segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Currículo do Estado SP – quadro de conteúdos e habilidades de química

Quadro de conteúdos e habilidades em Química

1ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
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Transformação química na natureza e no sistema produtivo
Transformações químicas no dia a dia
Evidências; tempo envolvido; energia envolvida; revertibilidade
• Descrição das transformações em diferentes linguagens e representações
• Diferentes intervalos de tempo para a ocorrência das transformações
• Reações endotérmicas e exotérmicas
• Transformações que ocorrem na natureza e em diferentes sistemas produtivos
• Transformações que podem ser revertidas
Alguns materiais usados no dia a dia
Caracterização de reagentes e produtos das transformações em termos de suas propriedades; separação e identificação das substâncias
• Propriedade das substâncias, como temperatura de fusão e de ebulição, densidade, solubilidade
• Separação de substâncias por filtração, flotação, destilação, sublimação, recristalização
• Métodos de separação no sistema produtivo
• Identificar matérias-primas empregadas e produtos obtidos em diferentes processos industriais
• Identificar a formação de novas substâncias a partir das evidências macroscópicas (mudanças de cor, desprendimento de gás, mudanças de temperatura, formação de precipitado, emissão de luz etc.)
• Reconhecer a ocorrência de transformações químicas no dia a dia e no sistema produtivo
• Identificar formas de energia envolvidas nas transformações químicas
• Descrever as transformações químicas em linguagem discursiva
• Reconhecer o estado físico dos materiais a partir de suas temperaturas de fusão e de ebulição
• Classificar fenômenos que resultem em formação de novas substâncias como transformações químicas
• Comparar o tempo necessário para que transformações químicas ocorram (rapidez)
• Classificar transformações químicas como fenômenos endotérmicos e exotérmicos
• Classificar transformações químicas como revertíveis ou não revertíveis
• Realizar cálculos e estimativas e interpretar dados de solubilidade, densidade, temperatura de fusão e de ebulição para identificar e diferenciar substâncias em misturas
• Avaliar aspectos gerais que influenciam nos custos (ambiental e econômico) da produção de diferentes materiais
• Avaliar e escolher métodos de separação de substâncias (filtração, destilação, decantação
etc.) com base nas propriedades dos materiais
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Transformação química na natureza e no sistema produtivo
Combustíveis – transformação química, massas envolvidas e produção de energia
Reagentes e produtos – relações em massa e energia
Reações de combustão; aspectos quantitativos nas transformações químicas; poder calorífico dos combustíveis
• Conservação da massa e proporção entre as massas de reagentes e produtos nas transformações químicas
• Relação entre massas de reagentes e produtos e a energia nas transformações químicas
• Formação de ácidos e outras implicações socioambientais da produção e do uso de diferentes combustíveis
Primeiras ideias sobre a constituição da matéria
Modelo de Dalton sobre a constituição da matéria
• Conceitos de átomo e de elemento segundo Dalton
• Suas ideias para explicar transformações e relações de massa
• Modelos explicativos como construções humanas em diferentes contextos sociais
• Identificar os reagentes e produtos e aspectos energéticos envolvidos em reações de combustão
• Reconhecer a conservação de massa em transformações químicas
• Reconhecer que nas transformações químicas há proporções fixas entre as massas de reagentes e produtos
• Reconhecer os impactos socioambientais decorrentes da produção e do consumo de carvão vegetal e mineral e de outros combustíveis
• Reconhecer a importância e as limitações do uso de modelos explicativos na ciência
• Descrever as principais ideias sobre a constituição da matéria a partir das ideias de Dalton (modelo atômico de Dalton)
• Realizar cálculos e fazer estimativas relacionando massa de combustível, calor produzido
e poder calorífico
• Interpretar figuras, diagramas e textos referentes à formação da chuva ácida e ao efeito estufa
• Interpretar transformações químicas e mudanças de estado físico a partir das ideias de Dalton sobre a constituição da matéria
• Relacionar quantidade de calor e massas de reagentes e produtos envolvidos nas transformações químicas
• Aplicar as leis de conservação de massa e proporções fixas para prever massas de reagentes ou produtos
• Analisar critérios como poder calorífico, custo de produção e impactos ambientais de combustíveis para julgar a melhor forma de obtenção de calor em uma dada situação
• Aplicar o modelo atômico de Dalton na interpretação das transformações químicas
• Aplicar o modelo atômico de Dalton na interpretação da lei de conservação de massa




Conteúdos
Habilidades
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Transformação química na natureza e no sistema produtivo
Metais – processos de obtenção
Representação de transformações químicas
Processos de obtenção de ferro e de cobre; linguagem simbólica da Química; tabela periódica; balanceamento e interpretação das transformações químicas; equação química – relação entre massa, número de partículas e energia
• Transformações químicas na produção de ferro e de cobre
• Símbolos dos elementos e equações químicas
• Balanceamento das equações químicas
• Organização dos elementos de acordo com suas massas atômicas na tabela periódica
• Equações químicas dos processos de produção de ferro e de cobre
• Importância do ferro e do cobre na sociedade atual
• Reconhecer e localizar os elementos químicos na tabela periódica
• Representar substâncias usando fórmulas químicas
• Representar transformações químicas usando equações químicas balanceadas
• Identificar os reagentes e produtos envolvidos na metalurgia do ferro e do cobre
• Reconhecer algumas aplicações de metais no cotidiano
• Calcular massas moleculares das substâncias a partir das massas atômicas dos elementos químicos constituintes
• Interpretar fórmulas químicas de substâncias
• Interpretar equações químicas em termos de quantidades de partículas de reagentes e produtos envolvidos
• Aplicar a ideia de conservação de átomos nas transformações químicas para balancear equações químicas
• Relacionar as massas moleculares de reagentes e produtos e as massas mensuráveis (gramas, quilogramas, toneladas) dessas substâncias
• Prever massas de reagentes e produtos usando suas massas moleculares
• Relacionar as propriedades específicas dos metais a suas aplicações tecnológicas e seus usos cotidianos
• Avaliar aspectos sociais, tecnológicos, econômicos e ambientais envolvidos na produção,
no uso e no descarte de metais
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Transformação química na natureza e no sistema produtivo
Metais – processos de obtenção e relações quantitativas
Relações quantitativas envolvidas na transformação química
Estequiometria; impactos ambientais na produção do ferro e do cobre
• Massa molar e quantidade de matéria (mol)
• Cálculo estequiométrico – massas, quantidades de matéria e energia nas transformações
• Cálculos estequiométricos na produção do ferro e do cobre
• Impactos socioambientais na extração mineral e na produção do ferro e do cobre
• Identificar as principais formas de poluição geradas na extração e na metalurgia de minérios de ferro e de cobre
• Representar as quantidades de substâncias em termos de quantidade de matéria (mol)
• Calcular massas molares das substâncias
• Realizar cálculos envolvendo massa, massa molar, quantidade de matéria e número de partículas
• Prever as quantidades de reagentes e produtos envolvidos nas transformações químicas em termos de massas e quantidade de matéria (mol)
• Avaliar os impactos ambientais decorrentes da extração e da metalurgia de minérios de ferro e de cobre




2ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
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Materiais e suas propriedades
Água e seu consumo pela sociedade
Propriedades da água para consumo humano
Água pura e água potável; dissolução de materiais em água e mudança de propriedades; concentração de soluções
• Concentração de soluções em massa e em quantidade de matéria (g.L–1, mol.L–1, ppm,
% em massa)
• Alguns parâmetros de qualidade da água–concentração de materiais dissolvidos
Relações quantitativas envolvidas nas transformações químicas em soluções
Relações estequiométricas; solubilidade de gases em água; potabilidade da água para consumo humano
• Relações quantitativas de massa e de quantidade de matéria (mol) nas transformações químicas em solução, de acordo com suas concentrações
• Determinação da quantidade de oxigênio dissolvido nas águas (Demanda Bioquímica de
Oxigênio – DBO)
• Uso e preservação da água no mundo
• Fontes causadoras da poluição da água
• Tratamento de água por filtração, flotação, cloração e correção de pH
• Reconhecer como a solubilidade e o calor específico da água possibilitam a vida no planeta
• Reconhecer as unidades de concentração expressas em g/L, % em massa, em volume e em mol/L
• Preparar soluções a partir de informações de massas, quantidade de matéria e volumes e a partir de outras soluções mais concentradas
• Refletir sobre o significado do senso comum de água “pura” e água potável
• Interpretar dados apresentados em gráficos e tabelas relativos ao critério brasileiro de potabilidade da água
• Interpretar dados relativos à solubilidade e aplicá-los em situações do cotidiano
• Expressar e inter-relacionar as composições de soluções (em g.L–1 e mol.L –1 , ppm e % em massa)
• Avaliar a qualidade de diferentes águas por meio da aplicação do conceito de concentração (g.L–1 e mol.L–1)
• Identificar e explicar os procedimentos envolvidos no tratamento da água
• Definir Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO)
• Interpretar dados de DBO para entender a importância do oxigênio dissolvido no meio aquático
• Aplicar o conceito de DBO para entender problemas ambientais
• Aplicar conceitos de separação de misturas, de solubilidade e de transformação química para compreender os processos envolvidos no tratamento da água para consumo humano
• Realizar cálculos envolvendo concentrações de soluções e de DBO e aplicá-los para reconhecer problemas relacionados à qualidade da água para consumo
• Avaliar a necessidade do uso consciente da água, interpretando informações sobre o seu tratamento e consumo
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Materiais e suas propriedades
O comportamento dos materiais e os modelos de átomo
As limitações das ideias de Dalton para explicar o comportamento dos materiais; o modelo de Rutherford-Bohr; ligações químicas iônicas, covalentes e metálicas; energia de ligação das transformações químicas
• Condutibilidade elétrica e radiatividade natural dos elementos
• O modelo de Rutherford e a natureza elétrica dos materiais
• O modelo de Bohr e a constituição da matéria
• O uso do número atômico como critério para organizar a tabela periódica
• Ligações químicas em termos de forças elétricas de atração e repulsão
• Transformações químicas como resultantes de quebra e formação de ligações
• Previsões sobre tipos de ligação dos elementos a partir da posição na tabela periódica
• Cálculo da entalpia de reação pelo balanço energético resultante da formação e ruptura de ligações
• Diagramas de energia em transformações endotérmicas e exotérmicas
• Reconhecer a natureza elétrica da matéria e a necessidade de modelos que a expliquem
• Utilizar a linguagem química para descrever átomos em termos de núcleo e eletrosfera
• Relacionar o número atômico com o número de prótons e o número de massa com o
núme ro de prótons e nêutrons
• Reconhecer que há energia envolvida na quebra e formação de ligações químicas
• Conceituar transformações químicas como quebra e formação de ligações
• Explicar a estrutura da matéria com base nas ideias de Rutherford e de Bohr
• Relacionar a presença de íons em materiais com a condutibilidade elétrica
• Compreender a tabela periódica a partir dos números atômicos dos elementos
• Construir o conceito de ligação química em termos das atrações e repulsões entre elétrons e núcleos
• Identificar possíveis correlações entre os modelos de ligações químicas (iônica, covalente
e metálica) e as propriedades das substâncias (temperatura de fusão e de ebulição, solubilidade, condutibilidade e estado físico à temperatura e pressão ambientes)
• Compreender e saber construir diagramas que representam a variação de energia envolvida em transformações químicas
• Fazer previsões sobre modelos de ligação química baseadas na tabela periódica e na eletronegatividade
• Fazer previsões a respeito da energia envolvida numa transformação química, considerando a ideia de quebra e formação de ligações e os valores das energias de ligação
• Aplicar o conceito de eletronegatividade para prever o tipo de ligação química





2ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
B
I
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Materiais e suas propriedades
O comportamento dos materiais
Relações entre propriedades das substâncias e suas estruturas
Interações interpartículas e intrapartículas e algumas propriedades dos materiais
• Polaridade das ligações covalentes e das moléculas
• Forças de interação entre as partículas – átomos, íons e moléculas – nos estados sólido,
líquido e gasoso • Interações inter e intrapartículas para explicar as propriedades das substâncias, como
temperatura de fusão e de ebulição, solubilidade e condutibilidade elétrica
• Dependência da temperatura de ebulição dos materiais com a pressão atmosférica
• Reconhecer os estados sólido, líquido e gasoso em função das interações eletrostáticas entre átomos, íons e moléculas
• Representar sólidos iônicos por meio de arranjos tridimensionais dos íons constituintes
• Estabelecer diferenciações entre as substâncias a partir de suas propriedades
• Reconhecer ligações covalentes em sólidos e macromoléculas
• Reconhecer as forças de interação intermoleculares (forças de London e ligações de hidrogênio)
• Relacionar as propriedades macroscópicas das substâncias às ligações químicas entre seus átomos, moléculas ou íons
• Interpretar em nível microscópico a dissolução de sais em água
• Interpretar a dependência da temperatura de ebulição das substâncias em função da pressão atmosférica
• Fazer previsões a respeito de propriedades dos materiais a partir do entendimento das interações químicas inter e intrapartículas
• Fazer previsões sobre o tipo de ligação química de uma substância a partir da análise de suas propriedades
• Analisar informações sobre impactos ambientais, econômicos e sociais da produção e dos usos dos materiais estudados

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Materiais e suas propriedades
Metais e sua utilização em pilhas e na galvanização
Relação entre a energia elétrica e as estruturas das substâncias em transformações químicas
Reatividade de metais; explicações qualitativas sobre as transformações químicas que produzem ou demandam corrente elétrica; conceito de reações de oxirredução
• Reatividade dos metais em reações com ácidos e íons metálicos
• Transformações que envolvem energia elétrica – processos de oxidação e de redução
• As ideias de estrutura da matéria para explicar oxidação e redução
• Transformações químicas na geração industrial de energia
• Implicações socioambientais das transformações químicas que envolvem eletricidade
• Diferentes usos sociais dos metais
• Reconhecer as evidências das transformações químicas que ocorrem entre metais e ácidos e entre metais e íons metálicos
• Identificar transformações químicas que ocorrem com o envolvimento de energia elétrica
• Relacionar a energia elétrica produzida e consumida na transformação química com os processos de oxidação e de redução
• Estabelecer uma ordem de reatividade dos metais em reações com ácidos e íons metálicos
• Descrever o funcionamento de uma pilha galvânica
• Interpretar os processos de oxidação e de redução a partir de ideias sobre a estrutura da matéria
• Avaliar as implicações sociais e ambientais das transformações químicas que ocorrem com o envolvimento de energia elétrica
• Avaliar os impactos ambientais causados pelo descarte de pilhas galvânicas e baterias





3ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
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Atmosfera como fonte de materiais para uso humano
Extração de materiais úteis da atmosfera; produção da amônia e estudos sobre a rapidez
e a extensão das transformações químicas; compreensão da extensão das transformações químicas; o nitrogênio como matéria-prima para produzir alguns materiais
• Liquefação e destilação fracionada do ar para obtenção de matérias-primas (oxigênio, nitrogênio e gases nobres)
• Variáveis que podem interferir na rapidez das transformações (concentração, temperatura, pressão, estado de agregação e catalisador)
• Modelos explicativos da velocidade das transformações químicas
• Estado de equilíbrio químico – coexistência de reagentes e produtos em certas transformações químicas
• Processos químicos em sistemas naturais e produtivos que utilizam nitrogênio – avaliação
de produção, consumo e utilização social
• Reconhecer o ar atmosférico como formado por uma mistura de gases
• Optar pelo processo de destilação fracionada para separar substâncias com temperaturas de ebulição próximas
• Reconhecer que existem transformações químicas que não se completam, atingindo um estado chamado de equilíbrio químico, em que reagentes e produtos coexistem
• Reconhecer e explicar como funcionam as variáveis (estado de agregação, temperatura, pressão, concentração e catalisador) que podem modificar a velocidade (rapidez) de uma transformação química
• Reconhecer a orientação e a energia de colisão como fatores determinantes para que ocorra uma colisão efetiva
• Reconhecer que transformações químicas podem ocorrer em mais de uma etapa e identificar a etapa lenta de uma transformação química como a determinante da velocidade com que ela ocorre
• Identificar transformações químicas que entraram em equilíbrio químico pela comparação entre dados tabelados referentes ao rendimento real e o estequiometricamente previsto dessas transformações
• Relacionar a energia de ativação da etapa lenta da transformação química com a velocidade com que ela ocorre
• Aplicar os conhecimentos referentes às influências da pressão e da temperatura na rapidez e na extensão de transformações químicas de equilíbrio para escolher condições reacionais mais adequadas
• Fazer previsões qualitativas sobre como composições de variáveis podem afetar as velocidades de transformações químicas, usando modelos explicativos
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Hidrosfera como fonte de materiais para uso humano
Extração de materiais úteis da atmosfera; acidez e alcalinidade de águas naturais – conceito de
Arrhenius; força de ácidos e de bases – significado da constante de equilíbrio; perturbação do equilíbrio químico; reação de neutralização
• Composição das águas naturais
• Processos industriais que permitem a obtenção de produtos a partir da água do mar
• Acidez e basicidade das águas e alguns de seus efeitos no meio natural e no sistema produtivo
• Conceito de dissociação iônica e de ionização e a extensão das transformações químicas
– equilíbrio químico
• Constante de equilíbrio para expressar a relação entre as concentrações de reagentes e produtos numa transformação química
• Influência da temperatura, da concentração e da pressão em sistemas em equilíbrio químico
• Equilíbrios químicos envolvidos no sistema CO2/H2O na natureza
• Transformações ácido–base e sua utilização no controle do pH de soluções aquosas
• Identificar métodos utilizados em escala industrial para a obtenção de produtos a partir da água do mar: obtenção do cloreto de sódio por evaporação, do gás cloro e do sódio
metálico por eletrólise ígnea, do hidróxido de sódio e do gás cloro por eletrólise da salmoura, do carbonato de sódio pelo processo Solvay e de água potável por destilação e por osmose reversa
• Reconhecer o processo de autoionização da água pura no nível microscópico como responsável pela condutibilidade elétrica por ela apresentada
• Reconhecer que se podem obter soluções neutras e a formação de sais a partir de reações entre soluções ácidas e básicas
• Reconhecer os fatores que alteram os estados de equilíbrio químicos: temperatura, pressão e mudanças na concentração de espécies envolvidas no equilíbrio
• Extrair dados de esquemas relativos a subprodutos do cloreto de sódio e a alguns de seus processos de obtenção
• Utilizar valores da escala de pH para classificar soluções aquosas como ácidas, básicas e neutras (a 25 ºC)
• Interpretar reações de neutralização entre ácidos fortes e bases fortes como reações entre H+ e OH–
• Interpretar a constante de equilíbrio como uma relação que indica as concentrações relativas de reagente e produtos que coexistem em equilíbrio dinâmico
• Saber construir a equação representativa da constante de equilíbrio de uma transformação química a partir de sua equação química balanceada
• Prever modificações no equilíbrio químico causadas por alterações de temperatura, observando as entalpias das reações direta e inversa
• Prever como as alterações nas pressões modificam equilíbrios envolvendo fases líquidas e gasosas (solubilidade de gases em líquidos)
• Valorizar o uso responsável da água levando em conta sua disponibilidade e os custos ambientais e econômicos envolvidos em sua captação e distribuição
• Avaliar a importância dos produtos extraídos da água do mar como matéria-prima e para consumo direto (cloreto de sódio, principalmente)
• Calcular valores de pH a partir das concentrações de H+ e vice-versa
• Saber prever a quantidade (em massa, em quantidade de matéria e em volume) de base forte que deve ser adicionada a um ácido forte para que a solução obtida seja neutra, dadas as concentrações das soluções
• Saber calcular a constante de equilíbrio de uma transformação química a partir de dados empíricos
• Avaliar, entre diferentes transformações químicas, a que apresenta maior extensão, dadas as equações químicas e as constantes de equilíbrio correspondentes





3ª série do Ensino Médio


Conteúdos
Habilidades
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Biosfera como fonte de materiais para uso humano
Extração de materiais úteis da biosfera; recursos vegetais para a sobrevivência humana –
carboidratos, lipídios e vitaminas; recursos animais para a sobrevivência humana – proteínas
e lipídios; recursos fossilizados para a sobrevivência humana – gás natural, carvão mineral e petróleo
• Os componentes principais dos alimentos (carboidratos, lipídios e proteínas), suas
propriedades e funções no organismo
• Biomassa como fonte de materiais combustíveis
• Arranjos atômicos e moleculares para explicar a formação de cadeias, ligações, funções orgânicas e isomeria
• Processos de transformação do petróleo, carvão mineral e gás natural em materiais e
substâncias utilizados no sistema produtivo – refino do petróleo, destilação seca do carvão e purificação do gás
• Produção e uso social dos combustíveis fósseis
• Reconhecer os processos de transformação do petróleo, carvão mineral e gás natural em
materiais e substâncias utilizados no sistema produtivo
• Reconhecer a importância econômica e ambiental da purificação do gás natural
• Reconhecer a biomassa como recurso renovável da biosfera
• Escrever fórmulas estruturais de hidrocarbonetos a partir de sua nomenclatura e vice-versa
• Classificar substâncias como isômeras, dadas suas nomenclaturas ou fórmulas estruturais
• Reconhecer que isômeros (com exceção dos isômeros ópticos) apresentam diferentes fórmulas estruturais, diferentes propriedades físicas (como temperaturas de fusão, de ebulição e densidade) e mesmas fórmulas moleculares
• Analisar e classificar fórmulas estruturais de aminas, amidas, ácidos carboxílicos, ésteres, éteres, aldeídos, cetonas, alcoóis e gliceróis quanto às funções
• Avaliar vantagens e desvantagens do uso da biomassa como fonte alternativa (ao petróleo e ao gás natural) de materiais combustíveis

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O que o ser humano introduz na atmosfera, hidrosfera e biosfera
Poluição, perturbações da bios fera, ciclos biogeoquímicos e desenvolvimento sustentável
Poluição atmosférica; poluição das águas por efluentes urbanos, domésticos, industriais e
agropecuários; perturbação da biosfera pela produção, uso e descarte de materiais e sua
relação com a sobrevivência das espécies vivas; ciclos biogeoquímicos e desenvolvimento
sustentável
• Desequilíbrios ambientais pela introdução de gases na atmosfera, como SO2, CO2, NO2 e
outros óxidos de nitrogênio
• Chuva ácida, aumento do efeito estufa e redução da camada de ozônio – causas e
consequências
• Poluição das águas por detergentes, praguicidas, metais pesados e outras causas, e
contaminação por agentes patogênicos
• Perturbações na biosfera por pragas, desmatamentos, uso de combustíveis fósseis,
indústrias, rupturas das teias alimentares e outras causas
• Ciclos da água, do nitrogênio, do oxigênio e do gás carbônico e suas inter-relações
• Impactos ambientais na óptica do desenvolvimento sustentável
• Ações corretivas e preventivas e busca de alternativas para a sobrevivência no planeta
• Reconhecer os gases SO2, CO2 e CH4 como os principais responsáveis pela intensificação do efeito estufa e identificar as principais fontes de emissão desses gases
• Reconhecer os gases SO2, NOx e CO2 como os principais responsáveis pela intensificação
de chuvas ácidas e identificar as principais fontes de emissão desses gases
• Reconhecer a diminuição da camada de ozônio como resultado da atuação de
clorofluorcarbonetos (CFCs) no equilíbrio químico entre ozônio e oxigênio
• Reconhecer agentes poluidores de águas (esgotos residenciais, industriais e agropecuários, detergentes, praguicidas)
• Reconhecer a importância da coleta e do tratamento de esgotos para a qualidade das águas
• Reconhecer perturbações na biosfera causadas pela poluição de águas e do ar, além de outras ocasionadas pelo despejo direto de dejetos sólidos
• Reconhecer que a poluição atmosférica está relacionada com o tempo de permanência
e com a solubilidade dos gases poluentes, assim como com as reações envolvendo esses gases
• Relacionar as propriedades dos gases lançados pelos seres humanos na atmosfera para
entender alguns prognósticos sobre possíveis consequências socioambientais do aumento
do efeito estufa, da intensificação de chuvas ácidas e da redução da camada de ozônio
• Interpretar e explicar os ciclos da água, do nitrogênio, do oxigênio e do gás carbônico, suas inter-relações e os impactos gerados por ações humanas
• Aplicar conceitos de concentração em ppm, de solubilidade, de estrutura molecular e de equilíbrio químico para entender a bioacumulação de esticidas ao longo da cadeia alimentar
• Avaliar custos e benefícios sociais, ambientais e econômicos da transformação e da utilização de materiais obtidos pelo extrativismo
• Organizar conhecimentos e aplicá-los para avaliar situações-problema relacionadas a desequilíbrios ambientais e propor ações que busquem minimizá-las ou solucioná-las



São Paulo (Estado) Secretaria da Educação.
Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias /

Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – São Paulo : SEE, 2010.

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