Quadro de conteúdos e habilidades de Geografia
5ª- série/6º- ano do
Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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1°
B
I
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Paisagem
O tempo da natureza
• Os objetos naturais
O tempo histórico
• Os objetos sociais
A leitura de paisagens
Escalas da
Geografia
As paisagens captadas pelos satélites
• Extensão e desigualdades
Memória e paisagens
As paisagens da Terra
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• Construir e aplicar o conceito de paisagem
• Descrever elementos constitutivos de uma paisagem
• Relacionar informações que permitam identificar os
diferentes elementos constitutivos da paisagem
• Elaborar hipóteses para explicar as mudanças ocorridas
na paisagem com base na observação de imagens
• Descrever elementos constitutivos de mudanças e
permanências em uma dada paisagem
• Identificar e descrever, nas paisagens, os elementos
mais duráveis e os mais suscetíveis a mudanças na temporalidade humana
• Interpretar e produzir textos simples acerca das
transformações observáveis no tempo e no espaço
• Identificar, a partir de iconografias, diferentes
formas de desigualdade social impressas na paisagem
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2°
B
I
M
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S
T
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O mundo e suas
representações
Exemplos de representações
• Arte e fotografia
Introdução à história da cartografia
A linguagem dos
mapas
Orientação relativa
• A rosa dos ventos
Coordenadas geográficas
Os atributos dos mapas
Mapas de base e mapas temáticos
Representação cartográfica
• Qualitativa e quantitativa
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• Comparar e diferenciar mapas e imagens de satélites
• Descrever os movimentos do planeta Terra e identificar
as consequências dos movimentos
• Reconhecer o significado da seletividade na
representação cartográfica e a distinção entre mapas e imagens de satélites
• Identificar os pontos cardeais e colaterais e aplicar
técnicas de orientação relativa
• Aplicar o sistema de coordenadas geográficas para
determinar a posição absoluta dos lugares
• Reconhecer a diferença entre a escala gráfica e a
escala numérica
• Inferir título mais adequado para uma representação
cartográfica
• Reconhecer o significado da legenda para a
representação dos fenômenos geográficos
• Reconhecer a diferença entre mapas de base e mapas
temáticos
• Reconhecer técnicas de representação utilizadas na
cartografia temática
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5ª- série/6º- ano do
Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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3°
B
I
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Os ciclos da
natureza e a sociedade
A história da Terra e os recursos minerais
A água e os assentamentos humanos
Natureza e sociedade na modelagem do relevo
O clima, o tempo e a vida humana
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• Identificar e descrever os diferentes usos dos
recursos naturais realizados pela sociedade
• Identificar e caracterizar diferentes formas de relevo
terrestre
• Conceituar rocha e relacionar os tipos de rochas à
presença de minérios na face da Terra
• Identificar e caracterizar as distintas esferas da
Terra (litosfera, atmosfera, hidrosfera, biosfera)
• Descrever a importância da força dos ventos na
transformação do relevo na escala do lugar
• Descrever a ação da água no modelado do relevo
terrestre
• Analisar os impactos produzidos pela ação humana no
modelado do relevo
• Descrever o movimento de rotação da Terra e
identificar sua consequência na sucessão de dias e noites
• Descrever o movimento de translação da Terra e
identificar seus efeitos na sucessão das estações do ano
• Identificar nas diversas manifestações das estações do
ano suas consequências no clima que se manifesta na escala do lugar
• Descrever as consequências das estações do ano no
conjunto das atividades humanas que se desenvolvem na escala do lugar
• Identificar os elementos formadores do clima e os
fatores que nele interferem
• Identificar e descrever a dinâmica climática e seus
ritmos, segundo os tempos da natureza e a temporalidade social
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4°
B
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As atividades
econômicas e o espaço geográfico
Os setores da economia e as cadeias produtivas
A agropecuária e os circuitos do agronegócio
A sociedade de consumo
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Reconhecer e aplicar o conceito de cadeia produtiva
• Analisar as etapas constituintes de diferentes cadeias
produtivas
• Caracterizar formas espaciais criadas pelas
sociedades, no processo de formação e organização do espaço geográfico, que
contemplem a dinâmica entre a cidade e o campo
• Identificar, por meio de textos ou imagens, elementos
constituintes e representativos da paisagem rural e urbana
• Identificar alterações provocadas no mundo do
trabalho, a partir do advento de novas tecnologias
• Identificar características e dinâmicas dos fluxos de
produção industrial e agropecuária, relacionando-os com a constituição do
espaço geográfico contemporâneo
• Descrever e identificar características específicas do
setor de serviços e sua influência no mundo contemporâneo
• Avaliar, por meio de diferentes imagens ou textos
jornalísticos, formas de propagação de hábitos de consumo que induzam a
sistemas produtivos predatórios
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6ª- série/7º- ano do
Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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1°
B
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O território
brasileiro
A formação territorial do Brasil
Limites e fronteiras
A federação brasileira
• Organização política e
administrativa
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• Identificar, em mapas de divisão política, as
principais demarcações do território brasileiro em relação à América do Sul
• Identificar, em mapas de divisão política, as
demarcações dos Estados brasileiros
• Interpretar mapas históricos para entender a dinâmica
da formação do território e do estabelecimento de fronteiras
• Diferenciar e aplicar os conceitos de limite e
fronteira, posicionando-se diante de situações reais
• Identificar, a partir da leitura de textos e mapas, o
processo de formação territorial e o estabelecimento das fronteiras nacionais
• Ler e interpretar cartas medievais e portulanas
• Identificar, a partir de textos e de representações
cartográficas, o processo de formação do território brasileiro e os
deslocamentos e as modificações de fronteiras
• Identificar, em registros histórico-geográficos, as
diferentes formas de organização político-administrativa do Brasil
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2°
B
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A regionalização do
território brasileiro
Critérios de divisão regional
As regiões do Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE), os complexos regionais
e a região concentrada
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• Identificar, em mapas de divisão regional, as
demarcações das grandes regiões brasileiras
• Elaborar e interpretar mapas temáticos de indicadores
sociais das unidades federadas
• Ler, extrair e organizar tabelas com indicadores
socioeconômicos dos Estados brasileiros
• Identificar, em registros histórico-geográficos,
representações cartográficas, textos e documentos, as diferentes formas de
regionalização do Brasil
• Reconhecer atividades econômicas na organização e na
regionalização do espaço geográfico
• Identificar as características e dinâmicas geográficas
dos fluxos de produção industrial em associação com a organização e a
regionalização do espaço brasileiro
• Identificar características e dinâmicas geográficas da
produção agropecuária na organização e regionalização do espaço brasileiro
• Agrupar os Estados brasileiros a partir da comparação
de seus indicadores socioeconômicos
• Confeccionar, em uma base cartográfica, mapas
temáticos e elaborar propostas de divisão regional, levando em consideração
dados e informações disponíveis
• Classificar os Estados brasileiros segundo as
condições apresentadas em indicadores socioeconômicos
• Reconhecer, em representações cartográficas e em
gráficos, as diferenças e desigualdades dos Estados brasileiros segundo
indicadores socioeconômicos
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6ª- série/7º- ano do
Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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3°
B
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Domínios naturais
do Brasil
Biomas e domínios morfoclimáticos do Brasil
O patrimônio
ambiental e a sua conservação
Políticas ambientais no Brasil
O Sistema Nacional de Unidades
de Conservação (SNUC)
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• Reconhecer e aplicar os conceitos de bioma, domínio
morfoclimático, ecossistema e recursos naturais
• Reconhecer as generalidades e singularidades que caracterizam
os biomas brasileiros, considerando os impactos oriundos das diferentes
formas de intervenção humana e levando em consideração o diacronismo dos
eventos
• Identificar e descrever os diferentes usos dos
recursos naturais realizados pela sociedade
• Analisar as relações entre sociedade e natureza na
produção do espaço geográfico
• Identificar os processos de formação das instituições
sociais e políticas que regulamentam o patrimônio ambiental brasileiro
• Identificar e caracterizar a diversidade morfoclimática
do território brasileiro, compreendendo sua importância na distribuição dos
recursos naturais
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4°
B
I
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Brasil: população e
economia
A população e os fluxos migratórios
A revolução da informação e a rede de cidades
O espaço industrial
• Concentração e descentralização
O espaço agrário e a questão da terra
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• Identificar geograficamente características e
dinâmicas dos fluxos populacionais, relacionando-os com a constituição do
espaço
• Interpretar, por meio de diferentes linguagens, o processo
de ocupação territorial e a formação da sociedade brasileira
• Descrever e aplicar o conceito de densidade
demográfica
• Descrever e aplicar o conceito de fluxos populacionais
(processos migratórios) em associação com a produção do espaço contemporâneo
e do Brasil
• Identificar, por meio de mapa, a distribuição da
população brasileira segundo as diferentes regiões
• Associar o processo de concentração demográfica ao
processo de urbanização
• Identificar e discutir as transformações que ocorreram
nas formas de uso e apropriação do espaço agrário e industrial ao longo da
história brasileira
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7ª- série/8º- ano do
Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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1°
B
I
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Representação
cartográfica
Visão de mundo e suas tecnologias
Globalização em
três tempos
O meio técnico e o encurtamento das distâncias
O meio técnico-científico-informacional e a globalização
O processo de globalização e as
desigualdades internacionais
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• Ler e interpretar representações cartográficas
históricas do mundo conhecido
• Visualizar, por meio de mapas, fenômenos geográficos
resultantes da ação humana nas diversas escalas
• Visualizar, interpretar e comparar formas de
representação cartográfica de fenômenos
quantitativos e ordenados na escala global
• Identificar situações representativas do processo de
globalização
• Interpretar situações acerca das manifestações sociais
da globalização a partir de textos, gráficos ou mapas
• Comparar dados sobre produção, circulação e consumo
relativos a diferentes lugares
• Identificar no espaço geográfico a trama dos objetos
que propiciam a circulação de fluxos econômicos e de informações
• Aplicar conhecimentos geográficos para identificar
fenômenos socioespaciais
representativos dos espaços globalizados
• Confrontar argumentos e ideias de diferentes autores
em textos que discutem as
diferentes manifestações da globalização
• Selecionar e ordenar argumentos embasados em
fundamentações geográficas
representativas da relação espaço-tempo
• Identificar e descrever elementos (econômicos e
culturais) do processo de globalização
como um fenômeno de ampliação da escala geográfica das
relações humanas
• Identificar as novas condições geográficas vinculadas
ao desenvolvimento da tecnologia de transportes e comunicação, essenciais no
processo de globalização
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2°
B
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Produção e consumo
de energia
As fontes e as formas de energia
Matrizes energéticas
• Da lenha ao átomo
Perspectivas energéticas
A matriz energética mundial
A matriz energética brasileira
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• Construir e aplicar conceitos de fontes de energia e
de matriz energética
• Comparar dados para a produção de informações
geográficas relevantes acerca das
diferentes fontes de energia
• Identificar e analisar informações textuais e visuais
relativas à produção mundial de
energia e à sua distribuição geográfica
• Identificar e analisar dados em tabelas, gráficos e
mapas relativos ao uso das fontes de
energia
• Identificar e descrever, por meio de mapas,
desequilíbrios na produção e no uso das
diversas formas de energia no mundo
• Analisar relações conflituosas no mundo em razão de
interesses contraditórios entre
produtores e usuários das formas de energia e recursos
naturais em geral
• Analisar dados em diversas fontes que digam respeito
às consequências ambientais da
atividade energética global e no Brasil
• Identificar e analisar dados em tabelas, gráficos e
mapas relativos ao uso, forma e
consequência ambiental da atividade energética global
• Comparar dados para a produção de informações
geográficas relevantes acerca das
diferentes fontes de energia
• Extrair informações de diferentes fontes para
exemplificar e explicar formas de utilização e consequências do uso
indiscriminado das distintas fontes de energia
• Selecionar e ordenar argumentos embasados em
fundamentações geográficas com vistas a identificar áreas do planeta
suscetíveis a danos ambientais decorrentes da extração e do uso de fontes
energéticas
• Elaborar e interpretar mapas temáticos e gráficos
relativos às questões energéticas
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7ª- série/8º - ano do
Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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3°
B
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A crise ambiental
A apropriação desigual dos recursos naturais
Poluição ambiental e efeito estufa
Do Clube de Roma ao desenvolvimento sustentável
Alterações climáticas e desenvolvimento
Consumo sustentável
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• Identificar a presença de recursos naturais na
organização do espaço geográfico
relacionada a transformações naturais e à intervenção
humana
• Aplicar conceitos de recursos naturais segundo as
diversas esferas da natureza (litosfera, hidrosfera, atmosfera, biosfera)
• Identificar, por meio de gráficos ou mapas, a
distribuição e a apropriação desigual dos recursos naturais
• Identificar e analisar criticamente as implicações
socioambientais resultantes das formas predatórias de utilização dos recursos
naturais
• Identificar áreas do planeta suscetíveis a danos
ambientais decorrentes da ação antrópica
• Compreender o significado e a importância da água e de
seu ciclo para a sociedade, em sua relação com condições socioambientais,
sabendo qualificar diferentes formas de uso resultantes da intervenção humana
• Comparar documentos e ações propostas por diferentes
instituições sociais e políticas para o enfrentamento de problemas de caráter
ambiental
• Analisar, de forma qualitativa ou quantitativa, situações-problema
referentes à poluição atmosférica, identificando fonte, transporte e destino
dos poluentes e reconhecendo suas transformações e efeitos ambientais,
notadamente aqueles responsáveis pelo aumento do efeito estufa
• Identificar, com critérios geográficos, áreas do
planeta suscetíveis aos danos ambientais decorrentes da extração e do uso de
fontes energéticas
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4°
B
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Geografia comparada
da América
Peru e México
• A herança pré-colombiana
Brasil e Argentina
• As correntes de povoamento
Colômbia e Venezuela
• Entre os Andes e o Caribe
Haiti e Cuba
• As revoluções
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• Identificar elementos histórico-geográficos
representativos da herança pré-colombiana
• Comparar a formação territorial de países
latino-americanos levando em consideração a influência pré-colombiana e
colonial
• Comparar a formação territorial e social do Peru e do
México levando em consideração a influência cultural pré-colombiana e
colonial
• Estabelecer semelhanças e diferenças socioculturais
entre as correntes de povoamento sul-americanas
• Diferenciar as correntes de povoamento que
caracterizam a formação territorial da
Argentina e do Brasil
• Analisar histórica e geograficamente os processos de
formação política e econômica de
Cuba e do Haiti estabelecendo relações destes com a
situação atual dos dois países
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8ª- série/9º- ano do
Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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1°
B
I
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A produção do
espaço geográfico global
Globalização e regionalização
As doutrinas do poderio dos Estados Unidos da América
Os blocos econômicos
supranacionais
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• Aplicar conceitos de espaço geográfico, lugar, região,
fazendo uso da linguagem
científica de forma adequada ao nível de estudo
• Identificar e caracterizar fatos, situações, fenômenos
e lugares representativos do
processo de globalização, nas dimensões econômica,
cultural e espacial
• Identificar, no funcionamento da sociedade
capitalista, elementos que estimulam e
aceleram o processo de globalização
• Apresentar possíveis soluções para situações-problema
representativas de conflito
resultante da ação de forças hegemônicas globais
• Confrontar argumentos e ideias de diversos autores em
textos que discutem as diferentes manifestações da globalização
• Reconhecer, localizar, descrever e comparar fatos,
problemas, fenômenos, situações,
lugares que expressem as diversidades e desigualdades
regionais na escala global, como meio para compreender as disparidades que as
envolvem
• Explicar e compreender causas e efeitos que permitam
reconhecer a globalização como produto do funcionamento do regime
capitalista, assim como analisar as condições para sua reprodução
• Interpretar fatos, dados, situações, problemas ou
fenômenos apresentados em forma
de textos, gráficos ou mapas, para compreender as
diferentes formas de expressão e
manifestação social na escala global
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2°
B
I
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A nova “desordem”
mundial
A Organização das Nações Unidas (ONU)
A Organização Mundial do Comércio (OMC)
O Fórum Social Mundial
• Um outro mundo é possível?
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• Identificar, em textos e situações-problema, os
fundamentos da cidadania e da democracia
• Identificar situações nas quais os direitos básicos
dos cidadãos não são usufruídos por
todos os segmentos da sociedade
• Relacionar os fundamentos da cidadania e da
democracia, do presente e do passado, aos valores éticos e morais na vida
cotidiana
• Reconhecer o significado histórico e geográfico da ONU
• Analisar propostas apresentadas pela ONU com vistas à
melhoria da qualidade de vida da população mundial
• Identificar os elementos essenciais da organização econômica
das sociedades
contemporâneas
• Identificar e descrever a base espacial de redes
geográficas que constroem o espaço
econômico mundial
• Identificar os fundamentos políticos e técnicos de
organizações econômicas multilaterais nas sociedades contemporâneas
• Descrever e compreender o papel da OMC como reguladora
das relações comerciais na escala mundial
• Analisar criticamente as regras que regulam os fluxos
internacionais de mercadorias
• Analisar as formas de organização política e econômica
das sociedades contemporâneas, para elaborar propostas de intervenção
solidária na realidade
• Aplicar e reconhecer, em textos, os fundamentos
defendidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos
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8ª- série/9º - ano do
Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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3°
B
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Geografia das
populações
Demografia e fragmentação
Estrutura e padrões populacionais
As migrações internacionais
Populações e cultura
• Mundo árabe e mundo islâmico
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• Reconhecer e aplicar conceitos demográficos para
análise dos processos populacionais
• Agrupar diferentes realidades em classes com critérios
comuns, como meio de organizar
informações e buscar coerência em relação a dados
demográficos
• Distinguir demografia de geografia das populações
• Reconhecer a geografia das populações como uma
discussão da espacialidade básica, na superfície terrestre, das populações
humanas do planeta
• Interpretar e elaborar representações cartográficas
relativas à geografia das populações
• Relacionar processos econômicos considerados essenciais
na dinâmica populacional
• Analisar o malthusianismo tendo como referência dados
do crescimento populacional e
da produção de alimentos
• Identificar elementos culturais como fatores
relevantes na dinâmica demográfica
• Relacionar o desenvolvimento social com a forma de
organização demográfica das populações
• Comparar realidades nacionais diversas que se
expressam na escala mundial, com o
intuito de identificar e comparar o perfil populacional
de cada região
• Associar padrões populacionais distintos (estrutura
etária, em especial) com as condições de desenvolvimento econômico e social
dos países
• Comparar países de perfil populacional distinto,
identificar padrões e analisar a transição
demográfica de um padrão para o outro
• Definir e interpretar os processos migratórios
internacionais
• Relacionar dimensões sociais resultantes da
distribuição populacional no espaço geográfico
• Identificar características histórico-geográficas que
diferenciem o mundo árabe do mundo islâmico
• Relacionar situações da vida cotidiana a preconceitos
étnicos, culturais, religiosos e de
qualquer outra natureza
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4°
B
I
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Redes urbanas e
sociais
Cidades
• Espaços relacionais e espaços de conexão
As cidades e a irradiação do consumo
Turismo e consumo do lugar
As redes da ilegalidade
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• Reconhecer e aplicar o conceito de cidade e
urbanização
• Identificar as características das redes urbanas
• Identificar as características dos processos
responsáveis pela hierarquia urbana
• Identificar e distinguir configurações espaciais
representativas das redes geográficas e das cidades globais
• Analisar as implicações sociais decorrentes das
atividades turísticas com relação à
participação econômica e preservação ambiental em
diferentes partes do mundo
• Analisar criticamente implicações sociais e econômicas
resultantes da ampliação das redes de narcotráfico no mundo
• Estabelecer relações entre as diferentes redes de
atividades ilegais com estruturas
econômicas e de poder
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1ª série do Ensino Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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1°
B
I
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Cartografia e poder
Os elementos dos mapas
As projeções cartográficas
As técnicas de sensoriamento remoto
Geopolítica do
mundo contemporâneo
O papel dos Estados Unidos da América e a nova
“desordem” mundial
Conflitos regionais e os deserdados
da nova ordem mundial
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• Reconhecer, na linguagem cartográfica e nos produtos
do sensoriamento remoto, formas indispensáveis para visualizar fenômenos
naturais e humanos segundo localizações geográficas
• Interpretar o mapa segundo os elementos que o compõem,
considerando projeção,
escala, métricas e linguagem
• Aplicar recursos cartográficos na leitura e na
confecção de mapas, como meio de
visualização sintética da relação entre realidades
geográficas distintas
• Analisar códigos e símbolos da linguagem cartográfica,
utilizando recursos gráficos de
qualificação, de quantificação e de ordenação, de modo a
evitar falsas imagens e erros
cartográficos
• Analisar a cartografia e as imagens do sensoriamento
remoto como representações que
dão acesso a interpretações da realidade, mas que não
são cópias da realidade
• Relacionar a construção de mapas às suas
intencionalidades e discutir a influência da
cartografia como instrumento de poder
• Utilizar variáveis visuais de qualificação,
quantificação, ordenação e movimento, de modo a evitar erros cartográficos
• Identificar as funções dos produtos do sensoriamento
remoto como meios para a
realização do geoprocessamento e da produção
cartográfica
• Aplicar o conceito de ordem mundial considerando as
diferentes formas de poder
entre as nações
• Identificar, definir e classificar as diferentes
potências e superpotências e seu papel na
ordem mundial
• Identificar as possibilidades de tratamento
cartográfico de fatos, situações, fenômenos e
lugares representativos do mundo globalizado
• Analisar as raízes histórico-geográficas do conceito
de geopolítica
• Analisar situações representativas da ordem mundial
contemporânea e do papel exercido pelas potências hegemônicas na manutenção
do sistema mundial vigente
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2°
B
I
M
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S
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Os sentidos da
globalização
As mudanças das distâncias geográficas e os processos
migratórios
A globalização e as redes geográficas
A economia global
Organismos econômicos internacionais
As corporações transnacionais
Os fluxos do comércio mundial
Fluxos econômicos na escala mundial
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• Aplicar os conceitos de fluxos e redes geográficas
• Analisar a influência da globalização na acentuação
dos fluxos migratórios globais
• Analisar as desigualdades relativas ao conhecimento
técnico e tecnológico produzido
pelas diversas sociedades em diferentes circunstâncias
espaço-temporais
• Definir e descrever os órgãos multilaterais e seu
papel na ordenação das relações
conflituosas, como o comércio
• Descrever a organização econômica contemporânea como
um fenômeno de escala
mundial, responsável por reduzir a escala local a uma
mera variável do sistema
• Reconhecer a liderança de regiões do planeta (EUA,
Europa e Extremo Oriente) nos fluxos econômicos globais
• Reconhecer e descrever a importância do papel das
corporações transnacionais na ordem econômica mundial contemporânea e sua
estruturação em redes geográficas
• Analisar a globalização e os processos de
interdependência e de concentração econômica vinculados ao domínio de novas
tecnologias
• Analisar o papel dos organismos multilaterais na
regulamentação dos fluxos de comércio
mundial
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1ª série do Ensino Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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3°
B
I
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Natureza e riscos
ambientais
Estruturas e formas do planeta Terra
O relevo terrestre
• Agentes internos: os movimentos da crosta
• Agentes externos: clima e intemperismo
Riscos de catástrofes em um mundo desigual
• A prevenção de riscos
|
• Identificar, em textos ou iconografias, a relatividade
dos conhecimentos científicos,
sua evolução linear e as rupturas revolucionárias, que
alteraram o curso das ciências,
notadamente na Geologia e na Geofísica
• Reconhecer os domínios naturais como a reunião das
esferas inorgânicas (litosfera,
hidrosfera, atmosfera) da superfície terrestre
• Reconhecer o meio ambiente como a soma da vida nos
domínios naturais
• Explicar processos geológicos e geofísicos
constituintes da crosta terrestre responsáveis
por sua dinâmica interna, nas escalas pertinentes
• Identificar hipóteses e evidências que expliquem a
configuração do relevo terrestre por
meio de marcas e constatações geológicas decorrentes de
teorias científicas
• Interpretar mapas representativos das principais áreas
de risco de eventos sísmicos e
vulcânicos no mundo
• Associar padrões de desenvolvimento econômico e social
às maneiras de realizar o
controle preventivo de situações de risco naturais
• Classificar as diferentes manifestações do modelado do
relevo terrestre considerando as
forças endógenas e exógenas que atuam no planeta
• Identificar as formas de manifestação de fenômenos
naturais na superfície terrestre
segundo diversas escalas geográficas
• Selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados
e informações, representados de
diferentes formas, para tomar decisões com vistas à
prevenção de situações de risco naturais
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4°
B
I
M
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Globalização e
urgência ambiental
Os biomas terrestres
• Clima e cobertura vegetal
A nova escala dos impactos ambientais
Os tratados internacionais sobre meio ambiente
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• Identificar os domínios naturais associando-os aos
principais biomas e às questões
relativas à biodiversidade
• Comparar características geográficas dos diferentes
domínios naturais estabelecendo
relações entre os biomas
• Associar situações climáticas do presente e do passado
às condições atuais dos
domínios naturais e do meio ambiente na escala mundial,
como elemento que influi na
biodiversidade do tempo presente
• Compreender o caráter sistêmico do planeta e
reconhecer a importância da
biodiversidade para a preservação da vida, relacionando
condições do meio e intervenção
humana
• Utilizar e interpretar diferentes escalas de tempo
para situar e descrever transformações
antrópicas responsáveis pelas alterações climáticas
globais
• Identificar os pontos principais relacionados à crise
ambiental, considerando mudanças
climáticas, contaminação das águas, desmatamento e perda
da biodiversidade
• Interpretar mapas de impactos ambientais em diferentes
escalas geográficas
• Analisar criticamente situações-problema
representativas da aceleração do processo de
humanização do meio natural, resultantes da relação
contemporânea das sociedades
com a natureza
• Reconhecer a importância de organizações e movimentos
sociais na defesa de legislações e ações de proteção ao ambiente
• Relacionar sociedade e natureza, reconhecendo suas interações
na organização do
espaço, em diferentes contextos histórico-geográficos
• Relacionar as implicações socioambientais do uso das
tecnologias em diferentes contextos histórico-geográficos
• Discutir ações representativas das relações entre
sociedade e ambiente
• Propor formas de atuação para conservação do ambiente
e desenvolvimento sustentável
• Analisar situações-problema relativas a perturbações
ambientais, em diferentes biomas,
identificando ações e interesses e reconhecendo suas
transformações
• Prever efeitos nos ecossistemas resultantes de ações
predatórias, identificando interesses e propondo formas de intervenção para
reduzir e controlar a extinção de diferentes espécies
• Localizar agentes e ações responsáveis pela crise
ambiental e identificar os principais
pontos de acordos e tratados internacionais, que
procuram reverter o atual estágio da
crise ambiental
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2ª série do Ensino Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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1°
B
I
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Território
brasileiro
A gênese geoeconômica do território brasileiro
As fronteiras brasileiras
Do “arquipélago” ao “continente”
O Brasil no sistema
internacional
Mercados internacionais e agenda
externa brasileira
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• Ler e interpretar mapas e gráficos para extrair
informações que permitam identificar
singularidades e distinções das diversas etapas da
formação territorial do Brasil
• Identificar dados, representações e informações
encontradas em cartas e mapas para comparar as diferentes etapas do processo
de formação territorial do Brasil
• Comparar as diferentes formas de regionalização do
Brasil
• Extrair informações implícitas e/ou explícitas em
mapas e gráficos acerca da situação
socioeconômica brasileira
• Estabelecer a diferenciação entre os objetivos e as
funções dos diferentes organismos econômicos internacionais
• Ler e interpretar mapas e gráficos para extrair
informações que permitam identificar
singularidades e distinções acerca da participação do
Brasil e de outros países no
comércio internacional
• Identificar dados, representações e informações
encontradas em cartas e mapas para identificar e comparar o papel de cada
país no processo de integração econômica da
América Latina, notadamente no Cone Sul
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2°
B
I
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Os circuitos da
produção
O espaço industrial brasileiro
O espaço agropecuário brasileiro
Redes e hierarquias
urbanas
A formação e a evolução da rede urbana brasileira
A revolução da informação e as cidades
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• Identificar elementos representativos das diferentes
fases da industrialização brasileira
• Reconhecer fatos e/ou situações representativas das
etapas do modelo industrial brasileiro
• Analisar fatores histórico-geográficos responsáveis
pela concentração da atividade
industrial no Sudeste brasileiro
• Ler e interpretar mapas da distribuição da atividade
industrial no Brasil
• Comparar dados e informações, expressos em diferentes
linguagens, acerca do atual
estágio da industrialização brasileira
• Interpretar fatores que permitam explicar o impacto
das novas tecnologias no processo de desterritorialização da produção
industrial e agrícola
• Identificar a distribuição da atividade agropecuária
brasileira pelo território
• Reconhecer as diferenças e as transformações que
determinaram as várias formas de uso e apropriação dos espaços agrário e
urbano
• Analisar o papel do meio técnico-científico-informacional
nas mudanças dos processos de hierarquização urbana no Brasil
• Analisar a composição da rede urbana brasileira
• Analisar o papel de São Paulo como grande metrópole
nacional e como cidade global
• Relacionar a dinâmica dos fluxos populacionais à
organização do espaço geográfico
urbano no Brasil
• Diferenciar os conceitos de rede urbana e de regiões
metropolitanas
• Identificar problemas socioespaciais e ambientais
urbanos, caracterizando-os e propondo ações para a melhoria das condições de
vida nas cidades brasileiras
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2ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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3°
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Dinâmicas
demográficas
Matrizes culturais do Brasil
A transição demográfica
Dinâmicas sociais
O trabalho e o mercado de trabalho
A segregação socioespacial e a
exclusão social
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• Associar as manifestações culturais dos diferentes
grupos étnicos que compõem a matriz brasileira do presente aos processos
históricos de sua formação cultural
• Identificar elementos culturais representativos das
diferentes matrizes étnicas brasileiras
• Diferenciar os conceitos de etnia e raça
• Analisar criticamente dados e informações
disponibilizados pelo IBGE acerca da
composição étnica brasileira
• Analisar os diferentes períodos de crescimento da
população brasileira relacionando-os com os processos históricos
correspondentes
• Reconhecer e aplicar os conceitos de crescimento
vegetativo, taxa de mortalidade, taxa de natalidade, taxa de mortalidade
infantil e taxa de fecundidade
• Analisar a estrutura etária brasileira identificando
em diferentes pirâmides etárias os
períodos de crescimento populacional, assim como os de
estabilidade demográfica
• Reconhecer e aplicar o conceito de População
Economicamente Ativa (PEA)
• Identificar os diferentes setores da economia
• Relacionar a dinâmica dos fluxos populacionais à
organização do espaço geográfico brasileiro
• Identificar referenciais que possibilitem constatar
diferentes formas de exclusão
socioespacial no Brasil
• Analisar a pirâmide etária brasileira comparando-a com
a de outros países
• Analisar as formas de circulação da informação, da
riqueza e dos produtos em diferentes momentos da história brasileira
• Analisar a situação das famílias brasileiras com
relação à distribuição de renda e inserção no mercado de trabalho formal
• Analisar a situação das mulheres no mercado de
trabalho brasileiro
• Analisar dados representativos da participação das
mulheres na estrutura demográfica brasileira
• Ler, interpretar e comparar mapas relativos aos
índices de pobreza e exclusão no Brasil
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4°
B
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Recursos naturais e
gestão do território
A placa tectônica sul-americana e o modelado do relevo
brasileiro
Os domínios morfoclimáticos e as bacias hidrográficas
Gestão pública dos recursos naturais
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• Compreender e interpretar, em textos ou iconografias,
formas de atuação geológica da placa sul-americana, identificando suas
consequências, notadamente as que justificam a configuração do modelado do
relevo brasileiro
• Identificar hipóteses e evidências que expliquem a
configuração do relevo brasileiro por meio de marcas e constatações
geológicas decorrentes de distintas eras geológicas
• Ler, interpretar e comparar mapas dos diferentes
domínios morfoclimáticos e das bacias hidrográficas do Brasil
• Reconhecer, identificar e caracterizar os distintos
biomas brasileiros, considerando
diferentes escalas geográficas
• Reconhecer a importância de organizações e movimentos
sociais na defesa de legislações e ações de proteção ao ambiente nacional
• Relacionar sociedade e natureza, reconhecendo suas interações
na organização do
espaço brasileiro, em diferentes contextos
histórico-geográficos
• Propor formas de atuação para conservação dos
diferentes domínios florestados e
defender políticas que considerem formas de
desenvolvimento sustentável
• Analisar situações-problema relativas a perturbações
ambientais nos diferentes biomas brasileiros, identificando ações e
interesses e reconhecendo suas transformações
• Prever efeitos nos ecossistemas resultantes de ações
predatórias, identificando interesses e propondo formas de intervenção para
reduzir e controlar a extinção de espécies ameaçadas
• Compreender o caráter sistêmico do planeta e
reconhecer a importância da
biodiversidade para preservação da vida, relacionando
condições do meio e intervenção humana
• Utilizar e interpretar diferentes escalas de tempo
para situar e descrever transformações antrópicas responsáveis pelas
alterações climáticas globais
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3ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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1°
B
I
M
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Regionalização do
espaço mundial
As regiões da Organização das Nações Unidas (ONU)
O conflito Norte e Sul
Globalização e regionalização
econômica
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• Comparar e diferenciar os critérios de regionalização
mundial, considerando as
intencionalidades sociais, políticas e econômicas que as
envolvem
• Aplicar e diferenciar os conceitos de ordem mundial,
bipolaridade e multipolaridade
• Identificar e descrever os principais elementos que
configuram o conceito de ordem
mundial, considerando questões geopolíticas, econômicas
e culturais
• Associar e interpretar mapas sobre a distribuição da
riqueza mundial e o número de
pessoas refugiadas para identificar as distintas
assimetrias e integrações na ordem
mundial
• Analisar situações representativas da ordem mundial
contemporânea e do papel exercido pelas potências hegemônicas na manutenção
do sistema mundial vigente
• Identificar os processos de integração regional na
ordem mundial contemporânea,
apontando o papel dos órgãos multilaterais na integração
latino-americana
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2°
B
I
M
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S
T
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E
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Choque de civilizações?
Geografia das religiões
A questão étnico-cultural
América Latina?
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• Analisar o contexto de surgimento e o significado da
expressão “choque de civilizações” no mundo contemporâneo
• Analisar os principais elementos de identificação e
distinção entre as religiões mundiais
• Identificar os principais fundamentos
histórico-geográficos e a distribuição das principais religiões monoteístas e
politeístas em escala mundial
• Identificar elementos histórico-geográficos que
expliquem o desencadeamento de
inúmeros conflitos étnico-culturais no mundo
contemporâneo
• Ler e interpretar mapas e gráficos relativos à
distribuição e à manifestação das principais áreas de conflitos
étnico-religiosos no mundo
• Analisar elementos histórico-geográficos que permitam
diagnosticar diferentes
argumentações socioculturais para explicar o conceito de
América Latina
• Identificar as principais áreas de tensão da América
Latina na atualidade e estabelecer a relação entre essas áreas e as
consequências do processo de colonização na região
• Identificar e analisar o papel dos principais atores
sociais envolvidos em conflitos recentes na América Latina
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3ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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3°
B
I
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A África no mundo
global
O continente africano
África: sociedade em transformação
África e Europa
África e América
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• Extrair informações de textos e imagens sobre a
distribuição espacial dos países africanos
• Ler, interpretar e relacionar evidências espaciais em
mapas temáticos sobre clima,
precipitação e vegetação do continente africano, de modo
a compreender as
características dos biomas, identificando as relações de
causa e efeito entre os aspectos físicos citados
• Extrair informações relevantes de mapas temáticos para
identificar a subdivisão da África em dois grandes conjuntos de países:
parcialmente industrializados e de economia tradicional
• Descrever a expansão do islamismo na África, de modo a
identificar a diferenciação
espacial de aspectos culturais e religiosos fundamentais
para o entendimento do
agrupamento regional de países do continente
• Ler e interpretar mapas temáticos sobre o número de
adultos e crianças vivendo com HIV, estimativas de novos casos de contágio
por HIV e de mortos por Aids
• Elaborar textos descritivos a partir da leitura e
interpretação de mapas temáticos e
gráficos, em particular sobre a variação e os impactos
ocasionados pela epidemia de Aids nos índices de esperança de vida ao nascer
dos países africanos
• Ler e interpretar gráfico sobre a esperança de vida ao
nascer da África Subsaariana e em outras regiões do mundo
• Distinguir, por meio de mapas, a espacialidade das
rotas transatlânticas do tráfico
negreiro entre os séculos XVI e XIX, como também as
dimensões e destinos, de modo a identificar sua influência na evolução demográfica
da África no mesmo período
• Ler e interpretar, de maneira associada, mapas
temáticos sobre a distribuição da riqueza mundial e o número de pessoas
refugiadas para identificar as assimetrias entre a África
e a Europa e formular hipóteses sobre as razões que
levam governos e autoridades dos países do Norte a evitarem o uso da
expressão “refugiados econômicos”
• Identificar, por meio da caracterização gráfica e
cartográfica dos fluxos comerciais e
econômicos entre a África e outras regiões mundiais, a posição
proeminente da Europa, da Ásia e da América do Norte nas exportações e nas
importações do continente africano
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4°
B
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Geografia das redes
mundiais
Os fluxos materiais
Os fluxos de ideias e informação
As cidades globais
Uma geografia do crime
O terror e a guerra global
A globalização do crime
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• Reconhecer e aplicar os conceitos de recursos e fluxos
materiais e imateriais
• Reconhecer e aplicar o conceito de redes geográficas
• Extrair informações sobre a distribuição das
principais redes de fluxos materiais, indicando suas áreas de concentração e
de distribuição
• Extrair informações sobre a distribuição das
principais redes de fluxos de ideias e
informações, analisando as condições
histórico-geográficas para a sua reprodução
• Extrair informações relevantes de mapas temáticos e
anamorfoses para identificar e
localizar as denominadas cidades globais e suas áreas de
influência
• Ler e interpretar textos que distingam o conceito de
terrorismo e identifiquem as suas principais formas e áreas de atuação
• Ler e interpretar mapa sobre a atuação de redes
terroristas, identificando áreas de
atuação e interesses que as envolvem
• Ponderar razões histórico-geográficas e
socioeconômicas que justifiquem e expliquem a ampliação da atuação das redes
criminosas em escala global
• Destacar fatores responsáveis pela ampliação das redes
criminosas globais e suas
diferentes formas de atuação a partir dos usos das
tecnologias da informação
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São Paulo (Estado)
Secretaria da Educação.
Currículo do Estado
de São Paulo: Ciências Humanas e suas tecnologias /
Secretaria da
Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Paulo
Miceli. – São Paulo : SEE, 2010.
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