segunda-feira, 17 de agosto de 2015

CURRÍCULO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (LEM) - ESPANHOL

CURRÍCULO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (LEM) - ESPANHOL

Âmbito
1a série
2a série
3a série

Compreensão
oral

Entender e interpretar
enunciados que
contenham estruturas
e vocabulário básico,
do cotidiano imediato
do estudante.
Entender e interpretar
discursos que abordem assuntos do cotidiano e relacionados ao universo mais imediato do aprendiz.
Entender e interpretar
discursos de média complexidade
relacionados a
assuntos conhecidos;
identificar e compreender
elementos de intencionalidade
comunicativa e de
argumentação.

Produção oral

Participar de conversas
que exijam intercâmbio simples de informação sobre assuntos do cotidiano.
Intervir em conversas
que abordem assuntos
do cotidiano, de modo a expor com clareza ideias pessoais e argumentos simples, reformular enunciados
e/ou parafraseá-los.
Intervir em conversas de dificuldade média de forma relativamente espontânea e ativa, expor pontos de vista, opiniões e argumentos. Realizar
sínteses, ampliações e reformulações de
enunciados e textos que versem sobre realidades concretas e/ou abstratas.


Âmbito
1a série
2a série
3a série

Compreensão
oral

Realizar leitura compreensiva e interpretativa de textos curtos e simples, de modo a localizar informação
pontual e específica e
captar o sentido geral
do texto.
Compreender textos
relacionados a assuntos do cotidiano, de modo a captar tanto o sentido geral quanto
algumas nuances de intencionalidade presentes nos textos.
Compreender textos de gênero e tipologia
variados de dificuldade
média, sendo capaz
de captar pontos de vista e argumentos diferentes.

Produção oral

Redigir textos simples
e curtos relacionados ao cotidiano.
Redigir textos sobre
assuntos variados,
relacionados a temas
conhecidos; dar e
solicitar informações e apresentar argumentos simples, assim como reformular enunciados e/ou
parafraseá-los.
Redigir textos de tipologia variada, de dificuldade média, com clareza e boa
estruturação e que
expressem pontos de vista pessoais e argumentação.
Realizar sínteses e
ampliações de enunciados
e textos que versem sobre realidades concretas e/ou
abstratas.



Compreensão
oral
Produção
oral
Compreensão
leitora
Produção
escrita
Atividades
Ouvir e interpretar:
• informações, avisos, instruções, em forma de gravações,
filmes, TV, rádio, em diferentes contextos e
situações;
• apresentações públicas (reuniões, teatro, espetáculos, conferências,
palestras);
• conversas entre falantes nativos
e/ou entre nativos
e estrangeiros e/ou entre estrangeiros
falantes de espanhol, de igual ou diferente procedência
e/ou nível sociocultural,
provenientes de
fontes diversas e expressas em diferentes
variedades do idioma.
• Transmitir informações, avisos, instruções em público.
• Intervir em diálogos (formais e informais, de caráter pessoal ou profissional).
• Comentar, perguntar, responder.
• Ler textos
próprios e/ou de terceiros.
• Recitar.
• Cantar.
• Falar com apoio em anotações, imagens, gráficos, mapas.
• Reproduzir diálogos
memorizados ou
narrá-los em
discurso indireto.
• Dramatizar
situações.
Ler e interpretar:
• diálogos, inclusive de textos de dramaturgia;
• instruções (bulas, manuais
etc.), inclusive as de exercícios e provas;
• formulários e documentos de
diversos tipos e estilos;
• letras de músicas;
• diversos tipos de textos lúdicos e humorísticos, interpretando o sentido do humor em diferentes culturas;
• poesia e prosa literária (contos, crônicas, novelas);
• cartazes, avisos, anúncios, publicidades e propagandas de diversos tipos;
• artigos e resenhas;
• textos jornalísticos, informativos
e de opinião;
• textos narrativos, dissertativos
e ensaios.
• Preencher formulários e
documentos.
• Responder a questionários,
enquetes e pesquisas diversas.
• Redigir cartões postais,
bilhetes e cartas pessoais e comerciais, e-mails, depoimentos, currículos etc. no espaço virtual.
• Redigir cartazes, painéis
e avisos.
• Fazer anotações de aulas e palestras.
• Redigir textos curtos e simples de tipologia variada, inclusive obtendo efeitos de humor e tentando obter efeitos
publicitários e de  convencimento.
• Traduzir e/ou verter
pequenos textos de
tipologia variada.


Compreensão
oral
Produção
oral
Compreensão
leitora
Produção
escrita
Finalidades
• Captar o sentido
geral.
• Captar informação
específica.
• Captar opiniões e
argumentos.
• Captar insinuações,
ironias, duplo
sentido, insinuações,
equívocos.
• Descrever experiências, situações, pessoas e/ou lugares.
• Narrar fatos e ações do
cotidiano ou observados na
realidade presente ou passada
(perspectiva histórica).
• Projetar o futuro.
• Dar e pedir informações e/ou instruções;
• Agradecer e/ou desculpar-se e explicar-se.
• Expressar pontos de vista, opiniões, gostos e preferências.
• Argumentar e persuadir.
• Captar o sentido
geral.
• Captar informação
específica.
• Captar opiniões e
argumentos.
• Captar insinuações
simples, ironias, duplo
sentido, insinuações,
equívocos.
• Comunicar fatos,
ideias, opiniões gerais
e específicas.
• Divulgar informação.
• Opinar e persuadir.
• Argumentar e contra-
-argumentar.9


Quadro de conteúdos e habilidades em Língua Espanhola

1ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Socioculturais
• O aluno e seu contexto imediato: família, casa, escola, bairro, cidade.
• Relações interpessoais: simetria, assimetria, cortesia, afetividade.
Funcionais
• Formas de tratamento, apresentações, fórmulas usadas ao telefone, saudações.
• Informações pessoais básicas: dar e pedir informações.
• Descrição de si mesmo e dos outros.
• Descrição e identificação de objetos de uso pessoal e do cotidiano.
• Relato de atividades cotidianas.
Linguísticos
• Emprego dos pronomes pessoais (do sujeito), demonstrativos e interrogativos.
• Os determinantes.
• Verbos no presente do indicativo (de estado e/ou ação, reflexivos e pronominais).
• Flexões dos substantivos e adjetivos.
• Numerais e horas.
• O alfabeto.
• Sinais de pontuação (funcionalidade da interrogação e exclamação invertidas).
• Léxico relacionado aos conteúdos socioculturais e funcionais trabalhados.
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Reconhecer e utilizar, em emissões orais claras, palavras, expressões e frases de uso
corrente relativas a si próprio e aos contextos imediatos.
• Preencher formulários com informações pessoais básicas e formular perguntas e respostas sobre essas informações.
• Ler e localizar no texto palavras e frases referentes à descrição de si mesmo, de pessoas,
de locais e/ou de objetos de uso pessoal e do cotidiano.
• Fazer breves descrições de si mesmo, de pessoas, de locais e/ou de objetos de uso pessoal e do cotidiano.
B
I
M
E
S
T
R
E
Socioculturais
• Denominação do idioma (castelhano/espanhol), surgimento e situação geopolítica. Estudo crítico das situações de bilinguismo e diglossia no mundo hispânico.
• Situação geográfica, aspectos históricos, políticos e sociais do mundo hispânico.
• Variedades linguísticas de diferentes naturezas (geográficas, sociais etc.).
Funcionais
• Situação de si mesmo, de fatos, lugares e pessoas no espaço e no tempo.
Linguísticos
• Localização temporal: verbos basicamente no presente do indicativo e os relacionados aos conteúdos socioculturais e funcionais trabalhados (de estado e/ou ação, reflexivos e pronominais).
• Marcadores temporais.
• Localização espacial: preposições e advérbios de lugar.
• Fonemas e alofones em diferentes variedades do espanhol e em contraste com a línguaportuguesa: yeísmos, seseo.
• Léxico relacionado aos conteúdos socioculturais e funcionais trabalhados: nomes de países, regiões, cidades e adjetivos pátrios.
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Responder, oralmente ou por escrito, a questões a respeito do aparecimento do castelhano na história, a sua implantação na América, as transformações em contato com outras línguas e a sua situação atual no mundo.
• Identificar, em textos orais e pequenas transcrições, os aspectos mais destacados das
variedades de pronúncia do espanhol.
• Elaborar perguntas e respostas sobre naturalidade, nacionalidade e localização geográfica.





1ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Socioculturais
O aluno, seu contexto e o outro: rotinas e atividades cotidianas no Brasil e no mundo hispânico:
• hábitos alimentares,
• higiene e saúde;
• atividades profissionais: hierarquias, funções etc.
Funcionais
• Descrição/narração de situações básicas e de episódios do cotidiano.
• Comparação de hábitos, costumes, regras de polidez e cortesia.
• Expressão de gostos e de preferências.
• Expressão de sentimentos, emoções, sensações e obrigações.
• Estabelecimento de relações temporais: anterioridade, posterioridade e simultaneidade;
a perspectiva temporal de quem fala e suas realizações na língua.
• Formulação de projetos e desejos.
• Planejamento de ações futuras.
Linguísticos
• Formas para expressar a posse.
• Pronomes complementos átonos e tônicos.
• Formas próprias para a comparação, quantificação e a intensificação.
• Cifras, quantidades e medidas.
• Estrutura frasal e valores do verbo gustar.
• Formas de emprego dos verbos regulares, relacionadas aos conteúdos trabalhados
(pretéritos do indicativo, futuro imperfeito e condicional).
• Sílaba: divisão de palavras, ditongos e hiatos.
• Léxico relacionado aos conteúdos socioculturais e funcionais trabalhados.
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler e compreender enunciados que contenham estruturas e vocabulário do contexto
imediato e do cotidiano relacionados aos conteúdos socioculturais trabalhados.
• Redigir textos breves relacionados às atividades cotidianas, utilizando os conteúdos linguísticos trabalhados.
• Intervir adequadamente em diálogos que exijam intercâmbio de informação sobre as situações cotidianas trabalhadas.
• Ler texto breve de uso corrente, de modo a localizar informação previsível, pontual, e específica e captar o sentido geral do texto.
• Redigir um breve currículo.
• Localizar e identificar em textos referências culturais relativas a coincidências e divergências do cotidiano entre o Brasil e o mundo hispânico.
B
I
M
E
S
T
R
E
Socioculturais
O aluno, seu contexto e o outro: rotinas e atividades cotidianas no Brasil e no mundo hispânico:
• lazer e diversão;
• viagens e turismo;
• espaços geográficos e sociais diversificados (do Brasil e do mundo hispânico) e formas de mover-se e deslocar-se em cada um deles.
Funcionais
• Descrição/narração de situações básicas e de episódios do cotidiano.
• Comparação de hábitos, costumes, regras de polidez e cortesia.
• Expressão de gostos e de preferências.
• Expressão de sentimentos, emoções, sensações e obrigações.
• Estabelecimento de relações temporais: anterioridade, posterioridade e simultaneidade;
a perspectiva temporal de quem fala e suas realizações na língua.
• Formulação de projetos e desejos.
• Planejamento de ações futuras.
Linguísticos
• Verbos impessoais.
• Artigo neutro lo.
• Formas de emprego dos verbos irregulares, reflexivos e pronominais relacionadas aos conteúdos trabalhados (pretéritos do indicativo, futuro imperfeito e condicional).
• Léxico relacionado aos conteúdos socioculturais e funcionais trabalhados (verbos de movimento, meios de transporte, condições climáticas).
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Reconhecer, em textos orais e escritos, enunciados que contenham estruturas e vocabulário do contexto imediato e cotidiano relacionados aos conteúdos socioculturais
trabalhados.
• Redigir textos breves relacionados às atividades cotidianas, utilizando os conteúdos linguísticos trabalhados.
• Intervir adequadamente em diálogos que exijam intercâmbio de informação sobre as situações cotidianas trabalhadas.
• Ler textos breves de uso corrente, de modo a localizar informação previsível, pontual e específica e captar o sentido geral dos textos.
• Localizar e identificar em textos referências culturais relativas a coincidências e divergências do cotidiano entre o Brasil e o mundo hispânico.
• Demonstrar percepção crítica sobre a diversidade de espaços geográficos e sociais, localizando em textos fontes explícitas que a justifiquem.


2ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Socioculturais
O aluno no seu contexto histórico e social:
• origens ibéricas;
• situação do Brasil no contexto latino-americano;
• organização da sociedade no Brasil e no mundo hispânico
Funcionais
• Expressão de opiniões e de argumentos elementares e isolados.
• Expressão de acordo e de divergência de opiniões.
Linguísticos
• A posição de alguns elementos gramaticais (substantivos, adjetivos, advérbios) nos
sintagmas e nas orações (restrições e efeitos de sentido).
• Quantificadores (muy, mucho, bastante, poco, demasiado).
• Apócope de adjetivos e advérbios.
• Conjunções coordenativas e subordinativas (usos e valores).
• Padrões de acentuação gráfica.
• Léxico relacionado aos conteúdos socioculturais e funcionais trabalhados.
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Identificar os pontos essenciais de uma emissão oral direta ou indireta (com base em programas de rádio e televisão e outros meios de comunicação) a respeito de temas atuais e/ou passados.
• Intervir adequadamente em diálogos sobre assuntos conhecidos e da atualidade.
• Expressar, explicar e/ou justificar opiniões, oralmente ou por escrito.
• Identificar expressão de opiniões e de argumentos, em textos orais e escritos, em que predomine uma linguagem corrente.
• Redigir pequenos textos expositivos, apresentando argumentos a favor ou contra um determinado ponto de vista.
B
I
M
E
S
T
R
E
Socioculturais
Sentidos culturais e sociais de fatos atuais e/ou passados.
Tradição e modernidade (local/global):
• folclore;
• festas e rituais;
• crenças e valores;
• transformações sociais.
Funcionais
• Referência a ações, aos fatos e costumes presentes e passados.
• Expressão da crença, da dúvida e da probabilidade.
Linguísticos
• Indicativo versus subjuntivo.
• Períodos compostos: coordenação e subordinação.
• Expressões de constatação, de crença, de dúvida, de probabilidade, de acordo e de
divergência.
• Contrastes ortográficos: língua espanhola – língua portuguesa.
• Léxico relacionado aos conteúdos socioculturais e funcionais trabalhados
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Coletar dados históricos e da atualidade, analisando as informações de forma crítica.
• Contar histórias e/ou narrar fatos atuais e/ou passados.
• Expressar, explicar e/ou justificar opiniões.
• Identificar fatos e descrições de acontecimentos passados e presentes em textos em que
predomine uma linguagem corrente.
• Redigir textos narrativos e descritivos, com a finalidade de transmitir informação sobre
fatos passados ou atuais.







2ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Socioculturais
• Sentidos culturais e sociais de fatos passados e atuais e suas possíveis consequências nas relações sociais, formas de comportamento e na linguagem.
• Modos de abordar questões de natureza histórica, social e de fazer referência à palavra do outro.
Funcionais
• Expressão da obrigatoriedade e da necessidade.
• Fórmulas próprias para solicitar e conceder permissão e autorização.
• Fórmulas para expressar possibilidades e desejos.
• A citação e o discurso referido.
Linguísticos
• Complementos verbais (pronomes complementos átonos e duplicações).
• Discurso direto e indireto.
• Contraste hablar/decir.
• Emprego das construções passivas e impessoais.
• Formas nominais do verbo: gerúndio, infinitivo e particípio.
• Orações exclamativas e desiderativas.
• Léxico relacionado aos conteúdos socioculturais e funcionais trabalhados.
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Identificar, em textos orais e escritos, referências culturais de modo a captar o sentido geral, tendo em vista as nuances de intencionalidade presentes neles.
• Intervir adequadamente em diálogos relativos aos conteúdos socioculturais e funcionais tratados, de modo a expor, com clareza, ideias pessoais, planos e argumentos simples, reformular enunciados e/ou parafraseá-los.
• Citar ou fazer referência indireta à palavra do outro.
• Elaborar textos orais e/ou escritos (diálogo, narração, descrição) relacionados aos temas abordados.
• Dar e solicitar permissão e autorização (oralmente e por escrito).
• Expressar, oralmente e por escrito, possibilidades e desejos.
B
I
M
E
S
T
R
E
Socioculturais
Marcas das sociedades e culturas na linguagem.
Padrões de relações interpessoais e sociais.
Formas cristalizadas na língua:
• sentenças
• provérbios
Funcionais
• Ordens, recomendações, instruções e conselhos.
• Formas próprias para persuadir e convencer.
Linguísticos
• Perífrases verbais: tipos, valores e colocação pronominal.
• Usos e valores do imperativo verbal e de outras fórmulas utilizadas para ordenar, aconselhar e dar instruções.
• Elementos suprassegmentais: a prosódia e a entonação.
• Pronomes relativos e as orações relativas.
• Formas de tratamento em diferentes situações sociais.
• Léxico relacionado aos conteúdos socioculturais e funcionais trabalhados.
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Identificar, em textos orais e escritos, marcas linguísticas de persuasão próprias de
determinadas sociedades e culturas.
• Intervir adequadamente em diálogos relativos aos conteúdos socioculturais e funcionais tratados, nos quais se expressem ordens, instruções, conselhos e recomendações com a finalidade de convencer e persuadir.
• Dar e solicitar ordens, recomendações, instruções, conselhos, utilizando formas adequadas, oralmente e por escrito.
• Reconhecer e empregar, no contexto adequado, formas cristalizadas da língua (sentenças, provérbios).





3ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Socioculturais
• O aluno e sua inserção no mundo globalizado e plural: a diversidade social e cultural.
• Espaços culturais: bibliotecas, museus, teatros, auditórios, internet etc.
Funcionais
• Solicitações, pedidos de informações, relação de compra e venda em diferentes contextos sociais e culturais.
• Relato de experiências vividas e de recordações e suas relações com o presente e o futuro.
• Solicitação e fornecimento de instruções e de informações sobre localização, acessos, endereços, preços etc.
Linguísticos
• Modos de enunciar: contraste entre as formas ativa, passiva e impessoal.
• Emprego das construções oblíquas com o se de involuntariedade: caérsele algo a alguien,
rompérsele algo a alguien, olvidársele algo a alguien etc.
• Formas próprias para expressar pedidos e solicitações (verbos modais, imperativos, imperfeitos, condicionais).
• Funções da presença e da ausência de determinantes; a expressão do genérico e do específico; outros valores do artigo: a posse.
• Valores dos demonstrativos e advérbios: dêiticos.
• Léxico relacionado aos conteúdos socioculturais e funcionais trabalhados.
Habilidades
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Identificar, em textos orais e escritos, as marcas enunciativas e os efeitos que produzem.
• Intervir adequadamente em diálogos nos quais se solicitem ou forneçam informações variadas.
• Relatar, oralmente e por escrito, experiências vividas e recordações relacionando passado, presente e futuro.
• Dar e pedir, oralmente e por escrito, informações e indicações sobre localização, acessos, endereços, preços etc.
B
I
M
E
S
T
R
E
Socioculturais
• Mostras de expressões literárias e artísticas no Brasil e no mundo hispânico.
• Marcas das sociedades e culturas na linguagem: expressões idiomáticas.
Funcionais
• Expressão de juízos de valor, pontos de vista e justificativas.
• Argumentação estruturada.
• Interpretação e formulação de enunciados em que haja oposição e contraste.
Linguísticos
• Modos de enunciar: emprego das construções oblíquas com o se de involuntariedade:
caérsele algo a alguien, rompérsele algo a alguien, olvidársele algo a alguien etc.
• Ordem das palavras na oração: ordem direta, inversa, efeitos de sentido (individuação, contraste e ênfase).
• Operadores argumentativos.
• Valores dos demonstrativos: anafórico e catafórico.
• Léxico relacionado aos conteúdos socioculturais e funcionais trabalhados.
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Interpretar textos, orais e escritos e de tipologia variada, mostrando capacidade para captar a sequência de fatos, os argumentos principais e as eventuais nuances de sentido.
• Intervir adequadamente em diálogos, de forma espontânea e ativa, expondo juízos de valor, pontos de vista, opiniões e  rgumentos.
• Elaborar sínteses, ampliações e reformulações de enunciados e de textos literários ou não
e que versem sobre os temas trabalhados.
• Redigir textos com clareza e estruturação que permitam expressar, com consistência, pontos de vista e argumentação.









3ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Socioculturais
• A diversidade social, econômica, política e cultural, no mundo globalizado e plural.
• Marcas das sociedades e culturas nos diferentes tipos de discurso.
Funcionais
• Formulação e expressão de hipóteses, condições e probabilidade e incredulidade.
• Manifestação de intenção e de ênfase.
Linguísticos
• O verbo: modo, tempo e aspecto (valores e funções).
• Mecanismos de coesão e coerência textuais.
• Construções com verbos descritivos: tener, haber, estar.
• Léxico relacionado aos conteúdos socioculturais e funcionais trabalhados.
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Identificar, em textos orais e escritos, elementos argumentativos, de intencionalidade e de ênfase.
• Intervir adequadamente em diálogos que podem ocorrer em diferentes contextos sociais e culturais.
• Elaborar, oralmente e por escrito, sínteses, ampliações e reformulações de enunciados e de
textos que versem sobre realidades abstratas e temas sociais e culturais.
• Redigir textos de tipologia variada, com clareza e estruturação adequada, que expressem
intencionalidade e ênfase, apresentem hipóteses, condições, probabilidades ou expressem
incredulidade.
B
I
M
E
S
T
R
E
Socioculturais
• Brasil, América, Espanha e o mundo: valoração crítica do mundo globalizado.
• Marcas das sociedades e culturas nos diferentes tipos de discurso.
Funcionais
• Expressão de mudanças físicas, psíquicas e de estado, transitórias ou permanentes.
• Expressão da afetividade.
Linguísticos
• Oralidade e escrita: léxico, marcadores discursivos (argumentativos, contrastivos,
intensificadores etc.), formalidade e informalidade, registros e estilos.
• Verbos que indicam processos e mudanças.
• Contrastes ser/estar e tener/haber.
• Marcas de afetividade e subjetividade na linguagem.
• Léxico relacionado aos conteúdos socioculturais e funcionais trabalhados.
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Identificar, em textos orais e escritos, marcas de subjetividade e de afetividade.
• Intervir adequadamente, valendo-se de diferentes registros e estilos, em diálogos que podem ocorrer em contextos sociais e culturais variados.
• Entender e interpretar textos escritos de tipologia variada sendo capaz de captar as marcas de subjetividade e afetividade.
• Elaborar textos escritos e orais que expressem mudanças físicas, psíquicas e de estado,
transitórias ou permanentes.
• Redigir textos de tipologia variada, com clareza e estruturação adequada, que expressem
intencionalidade, subjetividade, afetividade e pontos de vista pessoais.




São Paulo (Estado) Secretaria da Educação.
Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias /
Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Alice Vieira. – 2. ed. – São Paulo: SE, 2011. 260 p.


Nenhum comentário:

Postar um comentário