CURRICULO CIÊNCIAS
Eixos
temáticos
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Subtemas
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Vida e
ambiente
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Meio
ambiente (5a série/6o ano)
Os
seres vivos (6a série/7o ano)
Manutenção
de espécies (7a série/8o ano)
Relações com o ambiente (8a série/9o ano)
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Ciência e
tecnologia
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Materiais
do cotidiano e sistema produtivo (5a série/6o ano)
A
tecnologia e os seres vivos (6a série/7o ano)
Energia
no cotidiano e no sistema produtivo (7a série/8o ano)
Constituição,
interações e transformações dos materiais (8a série/9o ano)
Usos tecnológicos das radiações (8a série/9o ano)
|
Ser humano
e saúde
|
Qualidade
de vida: saúde individual, coletiva e ambiental (5a série/6o ano)
Saúde:
um direito da cidadania (6a série/7o ano)
Manutenção
do organismo (7a série/8o ano)
Coordenação
das funções orgânicas (8a série/9o ano)
Preservando o organismo (8a série/9o ano)
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Terra e
Universo
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Planeta
Terra: características e estrutura (5a série/6o ano)
Olhando
para o céu (6a série/7o ano)
Planeta Terra e sua vizinhança cósmica (7a série/8o ano)
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Quadro de conteúdos e habilidades em Ciências
5ª- série/6º- ano do
Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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1°
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Vida e ambiente
Meio
ambiente / Ambiente natural
•
Os seres vivos e os fatores não vivos do ambiente
•
Tipos de ambiente e de especificidade, como caracterização, localização
geográfica,
biodiversidade,
proteção e conservação dos ecossistemas brasileiros
•
O ar, a água, o solo e a interdependência dos seres vivos
•
O ciclo hidrológico do planeta
•
A formação dos solos e a produção de alimentos
•
O fluxo de energia nos ambientes e ecossistemas – transformação da energia
luminosa do
Sol
em alimento
• Relações alimentares – produtores, consumidores e
decompositores
|
•
Construir e aplicar o conceito de que os seres vivos estão relacionados aos
ambientes em que são encontrados
•
Identificar, em ambientes (ou em textos descritivos de ambientes), elementos
essenciais
à
manutenção da vida dos organismos que neles se desenvolvem
•
Reconhecer, em textos ou figuras, os seres vivos e os fatores não vivos de um
determinado ambiente
•
Descrever, com base na observação de figuras e ilustrações, animais e
vegetais típicos dos principais ecossistemas brasileiros: Floresta Amazônica,
Mata Atlântica, Cerrado,
Caatinga,
Pantanal, Campos Sulinos (Pampas)
•
Associar figuras ou ilustrações de animais e vegetais representativos da
biodiversidade brasileira aos seus respectivos ecossistemas
•
Reconhecer a presença, em cadeias e teias alimentares, de produtores,
consumidores e
Decompositores
•
Reconhecer e descrever variações na população de determinadas espécies de um ambiente,
sob o impacto da extinção de determinadas populações e/ou introdução de novas
espécies
•
Reconhecer causas e consequências de desequilíbrios em cadeias e teias
alimentares, com base em situações descritas em textos ou ilustrações
•
Identificar as formas de obtenção de energia e o fluxo de energia nos
ambientes
•
Reconhecer as transformações do estado físico da água, associando-as às
respectivas mudanças de temperatura
•
Construir e aplicar o conceito de ciclo hidrológico, de maneira a interpretar
os diversos caminhos da água no ambiente
•
Reconhecer e valorizar ações que promovam o uso racional da água
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2°
B
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Ciência e tecnologia
Materiais
no cotidiano e no sistema produtivo / Fontes, obtenção e uso de materiais
•
Visão geral de propriedades dos materiais, como cor, dureza, brilho,
temperaturas de fusão e de ebulição, permeabilidade e suas relações com o uso
dos materiais no cotidiano
e
no sistema produtivo
•
Reconhecimento de fontes, obtenção e propriedades da água e seu uso
residencial, agropecuário, industrial, comercial e público
•
Minerais, rochas e solo – características gerais e importância para a
obtenção de materiais como metais, cerâmicas, vidro, cimento e cal
Materiais
obtidos de vegetais
•
A fotossíntese e seus produtos
•
A tecnologia da madeira – produtos de sua transformação, como carvão vegetal,
fibras e papel
•
Consequências ambientais do desmatamento indiscriminado; importância da
reciclagem do papel
•
Tecnologia da cana – açúcar e álcool
|
•
Identificar características dos materiais, utilizando-as para classificá-los
de acordo com suas propriedades específicas
•
Reconhecer usos de diferentes materiais no cotidiano e no sistema produtivo,
com base em textos e ilustrações
•
Identificar e caracterizar os múltiplos usos da água, reconhecendo as
propriedades que permitem que ela seja usada dessa ou daquela maneira
•
Reconhecer aspectos relevantes no uso e na preservação da água, como a
manutenção da vida e a produção de alimentos
•
Identificar e caracterizar os métodos de obtenção para os materiais mais
comumente utilizados em nosso cotidiano (metais, plásticos etc.)
•
Identificar e caracterizar as modificações sofridas pelos materiais mais
comumente utilizados
em
nosso cotidiano, como metais, plásticos etc., para constituírem produtos
diversos (parafusos, máquinas, lâminas etc.)
•
Distinguir recursos renováveis de não renováveis
•
Reconhecer medidas que concorram para o uso racional de recursos materiais
•
Identificar as principais substâncias envolvidas na fotossíntese,
reconhecendo o papel desse processo na sobrevivência dos vegetais e dos
animais
•
Identificar e caracterizar as principais consequências ambientais do
desmatamento
•
Propor estratégias para resolver o problema do desmatamento associado à
produção de papel com emprego de madeira
•
Indicar e caracterizar processos de separação de corantes e óleos a partir de
substâncias produzidas por vegetais
•
Indicar e caracterizar o uso da madeira como matéria-prima para a obtenção de
papel, de carvão vegetal e para a indústria de móveis
•
Identificar e caracterizar as consequências do uso indiscriminado da madeira
•
Elaborar argumentos consistentes para debater e enfrentar situações-problema
relativas ao uso do álcool como combustível
•
Identificar vantagens e desvantagens do processo de produção em escala do
álcool combustível
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5ª- série/6º- ano do
Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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3°
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Ser humano e saúde
Qualidade
de vida
•
A saúde individual, coletiva e ambiental
Poluição
do ar e do solo: fontes e efeitos sobre a saúde
•
O que é poluição
•
Os automóveis e a poluição do ar
•
A agricultura intensiva e a transformação da paisagem original
•
Agricultura convencional × agricultura orgânica
•
Defensivos agrícolas e a poluição do solo
A
poluição da água e a importância do saneamento básico
•
Tratamento da água e do esgoto
•
O uso consciente da água
•
Caracterização e prevenção de doenças transmitidas por água contaminada
A
produção de resíduos e o destino dos materiais no ambiente
•
A coleta e os destinos do lixo: coleta seletiva, lixões, aterros,
incineração, reciclagem e reaproveitamento de materiais
•
O consumo consciente e a importância dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar)
|
•
Ler e interpretar textos científicos ou notícias sobre poluição do ar ou do
solo
•
Reconhecer e/ou representar, por meio de diferentes linguagens,
características de locais ou de ambientes poluídos
•
Identificar e caracterizar os principais poluentes químicos do ar, das águas
e do solo, destacando seus efeitos sobre a saúde individual e coletiva
•
Identificar características da agricultura convencional e da orgânica,
ressaltando as vantagens e desvantagens de cada uma dessas modalidades em
relação à preservação ambiental, à saúde humana e ao atendimento à demanda
por alimentos
•
Indicar e caracterizar medidas que reduzem a poluição ambiental do ar, das
águas e do solo
•
Identificar e caracterizar os elementos que entram na composição do solo,
reconhecendo os tipos mais adequados ao cultivo de vegetais
•
Identificar as doenças humanas transmitidas por água contaminada e as formas
de preveni-las
•
Reconhecer a importância do saneamento público (tratamento da água e do
esgoto) e sua relação com a prevenção e promoção da saúde
•
Identificar e caracterizar as principais fases no tratamento da água, com
base em textos, esquemas ou situações experimentais
•
Reconhecer medidas que possam reduzir o consumo individual e coletivo de água
•
Identificar e caracterizar os principais métodos de coleta e de destinação do
lixo
•
Identificar e argumentar sobre as vantagens e desvantagens dos principais
métodos de coleta e de destinação de lixo, tendo como parâmetro a preservação
ambiental e a saúde coletiva
•
Identificar as condições que facilitam (ou dificultam) o processo da
reciclagem do lixo, bem como as vantagens ambientais do reaproveitamento dos
materiais nele presentes
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4°
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Terra e Universo
Planeta
Terra
•
Características e estrutura
Dimensão
e estrutura do planeta Terra
•
Representações da Terra – lendas, mitos e crenças religiosas
•
Representações de nosso planeta – fotos, planisférios e imagens
•
Estimativas do tamanho
•
Modelo da estrutura interna e medidas que o sustentam
•
Modelos de fenômenos naturais como vulcões, terremotos e tsunamis
•
Modelos de placas tectônicas
Rotação
da Terra
•
A rotação e as diferentes intensidades de iluminação solar
•
Ciclo dia/noite e sombra como medida do tempo
•
Medidas de tempo do cotidiano e em pequenos e grandes intervalos
•
Evolução nas medidas do tempo – relógios de água e de areia, mecânicos e
eletrônicos
•
Ciclo dia/noite e atividade humana e animal
•
Fusos horários e saúde
|
•
Ler e interpretar imagens e modelos representativos do planeta Terra, fazendo
estimativas de suas dimensões
•
Reconhecer a diversidade histórico-cultural das representações da Terra
elaboradas em diferentes épocas e por diferentes culturas
•
Pesquisar e comparar representações do planeta Terra em diferentes épocas,
culturas e civilizações
•
Identificar representações da Terra em fotos, planisférios e imagens
televisivas
•
Reconhecer e identificar as principais características físicas, a composição
e a estrutura interna da Terra
•
Representar em escala, por meio de desenhos e esquemas, as diferentes camadas
da Terra
•
Reconhecer, em textos ou ilustrações, os modelos científicos que explicam a
ocorrência de fenômenos naturais, como terremotos, vulcões e tsunamis
•
Associar diferentes intensidades de iluminação solar ao movimento de rotação
da Terra
•
Observar sombras de objetos variados, como edifícios, árvores, postes e
pessoas, e associar suas formas e seus tamanhos às posições do Sol ao longo
do dia
•
Relacionar o ciclo dia/noite e posições observadas do Sol com o movimento de
rotação da Terra
•
Calcular e realizar medidas de tempo do cotidiano e de pequenos e grandes
intervalos de tempo
•
Localizar historicamente e comparar diferentes medidores de tempo, como
relógios de sol, de água, de areia, mecânicos e elétricos
•
Organizar e registrar informações sobre a duração do dia em diferentes épocas
do ano e sobre os horários de nascimento e ocaso do Sol
•
Realizar observações e formular hipóteses sobre o movimento aparente do Sol
para explicar o ciclo dia/noite, registrando-as por meio de desenhos,
esquemas ou textos
•
Compreender e explicar por que os polos terrestres são mais frios do que as
regiões equatoriais, com base em ilustrações e modelos explicativos do
movimento aparente do Sol
•
Identificar, em um mapa-múndi, horários em localidades que ficam em
diferentes fusos, reconhecendo o impacto desse sistema sobre a vida humana
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6ª- série/7º- ano do
Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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1°
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Terra e Universo – Olhando para o
céu
Elementos
astronômicos visíveis
•
O Sol, a Lua, os planetas, as estrelas e as galáxias
•
Localização de estrelas e constelações
•
Cultura e constelações
•
Movimentos dos astros relativos à Terra – de leste a oeste e a identificação
da direção
norte/sul
Elementos
do Sistema Solar
•
O Sol e os planetas no espaço
•
Forma, tamanho, temperatura, rotação, translação, massa e atmosfera dos
integrantes
do
Sistema Solar
• Distâncias e tamanhos na dimensão do Sistema Solar e
representação em escala
|
•
Ler e interpretar informações relacionadas ao céu apresentadas em diferentes
linguagens, como música, dicionário, desenhos, textos e cartas celestes
•
Descrever e/ou interpretar relatos de fenômenos ou de acontecimentos que
envolvam conhecimentos a respeito do céu
•
Diferenciar fenômenos astronômicos de fenômenos não astronômicos
•
Identificar os pontos cardeais, com base em bússola caseira ou tomando como
referência
o
movimento aparente do Sol
•
Reconhecer e utilizar as coordenadas para localizar objetos no céu
•
Observar e identificar algumas constelações no céu e em cartas celestes
•
Reconhecer e empregar linguagem científica na denominação de astros, como
planeta, planeta anão, asteroides, satélites, cinturão de asteroides etc.
•
Comparar tamanhos e distâncias relativas entre astros pertencentes ao Sistema
Solar, com base em figuras e ilustrações
•
Construir um modelo em escala do Sistema Solar, interpretando as relações
entre tamanho e distância dos astros que o integram
•
Expressar de forma textual ideias, percepções e impressões a respeito das
grandes dimensões do Sistema Solar em relação à pequena parcela ocupada pela
Terra
•
Reconhecer a construção do conhecimento científico relativo às observações do
céu como um processo histórico e cultural, com base na análise de textos e/ou
modelos
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2°
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Vida e ambiente – Os seres vivos
Origem
e evolução dos seres vivos
•
Origem da vida – teorias, representações e cultura
•
Evolução – transformações dos seres vivos ao longo do tempo
•
Fósseis – registros do passado
Características
básicas dos seres vivos
•
Organização celular
•
Subsistência – obtenção de matéria e energia e transferência de energia entre
seres vivos
•
Reprodução
•
Classificação – agrupar para compreender a enorme variedade de espécies
•
Os reinos dos seres vivos
•
Causas e consequências da extinção de espécies
Diversidade
da vida animal
•
A distinção entre esqueleto interno e esqueleto externo
•
Animais com e sem coluna vertebral
•
Aspectos comparativos dos diferentes grupos de vertebrados
•
Aspectos comparativos dos diferentes grupos de invertebrados
•
Diversidade das plantas e dos fungos
•
Aspectos comparativos dos diferentes grupos de plantas
•
As funções dos órgãos vegetais
•
A reprodução dos vegetais – plantas com ou sem flores
•
O papel das folhas na produção de alimentos – fotossíntese
•
Características gerais dos fungos
|
•
Ler e interpretar diferentes representações sobre a origem da vida, expressas
em textos de natureza diversa
•
Relacionar as informações presentes em textos que tratam da origem dos seres
vivos com os contextos em que foram produzidos
•
Confrontar interpretações diversas dadas ao fenômeno do surgimento da vida no
planeta, comparando diferentes pontos de vista, identificando os pressupostos
de cada
interpretação
e analisando a validade dos argumentos utilizados
•
Reconhecer que os fósseis são evidências da evolução dos seres vivos, com
base em textos e/ou ilustrações
•
Reconhecer a organização celular como uma característica fundamental das
formas vivas
•
Identificar e caracterizar as funções vitais básicas das formas vivas
•
Representar estruturas celulares básicas por meio da construção de modelos
tridimensionais
•
Utilizar conceitos biológicos na caracterização de seres vivos: unicelular,
pluricelular, autótrofo e heterótrofo, entre outros
•
Comparar diferentes critérios que podem ser utilizados na classificação
biológica
•
Ler e interpretar diferentes informações referentes à extinção das espécies
em textos, gráficos e ilustrações
•
Construir, apresentar e reconhecer argumentação plausível para a defesa da
preservação da biodiversidade
•
Identificar e explicar as principais causas de destruição dos ecossistemas
•
Reconhecer a importância da biodiversidade para preservação da vida,
destacando de que maneira ela pode ser ameaçada por condições climáticas e
pela intervenção humana
•
Identificar e descrever as principais adaptações dos animais, plantas e
fungos aos ambientes em que vivem, com base em textos e/ou ilustrações
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6ª- série/7º- ano do
Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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Ciência e tecnologia – A tecnologia
e os seres vivos
Produtos
obtidos de seres vivos
•
O uso de seres vivos e de processos biológicos para a produção de alimentos
•
Os seres vivos mais simples e sua relação com a conservação dos alimentos
Ciência,
tecnologia e subsistência
• Recuperação de ambientes aquáticos, aéreos e
terrestres degradados
|
•
Identificar e descrever a participação de microrganismos na fabricação de
determinados alimentos (pão, queijo, leite, iogurte etc.), com base na
leitura de textos
•
Identificar e descrever a participação de microrganismos na
conservação/deterioração de determinados alimentos (carne, leite, iogurte
etc.), com base na leitura de textos ou em análise de resultados de
experimentação • Reconhecer a etiologia e a profilaxia do botulismo a partir
da leitura de texto ou ilustração do processo de transmissão • Reconhecer
procedimentos utilizados em casas ou residências para a conservação de alimentos
a partir da leitura de textos e/ou ilustrações
•
Reconhecer procedimentos utilizados pela indústria para a conservação de
alimentos a partir da leitura de textos e/ou ilustrações
•
Identificar e descrever as fases principais nos processos de esterilização do
leite e as transformações químicas para a obtenção de seus derivados
•
Associar a fermentação biológica ao processo de obtenção de energia realizado
por microrganismos, identificando os reagentes e produtos desse processo •
Ler e interpretar gráficos sobre a ocorrência e a distribuição de acidentes
de derramamento de petróleo
•
Identificar e descrever prejuízos ambientais e para a saúde coletiva causados
pelos episódios de derramamento de petróleo a partir da leitura de texto e/ou
ilustração
•
Identificar e descrever situações em que microrganismos podem ser utilizados
para recuperar ambientes contaminados por petróleo ou outros poluentes, com
base em textos
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Ser humano e saúde – Saúde: um
direito da cidadania
O
que é saúde
•
Saúde como bem-estar físico, mental e social e seus condicionantes, como
alimentação, moradia e lazer
•
Saúde individual e coletiva – a responsabilidade de cada um
Parasitas
humanos e os agravos à saúde
•
Os ectoparasitas e os endoparasitas
•
Vírus – características, transmissão e prevenção de doenças da região
•
Bactérias – características, transmissão e prevenção de doenças da região
•
Principais doenças causadas por protozoários (amebíase, leishmaniose, doença
de Chagas
e
malária)
•
Epidemias e pandemias
•
Verminoses (esquistossomose, teníase, cisticercose, ascaridíase,
ancilostomíase (amarelão),
filariose
(elefantíase) e bicho-geográfico) e medidas preventivas para as mais comuns
na região
|
•
Reconhecer a saúde como bem-estar físico, mental e social, e não apenas como
ausência de doenças
•
Ler e interpretar indicadores de saúde apresentados na forma de tabelas e
gráficos simples
•
Reconhecer determinantes e condicionantes de uma vida saudável (alimentação,
moradia, saneamento, meio ambiente, renda, trabalho, educação, transporte,
lazer etc.), com base em textos e/ou ilustrações • Propor ações para melhorar
a qualidade de vida de uma determinada população, conhecidos os seus indicadores
básicos de saúde
•
Reconhecer argumentos e propostas que expressem a visão de que saúde é um bem
pessoal que deve ser promovido por meio de diferentes ações (individuais,
coletivas e governamentais), com base em textos
•
Explicar a transmissão e as medidas de prevenção das principais doenças
causadas por vírus
•
Explicar a transmissão e as medidas de prevenção das principais doenças
causadas por bactérias
•
Representar e/ou explicar fenômenos que aparecem nos ciclos de transmissão das
verminoses mais comuns (esquistossomose, teníase, cisticercose, ascaridíase, ancilostomíase,
filariose e bicho-geográfico), bem como as medidas para preveni-las
•
Reconhecer a relação entre os ectoparasitas e os endoparasitas e a saúde
humana
•
Identificar os ciclos de transmissão das principais doenças causadas por
protozoários (leishmaniose, doença de Chagas e malária)
•
Reconhecer episódios de endemia e/ou epidemia, com base na leitura de textos
•
Identificar e explicar condições ambientais e climáticas que favorecem (ou
dificultam) a disseminação de algumas doenças, com base na leitura de textos
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7ª- série/8º- ano do
Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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1°
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Ser humano e saúde – Manutenção do
organismo
Os
nutrientes e suas funções no organismo
•
Nutrientes e suas funções
•
Necessidades diárias de alimentos; dieta balanceada = alimentação variada
•
Conteúdo calórico e peso corpóreo – distúrbios alimentares
Estrutura,
funcionamento e inter-relações dos sistemas
•
Os sistemas de nutrição: digerir, respirar, circular e excretar
•
Digestão – processamento dos alimentos e absorção dos nutrientes
•
Respiração – movimentos respiratórios e trocas gasosas; distúrbios do sistema
respiratório
•
Circulação sistêmica e circulação pulmonar – o sangue e suas funções;
distúrbios do sistema cardiovascular
•
Excreção – a estrutura do sistema urinário; a produção da urina
A
manutenção da integridade do organismo
•
Sistemas de defesa do organismo – sistema imunológico
• Antígenos e anticorpos – vacinas e soros
|
•
Identificar diferentes necessidades nutricionais segundo idade, sexo e
atividades diárias das pessoas
•
Identificar os principais tipos de nutrientes presentes nos alimentos mais
comuns da dieta diária
•
Identificar e explicar as diferentes funções que os nutrientes têm no
organismo
•
Ler e interpretar rótulos de alimentos, julgando sua adequação a dietas
predeterminadas (hiper e hipocalóricas, sem colesterol etc.)
•
Identificar e explicar as causas das principais doenças relacionadas à
alimentação, bem como as suas consequências no desenvolvimento do indivíduo
•
Identificar, em tabelas, a composição nutricional dos alimentos e a função de
cada tipo de componente
•
Identificar e explicar a integração existente entre os sistemas digestório,
respiratório, cardiovascular e excretor durante o processo de nutrição
•
Identificar as causas do ganho de peso excessivo, bem como as estratégias que
favorecem o emagrecimento saudável
•
Identificar e explicar as funções básicas e as principais doenças do sistema
cardiovascular
•
Identificar hábitos de vida e/ou fatores que afetam a saúde do sistema
cardiovascular, como hipertensão, sedentarismo, colesterol, diabetes,
obesidade, tabagismo e estresse
•
Identificar e explicar mecanismos de defesa (barreiras mecânicas e sistema imunológico)
utilizados pelo organismo para se proteger da ação de agentes externos,
mantendo a sua integridade
•
Identificar e explicar formas pelas quais o sangue se relaciona às defesas
corporais internas do organismo
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2°
B
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Vida e ambiente – Manutenção das
espécies
Tipos
de reprodução
•
Estratégias reprodutivas – corte e acasalamento
•
Reprodução sexuada e assexuada
•
Fertilização externa e interna
•
Desenvolvimento de ovíparos e vivíparos
Sexualidade,
reprodução humana e saúde reprodutiva
•
Puberdade – mudanças físicas, emocionais e hormonais no amadurecimento sexual
de
adolescentes
•
Anatomia interna e externa do sistema reprodutor e humano
•
Ciclo menstrual
•
Doenças sexualmente transmissíveis – prevenção e tratamento
•
Métodos anticoncepcionais e gravidez na adolescência
|
•
Identificar, em textos e ilustrações, exemplos de reprodução sexuada e de
reprodução assexuada
•
Identificar e explicar as principais diferenças entre as reproduções sexuada
e assexuada
•
Reconhecer a principal diferença entre os tipos de fertilização,
identificando as circunstâncias em que cada tipo ocorre preferencialmente
•
Reconhecer e nomear, em ilustrações ou modelos anatômicos, as partes do
sistema reprodutor feminino e masculino
•
Identificar e explicar as funções dos órgãos principais do sistema reprodutor
masculino e feminino
•
Reconhecer as principais mudanças corporais que ocorrem em ambos os sexos da
espécie humana durante a puberdade, com base em textos ou ilustrações
•
Reconhecer as principais características da adolescência, com base em texto
•
Identificar e explicar os efeitos dos principais hormônios sexuais
•
Identificar os principais fenômenos que ocorrem no ciclo menstrual,
correlacionan do-os com os hormônios neles envolvidos
•
Identificar e explicar métodos contraceptivos e de proteção contra doenças
sexualmente transmissíveis (DSTs)
•
Reconhecer vantagens e desvantagens dos diferentes métodos contraceptivos
•
Identificar e explicar meios de contágio e de prevenção da síndrome da
imunodeficiência adquirida (aids) e das DSTs
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7ª- série/8º - ano do
Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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3°
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Terra e Universo – Nosso planeta e
sua vizinhança cósmica
As
estações do ano
•
Translação da Terra em torno do Sol
•
Translação da Terra e as estações do ano
•
Estações do ano e as variações climáticas
•
O ano como medida de tempo
•
Calendários em diversas culturas
•
Horário de verão, saúde e preservação de energia
O
sistema Sol, Terra e Lua
•
A Lua e o Sol vistos em diferentes culturas
•
Movimentos da Lua relativos à Terra – fases da Lua
•
Modelo descritivo dos movimentos do sistema Sol, Terra e Lua
•
Eclipses solar e lunar
Nossa
vizinhança cósmica
•
O Sol como estrela e as estrelas como sóis
•
O conceito de galáxia
•
O movimento do Sol na galáxia e o movimento galático
• O grupo local e outros aglomerados galáticos
|
•
Identificar regularidades e invariantes na análise experimental de fenômenos
físicos, como
o
movimento de um pião ou a rotação da Terra
•
Identificar e explicar aspectos da vida terrestre influenciados pelas
estações do ano
•
Recorrer a modelos explicativos para explicar o que é um ano
•
Comparar diversos calendários, explicitando o princípio que orienta a
elaboração de cada um deles
•
Identificar e explicar princípios básicos do funcionamento do calendário
gregoriano
•
Reconhecer e representar o movimento de translação da Terra em torno do Sol, percebendo
a invariância do seu eixo de rotação
•
Identificar regularidades e invariantes na análise do movimento orbital da
Lua
•
Utilizar modelos explicativos para explicar as fases da Lua
•
Interpretar e analisar textos referentes às diferentes interpretações
culturais sobre o Sol e a Lua
•
Relacionar a inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao plano de
seu movimento à existência das estações do ano; associar o clima em
diferentes regiões do mundo e do país às diferentes latitudes
•
Ler e interpretar textos que utilizam dados referentes às estrelas e galáxias
•
Reconhecer a natureza cíclica de movimentos da Terra, do Sol e da Lua, associando-os
a fenômenos naturais, ao calendário e a influências na vida humana
•
Relacionar períodos de translação dos planetas a suas distâncias em relação
ao Sol e à duração dos seus anos
•
Explicar o significado do horário de verão e seu impacto sobre a economia de
energia e
sobre
a saúde humana
•
Identificar as diferentes fases da Lua e os horários em que ela aparece e
desaparece no céu
•
Relacionar as diferentes fases da Lua com as diferentes posições da Terra e
da Lua em relação ao Sol
•
Identificar a posição do Sol pela análise da iluminação da Lua
•
Reconhecer e representar, em desenhos e esquemas, as diferentes fases da Lua
•
Explicar e representar em esquemas os eclipses da Lua e do Sol
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4°
B
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Ciência e tecnologia – Energia no
cotidiano e no sistema produtivo
Fontes,
obtenção, usos e propriedades da energia
•
Usos cotidianos da eletricidade no país e no mundo
•
Estimativas de consumo elétrico doméstico e sua relação com os tipos de
aparelhos
•
Circuito elétrico residencial e equipamentos simples
•
Risco e segurança no uso da eletricidade – choques e alta tensão
•
Fontes de energia elétrica e transformações de energia no processo de
obtenção
•
Impactos ambientais na produção de eletricidade e sustentabilidade
Materiais
como fonte de energia
•
Petróleo, carvão, gás natural e biomassa como recursos energéticos
•
Transformações na produção de energia
•
Diferentes energias usadas em transportes – a história dos transportes
|
•
Identificar diferentes formas de utilização de energia elétrica no cotidiano,
na cidade e no país
•
Classificar as tecnologias que utilizam eletricidade em função de seus usos
•
Identificar símbolos e outras representações características de aparelhos
elétricos, como potência e tensão, em suas chapinhas de fabricação
•
Analisar qualitativamente dados referentes à potência elétrica de aparelhos,
utilizando corretamente a nomenclatura e a unidade de potência
•
Identificar e representar circuitos elétricos simples em instalações
domésticas e em diferentes aparelhos
•
Identificar e explicar as funções dos circuitos elétricos em instalações
domésticas e em
diferentes
aparelhos
•
Desenvolver modelos explicativos para componentes de um circuito elétrico
simples
•
Identificar variáveis relevantes para a interpretação e a análise de experimentos
sobre eletricidade
•
Identificar e diferenciar materiais condutores de materiais isolantes de
eletricidade
•
Identificar e explicar os riscos relativos aos usos da eletricidade, bem como
os procedimentos para evitá-los
•
Identificar e explicar o percurso da eletricidade desde as usinas geradoras
até as residências, a
partir
de esquemas ou textos
•
Ler e interpretar textos, folhetos e manuais simples de equipamentos e
circuitos elétricos
•
Ler e interpretar informações contidas em uma conta de energia elétrica
residencial e desenvolver conceitos para o uso racional dessa energia
•
Reconhecer aspectos favoráveis e desfavoráveis das diferentes formas de
geração de eletricidade
•
Comparar origens, usos, vantagens e desvantagens de recursos energéticos como
petróleo, carvão, gás natural e biomassa, com base em textos
•
Analisar problemas decorrentes do uso de petróleo e de outros combustíveis
fósseis, propondo formas de reduzi-los
•
Reconhecer vantagens do uso de fontes renováveis de energia no mundo atual,
com base em textos
•
Ler e interpretar tabelas simples de fontes e consumo de energia na cidade ou
no país
•
Comparar capacidade, velocidade, potência e consumo energético de diferentes
meios de transporte e identificar os mais adequados às condições de operação
•
Identificar e propor soluções para problemas ambientais provocados em
decorrência dos
meios
de transporte
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8ª- série/9º- ano do
Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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1°
B
I
M
E
S
T
R
E
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Ciência e tecnologia – Constituição,
interações e transformações dos materiais
Visão
macroscópica e fenomenológica dos materiais
•
Propriedades dos materiais em sua interação com luz, calor, eletricidade e
tensões
mecânicas
•
Distinção entre substâncias químicas e misturas no cotidiano e no sistema produtivo
•
Reconhecimento de transformações químicas por meio de diferenças de
propriedades entre reagentes e produtos
Visão
interpretativa e microscópica dos materiais
•
Substâncias simples, compostas e seus constituintes – os elementos químicos
• Representação de elementos, substâncias e
transformações químicas – linguagem química
|
•
Medir volumes de sólidos e determinar as densidades de substâncias e misturas
•
Identificar comportamentos diferenciados de materiais resultantes da
interação entre forças mecânicas e a luz
•
Reconhecer a natureza corpuscular da matéria, propondo explicações para o comportamento
dos materiais, com base em modelos interpretativos simples
•
Associar os resultados de interações entre os materiais ao comportamento das
partículas que os constituem
•
Comparar substâncias químicas e misturas de substâncias químicas a partir de
medidas de densidade expressas em tabela de dados
•
Determinar densidades de misturas e substâncias químicas sólidas
•
Identificar evidências diretas e indiretas da ocorrência de transformações
químicas em textos e ilustrações
•
Descrever transformações químicas que ocorrem no cotidiano
•
Identificar evidências da existência de proporção entre quantidades de
substâncias utilizadas em transformações químicas
•
Relacionar observações feitas experimentalmente com a descrição das
transformações químicas realizadas em indústrias e que ocorrem no cotidiano
•
Diferenciar substâncias simples e compostas por meio de transformações
químicas
•
Propor modelos explicativos para diferenciar substâncias simples e compostas
•
Representar substâncias químicas por meio de símbolos dos elementos que as
constituem
•
Comparar condutibilidades elétricas de diferentes materiais
•
Reconhecer limitações do modelo de partículas para interpretar diferenças de condutibilidade
elétrica
•
Interpretar texto sobre experimento histórico
|
2°
B
I
M
E
S
T
R
E
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Ser humano e saúde – Coordenação das
funções orgânicas
Sistema
nervoso
•
As relações entre o encéfalo, a medula espinhal e o sistema nervoso periférico
•
Atos voluntários e atos reflexos
•
A sinapse nervosa
Sistema
endócrino
•
Sistema endócrino e controle de funções do corpo
•
Glândulas exócrinas e endócrinas
•
Principais hormônios e suas funções
•
Hormônios sexuais e puberdade
As drogas e a preservação do
organismo
•
O perigo do fumo e do álcool, drogas permitidas por lei
•
Como agem as drogas psicoativas
|
•
Reconhecer que os sistemas nervoso e endócrino atuam integradamente na
coordenação das diversas partes do corpo, a partir de textos ou de esquemas
•
Distinguir ação nervosa de ação hormonal
•
Identificar e explicar a diferença entre atos voluntários e reflexos
•
Classificar exemplos de atos comuns do cotidiano em voluntários e reflexos
•
Associar os principais hormônios às glândulas que os produzem, identificando
suas funções nos órgãos sobre os quais atuam e no organismo em geral
•
Identificar e explicar as principais doenças metabólicas associadas ao
excesso ou à falta dos principais hormônios que atuam no organismo humano
•
Reconhecer o papel dos hormônios da hipófise na regulação das demais
glândulas
•
Identificar e explicar as principais ocorrências hormonais da puberdade e o
seu impacto no organismo humano
•
Reconhecer que estímulos externos, como abuso de drogas, automedicação e uso inadequado
de hormônios, entre outros, afetam o delicado equilíbrio entre o estado de saúde
e o estado de doença
•
Identificar os principais efeitos das drogas no organismo humano
•
Diferenciar drogas lícitas de ilícitas, bem como as estimulantes das
depressoras
•
Identificar e explicar os efeitos e os riscos do uso de anabolizantes
|
8ª- série/9º - ano do
Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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3°
B
I
M
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S
T
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E
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Vida e ambiente – Relações com o
ambiente
Os
órgãos dos sentidos
•
Olfato e paladar
•
O sentido do tato
•
O olho – aparelho que decodifica imagens; a propagação da luz; defeitos da
visão e lentes
de
correção
•
Ampliação da visão – luneta, periscópio, telescópio e microscópio
•
O ouvido, a propagação do som e o ultrassom
• Os cinco sentidos e a terceira idade
|
•
Identificar e explicar os mecanismos básicos pelos quais os cheiros são
percebidos e os gostos são sentidos, com base em textos e procedimentos
experimentais
•
Identificar e explicar as contribuições das diferentes estruturas da língua
na percepção dos diferentes sabores
•
Identificar e explicar os mecanismos básicos pelos quais as sensações táteis
são percebidas
•
Identificar as diferentes estruturas responsáveis pelo tato
•
Estabelecer relações entre o sistema nervoso, a recepção de estímulos pelos
órgãos dos sentidos, os impulsos nervosos e as reações, com base em textos ou
esquemas
•
Identificar e explicar os processos de reflexão e absorção da luz na
superfície do organismo humano e a ação da melanina na proteção das células
da pele
•
Reconhecer o princípio de funcionamento dos filtros solares e a validade de
argumentos que defendem o seu uso
•
Reconhecer procedimentos que concorrem para reduzir o risco de incidência de
câncer de pele
•
Compreender a propagação retilínea da luz no funcionamento de um espelho e de
uma câmara escura e fazer analogia entre a câmara e o olho humano
•
Identificar e explicar os mecanismos básicos de funcionamento do olho humano,
fazendo uma analogia entre suas partes e as de uma máquina fotográfica
•
Identificar e explicar os principais defeitos da visão, bem como os efeitos
das lentes na correção desses defeitos
•
Explicar o funcionamento básico de instrumentos e aparelhos que ampliam a
visão humana, como luneta, periscópio, telescópio e microscópio
•
Explicar o funcionamento básico do sistema auditivo, destacando os possíveis
problemas que podem causar a surdez
•
Identificar as partes principais da orelha humana, relacionando-as com o
papel que exercem no processo de propagação dos sons
•
Reconhecer zonas de ruído que podem provocar problemas auditivos, com base em
textos
•
Propor alternativas para minimizar o nível de ruído em zonas urbanas,
melhorando a qualidade de vida das populações
•
Identificar e reconhecer o impacto do envelhecimento sobre o funcionamento
dos órgãos dos sentidos
|
4°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Tecnologia e sociedade
Usos
tecnológicos das radiações
Características
das radiações
•
Radiação – propagação de energia, espectro de radiações e usos cotidianos
•
Luz, radiação visível, luz e cor, cor-pigmento
•
Cores e temperatura
Aplicações
das radiações
•
Ondas eletromagnéticas e sistemas de informação e comunicação
•
Radiações e seus usos em medicina, agricultura, indústria e artes
(radiografia, gamagrafia
e
tomografia)
•
Efeitos biológicos das radiações
|
•
Identificar os usos que são feitos das radiações no cotidiano
•
Classificar as tecnologias que utilizam radiação em função de seus usos
•
Reconhecer e saber utilizar corretamente a nomenclatura e a unidade de
frequência das radiações
•
Ler e interpretar informações sobre ondas apresentadas em diferentes
linguagens e representações
•
Diferenciar as radiações de acordo com suas frequências
•
Fazer uso de escalas apropriadas para a representação do espectro
eletromagnético
•
Descrever e representar qualitativamente fenômenos de transmissão de
informações por meio das ondas eletromagnéticas
•
Relacionar fenômenos de blindagem das ondas, observados experimentalmente, a fenômenos
semelhantes identificados no dia a dia
•
Interpretar mudanças entre os diferentes modelos explicativos para a luz e a
visão, com base em leitura de textos
•
Construir e interpretar um experimento para verificar o fenômeno da
decomposição da luz
•
Reconhecer e explicar os fenômenos de formação de cores a partir das cores
primárias
•
Identificar e explicar as diferenças entre as misturas de cor-luz e
cor-pigmento
•
Interpretar imagens simples de radiografia
•
Descrever e identificar procedimentos relativos ao exame de radiografia
utilizando conhecimentos físicos
•
Identificar no espectro eletromagnético a faixa de frequência correspondente
à luz visível, relacionando-a com as demais faixas de frequência
•
Reconhecer os diferentes usos que são feitos das radiações eletromagnéticas
de alta frequência, a partir de textos
•
Identificar os efeitos das radiações eletromagnéticas sobre a saúde humana e
o ambiente
•
Reconhecer que, se por um lado, a tecnologia melhora a qualidade de vida, por
outro, ela pode trazer efeitos que precisam ser ponderados e avaliados
•
Identificar e explicar a diferença entre processos de irradiação e
contaminação radioativa
|
Quadro de conteúdos e habilidades em Biologia
1ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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1°
B
I
M
E
S
T
R
E
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A interdependência da vida – Os
seres vivos e suas interações
Manutenção
da vida, fluxos de energia e matéria
•
Cadeia e teia alimentares
•
Níveis tróficos
•
Ciclos biogeoquímicos – deslocamentos do carbono, oxigênio e nitrogênio
Ecossistemas,
populações e comunidades
•
Características básicas de um ecossistema
•
Ecossistemas terrestres e aquáticos
•
Densidade de populações
•
Equilíbrio dinâmico de populações
• Relações de competição e de cooperação
|
•
Distinguir matéria orgânica viva de matéria orgânica morta
•
Diferenciar matéria orgânica originária de animais da matéria orgânica
originária de vegetais
•
Identificar as substâncias necessárias tanto para a produção de matéria
orgânica nos produtores como nos consumidores
•
Reconhecer que os produtores de matéria orgânica não são apenas as plantas,
mas todos os organismos clorofilados, assim como os consumidores não se
restringem a animais
•
Identificar e explicar as condições e as substâncias necessárias à realização
da
Fotossíntese
•
Associar a fotossíntese aos produtores e à matéria orgânica produzida que
alimenta a teia alimentar
•
Identificar níveis tróficos em cadeias e teias alimentares representadas em
esquemas ou descritas em textos
•
Reconhecer, nos esquemas que representam cadeias e teias alimentares, que o
sentido das setas indica como se dá a circulação dos materiais na natureza
•
Descrever as relações alimentares que se estabelecem entre os seres vivos que
participam de cadeias e teias alimentares
•
Comparar os processos pelos quais animais e vegetais utilizam a energia da
matéria orgânica
•
Associar a produção de matéria orgânica pelos seres clorofilados à
transformação de energia luminosa em energia química
•
Descrever como ocorre a circulação de energia ao longo das cadeias
alimentares, identificando as perdas de energia que ocorrem de um nível
trófico para outro
•
Comparar os diferentes tipos de pirâmide (de número, de massa e de energia), identificando
o que cada uma representa
•
Identificar as etapas principais dos ciclos biogeoquímicos (água, carbono,
oxigênio e nitrogênio)
•
Diferenciar, com base na descrição de situações concretas, fatores bióticos e
abióticos em um ecossistema
•
Identificar os níveis tróficos em uma cadeia alimentar, reconhecendo
carnívoros, herbívoros e onívoros
•
Descrever as relações alimentares que se processam entre os seres vivos de teias
e cadeias alimentares
•
Identificar, em situações concretas, habitat e nicho ecológico dos
organismos envolvidos
•
Relacionar as atividades econômicas mais importantes no cenário nacional às
principais alterações nos ecossistemas brasileiros
•
Interpretar gráficos e tabelas que contenham dados sobre crescimento e
densidade de uma dada população
|
2°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
A interdependência da vida – A
intervenção humana e os desequilíbrios ambientais
Fatores
de problemas ambientais
•
Densidade e crescimento da população
•
Mudança nos padrões de produção e de consumo
•
Interferência nos ciclos naturais – efeito estufa, mudanças climáticas, uso
de fertilizantes
Problemas
ambientais contemporâneos
•
Poluidores do ar, da água e do solo
•
Condição do solo, da água e do ar nas regiões do Brasil
•
Destino do lixo e do esgoto, tratamento da água, ocupação do solo e qualidade
do ar
•
Ações individuais, coletivas e oficiais que minimizam a interferência humana
•
Contradições entre conservação ambiental e interesses econômicos
•
Tecnologias para a sustentabilidade ambiental
•
Conferências internacionais e compromissos de recuperação de ambientes
|
•
Identificar e caracterizar as maneiras pelas quais uma população pode alterar
a vida de outra, e como organismos de uma mesma comunidade podem se
relacionar entre si, com base na análise de situações concretas
•
Identificar as variações na densidade de populações, em razão de mudanças
ambientais ou de alterações nos fatores bióticos, com base em textos ou
gráficos
•
Identificar fatores que controlam o tamanho de uma população
•
Estimar a variação na densidade da população de predadores como resultado da flutuação
na densidade de suas presas
•
Reconhecer que a ação de fatores bióticos e abióticos promove o equilíbrio
dinâmico das populações, mantendo relativamente estáveis as características
dos ecossistemas
•
Correlacionar alterações climáticas da cidade de São Paulo com desmatamento e
crescimento populacional
•
Identificar os fatores que provocaram o desmatamento na Mata Atlântica ao
longo do tempo e aqueles responsáveis pelo desmatamento atual
•
Identificar e caracterizar o processo de poluição das águas por matéria
orgânica e detergentes, bem como propostas que permitem reduzi-la
•
Identificar usos e procedimentos que causam poluição da água
•
Relacionar a morte de peixes à falta de oxigênio, e não à “sujeira” na água
•
Identificar e caracterizar fatores ecológicos que interferem no tamanho de
uma população em situação de despejo de esgoto na água
•
Identificar os riscos do descarte irregular de produtos que contenham
substâncias tóxicas não biodegradáveis
•
Identificar estratégias diversas de tratamento do lixo, reconhecendo
vantagens e desvantagens em cada uma delas
•
Propor estratégias para minimizar ou resolver o problema do lixo urbano
•
Reconhecer fatores que concorrem para gerar o efeito estufa
•
Identificar os gases que vêm contribuindo para produzir o efeito estufa, hoje
e antes da
Revolução
Industrial, reconhecendo possíveis consequências desse fenômeno
•
Identificar e caracterizar as fontes de emissão de gás carbônico que
contribuíram para intensificar o aquecimento global
•
Analisar medidas que permitem controlar e/ou resolver os principais problemas
ambientais, tais como efeito estufa, destruição da camada de ozônio, desaparecimento
de espécies animais e vegetais, alteração no regime das chuvas e poluição do
ar, da água e do solo
|
1ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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3°
B
I
M
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S
T
R
E
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Qualidade de vida das populações
humanas – A saúde individual e coletiva
O
que é saúde
•
Saúde como bem-estar físico, mental e social; seus condicionantes, como
alimentação, moradia, saneamento, meio ambiente, renda, trabalho, educação,
transporte e lazer
A
distribuição desigual da saúde
•
Condições socioeconômicas e qualidade de vida em diferentes regiões do Brasil
e do mundo
•
Indicadores de desenvolvimento humano e de saúde pública, como mortalidade
infantil, esperança de vida, saneamento e acesso a serviços
|
•
Relacionar informações sobre indicadores de saúde apresentadas em gráficos e
tabelas
•
Identificar o significado de “esperança de vida ao nascer”, relacionando esse
indicador a outros, como a mortalidade infantil
•
Identificar as relações entre os diversos acontecimentos que levaram ao
conceito de vacina e imunidade
•
Reconhecer a importância da vacinação no combate às doenças, a partir da
análise de estatísticas
•
Identificar tendências em séries de dados temporais sobre a evolução da
esperança de vida
•
Identificar as fragilidades que acompanham o processo de envelhecimento,
propondo estratégias para melhorar a qualidade de vida dos idosos
•
Reconhecer os fatores que influenciam a saúde no Brasil
•
Construir gráficos representativos da situação de saúde de diferentes regiões
•
Inferir sobre o nível de desenvolvimento humano e de saúde de diferentes
regiões do país e do mundo, com base na análise de indicadores como mortalidade
infantil, esperança de vida ao nascer e mortalidade por causa
•
Inferir sobre o nível de desenvolvimento e de saúde de regiões ou Estados
brasileiros com base em suas respectivas condições de acesso a saneamento
básico
•
Apresentar conclusões baseadas em argumentos sobre o impacto positivo das tecnologias
na melhoria da qualidade da saúde das populações (vacinas, medicamentos,
exames diagnósticos, alimentos enriquecidos etc.)
|
||
4°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Qualidade de vida das populações
humanas – A saúde coletiva e ambiental
Agressões
à saúde das populações
•
Principais doenças no Brasil de acordo com sexo, renda e idade
•
Doenças infectocontagiosas, parasitárias, degenerativas, ocupacionais,
carências,
sexualmente
transmissíveis e por intoxicação ambiental
•
Gravidez na adolescência como risco à saúde
•
Medidas de promoção da saúde e prevenção de doenças
•
Impacto de tecnologias na melhoria da saúde – vacinas, medicamentos, exames,
alimentos enriquecidos, adoçantes etc.
Saúde
ambiental
•
Saneamento básico e impacto na mortalidade infantil e em doenças contagiosas
e parasitárias
•
Tecnologias para aperfeiçoar o saneamento básico
|
•
Reconhecer os riscos diferenciados que uma mesma causa de morte apresenta
para diferentes faixas etárias, a partir de estatísticas de saúde
•
Identificar as causas mais frequentes de mortalidade entre jovens, discutindo
estratégias para reduzir o risco de óbito
•
Agrupar diferentes causas de morte segundo semelhança
•
Reconhecer a gravidez na adolescência como um risco à saúde, a partir de
estatísticas de saúde
•
Reconhecer o impacto de uma gravidez na adolescência nos projetos pessoais e profissionais
dos envolvidos
•
Reconhecer práticas sexuais que envolvem riscos de gravidez
•
Identificar diferentes métodos contraceptivos e avaliar sua eficácia e
acessibilidade
•
Reconhecer a gravidez na adolescência como um risco à saúde individual e como
um problema de saúde pública
•
Elaborar, apresentar e discutir hipóteses sobre a alta prevalência de
gravidez entre adolescentes
•
Reconhecer situações de risco de contrair aids, propondo estratégias para
redução desse risco
•
Identificar as diferentes formas de preconceito contra portadores do vírus da
imunodeficiência adquirida (HIV), propondo estratégias para minimizar essa
situação
•
Reconhecer ambiguidades e imprecisões em textos explicativos sobre prevenção
de DSTs e aids
|
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2ª série do Ensino
Médio
|
||||
Conteúdos
|
Habilidades
|
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1°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Identidade dos seres vivos –
Organização celular e funções vitais básicas
A
organização celular da vida
•
A organização celular como característica fundamental de todas as formas
vivas
•
A organização e o funcionamento dos tipos básicos de células
As
funções vitais básicas
•
O papel da membrana na interação entre célula e ambiente – tipos de
transporte
•
Processos de obtenção de energia pelos seres vivos – fotossíntese e
respiração celular
•
Mitose, mecanismo básico de reprodução celular
•
Cânceres, mitoses descontroladas
• Prevenção contra o câncer e tecnologias de seu
tratamento
|
•
Identificar os elementos básicos que compõem a célula, bem como as funções de
cada um desses elementos
•
Relacionar as funções vitais das células a seus respectivos componentes
•
Reconhecer e explicar diferenças entre células eucarióticas e procarióticas
•
Reconhecer e explicar diferenças entre células animais e vegetais
•
Reconhecer e explicar as diferentes funções da membrana celular
•
Associar a divisão celular mitótica à reprodução dos seres unicelulares e ao
crescimento
e
regeneração dos tecidos dos seres multicelulares
•
Relacionar a gênese de tumores e cânceres a processos descontrolados de
divisão celular
•
Reconhecer hábitos de vida que guardam estreita relação com determinados
tipos de cânceres e indicar as maneiras mais adequadas de prevenção
|
||
2°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Transmissão da vida e mecanismos de
variabilidade genética – Variabilidade
genética e hereditariedade
Mecanismos
de variabilidade genética
•
Reprodução sexuada e processo meiótico
Os
fundamentos da hereditariedade
•
Características hereditárias congênitas e adquiridas
•
Concepções pré-mendelianas e as leis de Mendel
•
Teoria cromossômica da herança
•
Determinação do sexo e herança ligada ao sexo
•
Cariótipo normal e alterações cromossômicas, como Down, Turner e Klinefelter
Genética
humana e saúde
•
Grupos sanguíneos (ABO e Rh) – transfusões e incompatibilidade
•
Distúrbios metabólicos – albinismo e fenilcetonúria
•
Tecnologias na prevenção de doenças metabólicas
•
Transplantes e doenças autoimunes
•
Importância e acesso ao aconselhamento genético
|
•
Identificar e diferenciar características genéticas, hereditárias, congênitas
e adquiridas
•
Identificar os aspectos históricos das concepções sobre hereditariedade à luz
da época em que foram propostas
•
Elaborar e testar hipóteses sobre composição genética de indivíduos
•
Propor e testar hipóteses sobre herança, aplicando as ideias de Mendel
•
Interpretar dados apresentados em esquemas, tabelas e gráficos a partir de conhecimentos
sistematizados sobre transmissão das características hereditárias
•
Prever os resultados de cruzamentos genéticos baseados nas leis de Mendel
•
Conceituar gene, alelo, homozigoto, heterozigoto, dominante, recessivo,
genótipo e fenótipo
•
Identificar e caracterizar os principais eventos que ocorrem na meiose
•
Identificar e caracterizar o paralelismo entre o comportamento dos
cromossomos na meiose e o dos genes na formação dos gametas
•
Construir e analisar heredogramas
•
Identificar e caracterizar os mecanismos básicos envolvidos na determinação
do sexo dos organismos em geral
•
Identificar e caracterizar o mecanismo de transmissão das características
ligadas aos
cromossomos
sexuais
|
||
2ª série do Ensino
Médio
|
||
Conteúdos
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Habilidades
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3°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
DNA – A receita da vida e seu código
O
DNA em ação – estrutura e atuação
•
Estrutura química do DNA
•
Modelo de duplicação do DNA e história de sua descoberta
•
RNA – a tradução da mensagem
• Código genético e fabricação de proteínas
|
•
Reconhecer o DNA como um polímero formado por unidades básicas (os
nucleotídeos) repetidas ao longo da molécula
•
Reconhecer o significado da repetição de unidades para o papel desempenhado
pela molécula do DNA
•
Elaborar esquemas explicativos do processo de duplicação do DNA
•
Reconhecer o emparelhamento específico entre as bases nitrogenadas que
compõem o DNA
•
Relacionar a duplicação do DNA com a complementaridade das bases que o
compõem
•
Relacionar a duplicação do DNA ao processo de divisão celular
•
Identificar o papel da enzima DNA polimerase na duplicação do DNA
•
Interpretar gráficos e figuras relativos à duplicação do DNA
•
Reconhecer as semelhanças e diferenças entre o DNA e o RNA
•
Relacionar os diferentes tipos de RNA ao processo de síntese de proteínas
•
Descrever o processo de síntese de proteínas por meio de texto ou esquemas
explicativos
•
Reconhecer a existência de um código genético universal, por meio do qual a
sequência de bases do DNA é traduzida em uma sequência de aminoácidos na
proteína
•
Correlacionar os conceitos mendelianos aos conhecimentos sobre a estrutura e
função do DNA
|
4°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
DNA – Tecnologias de manipulação
Tecnologias
de manipulação do DNA – Biotecnologia
•
Tecnologias de transferência do DNA – enzimas de restrição, vetores e
clonagem molecular
•
Engenharia genética e produtos geneticamente modificados – alimentos,
produtos
médico-farmacêuticos,
hormônios
•
Riscos e benefícios de produtos geneticamente modificados – a legislação
brasileira
|
•
Relacionar as técnicas usadas em Biotecnologia aos principais conceitos de
Genética e
Biologia
Molecular
•
Reconhecer as aplicações da engenharia genética na medicina, entre elas a
terapia gênica
•
Reconhecer a importância dos testes de DNA na determinação da paternidade, na
investigação criminal e na identificação de indivíduos
•
Distinguir o papel dos diferentes tipos de RNA no processo de síntese de
proteínas
•
Avaliar as razões que explicam as contribuições dos eventos da divisão
meiótica para a variabilidade das espécies
•
Analisar os argumentos relativos aos riscos e benefícios da utilização de
produtos geneticamente modificados disponíveis no mercado
|
3ª série do Ensino
Médio
|
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Conteúdos
|
Habilidades
|
|||
1°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Diversidade da vida – O desafio da
classificação biológica
Bases
biológicas da classificação
•
Critérios de classificação, regras de nomenclatura e categorias taxonômicas
reconhecidas
•
Taxonomia e conceito de espécie
•
Os cinco reinos – níveis de organização, obtenção de energia, estruturas,
importância econômica e ecológica
• Relações de parentesco entre seres – árvores
filogenéticas
|
•
Escrever e reconhecer nomes científicos
•
Reconhecer as categorias taxonômicas utilizadas na classificação dos seres
vivos
•
Criar sistemas de classificação com base em características dos seres vivos
•
Utilizar chaves dicotômicas de identificação de seres vivos
•
Identificar os critérios que orientaram as diferentes teorias
classificatórias, comparando-os entre si
•
Caracterizar espécie
•
Reconhecer indivíduos que pertencem a uma mesma espécie, a partir de
critérios predeterminados
•
Caracterizar o que são híbridos e como são gerados
•
Identificar e comparar os grandes grupos de seres vivos a partir de
características distintivas
•
Construir e interpretar árvores filogenéticas
•
Reconhecer relações de parentesco evolutivo entre grupos de seres vivos
•
Diferenciar a classificação lineana da classificação filogenética
•
Reconhecer características gerais dos principais representantes dos reinos Monera,
Protista,
Fungi, Plantae e Animalia
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2°
B
I
M
E
S
T
R
E
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Diversidade da vida e
especificidades dos seres vivos
Biologia
das plantas
•
Aspectos comparativos da evolução das plantas
•
Adaptação das angiospermas quanto à organização, ao crescimento, ao
desenvolvimento
e
à nutrição
Biologia
dos animais
•
Padrões de reprodução, crescimento e desenvolvimento
•
Principais funções vitais, especialmente dos vertebrados
•
Aspectos da biologia humana
•
Funções vitais do organismo humano
•
Sexualidade
|
•
Reconhecer as principais características do desenvolvimento das angiospermas
•
Comparar os diferentes grupos vegetais com base nas respectivas aquisições
evolutivas
•
Associar as características morfofuncionais dos grandes grupos vegetais aos
diferentes habitats por eles ocupados
•
Relacionar o movimento das plantas às condições de luminosidade
•
Identificar os grandes grupos de seres vivos a partir de características
distintivas
•
Comparar características gerais dos grandes grupos de seres vivos
•
Identificar e caracterizar os padrões de reprodução, crescimento e
desenvolvimento nos
diferentes
grupos de animais
•
Reconhecer as características dos principais filos do reino animal
•
Identificar características comuns aos animais vertebrados
•
Identificar os principais processos físicos e químicos envolvidos na digestão
•
Identificar as principais características da respiração humana
•
Identificar as principais características da circulação humana
•
Associar estrutura e função dos componentes do sistema reprodutor humano
(feminino e masculino)
•
Identificar o princípio básico de funcionamento dos métodos anticoncepcionais
mais disseminados
•
Selecionar dietas adequadas a demandas energéticas e faixas etárias
predeterminadas
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3ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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3°
B
I
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T
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Origem e evolução da vida –
Hipóteses e teorias
A
origem da vida
•
Hipóteses sobre a origem da vida
•
Vida primitiva
Ideias
evolucionistas e evolução biológica
•
As ideias evolucionistas de Darwin e de Lamarck
•
Mecanismos da evolução das espécies – mutação, recombinação gênica e seleção
natural
•
Fatores que interferem na constituição genética das populações – migração,
seleção e deriva genética
• Grandes linhas da evolução dos seres vivos – árvores
filogenéticas
|
•
Interpretar concepções religiosas e científicas para a origem da vida e dos
seres vivos
•
Identificar e caracterizar as evidências da evolução biológica
•
Identificar os mecanismos geradores (mutação e recombinação) e os fatores
orientadores (seleção natural) da grande variabilidade dos seres vivos
•
Identificar o papel dos isolamentos geográfico e reprodutivo na formação de
novas espécies
•
Reconhecer as principais etapas da evolução dos grandes grupos de organismos
•
Identificar evidências do processo de evolução biológica (fósseis, órgãos
análogos, homólogos e vestigiais)
•
Interpretar a história da vida na Terra com base em escala temporal,
indicando os principais eventos (surgimento da vida, das plantas, do homem
etc.)
•
Identificar as ideias evolucionistas de Darwin e de Lamarck com base na
leitura de textos
Históricos
•
Inferir que o resultado da seleção natural é a preservação e a transmissão
para os
descendentes
das variações orgânicas favoráveis à sobrevivência da espécie no ambiente
•
Analisar as ideias sobre a origem da vida a partir da leitura de textos
históricos
•
Estabelecer a relação entre as condições da Terra primitiva e a origem dos
primeiros seres vivos
•
Identificar por comparação as conquistas evolutivas de um grupo de seres
vivos em relação a outros
•
Interpretar árvores filogenéticas e determinar, nesse tipo de representação,
as relações de parentesco entre os seres vivos
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4°
B
I
M
E
S
T
R
E
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Origem e evolução da vida – Evolução
biológica e cultural
A
origem do ser humano e a evolução cultural
•
A árvore filogenética dos hominídeos
•
Evolução do ser humano – desenvolvimento da inteligência, da linguagem e da capacidade
de aprendizagem
•
A transformação do ambiente pelo ser humano e a adaptação de espécies animais
e vegetais a seus interesses
•
O futuro da espécie humana
Intervenção
humana na evolução
•
Processos de seleção animal e vegetal
•
Impactos da medicina, agricultura e farmacologia no aumento da expectativa de
vida
|
•
Ler e interpretar imagens relativas à evolução dos hominídeos
•
Identificar e explicar aspectos da interação entre os mecanismos biológicos e
culturais na evolução humana
•
Identificar as principais etapas da evolução humana com base em textos ou na
análise de árvores filogenéticas
•
Estabelecer relações de parentesco em árvores filogenéticas de hominídeos
•
Analisar criticamente a relação homem–meio, em situações concretas,
reconhecendo
a
espécie humana como parte integrante de um processo no qual ela modifica e é modificada
pelo ambiente em que vive
•
Reconhecer os impactos da intervenção humana na evolução, nos campos da
medicina, da agricultura e da farmacologia, e a relação com o aumento da
esperança de vida
•
Interpretar o processo evolutivo humano como resultado da interação entre
mecanismos biológicos e culturais
•
Avaliar as implicações evolutivas dos processos de seleção artificial de
espécies animais e vegetais
•
Avaliar os impactos da transformação e adaptação do ambiente aos interesses
da espécie humana
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São Paulo (Estado)
Secretaria da Educação.
Currículo do Estado
de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias /
Secretaria da
Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos
de Menezes. – São Paulo: SEE, 2010.
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