• Traduzir e/ou
verter
pequenos textos de
tipologia
variada.
|
Compreensão
oral
|
Produção
oral
|
Compreensão
leitora
|
Produção
escrita
|
Finalidades
|
|||
• Captar o sentido
geral.
• Captar informação
específica.
• Captar opiniões e
argumentos.
• Captar
insinuações,
ironias, duplo
sentido,
insinuações,
equívocos.
|
• Descrever
experiências, situações, pessoas e/ou lugares.
• Narrar fatos e
ações do
cotidiano ou
observados na
realidade presente
ou passada
(perspectiva
histórica).
• Projetar o
futuro.
• Dar e pedir
informações e/ou instruções;
• Agradecer e/ou
desculpar-se e explicar-se.
• Expressar pontos
de vista, opiniões, gostos e preferências.
•
Argumentar e persuadir.
|
• Captar o sentido
geral.
• Captar informação
específica.
• Captar opiniões e
argumentos.
• Captar
insinuações
simples, ironias,
duplo
sentido,
insinuações,
equívocos.
|
• Comunicar fatos,
ideias, opiniões
gerais
e específicas.
• Divulgar
informação.
• Opinar e
persuadir.
• Argumentar e
contra-
-argumentar.9
|
Quadro de conteúdos e habilidades em Língua Espanhola
1ª série do Ensino
Médio
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
1°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Socioculturais
• O aluno e seu
contexto imediato: família, casa, escola, bairro, cidade.
• Relações
interpessoais: simetria, assimetria, cortesia, afetividade.
Funcionais
• Formas de
tratamento, apresentações, fórmulas usadas ao telefone, saudações.
• Informações
pessoais básicas: dar e pedir informações.
• Descrição de si
mesmo e dos outros.
• Descrição e
identificação de objetos de uso pessoal e do cotidiano.
• Relato de
atividades cotidianas.
Linguísticos
• Emprego dos
pronomes pessoais (do sujeito), demonstrativos e interrogativos.
• Os determinantes.
• Verbos no
presente do indicativo (de estado e/ou ação, reflexivos e pronominais).
• Flexões dos
substantivos e adjetivos.
• Numerais e horas.
• O alfabeto.
• Sinais de
pontuação (funcionalidade da interrogação e exclamação invertidas).
•
Léxico relacionado aos conteúdos socioculturais e funcionais trabalhados.
|
Espera-se que ao
completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Reconhecer e
utilizar, em emissões orais claras, palavras, expressões e frases de uso
corrente relativas
a si próprio e aos contextos imediatos.
• Preencher
formulários com informações pessoais básicas e formular perguntas e respostas
sobre essas informações.
• Ler e localizar
no texto palavras e frases referentes à descrição de si mesmo, de pessoas,
de locais e/ou de
objetos de uso pessoal e do cotidiano.
• Fazer breves
descrições de si mesmo, de pessoas, de locais e/ou de objetos de uso pessoal
e do cotidiano.
|
2°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Socioculturais
• Denominação do
idioma (castelhano/espanhol), surgimento e situação geopolítica. Estudo
crítico das situações de bilinguismo e diglossia no mundo hispânico.
• Situação
geográfica, aspectos históricos, políticos e sociais do mundo hispânico.
• Variedades
linguísticas de diferentes naturezas (geográficas, sociais etc.).
Funcionais
• Situação de si
mesmo, de fatos, lugares e pessoas no espaço e no tempo.
Linguísticos
• Localização
temporal: verbos basicamente no presente do indicativo e os relacionados aos
conteúdos socioculturais e funcionais trabalhados (de estado e/ou ação,
reflexivos e pronominais).
• Marcadores
temporais.
• Localização
espacial: preposições e advérbios de lugar.
• Fonemas e
alofones em diferentes variedades do espanhol e em contraste com a
línguaportuguesa: yeísmos, seseo.
• Léxico
relacionado aos conteúdos socioculturais e funcionais trabalhados: nomes de
países, regiões, cidades e adjetivos pátrios.
|
Espera-se que ao
completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Responder,
oralmente ou por escrito, a questões a respeito do aparecimento do castelhano
na história, a sua implantação na América, as transformações em contato com
outras línguas e a sua situação atual no mundo.
• Identificar, em
textos orais e pequenas transcrições, os aspectos mais destacados das
variedades de
pronúncia do espanhol.
• Elaborar
perguntas e respostas sobre naturalidade, nacionalidade e localização
geográfica.
|
1ª série do Ensino
Médio
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
3°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Socioculturais
O aluno, seu
contexto e o outro: rotinas e atividades cotidianas no Brasil e no mundo
hispânico:
• hábitos
alimentares,
• higiene e saúde;
• atividades
profissionais: hierarquias, funções etc.
Funcionais
•
Descrição/narração de situações básicas e de episódios do cotidiano.
• Comparação de
hábitos, costumes, regras de polidez e cortesia.
• Expressão de
gostos e de preferências.
• Expressão de
sentimentos, emoções, sensações e obrigações.
• Estabelecimento
de relações temporais: anterioridade, posterioridade e simultaneidade;
a perspectiva
temporal de quem fala e suas realizações na língua.
• Formulação de
projetos e desejos.
• Planejamento de
ações futuras.
Linguísticos
• Formas para
expressar a posse.
• Pronomes
complementos átonos e tônicos.
• Formas próprias
para a comparação, quantificação e a intensificação.
• Cifras,
quantidades e medidas.
• Estrutura frasal
e valores do verbo gustar.
• Formas de emprego
dos verbos regulares, relacionadas aos conteúdos trabalhados
(pretéritos do
indicativo, futuro imperfeito e condicional).
• Sílaba: divisão
de palavras, ditongos e hiatos.
•
Léxico relacionado aos conteúdos socioculturais e funcionais trabalhados.
|
Espera-se que ao
completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler e compreender
enunciados que contenham estruturas e vocabulário do contexto
imediato e do
cotidiano relacionados aos conteúdos socioculturais trabalhados.
• Redigir textos
breves relacionados às atividades cotidianas, utilizando os conteúdos
linguísticos trabalhados.
• Intervir adequadamente
em diálogos que exijam intercâmbio de informação sobre as situações
cotidianas trabalhadas.
• Ler texto breve
de uso corrente, de modo a localizar informação previsível, pontual, e
específica e captar o sentido geral do texto.
• Redigir um breve
currículo.
• Localizar e
identificar em textos referências culturais relativas a coincidências e
divergências do cotidiano entre o Brasil e o mundo hispânico.
|
4°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Socioculturais
O aluno, seu
contexto e o outro: rotinas e atividades cotidianas no Brasil e no mundo
hispânico:
• lazer e diversão;
• viagens e
turismo;
• espaços
geográficos e sociais diversificados (do Brasil e do mundo hispânico) e
formas de mover-se e deslocar-se em cada um deles.
Funcionais
•
Descrição/narração de situações básicas e de episódios do cotidiano.
• Comparação de
hábitos, costumes, regras de polidez e cortesia.
• Expressão de
gostos e de preferências.
• Expressão de
sentimentos, emoções, sensações e obrigações.
• Estabelecimento
de relações temporais: anterioridade, posterioridade e simultaneidade;
a perspectiva
temporal de quem fala e suas realizações na língua.
• Formulação de
projetos e desejos.
• Planejamento de
ações futuras.
Linguísticos
• Verbos
impessoais.
• Artigo neutro lo.
• Formas de emprego
dos verbos irregulares, reflexivos e pronominais relacionadas aos conteúdos
trabalhados (pretéritos do indicativo, futuro imperfeito e condicional).
• Léxico
relacionado aos conteúdos socioculturais e funcionais trabalhados (verbos de
movimento, meios de transporte, condições climáticas).
|
Espera-se que ao
completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Reconhecer, em
textos orais e escritos, enunciados que contenham estruturas e vocabulário do
contexto imediato e cotidiano relacionados aos conteúdos socioculturais
trabalhados.
• Redigir textos
breves relacionados às atividades cotidianas, utilizando os conteúdos
linguísticos trabalhados.
• Intervir
adequadamente em diálogos que exijam intercâmbio de informação sobre as
situações cotidianas trabalhadas.
• Ler textos breves
de uso corrente, de modo a localizar informação previsível, pontual e
específica e captar o sentido geral dos textos.
• Localizar e
identificar em textos referências culturais relativas a coincidências e
divergências do cotidiano entre o Brasil e o mundo hispânico.
• Demonstrar
percepção crítica sobre a diversidade de espaços geográficos e sociais,
localizando em textos fontes explícitas que a justifiquem.
|
2ª série do Ensino
Médio
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
1°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Socioculturais
O aluno no seu
contexto histórico e social:
• origens ibéricas;
• situação do
Brasil no contexto latino-americano;
• organização da
sociedade no Brasil e no mundo hispânico
Funcionais
• Expressão de
opiniões e de argumentos elementares e isolados.
• Expressão de
acordo e de divergência de opiniões.
Linguísticos
• A posição de
alguns elementos gramaticais (substantivos, adjetivos, advérbios) nos
sintagmas e nas
orações (restrições e efeitos de sentido).
• Quantificadores (muy,
mucho, bastante, poco, demasiado).
• Apócope de
adjetivos e advérbios.
• Conjunções
coordenativas e subordinativas (usos e valores).
• Padrões de
acentuação gráfica.
•
Léxico relacionado aos conteúdos socioculturais e funcionais trabalhados.
|
Espera-se que ao
completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Identificar os
pontos essenciais de uma emissão oral direta ou indireta (com base em
programas de rádio e televisão e outros meios de comunicação) a respeito de
temas atuais e/ou passados.
• Intervir
adequadamente em diálogos sobre assuntos conhecidos e da atualidade.
• Expressar,
explicar e/ou justificar opiniões, oralmente ou por escrito.
• Identificar
expressão de opiniões e de argumentos, em textos orais e escritos, em que
predomine uma linguagem corrente.
• Redigir pequenos
textos expositivos, apresentando argumentos a favor ou contra um determinado
ponto de vista.
|
2°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Socioculturais
Sentidos culturais
e sociais de fatos atuais e/ou passados.
Tradição e
modernidade (local/global):
• folclore;
• festas e rituais;
• crenças e
valores;
• transformações
sociais.
Funcionais
• Referência a
ações, aos fatos e costumes presentes e passados.
• Expressão da
crença, da dúvida e da probabilidade.
Linguísticos
• Indicativo versus
subjuntivo.
• Períodos
compostos: coordenação e subordinação.
• Expressões de
constatação, de crença, de dúvida, de probabilidade, de acordo e de
divergência.
• Contrastes
ortográficos: língua espanhola – língua portuguesa.
• Léxico
relacionado aos conteúdos socioculturais e funcionais trabalhados
|
Espera-se que ao
completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Coletar dados
históricos e da atualidade, analisando as informações de forma crítica.
• Contar histórias
e/ou narrar fatos atuais e/ou passados.
• Expressar,
explicar e/ou justificar opiniões.
• Identificar fatos
e descrições de acontecimentos passados e presentes em textos em que
predomine uma
linguagem corrente.
• Redigir textos
narrativos e descritivos, com a finalidade de transmitir informação sobre
fatos passados ou
atuais.
|
2ª série do Ensino
Médio
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
3°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Socioculturais
• Sentidos
culturais e sociais de fatos passados e atuais e suas possíveis consequências
nas relações sociais, formas de comportamento e na linguagem.
• Modos de abordar
questões de natureza histórica, social e de fazer referência à palavra do
outro.
Funcionais
• Expressão da
obrigatoriedade e da necessidade.
• Fórmulas próprias
para solicitar e conceder permissão e autorização.
• Fórmulas para
expressar possibilidades e desejos.
• A citação e o
discurso referido.
Linguísticos
• Complementos
verbais (pronomes complementos átonos e duplicações).
• Discurso direto e
indireto.
• Contraste hablar/decir.
• Emprego das
construções passivas e impessoais.
• Formas nominais
do verbo: gerúndio, infinitivo e particípio.
• Orações
exclamativas e desiderativas.
•
Léxico relacionado aos conteúdos socioculturais e funcionais trabalhados.
|
Espera-se que ao
completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Identificar, em
textos orais e escritos, referências culturais de modo a captar o sentido
geral, tendo em vista as nuances de intencionalidade presentes neles.
• Intervir
adequadamente em diálogos relativos aos conteúdos socioculturais e funcionais
tratados, de modo a expor, com clareza, ideias pessoais, planos e argumentos
simples, reformular enunciados e/ou parafraseá-los.
• Citar ou fazer
referência indireta à palavra do outro.
• Elaborar textos
orais e/ou escritos (diálogo, narração, descrição) relacionados aos temas
abordados.
• Dar e solicitar
permissão e autorização (oralmente e por escrito).
• Expressar,
oralmente e por escrito, possibilidades e desejos.
|
4°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Socioculturais
Marcas das
sociedades e culturas na linguagem.
Padrões de relações
interpessoais e sociais.
Formas
cristalizadas na língua:
• sentenças
• provérbios
Funcionais
• Ordens,
recomendações, instruções e conselhos.
• Formas próprias
para persuadir e convencer.
Linguísticos
• Perífrases
verbais: tipos, valores e colocação pronominal.
• Usos e valores do
imperativo verbal e de outras fórmulas utilizadas para ordenar, aconselhar e
dar instruções.
• Elementos
suprassegmentais: a prosódia e a entonação.
• Pronomes
relativos e as orações relativas.
• Formas de
tratamento em diferentes situações sociais.
• Léxico
relacionado aos conteúdos socioculturais e funcionais trabalhados.
|
Espera-se que ao
completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Identificar, em
textos orais e escritos, marcas linguísticas de persuasão próprias de
determinadas
sociedades e culturas.
• Intervir
adequadamente em diálogos relativos aos conteúdos socioculturais e funcionais
tratados, nos quais se expressem ordens, instruções, conselhos e recomendações
com a finalidade de convencer e persuadir.
• Dar e solicitar
ordens, recomendações, instruções, conselhos, utilizando formas adequadas,
oralmente e por escrito.
• Reconhecer e
empregar, no contexto adequado, formas cristalizadas da língua (sentenças,
provérbios).
|
3ª série do Ensino
Médio
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
1°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Socioculturais
• O
aluno e sua inserção no mundo globalizado e plural: a diversidade social e
cultural.
•
Espaços culturais: bibliotecas, museus, teatros, auditórios, internet etc.
Funcionais
•
Solicitações, pedidos de informações, relação de compra e venda em diferentes
contextos sociais e culturais.
•
Relato de experiências vividas e de recordações e suas relações com o
presente e o futuro.
•
Solicitação e fornecimento de instruções e de informações sobre localização,
acessos, endereços, preços etc.
Linguísticos
• Modos
de enunciar: contraste entre as formas ativa, passiva e impessoal.
•
Emprego das construções oblíquas com o se de involuntariedade: caérsele
algo a alguien,
rompérsele
algo a alguien, olvidársele algo a alguien etc.
•
Formas próprias para expressar pedidos e solicitações (verbos modais,
imperativos, imperfeitos, condicionais).
•
Funções da presença e da ausência de determinantes; a expressão do genérico e
do específico; outros valores do artigo: a posse.
•
Valores dos demonstrativos e advérbios: dêiticos.
•
Léxico relacionado aos conteúdos socioculturais e funcionais trabalhados.
Habilidades
|
Espera-se que ao
completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Identificar, em
textos orais e escritos, as marcas enunciativas e os efeitos que produzem.
• Intervir
adequadamente em diálogos nos quais se solicitem ou forneçam informações
variadas.
• Relatar,
oralmente e por escrito, experiências vividas e recordações relacionando
passado, presente e futuro.
• Dar e pedir,
oralmente e por escrito, informações e indicações sobre localização, acessos,
endereços, preços etc.
|
2°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Socioculturais
• Mostras de
expressões literárias e artísticas no Brasil e no mundo hispânico.
• Marcas das
sociedades e culturas na linguagem: expressões idiomáticas.
Funcionais
• Expressão de
juízos de valor, pontos de vista e justificativas.
• Argumentação
estruturada.
• Interpretação e
formulação de enunciados em que haja oposição e contraste.
Linguísticos
• Modos de
enunciar: emprego das construções oblíquas com o se de involuntariedade:
caérsele algo a
alguien,
rompérsele algo a alguien, olvidársele algo a alguien etc.
• Ordem das
palavras na oração: ordem direta, inversa, efeitos de sentido (individuação,
contraste e ênfase).
• Operadores
argumentativos.
• Valores dos
demonstrativos: anafórico e catafórico.
• Léxico
relacionado aos conteúdos socioculturais e funcionais trabalhados.
|
Espera-se que ao
completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Interpretar
textos, orais e escritos e de tipologia variada, mostrando capacidade para
captar a sequência de fatos, os argumentos principais e as eventuais nuances
de sentido.
• Intervir
adequadamente em diálogos, de forma espontânea e ativa, expondo juízos de
valor, pontos de vista, opiniões e
rgumentos.
• Elaborar
sínteses, ampliações e reformulações de enunciados e de textos literários ou
não
e que versem sobre
os temas trabalhados.
• Redigir textos
com clareza e estruturação que permitam expressar, com consistência, pontos
de vista e argumentação.
|
3ª série do Ensino
Médio
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
3°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Socioculturais
• A diversidade
social, econômica, política e cultural, no mundo globalizado e plural.
• Marcas das
sociedades e culturas nos diferentes tipos de discurso.
Funcionais
• Formulação e
expressão de hipóteses, condições e probabilidade e incredulidade.
• Manifestação de
intenção e de ênfase.
Linguísticos
• O verbo: modo,
tempo e aspecto (valores e funções).
• Mecanismos de
coesão e coerência textuais.
• Construções com
verbos descritivos: tener, haber, estar.
•
Léxico relacionado aos conteúdos socioculturais e funcionais trabalhados.
|
Espera-se que ao
completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Identificar, em
textos orais e escritos, elementos argumentativos, de intencionalidade e de
ênfase.
• Intervir
adequadamente em diálogos que podem ocorrer em diferentes contextos sociais e
culturais.
• Elaborar,
oralmente e por escrito, sínteses, ampliações e reformulações de enunciados e
de
textos que versem
sobre realidades abstratas e temas sociais e culturais.
• Redigir textos de
tipologia variada, com clareza e estruturação adequada, que expressem
intencionalidade e
ênfase, apresentem hipóteses, condições, probabilidades ou expressem
incredulidade.
|
4°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Socioculturais
• Brasil, América,
Espanha e o mundo: valoração crítica do mundo globalizado.
• Marcas das sociedades
e culturas nos diferentes tipos de discurso.
Funcionais
• Expressão de
mudanças físicas, psíquicas e de estado, transitórias ou permanentes.
• Expressão da
afetividade.
Linguísticos
• Oralidade e
escrita: léxico, marcadores discursivos (argumentativos, contrastivos,
intensificadores
etc.), formalidade e informalidade, registros e estilos.
• Verbos que
indicam processos e mudanças.
• Contrastes ser/estar
e tener/haber.
• Marcas de
afetividade e subjetividade na linguagem.
• Léxico
relacionado aos conteúdos socioculturais e funcionais trabalhados.
|
Espera-se que ao
completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Identificar, em
textos orais e escritos, marcas de subjetividade e de afetividade.
• Intervir
adequadamente, valendo-se de diferentes registros e estilos, em diálogos que
podem ocorrer em contextos sociais e culturais variados.
• Entender e
interpretar textos escritos de tipologia variada sendo capaz de captar as
marcas de subjetividade e afetividade.
• Elaborar textos
escritos e orais que expressem mudanças físicas, psíquicas e de estado,
transitórias ou
permanentes.
• Redigir textos de
tipologia variada, com clareza e estruturação adequada, que expressem
intencionalidade,
subjetividade, afetividade e pontos de vista pessoais.
|
São Paulo (Estado)
Secretaria da Educação.
Currículo do Estado
de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias /
Secretaria da
Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Alice
Vieira. – 2. ed. – São Paulo: SE, 2011. 260 p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário