Quadro de conteúdos e
habilidades em Arte
5ª- série/6º- ano do
Ensino Fundamental
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
1°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
A
tridimensionalidade nas linguagens artísticas
• Diferenciação entre o espaço bi e o tridimensional
• O som no espaço: melodia-ritmo
• Formas do espaço teatral e sua relação com o corpo dos
atores
• Forma tridimensional do corpo em movimento, com ênfase
nos eixos vertical (altura), horizontal (lateralidade) e sagital
(profundidade)
|
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Estabelecer diferenciações entre o espaço bi e o
tridimensional
• Reconhecer e interpretar a linguagem tridimensional em
produções artísticas
• Operar com a tridimensionalidade na criação de ideias
na linguagem da Arte
|
2°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
O espaço no
território das linguagens artísticas
• Escultura, assemblage, ready-made,
parangolé; objeto, instalação, intervenções urbanas, site specific, land
art, web art etc.
• Cenografia e a cena contemporânea; topologia de cena
• Linguagem das danças clássica, moderna e contemporânea
• A mesma melodia em diferentes harmonizações; densidade
e intensidade
• A dimensão artística do espaço no decorrer dos tempos:
percursos de pesquisa na História
da Arte
|
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Reconhecer, interpretar e estabelecer diferenciações
entre as linguagens artísticas tendo o espaço como foco
• Analisar a percepção visual, a sonora, a espacial e a
cinestésica na leitura e na criação de ideias na linguagem da Arte
• Operar o pensamento analítico na distinção dos modos
de utilizar o espaço nas diferentes linguagens da Arte no decorrer do tempo
|
5ª- série/6º- ano do
Ensino Fundamental
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
3°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Luz: suporte,
ferramenta e matéria pulsante na Arte
• O claro e o escuro, a sombra e a luz, o foco, a
atmosfera e a luz na construção de sentido
• A luz e a contraluz na dança, no teatro e nas artes
visuais
• A luz e a sombra no teatro de sombras
• O som em diferentes espaços, estereofonia e gravação
bináurea
• As relações entre luz e cor; a dimensão simbólica da
luz e da cor
• A materialidade da luz nas linguagens artísticas
|
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Operar a luz como elemento, ferramenta e matéria
presente nas diferentes linguagens artísticas
• Identificar a dimensão simbólica da luz como geradora
de sentido e de múltiplas significações na Arte
• Reconhecer luz e sombra como qualidade estética e
expressiva na obra de arte
• Distinguir a sonoridade provocada por fontes distintas
|
4°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Olhares sobre a
matéria da arte
• Suportes, ferramentas, matérias
• Corpos perceptivos; improvisação, intuição, imaginação
criadora, coleta sensorial; vigília criativa; repertório pessoal e cultural;
poética pessoal; pensamento visual; pensamento corporal e cinestésico;
pensamento musical
• Percurso de experimentação; perseguir ideias; esboços;
séries; cadernos de anotações; estudo e pesquisa; apropriações; combinações;
processo colaborativo
• O corpo e a voz como suporte e matéria da arte
• Conceitos, procedimentos e conteúdos investigados
durante o ano
|
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Manejar e utilizar suportes, ferramentas e materiais
em processos de criação em arte
• Experimentar e reconhecer as potencialidades do corpo
como suporte e matéria das
artes cênicas
• Experimentar e reconhecer as potencialidades da voz
como suporte e matéria da música
• Identificar conceitos e procedimentos estudados e
experimentados em Arte durante o ano letivo
|
6ª- série/7º- ano do
Ensino Fundamental
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
1°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
O desenho e a
potencialidade do registro nas linguagens artísticas
• Desenho de observação, de memória, de imaginação; o
desenho como esboço, o desenho
como obra
• Desenho de cenário; planta baixa como desenho do
espaço cênico; desenho como croqui de figurino
• Desenho coreográfico que o olho vê
• Partituras não convencionais
• A linha e a forma como
elemento e registro nas linguagens artísticas
|
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Distinguir e utilizar conceitos sobre a linguagem do
desenho e suas conexões com as diferentes linguagens artísticas
• Relacionar e interpretar as potencialidades do desenho
como registro
• Considerar o desenho como modo de pensar, perceber,
observar, imaginar, projetar e expressar-se nas diferentes linguagens
artísticas
|
2°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
A forma como
elemento e registro na arte
• A linha como um dos elementos formais da visualidade
• O desenho e a manipulação de marionetes, teatro de
animação, teatro de bonecos,
mamulengo; a forma tornando visível a singularidade da personagem
• A forma como registro: notações em dança e em música
• A dimensão artística da forma no decorrer dos tempos
|
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler a forma e suas potenciais significações nas
diversas linguagens da Arte
• Interpretar e relacionar as potencialidades da forma
como elemento básico das linguagens artísticas
• Operar com a forma para tornar visíveis ideias nas
diferentes linguagens da Arte
• Operar com a forma na criação de notações na dança e
na música
|
6ª- série/7º- ano do
Ensino Fundamental
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
3°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
O “trans-formar”
matérico em materialidade na arte
• A apropriação de matéria e ferramentas no fazer arte
• A produção de instrumentos e a materialidade do timbre
• A qualidade do movimento do corpo que dança: espaço,
tempo, força, ritmo
• Os objetos do cotidiano; as relações entre matéria,
forma simbólica e imaginário poético no teatro de objetos
• O papel como matéria: colagem, papelagem, papel machê
• As linguagens da arte:
ampliações de referências a partir do diálogo com a materialidade
|
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Produzir trabalhos partindo de diálogos exploratórios
entre matérias, ferramentas e
linguagens artísticas
• Investigar matérias e ferramentas em obras de
artistas, de várias modalidades artísticas, em tempos diversos
• Reconhecer e utilizar a matéria e as ferramentas na
construção poética como materialidade da obra de arte
• Operar com diferentes materialidades, fazendo relações
entre forma e imaginário poético
|
4°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Experimentação: uma
fresta para respirar o poético
• Improvisação, acaso, ludicidade, espontaneidade
• Corpos perceptivos, intuição, acaso, imaginação
criadora, coleta sensorial, vigília criativa, repertório pessoal e cultural,
poética pessoal, pensamentos visual, musical, corporal
e sinestésico
• Percurso de experimentação, perseguir ideias, esboços,
séries, cadernos de anotação, estudo e pesquisa, apropriações, combinações,
processo coletivo e colaborativo
• Linguagens da Arte e procedimentos criativos de
experimentação
• Conceitos, procedimentos e conteúdos investigados
durante o ano letivo
|
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam
as seguintes habilidades:
• Distinguir, nos processos de criação, a construção de
linguagem da Arte por meio da
improvisação, do acaso, da intuição, da ação lúdica e do
espontâneo
• Operar com percursos de experimentação nos processos
de criação de linguagens artísticas
• Identificar conceitos e procedimentos estudados e
experimentados em arte durante o ano letivo
|
ª- série/8º- ano do
Ensino Fundamental
|
|||||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
|||
1°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
O suporte na
materialidade da arte
• Diferenciação, na música, entre instrumentos
tradicionais e instrumentos elétricos e eletrônicos; samplers, música no computador; sintetizadores
• O corpo como suporte físico da dança; leveza; peso;
flexões; ritmos; objetos cênicos
• O corpo como suporte físico do teatro; a ação física
como elemento da expressividade no palco
• Diferenciação entre suportes tradicionais, não
convencionais, imateriais; suporte flexível ou rígido; xerox; computador;
grandes formatos; corpo
|
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Interpretar e relacionar, na leitura de obras de arte,
a diferenciação de suportes convencionais, não convencionais e imateriais
usados no fazer arte
• Manejar diferentes suportes na criação de ideias na
linguagem da Arte
• Reconhecer e utilizar o suporte como matéria de
construção poética na materialidade da
obra de arte
• Distinguir suportes materiais e imateriais nas
produções artísticas
|
|||
2°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
A ruptura das
tradições nas linguagens artísticas
• A linguagem da música, paisagem sonora; o rádio como
mídia sonora; música produzida pelos DJs
• A linguagem do happening e da performance;
a linguagem do teatro com a tecnologia; a linguagem do teatro-dança
• A linguagem da capoeira, do hip-hop, do balé clássico, da dança moderna, da dança
contemporânea
• Do chassi para o papel, a tela ou a obra diretamente
sobre a parede; do pedestal para o objeto, a instalação e o site specific; o livro de artista; as performances; as obras interativas
• Processos de criação: intenção criativa, escolha e
diálogo com a matéria, repertório pessoal e cultural, imaginação criadora,
poética pessoal
|
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Investigar as linguagens da arte que são inventadas a
partir da ruptura de suportes
convencionais, lendo e produzindo com suportes não
convencionais e imateriais usados no fazer Arte
• Pesquisar processos de criação pessoal e de artistas,
ampliando o conceito de poética e de processo de criação no fazer artístico
• Ampliar repertórios pessoais e culturais, analisando
sua importância em processos de criação nas várias áreas de conhecimento
humano
• Operar com suportes, imagens, ideias e sentimentos por
meio da especificidade dos
processos de criação em Arte, gerando sua expressão em
artes visuais, música, teatro
ou dança
|
|||
|
|||||
7ª- série/8º - ano
do Ensino Fundamental
|
|||||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
|||
3°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Reflexos e
reflexões da vida na Arte – as temáticas no território de forma-conteúdo
• Temáticas que se revelam pelas formas
• Temas que se fazem forma pela observação e imitação de
corporeidades
• Relações entre imagem-forma e conteúdo de figuras
cênicas
• Relações potenciais entre temáticas, épocas e culturas
• Temáticas idealizadas, realistas, expressionistas,
surreais, abstratas; temas históricos, questões políticas, religiosas, de
natureza; o ser humano, sua identidade, seu anonimato; a visão feminina; o
corpo; a complexidade formal etc.
• Temáticas contemporâneas: arte
e vida; histórias de vida; cenas de rua
|
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Identificar temáticas em obras de arte por meio da
relação entre forma e conteúdo
• Experimentar e reconhecer diferentes modos de
construção e solução estética a partir de temáticas • Reconhecer a relação
entre arte e vida presente nas poéticas artísticas
• Operar com ideias, sentimentos, pensamentos e emoção
na produção de poéticas pessoais e/ou em grupo
|
|||
4°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
“Misturança” étnica:
marcas no patrimônio cultural, rastros na cultura popular
• Heranças culturais; patrimônios culturais imaterial e
material
• Arte indígena
• Arte afro-brasileira
• Poéticas contemporâneas
• Conceitos, procedimentos e conteúdos investigados
durante o ano
|
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Investigar a arte e as práticas culturais como
patrimônio cultural
• Reconhecer o patrimônio cultural, a memória coletiva,
os bens simbólicos materiais e imateriais
• Distinguir e relacionar as culturas formadoras da
cultura popular brasileira
• Reconhecer os conceitos, procedimentos e conteúdos
investigados e experimentados em
Arte durante o ano
|
|||
8ª- série/9º- ano do
Ensino Fundamental
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
1°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Processos de
criação nas linguagens artísticas
• Procedimentos criativos na construção de obras
visuais, sonoras e cênicas
• Ação inventiva; corpo perceptivo; imaginação criadora;
coleta sensorial; vigília criativa; percurso de experimentação; esboços;
séries; cadernos de anotações; apropriações; processo colaborativo;
pensamentos visual, corporal, musical
• Repertórios pessoal e cultural; poética pessoal
• O diálogo com a matéria
visual, sonora e cênica em processos de criação
|
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Investigar processos de criação pessoais e de
artistas, ampliando o conceito de poéticas e de processo de criação
• Analisar repertórios pessoais e culturais, reconhecendo
sua importância em processos de criação nas várias áreas de conhecimento
humano
• Pesquisar o diálogo entre a materialidade e os
processos de criação, analisando a escolha da matéria, as ferramentas, os
suportes e os procedimentos técnicos
• Operar com imagens, ideias e sentimentos por meio da
especificidade dos processos de
criação em Arte, gerando sua expressão em artes visuais,
música, teatro ou dança
|
2°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Materialidade e
gramática das linguagens artísticas
• Matéria e significação
• O corpo como suporte físico na dança e no teatro
• Cenário; adereços; objetos cênicos; texto
• Suportes, ferramentas e procedimentos técnicos
• Elementos básicos da linguagem da dança; música;
teatro e artes visuais
• Temáticas que impulsionam a criação
|
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Investigar a potência da matéria, dos suportes e
procedimentos técnicos nas linguagens da Arte
• Pesquisar o diálogo entre a intenção criativa, a
materialidade e as conexões entre
forma-conteúdo
• Operar com os elementos da forma em Arte, com
temáticas e com a materialidade,
gerando sua expressão em artes visuais, música, teatro
ou dança
|
8ª- série/9º - ano do
Ensino Fundamental
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
3°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Fusão, mistura,
contaminação de linguagens
• Design,
moda, mobiliário, desenho industrial
• Fusão entre as linguagens teatral e cinematográfica
• Ballet de
repertório; dança moderna do início século XX; dança teatral
• Música de cinema; som sincronizado; som fabricado
• Hibridismo das relações entre forma-conteúdo
nas várias linguagens; elementos básicos da visualidade
e suas ampliações no design;
elementos básicos da linguagem híbrida do
cinema e elementos básicos das
linguagens do teatro, da dança e da música
|
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Analisar o modo como se fundem e se contaminam as
linguagens da Arte, originando
hibridismos nas artes visuais, na música, no teatro e na
dança
• Experimentar procedimentos artísticos para gerar
linguagens híbridas
• Operar, na leitura de obras de arte e no fazer
artístico, com a ideia de obra de arte sem a
rigidez dos cânones e definições tradicionais
• Reconhecer as múltiplas formas híbridas da linguagem
da Arte
|
4°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Travessia poética:
do fazer artístico ao ritual de passagem
• Arte e documentação
• Exposição ou apresentação artística e o registro como
documentação
• Modos de documentar a arte
• Conceitos, procedimentos e conteúdos investigados
durante o ano
|
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Elaborar, realizar, mostrar e documentar um projeto
poético individual ou colaborativo
• Identificar conceitos, procedimentos e conteúdos investigados
e experimentados em Arte durante o ano
|
1ª série do Ensino
Médio
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
1°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Arte, cidade e
patrimônio cultural
• Heranças culturais; patrimônio cultural imaterial e
material; estética do cotidiano; tradição e ruptura; ligação arte e vida;
arte contemporânea
• Preservação e restauro; políticas culturais; educação
patrimonial
• Arte pública; intervenções urbanas; grafite; pichação;
monumentos históricos
• Paisagem sonora; músicos da rua; videoclipe; música
contemporânea
• Escola de samba; tambor de crioula; jongo; roda de
samba; frevo; forró; dança
contemporânea; dança popular
• Artes circenses; circo tradicional; famílias
circenses; circo contemporâneo; escolas de circo; palhaço clown e a tradição cômica; folia de reis; palhaços de hospital
|
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Investigar a arte e as práticas culturais como
patrimônio cultural no contexto da cultura urbana
• Identificar o patrimônio cultural, a memória coletiva,
os bens simbólicos materiais
e imateriais
• Operar com imagens, ideias e sentimentos por meio da
especificidade dos processos de
criação em Arte, gerando sua expressão em artes visuais,
música, teatro ou dança
• Operar com esboços de projetos individuais
ou colaborativos visando à intervenção e à
mediação cultural na escola e na cidade
|
2°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
In[ter]venção em
arte: projetos poéticos na escola
• Intervenção em Arte
• Modos de intervenção artística e seus processos de
criação em artes visuais, música, teatro e dança
• Ações de intervenção e mediação cultural por meio de
projetos poéticos individuais ou colaborativos
|
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Construir critérios para analisar a intervenção em Arte
• Articular imagens, ideias e sentimentos por meio da
especificidade dos processos de
criação nas linguagens das artes visuais, da música, do
teatro ou da dança, gerando
projetos de intervenção na escola
• Analisar o lugar-espaço-escola como modo de fazer uma
leitura-sondagem detonadora
de questões propositoras para a intervenção
• Utilizar conhecimentos sobre a intervenção em artes
visuais, música, teatro ou dança para elaborar e realizar na escola projetos
individuais ou colaborativos visando à mediação cultural na escola
|
1ª série do Ensino
Médio
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
3°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
In[ter]venção
na escola: arte e ação
• Suportes, ferramentas e procedimentos
técnicos e inventivos
• O corpo como suporte físico na dança e no
teatro
• O corpo do teatro; o corpo do ator/atriz
em expressão cênica
• Matéria sonora e significação; o som da
palavra; música coral; o som dos textos e das
bandas na escola; parâmetros sonoros, timbre
• Corpo espetacular; intervenção em espaços
não convencionais; texto/escritura/temas de
intervenção cênica • Visualidade da
forma-conteúdo em conexão com a materialidade e os processos de criação
Habilidades
|
Espera-se que ao completar este bimestre os
alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ampliar a compreensão sobre a intervenção
em Arte
• Analisar a materialidade em Arte e
utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo na
linguagem das artes visuais, da música, do teatro ou da dança
• Analisar os processos já realizados no 1o
e no 2o bimestres como um modo de leitura-sondagem
para a continuidade dos projetos de
intervenção, individuais ou colaborativos
|
4°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
In[ter]venção:
instantâneos poéticos na escola
• A intervenção e seu registro como documentação
• Modos de documentação em Arte
• Conceitos, procedimentos e conteúdos investigados
durante o ano
|
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Elaborar, realizar e documentar intervenções na escola
• Identificar conceitos, procedimentos e conteúdos
investigados durante o ano letivo
|
2ª série do Ensino
Médio
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
1°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
O encontro entre a
arte e o público
• Espaços expositivos, modos de expor, salões de arte,
bienais e feiras de arte
• Festivais de teatro, espaços promotores de leitura
dramática, mostra universitária
• Festivais de dança, mostra universitária, espaços
alternativos de dança
• Festivais de música, espaços para concerto, espaços
alternativos de música: coretos, as ruas
|
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Investigar o encontro entre arte e público na dimensão
da mediação cultural, como
experiência estética a ser compartilhada
• Identificar espaços e formas de integração entre arte
e público
• Analisar a mediação cultural, como abertura de
possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público e as
artes visuais, a música, o teatro ou a dança
• Esboçar projetos individuais ou colaborativos como
condutores de espaço para a apresentação do fazer artístico da comunidade
escolar e/ou do seu entorno
|
2°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Poéticas pessoais e
processos colaborativos em arte
• A potencialidade e a singularidade poética nas
linguagens artísticas
• As linguagens das linguagens da Arte
• A operação poética de levantamento de hipóteses,
escolha e testes de elementos da gramática das linguagens artísticas
• O revelar das temáticas
• Projetos de poética pessoal ou colaborativa
|
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Produzir poéticas pessoais, coletivas e/ou
colaborativas por meio de percursos de
experimentação
• Reconhecer a invenção poética durante o fazer da
construção artística, inventando seu modo de fazer
• Investigar as potencialidades das relações entre
linguagens artísticas e forma-conteúdo
• Inventar e elaborar a escrita de pré-projetos
individuais ou colaborativos como condutores
de espaço para a realização do fazer artístico da
comunidade escolar e/ou do seu entorno, no segundo semestre
|
2ª série do Ensino
Médio
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
3°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Tempo de fazer, gestando o mostrar
•
A construção de jingles
•
O desenho de animação
•
A improvisação teatral
•
A dança e suas modalidades
• O festival e o salão como modo de mostrar a produção
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Analisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos
de criação e forma-conteúdo nas linguagens das artes visuais, da música, do
teatro ou da dança
•
Operar com diferentes procedimentos artísticos na criação de poéticas
pessoais ou processos colaborativos
•
Pesquisar festivais e salões como formas de mostrar a produção artística
•
Analisar processos já realizados nos bimestres anteriores para dar
continuidade aos projetos individuais ou colaborativos
|
4°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
O mostrar
anunciado: a produção poética na escola
• Amostra poética: festival, salão
• Modos de divulgação em Arte: cartaz, fôlder, programa
• Conceitos, procedimentos e conteúdos investigados em
Arte durante o ano
|
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Elaborar, realizar, mostrar e documentar um projeto
poético
• Reconhecer conceitos, procedimentos e conteúdos
investigados e experimentados em
Arte durante o ano letivo
|
Não tem indicação para o 3º ano
São Paulo (Estado)
Secretaria da Educação.
Currículo do Estado
de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias /
Secretaria da
Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Alice
Vieira. – 2. ed. – São Paulo: SE, 2011. 260 p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário