Quadro de conteúdos e habilidades em Química
1ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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Transformação química na natureza e
no sistema produtivo
Transformações químicas no dia a dia
Evidências;
tempo envolvido; energia envolvida; revertibilidade
•
Descrição das transformações em diferentes linguagens e representações
•
Diferentes intervalos de tempo para a ocorrência das transformações
•
Reações endotérmicas e exotérmicas
•
Transformações que ocorrem na natureza e em diferentes sistemas produtivos
•
Transformações que podem ser revertidas
Alguns materiais usados no dia a dia
Caracterização
de reagentes e produtos das transformações em termos de suas propriedades; separação
e identificação das substâncias
•
Propriedade das substâncias, como temperatura de fusão e de ebulição,
densidade, solubilidade
•
Separação de substâncias por filtração, flotação, destilação, sublimação,
recristalização
• Métodos de separação no sistema produtivo
|
•
Identificar matérias-primas empregadas e produtos obtidos em diferentes
processos industriais
•
Identificar a formação de novas substâncias a partir das evidências macroscópicas
(mudanças de cor, desprendimento de gás, mudanças de temperatura, formação de
precipitado, emissão de luz etc.)
•
Reconhecer a ocorrência de transformações químicas no dia a dia e no sistema
produtivo
•
Identificar formas de energia envolvidas nas transformações químicas
•
Descrever as transformações químicas em linguagem discursiva
•
Reconhecer o estado físico dos materiais a partir de suas temperaturas de
fusão e de ebulição
•
Classificar fenômenos que resultem em formação de novas substâncias como transformações
químicas
•
Comparar o tempo necessário para que transformações químicas ocorram
(rapidez)
•
Classificar transformações químicas como fenômenos endotérmicos e exotérmicos
•
Classificar transformações químicas como revertíveis ou não revertíveis
•
Realizar cálculos e estimativas e interpretar dados de solubilidade,
densidade, temperatura de fusão e de ebulição para identificar e diferenciar
substâncias em misturas
•
Avaliar aspectos gerais que influenciam nos custos (ambiental e econômico) da
produção de diferentes materiais
•
Avaliar e escolher métodos de separação de substâncias (filtração,
destilação, decantação
etc.)
com base nas propriedades dos materiais
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2°
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Transformação química na natureza e
no sistema produtivo
Combustíveis – transformação
química, massas envolvidas e produção de energia
Reagentes e produtos – relações em
massa e energia
Reações
de combustão; aspectos quantitativos nas transformações químicas; poder calorífico
dos combustíveis
•
Conservação da massa e proporção entre as massas de reagentes e produtos nas transformações
químicas
•
Relação entre massas de reagentes e produtos e a energia nas transformações
químicas
•
Formação de ácidos e outras implicações socioambientais da produção e do uso
de diferentes combustíveis
Primeiras ideias sobre a
constituição da matéria
Modelo
de Dalton sobre a constituição da matéria
•
Conceitos de átomo e de elemento segundo Dalton
•
Suas ideias para explicar transformações e relações de massa
•
Modelos explicativos como construções humanas em diferentes contextos sociais
|
•
Identificar os reagentes e produtos e aspectos energéticos envolvidos em
reações de combustão
•
Reconhecer a conservação de massa em transformações químicas
•
Reconhecer que nas transformações químicas há proporções fixas entre as
massas de reagentes e produtos
•
Reconhecer os impactos socioambientais decorrentes da produção e do consumo
de carvão vegetal e mineral e de outros combustíveis
•
Reconhecer a importância e as limitações do uso de modelos explicativos na
ciência
•
Descrever as principais ideias sobre a constituição da matéria a partir das
ideias de Dalton (modelo atômico de Dalton)
•
Realizar cálculos e fazer estimativas relacionando massa de combustível,
calor produzido
e
poder calorífico
•
Interpretar figuras, diagramas e textos referentes à formação da chuva ácida
e ao efeito estufa
•
Interpretar transformações químicas e mudanças de estado físico a partir das
ideias de Dalton sobre a constituição da matéria
•
Relacionar quantidade de calor e massas de reagentes e produtos envolvidos
nas transformações químicas
•
Aplicar as leis de conservação de massa e proporções fixas para prever massas
de reagentes ou produtos
•
Analisar critérios como poder calorífico, custo de produção e impactos
ambientais de combustíveis para julgar a melhor forma de obtenção de calor em
uma dada situação
•
Aplicar o modelo atômico de Dalton na interpretação das transformações
químicas
•
Aplicar o modelo atômico de Dalton na interpretação da lei de conservação de
massa
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Conteúdos
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Habilidades
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3°
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Transformação química na natureza e
no sistema produtivo
Metais – processos de obtenção
Representação de transformações
químicas
Processos
de obtenção de ferro e de cobre; linguagem simbólica da Química; tabela periódica;
balanceamento e interpretação das transformações químicas; equação química –
relação entre massa, número de partículas e energia
•
Transformações químicas na produção de ferro e de cobre
•
Símbolos dos elementos e equações químicas
•
Balanceamento das equações químicas
•
Organização dos elementos de acordo com suas massas atômicas na tabela
periódica
•
Equações químicas dos processos de produção de ferro e de cobre
• Importância do ferro e do cobre na sociedade atual
|
•
Reconhecer e localizar os elementos químicos na tabela periódica
•
Representar substâncias usando fórmulas químicas
•
Representar transformações químicas usando equações químicas balanceadas
•
Identificar os reagentes e produtos envolvidos na metalurgia do ferro e do
cobre
•
Reconhecer algumas aplicações de metais no cotidiano
•
Calcular massas moleculares das substâncias a partir das massas atômicas dos
elementos químicos constituintes
•
Interpretar fórmulas químicas de substâncias
•
Interpretar equações químicas em termos de quantidades de partículas de
reagentes e produtos envolvidos
•
Aplicar a ideia de conservação de átomos nas transformações químicas para
balancear equações químicas
•
Relacionar as massas moleculares de reagentes e produtos e as massas
mensuráveis (gramas, quilogramas, toneladas) dessas substâncias
•
Prever massas de reagentes e produtos usando suas massas moleculares
•
Relacionar as propriedades específicas dos metais a suas aplicações
tecnológicas e seus usos cotidianos
•
Avaliar aspectos sociais, tecnológicos, econômicos e ambientais envolvidos na
produção,
no
uso e no descarte de metais
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Transformação química na natureza e
no sistema produtivo
Metais – processos de obtenção e
relações quantitativas
Relações quantitativas envolvidas na
transformação química
Estequiometria;
impactos ambientais na produção do ferro e do cobre
•
Massa molar e quantidade de matéria (mol)
•
Cálculo estequiométrico – massas, quantidades de matéria e energia nas
transformações
•
Cálculos estequiométricos na produção do ferro e do cobre
•
Impactos socioambientais na extração mineral e na produção do ferro e do
cobre
|
•
Identificar as principais formas de poluição geradas na extração e na
metalurgia de minérios de ferro e de cobre
•
Representar as quantidades de substâncias em termos de quantidade de matéria
(mol)
•
Calcular massas molares das substâncias
•
Realizar cálculos envolvendo massa, massa molar, quantidade de matéria e
número de partículas
•
Prever as quantidades de reagentes e produtos envolvidos nas transformações
químicas em termos de massas e quantidade de matéria (mol)
•
Avaliar os impactos ambientais decorrentes da extração e da metalurgia de
minérios de ferro e de cobre
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2ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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Materiais e suas propriedades
Água e seu consumo pela sociedade
Propriedades da água para consumo
humano
Água
pura e água potável; dissolução de materiais em água e mudança de
propriedades; concentração de soluções
•
Concentração de soluções em massa e em quantidade de matéria (g.L–1, mol.L–1,
ppm,
%
em massa)
•
Alguns parâmetros de qualidade da água–concentração de materiais dissolvidos
Relações quantitativas envolvidas
nas transformações químicas em soluções
Relações
estequiométricas; solubilidade de gases em água; potabilidade da água para consumo
humano
•
Relações quantitativas de massa e de quantidade de matéria (mol) nas
transformações químicas em solução, de acordo com suas concentrações
•
Determinação da quantidade de oxigênio dissolvido nas águas (Demanda
Bioquímica de
Oxigênio
– DBO)
•
Uso e preservação da água no mundo
•
Fontes causadoras da poluição da água
• Tratamento de água por filtração, flotação, cloração e
correção de pH
|
•
Reconhecer como a solubilidade e o calor específico da água possibilitam a
vida no planeta
•
Reconhecer as unidades de concentração expressas em g/L, % em massa, em
volume e em mol/L
•
Preparar soluções a partir de informações de massas, quantidade de matéria e
volumes e a partir de outras soluções mais concentradas
•
Refletir sobre o significado do senso comum de água “pura” e água potável
•
Interpretar dados apresentados em gráficos e tabelas relativos ao critério
brasileiro de potabilidade da água
•
Interpretar dados relativos à solubilidade e aplicá-los em situações do
cotidiano
•
Expressar e inter-relacionar as composições de soluções (em g.L–1 e mol.L –1
, ppm e % em massa)
•
Avaliar a qualidade de diferentes águas por meio da aplicação do conceito de concentração
(g.L–1 e mol.L–1)
•
Identificar e explicar os procedimentos envolvidos no tratamento da água
•
Definir Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO)
•
Interpretar dados de DBO para entender a importância do oxigênio dissolvido
no meio aquático
•
Aplicar o conceito de DBO para entender problemas ambientais
•
Aplicar conceitos de separação de misturas, de solubilidade e de
transformação química para compreender os processos envolvidos no tratamento
da água para consumo humano
•
Realizar cálculos envolvendo concentrações de soluções e de DBO e aplicá-los
para reconhecer problemas relacionados à qualidade da água para consumo
•
Avaliar a necessidade do uso consciente da água, interpretando informações
sobre o seu tratamento e consumo
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2°
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Materiais e suas propriedades
O comportamento dos materiais e os
modelos de átomo
As
limitações das ideias de Dalton para explicar o comportamento dos materiais;
o modelo de Rutherford-Bohr; ligações químicas iônicas, covalentes e
metálicas; energia de ligação das transformações químicas
•
Condutibilidade elétrica e radiatividade natural dos elementos
•
O modelo de Rutherford e a natureza elétrica dos materiais
•
O modelo de Bohr e a constituição da matéria
•
O uso do número atômico como critério para organizar a tabela periódica
•
Ligações químicas em termos de forças elétricas de atração e repulsão
•
Transformações químicas como resultantes de quebra e formação de ligações
•
Previsões sobre tipos de ligação dos elementos a partir da posição na tabela
periódica
•
Cálculo da entalpia de reação pelo balanço energético resultante da formação
e ruptura de ligações
•
Diagramas de energia em transformações endotérmicas e exotérmicas
|
•
Reconhecer a natureza elétrica da matéria e a necessidade de modelos que a
expliquem
•
Utilizar a linguagem química para descrever átomos em termos de núcleo e
eletrosfera
•
Relacionar o número atômico com o número de prótons e o número de massa com o
núme
ro de prótons e nêutrons
•
Reconhecer que há energia envolvida na quebra e formação de ligações químicas
•
Conceituar transformações químicas como quebra e formação de ligações
•
Explicar a estrutura da matéria com base nas ideias de Rutherford e de Bohr
•
Relacionar a presença de íons em materiais com a condutibilidade elétrica
•
Compreender a tabela periódica a partir dos números atômicos dos elementos
•
Construir o conceito de ligação química em termos das atrações e repulsões
entre elétrons e núcleos
•
Identificar possíveis correlações entre os modelos de ligações químicas
(iônica, covalente
e
metálica) e as propriedades das substâncias (temperatura de fusão e de ebulição,
solubilidade, condutibilidade e estado físico à temperatura e pressão
ambientes)
•
Compreender e saber construir diagramas que representam a variação de energia
envolvida em transformações químicas
•
Fazer previsões sobre modelos de ligação química baseadas na tabela periódica
e na eletronegatividade
•
Fazer previsões a respeito da energia envolvida numa transformação química, considerando
a ideia de quebra e formação de ligações e os valores das energias de ligação
•
Aplicar o conceito de eletronegatividade para prever o tipo de ligação
química
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2ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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Materiais e suas propriedades
O comportamento dos materiais
Relações entre propriedades das
substâncias e suas estruturas
Interações
interpartículas e intrapartículas e algumas propriedades dos materiais
•
Polaridade das ligações covalentes e das moléculas
•
Forças de interação entre as partículas – átomos, íons e moléculas – nos
estados sólido,
líquido
e gasoso • Interações inter e intrapartículas para explicar as propriedades
das substâncias, como
temperatura
de fusão e de ebulição, solubilidade e condutibilidade elétrica
• Dependência da temperatura de ebulição dos materiais
com a pressão atmosférica
|
•
Reconhecer os estados sólido, líquido e gasoso em função das interações
eletrostáticas entre átomos, íons e moléculas
•
Representar sólidos iônicos por meio de arranjos tridimensionais dos íons
constituintes
•
Estabelecer diferenciações entre as substâncias a partir de suas propriedades
•
Reconhecer ligações covalentes em sólidos e macromoléculas
•
Reconhecer as forças de interação intermoleculares (forças de London e
ligações de hidrogênio)
•
Relacionar as propriedades macroscópicas das substâncias às ligações químicas
entre seus átomos, moléculas ou íons
•
Interpretar em nível microscópico a dissolução de sais em água
•
Interpretar a dependência da temperatura de ebulição das substâncias em
função da pressão atmosférica
•
Fazer previsões a respeito de propriedades dos materiais a partir do
entendimento das interações químicas inter e intrapartículas
•
Fazer previsões sobre o tipo de ligação química de uma substância a partir da
análise de suas propriedades
•
Analisar informações sobre impactos ambientais, econômicos e sociais da
produção e dos usos dos materiais estudados
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Materiais e suas propriedades
Metais e sua utilização em pilhas e
na galvanização
Relação entre a energia elétrica e
as estruturas das substâncias em transformações químicas
Reatividade
de metais; explicações qualitativas sobre as transformações químicas que produzem
ou demandam corrente elétrica; conceito de reações de oxirredução
•
Reatividade dos metais em reações com ácidos e íons metálicos
•
Transformações que envolvem energia elétrica – processos de oxidação e de
redução
•
As ideias de estrutura da matéria para explicar oxidação e redução
•
Transformações químicas na geração industrial de energia
•
Implicações socioambientais das transformações químicas que envolvem
eletricidade
•
Diferentes usos sociais dos metais
|
•
Reconhecer as evidências das transformações químicas que ocorrem entre metais
e ácidos e entre metais e íons metálicos
•
Identificar transformações químicas que ocorrem com o envolvimento de energia
elétrica
•
Relacionar a energia elétrica produzida e consumida na transformação química
com os processos de oxidação e de redução
•
Estabelecer uma ordem de reatividade dos metais em reações com ácidos e íons
metálicos
•
Descrever o funcionamento de uma pilha galvânica
•
Interpretar os processos de oxidação e de redução a partir de ideias sobre a
estrutura da matéria
•
Avaliar as implicações sociais e ambientais das transformações químicas que
ocorrem com o envolvimento de energia elétrica
•
Avaliar os impactos ambientais causados pelo descarte de pilhas galvânicas e
baterias
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3ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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Atmosfera como fonte de materiais
para uso humano
Extração
de materiais úteis da atmosfera; produção da amônia e estudos sobre a rapidez
e
a extensão das transformações químicas; compreensão da extensão das
transformações químicas; o nitrogênio como matéria-prima para produzir alguns
materiais
•
Liquefação e destilação fracionada do ar para obtenção de matérias-primas
(oxigênio, nitrogênio e gases nobres)
•
Variáveis que podem interferir na rapidez das transformações (concentração,
temperatura, pressão, estado de agregação e catalisador)
•
Modelos explicativos da velocidade das transformações químicas
•
Estado de equilíbrio químico – coexistência de reagentes e produtos em certas
transformações químicas
•
Processos químicos em sistemas naturais e produtivos que utilizam nitrogênio
– avaliação
de produção, consumo e utilização social
|
•
Reconhecer o ar atmosférico como formado por uma mistura de gases
•
Optar pelo processo de destilação fracionada para separar substâncias com
temperaturas de ebulição próximas
•
Reconhecer que existem transformações químicas que não se completam,
atingindo um estado chamado de equilíbrio químico, em que reagentes e produtos
coexistem
•
Reconhecer e explicar como funcionam as variáveis (estado de agregação,
temperatura, pressão, concentração e catalisador) que podem modificar a
velocidade (rapidez) de uma transformação química
•
Reconhecer a orientação e a energia de colisão como fatores determinantes
para que ocorra uma colisão efetiva
•
Reconhecer que transformações químicas podem ocorrer em mais de uma etapa e identificar
a etapa lenta de uma transformação química como a determinante da velocidade
com que ela ocorre
•
Identificar transformações químicas que entraram em equilíbrio químico pela
comparação entre dados tabelados referentes ao rendimento real e o
estequiometricamente previsto dessas transformações
•
Relacionar a energia de ativação da etapa lenta da transformação química com
a velocidade com que ela ocorre
•
Aplicar os conhecimentos referentes às influências da pressão e da
temperatura na rapidez e na extensão de transformações químicas de equilíbrio
para escolher condições reacionais mais adequadas
•
Fazer previsões qualitativas sobre como composições de variáveis podem afetar
as velocidades de transformações químicas, usando modelos explicativos
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Hidrosfera como fonte de materiais
para uso humano
Extração
de materiais úteis da atmosfera; acidez e alcalinidade de águas naturais –
conceito de
Arrhenius;
força de ácidos e de bases – significado da constante de equilíbrio;
perturbação do equilíbrio químico; reação de neutralização
•
Composição das águas naturais
•
Processos industriais que permitem a obtenção de produtos a partir da água do
mar
•
Acidez e basicidade das águas e alguns de seus efeitos no meio natural e no
sistema produtivo
•
Conceito de dissociação iônica e de ionização e a extensão das transformações
químicas
–
equilíbrio químico
•
Constante de equilíbrio para expressar a relação entre as concentrações de
reagentes e produtos numa transformação química
•
Influência da temperatura, da concentração e da pressão em sistemas em
equilíbrio químico
•
Equilíbrios químicos envolvidos no sistema CO2/H2O na natureza
•
Transformações ácido–base e sua utilização no controle do pH de soluções
aquosas
|
•
Identificar métodos utilizados em escala industrial para a obtenção de
produtos a partir da água do mar: obtenção do cloreto de sódio por evaporação,
do gás cloro e do sódio
metálico
por eletrólise ígnea, do hidróxido de sódio e do gás cloro por eletrólise da salmoura,
do carbonato de sódio pelo processo Solvay e de água potável por destilação e
por osmose reversa
•
Reconhecer o processo de autoionização da água pura no nível microscópico
como responsável pela condutibilidade elétrica por ela apresentada
•
Reconhecer que se podem obter soluções neutras e a formação de sais a partir
de reações entre soluções ácidas e básicas
•
Reconhecer os fatores que alteram os estados de equilíbrio químicos:
temperatura, pressão e mudanças na concentração de espécies envolvidas no
equilíbrio
•
Extrair dados de esquemas relativos a subprodutos do cloreto de sódio e a
alguns de seus processos de obtenção
•
Utilizar valores da escala de pH para classificar soluções aquosas como
ácidas, básicas e neutras (a 25 ºC)
•
Interpretar reações de neutralização entre ácidos fortes e bases fortes como
reações entre H+ e OH–
•
Interpretar a constante de equilíbrio como uma relação que indica as
concentrações relativas de reagente e produtos que coexistem em equilíbrio
dinâmico
•
Saber construir a equação representativa da constante de equilíbrio de uma transformação
química a partir de sua equação química balanceada
•
Prever modificações no equilíbrio químico causadas por alterações de
temperatura, observando as entalpias das reações direta e inversa
•
Prever como as alterações nas pressões modificam equilíbrios envolvendo fases
líquidas e gasosas (solubilidade de gases em líquidos)
•
Valorizar o uso responsável da água levando em conta sua disponibilidade e os
custos ambientais e econômicos envolvidos em sua captação e distribuição
•
Avaliar a importância dos produtos extraídos da água do mar como
matéria-prima e para consumo direto (cloreto de sódio, principalmente)
•
Calcular valores de pH a partir das concentrações de H+ e vice-versa
•
Saber prever a quantidade (em massa, em quantidade de matéria e em volume) de
base forte que deve ser adicionada a um ácido forte para que a solução obtida
seja neutra, dadas as concentrações das soluções
•
Saber calcular a constante de equilíbrio de uma transformação química a
partir de dados empíricos
•
Avaliar, entre diferentes transformações químicas, a que apresenta maior
extensão, dadas as equações químicas e as constantes de equilíbrio
correspondentes
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3ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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Biosfera como fonte de materiais
para uso humano
Extração
de materiais úteis da biosfera; recursos vegetais para a sobrevivência humana
–
carboidratos,
lipídios e vitaminas; recursos animais para a sobrevivência humana –
proteínas
e
lipídios; recursos fossilizados para a sobrevivência humana – gás natural,
carvão mineral e petróleo
•
Os componentes principais dos alimentos (carboidratos, lipídios e proteínas),
suas
propriedades
e funções no organismo
•
Biomassa como fonte de materiais combustíveis
•
Arranjos atômicos e moleculares para explicar a formação de cadeias,
ligações, funções orgânicas e isomeria
•
Processos de transformação do petróleo, carvão mineral e gás natural em
materiais e
substâncias
utilizados no sistema produtivo – refino do petróleo, destilação seca do carvão
e purificação do gás
• Produção e uso social dos combustíveis fósseis
|
•
Reconhecer os processos de transformação do petróleo, carvão mineral e gás
natural em
materiais
e substâncias utilizados no sistema produtivo
•
Reconhecer a importância econômica e ambiental da purificação do gás natural
•
Reconhecer a biomassa como recurso renovável da biosfera
•
Escrever fórmulas estruturais de hidrocarbonetos a partir de sua nomenclatura
e vice-versa
•
Classificar substâncias como isômeras, dadas suas nomenclaturas ou fórmulas
estruturais
•
Reconhecer que isômeros (com exceção dos isômeros ópticos) apresentam diferentes
fórmulas estruturais, diferentes propriedades físicas (como temperaturas de
fusão, de ebulição e densidade) e mesmas fórmulas moleculares
•
Analisar e classificar fórmulas estruturais de aminas, amidas, ácidos
carboxílicos, ésteres, éteres, aldeídos, cetonas, alcoóis e gliceróis quanto
às funções
•
Avaliar vantagens e desvantagens do uso da biomassa como fonte alternativa
(ao petróleo e ao gás natural) de materiais combustíveis
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O que o ser humano introduz na
atmosfera, hidrosfera e biosfera
Poluição, perturbações da bios fera,
ciclos biogeoquímicos e desenvolvimento sustentável
Poluição
atmosférica; poluição das águas por efluentes urbanos, domésticos,
industriais e
agropecuários;
perturbação da biosfera pela produção, uso e descarte de materiais e sua
relação
com a sobrevivência das espécies vivas; ciclos biogeoquímicos e
desenvolvimento
sustentável
•
Desequilíbrios ambientais pela introdução de gases na atmosfera, como SO2,
CO2, NO2 e
outros
óxidos de nitrogênio
•
Chuva ácida, aumento do efeito estufa e redução da camada de ozônio – causas
e
consequências
•
Poluição das águas por detergentes, praguicidas, metais pesados e outras
causas, e
contaminação
por agentes patogênicos
•
Perturbações na biosfera por pragas, desmatamentos, uso de combustíveis
fósseis,
indústrias,
rupturas das teias alimentares e outras causas
•
Ciclos da água, do nitrogênio, do oxigênio e do gás carbônico e suas
inter-relações
•
Impactos ambientais na óptica do desenvolvimento sustentável
•
Ações corretivas e preventivas e busca de alternativas para a sobrevivência
no planeta
|
•
Reconhecer os gases SO2, CO2 e CH4 como os principais responsáveis pela
intensificação do efeito estufa e identificar as principais fontes de emissão
desses gases
•
Reconhecer os gases SO2, NOx e CO2 como os principais responsáveis pela
intensificação
de
chuvas ácidas e identificar as principais fontes de emissão desses gases
•
Reconhecer a diminuição da camada de ozônio como resultado da atuação de
clorofluorcarbonetos
(CFCs) no equilíbrio químico entre ozônio e oxigênio
•
Reconhecer agentes poluidores de águas (esgotos residenciais, industriais e agropecuários,
detergentes, praguicidas)
•
Reconhecer a importância da coleta e do tratamento de esgotos para a
qualidade das águas
•
Reconhecer perturbações na biosfera causadas pela poluição de águas e do ar,
além de outras ocasionadas pelo despejo direto de dejetos sólidos
•
Reconhecer que a poluição atmosférica está relacionada com o tempo de
permanência
e
com a solubilidade dos gases poluentes, assim como com as reações envolvendo esses
gases
•
Relacionar as propriedades dos gases lançados pelos seres humanos na
atmosfera para
entender
alguns prognósticos sobre possíveis consequências socioambientais do aumento
do
efeito estufa, da intensificação de chuvas ácidas e da redução da camada de
ozônio
•
Interpretar e explicar os ciclos da água, do nitrogênio, do oxigênio e do gás
carbônico, suas inter-relações e os impactos gerados por ações humanas
•
Aplicar conceitos de concentração em ppm, de solubilidade, de estrutura
molecular e de equilíbrio químico para entender a bioacumulação de esticidas
ao longo da cadeia alimentar
•
Avaliar custos e benefícios sociais, ambientais e econômicos da transformação
e da utilização de materiais obtidos pelo extrativismo
•
Organizar conhecimentos e aplicá-los para avaliar situações-problema
relacionadas a desequilíbrios ambientais e propor ações que busquem
minimizá-las ou solucioná-las
|
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São Paulo (Estado)
Secretaria da Educação.
Currículo do Estado
de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias /
Secretaria da
Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos
de Menezes. – São Paulo : SEE, 2010.
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