segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Quadro de conteúdos e habilidades de Geografia

Quadro de conteúdos e habilidades de Geografia
5ª- série/6º- ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Paisagem
O tempo da natureza
• Os objetos naturais
O tempo histórico
• Os objetos sociais
A leitura de paisagens
Escalas da Geografia
As paisagens captadas pelos satélites
• Extensão e desigualdades
Memória e paisagens
As paisagens da Terra
• Construir e aplicar o conceito de paisagem
• Descrever elementos constitutivos de uma paisagem
• Relacionar informações que permitam identificar os diferentes elementos constitutivos da paisagem
• Elaborar hipóteses para explicar as mudanças ocorridas na paisagem com base na observação de imagens
• Descrever elementos constitutivos de mudanças e permanências em uma dada paisagem
• Identificar e descrever, nas paisagens, os elementos mais duráveis e os mais suscetíveis a mudanças na temporalidade humana
• Interpretar e produzir textos simples acerca das transformações observáveis no tempo e no espaço
• Identificar, a partir de iconografias, diferentes formas de desigualdade social impressas na paisagem
B
I
M
E
S
T
R
E
O mundo e suas representações
Exemplos de representações
• Arte e fotografia
Introdução à história da cartografia
A linguagem dos mapas
Orientação relativa
• A rosa dos ventos
Coordenadas geográficas
Os atributos dos mapas
Mapas de base e mapas temáticos
Representação cartográfica
• Qualitativa e quantitativa
• Comparar e diferenciar mapas e imagens de satélites
• Descrever os movimentos do planeta Terra e identificar as consequências dos movimentos
• Reconhecer o significado da seletividade na representação cartográfica e a distinção entre mapas e imagens de satélites
• Identificar os pontos cardeais e colaterais e aplicar técnicas de orientação relativa
• Aplicar o sistema de coordenadas geográficas para determinar a posição absoluta dos lugares
• Reconhecer a diferença entre a escala gráfica e a escala numérica
• Inferir título mais adequado para uma representação cartográfica
• Reconhecer o significado da legenda para a representação dos fenômenos geográficos
• Reconhecer a diferença entre mapas de base e mapas temáticos
• Reconhecer técnicas de representação utilizadas na cartografia temática











5ª- série/6º- ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Os ciclos da natureza e a sociedade
A história da Terra e os recursos minerais
A água e os assentamentos humanos
Natureza e sociedade na modelagem do relevo
O clima, o tempo e a vida humana
• Identificar e descrever os diferentes usos dos recursos naturais realizados pela sociedade
• Identificar e caracterizar diferentes formas de relevo terrestre
• Conceituar rocha e relacionar os tipos de rochas à presença de minérios na face da Terra
• Identificar e caracterizar as distintas esferas da Terra (litosfera, atmosfera, hidrosfera, biosfera)
• Descrever a importância da força dos ventos na transformação do relevo na escala do lugar
• Descrever a ação da água no modelado do relevo terrestre
• Analisar os impactos produzidos pela ação humana no modelado do relevo
• Descrever o movimento de rotação da Terra e identificar sua consequência na sucessão de dias e noites
• Descrever o movimento de translação da Terra e identificar seus efeitos na sucessão das estações do ano
• Identificar nas diversas manifestações das estações do ano suas consequências no clima que se manifesta na escala do lugar
• Descrever as consequências das estações do ano no conjunto das atividades humanas que se desenvolvem na escala do lugar
• Identificar os elementos formadores do clima e os fatores que nele interferem
• Identificar e descrever a dinâmica climática e seus ritmos, segundo os tempos da natureza e a temporalidade social
B
I
M
E
S
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E
As atividades econômicas e o espaço geográfico
Os setores da economia e as cadeias produtivas
A agropecuária e os circuitos do agronegócio
A sociedade de consumo
Reconhecer e aplicar o conceito de cadeia produtiva
• Analisar as etapas constituintes de diferentes cadeias produtivas
• Caracterizar formas espaciais criadas pelas sociedades, no processo de formação e organização do espaço geográfico, que contemplem a dinâmica entre a cidade e o campo
• Identificar, por meio de textos ou imagens, elementos constituintes e representativos da paisagem rural e urbana
• Identificar alterações provocadas no mundo do trabalho, a partir do advento de novas tecnologias
• Identificar características e dinâmicas dos fluxos de produção industrial e agropecuária, relacionando-os com a constituição do espaço geográfico contemporâneo
• Descrever e identificar características específicas do setor de serviços e sua influência no mundo contemporâneo
• Avaliar, por meio de diferentes imagens ou textos jornalísticos, formas de propagação de hábitos de consumo que induzam a sistemas produtivos predatórios







6ª- série/7º- ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
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S
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R
E
O território brasileiro
A formação territorial do Brasil
Limites e fronteiras
A federação brasileira
• Organização política e administrativa
• Identificar, em mapas de divisão política, as principais demarcações do território brasileiro em relação à América do Sul
• Identificar, em mapas de divisão política, as demarcações dos Estados brasileiros
• Interpretar mapas históricos para entender a dinâmica da formação do território e do estabelecimento de fronteiras
• Diferenciar e aplicar os conceitos de limite e fronteira, posicionando-se diante de situações reais
• Identificar, a partir da leitura de textos e mapas, o processo de formação territorial e o estabelecimento das fronteiras nacionais
• Ler e interpretar cartas medievais e portulanas
• Identificar, a partir de textos e de representações cartográficas, o processo de formação do território brasileiro e os deslocamentos e as modificações de fronteiras
• Identificar, em registros histórico-geográficos, as diferentes formas de organização político-administrativa do Brasil
B
I
M
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E
A regionalização do território brasileiro
Critérios de divisão regional
As regiões do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os complexos regionais
e a região concentrada
• Identificar, em mapas de divisão regional, as demarcações das grandes regiões brasileiras
• Elaborar e interpretar mapas temáticos de indicadores sociais das unidades federadas
• Ler, extrair e organizar tabelas com indicadores socioeconômicos dos Estados brasileiros
• Identificar, em registros histórico-geográficos, representações cartográficas, textos e documentos, as diferentes formas de regionalização do Brasil
• Reconhecer atividades econômicas na organização e na regionalização do espaço geográfico
• Identificar as características e dinâmicas geográficas dos fluxos de produção industrial em associação com a organização e a regionalização do espaço brasileiro
• Identificar características e dinâmicas geográficas da produção agropecuária na organização e regionalização do espaço brasileiro
• Agrupar os Estados brasileiros a partir da comparação de seus indicadores socioeconômicos
• Confeccionar, em uma base cartográfica, mapas temáticos e elaborar propostas de divisão regional, levando em consideração dados e informações disponíveis
• Classificar os Estados brasileiros segundo as condições apresentadas em indicadores socioeconômicos
• Reconhecer, em representações cartográficas e em gráficos, as diferenças e desigualdades dos Estados brasileiros segundo indicadores socioeconômicos






6ª- série/7º- ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
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E
Domínios naturais do Brasil
Biomas e domínios morfoclimáticos do Brasil
O patrimônio ambiental e a sua conservação
Políticas ambientais no Brasil
O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC)
• Reconhecer e aplicar os conceitos de bioma, domínio morfoclimático, ecossistema e recursos naturais
• Reconhecer as generalidades e singularidades que caracterizam os biomas brasileiros, considerando os impactos oriundos das diferentes formas de intervenção humana e levando em consideração o diacronismo dos eventos
• Identificar e descrever os diferentes usos dos recursos naturais realizados pela sociedade
• Analisar as relações entre sociedade e natureza na produção do espaço geográfico
• Identificar os processos de formação das instituições sociais e políticas que regulamentam o patrimônio ambiental brasileiro
• Identificar e caracterizar a diversidade morfoclimática do território brasileiro, compreendendo sua importância na distribuição dos recursos naturais
B
I
M
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E
Brasil: população e economia
A população e os fluxos migratórios
A revolução da informação e a rede de cidades
O espaço industrial
• Concentração e descentralização
O espaço agrário e a questão da terra
• Identificar geograficamente características e dinâmicas dos fluxos populacionais, relacionando-os com a constituição do espaço
• Interpretar, por meio de diferentes linguagens, o processo de ocupação territorial e a formação da sociedade brasileira
• Descrever e aplicar o conceito de densidade demográfica
• Descrever e aplicar o conceito de fluxos populacionais (processos migratórios) em associação com a produção do espaço contemporâneo e do Brasil
• Identificar, por meio de mapa, a distribuição da população brasileira segundo as diferentes regiões
• Associar o processo de concentração demográfica ao processo de urbanização
• Identificar e discutir as transformações que ocorreram nas formas de uso e apropriação do espaço agrário e industrial ao longo da história brasileira















7ª- série/8º- ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
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S
T
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E
Representação cartográfica
Visão de mundo e suas tecnologias
Globalização em três tempos
O meio técnico e o encurtamento das distâncias
O meio técnico-científico-informacional e a globalização
O processo de globalização e as desigualdades internacionais
• Ler e interpretar representações cartográficas históricas do mundo conhecido
• Visualizar, por meio de mapas, fenômenos geográficos resultantes da ação humana nas diversas escalas
• Visualizar, interpretar e comparar formas de representação cartográfica de fenômenos
quantitativos e ordenados na escala global
• Identificar situações representativas do processo de globalização
• Interpretar situações acerca das manifestações sociais da globalização a partir de textos, gráficos ou mapas
• Comparar dados sobre produção, circulação e consumo relativos a diferentes lugares
• Identificar no espaço geográfico a trama dos objetos que propiciam a circulação de fluxos econômicos e de informações
• Aplicar conhecimentos geográficos para identificar fenômenos socioespaciais
representativos dos espaços globalizados
• Confrontar argumentos e ideias de diferentes autores em textos que discutem as
diferentes manifestações da globalização
• Selecionar e ordenar argumentos embasados em fundamentações geográficas
representativas da relação espaço-tempo
• Identificar e descrever elementos (econômicos e culturais) do processo de globalização
como um fenômeno de ampliação da escala geográfica das relações humanas
• Identificar as novas condições geográficas vinculadas ao desenvolvimento da tecnologia de transportes e comunicação, essenciais no processo de globalização
B
I
M
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E
Produção e consumo de energia
As fontes e as formas de energia
Matrizes energéticas
• Da lenha ao átomo
Perspectivas energéticas
A matriz energética mundial
A matriz energética brasileira
• Construir e aplicar conceitos de fontes de energia e de matriz energética
• Comparar dados para a produção de informações geográficas relevantes acerca das
diferentes fontes de energia
• Identificar e analisar informações textuais e visuais relativas à produção mundial de
energia e à sua distribuição geográfica
• Identificar e analisar dados em tabelas, gráficos e mapas relativos ao uso das fontes de
energia
• Identificar e descrever, por meio de mapas, desequilíbrios na produção e no uso das
diversas formas de energia no mundo
• Analisar relações conflituosas no mundo em razão de interesses contraditórios entre
produtores e usuários das formas de energia e recursos naturais em geral
• Analisar dados em diversas fontes que digam respeito às consequências ambientais da
atividade energética global e no Brasil
• Identificar e analisar dados em tabelas, gráficos e mapas relativos ao uso, forma e
consequência ambiental da atividade energética global
• Comparar dados para a produção de informações geográficas relevantes acerca das
diferentes fontes de energia
• Extrair informações de diferentes fontes para exemplificar e explicar formas de utilização e consequências do uso indiscriminado das distintas fontes de energia
• Selecionar e ordenar argumentos embasados em fundamentações geográficas com vistas a identificar áreas do planeta suscetíveis a danos ambientais decorrentes da extração e do uso de fontes energéticas
• Elaborar e interpretar mapas temáticos e gráficos relativos às questões energéticas





7ª- série/8º - ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
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E
A crise ambiental
A apropriação desigual dos recursos naturais
Poluição ambiental e efeito estufa
Do Clube de Roma ao desenvolvimento sustentável
Alterações climáticas e desenvolvimento
Consumo sustentável
• Identificar a presença de recursos naturais na organização do espaço geográfico
relacionada a transformações naturais e à intervenção humana
• Aplicar conceitos de recursos naturais segundo as diversas esferas da natureza (litosfera, hidrosfera, atmosfera, biosfera)
• Identificar, por meio de gráficos ou mapas, a distribuição e a apropriação desigual dos recursos naturais
• Identificar e analisar criticamente as implicações socioambientais resultantes das formas predatórias de utilização dos recursos naturais
• Identificar áreas do planeta suscetíveis a danos ambientais decorrentes da ação antrópica
• Compreender o significado e a importância da água e de seu ciclo para a sociedade, em sua relação com condições socioambientais, sabendo qualificar diferentes formas de uso resultantes da intervenção humana
• Comparar documentos e ações propostas por diferentes instituições sociais e políticas para o enfrentamento de problemas de caráter ambiental
• Analisar, de forma qualitativa ou quantitativa, situações-problema referentes à poluição atmosférica, identificando fonte, transporte e destino dos poluentes e reconhecendo suas transformações e efeitos ambientais, notadamente aqueles responsáveis pelo aumento do efeito estufa
• Identificar, com critérios geográficos, áreas do planeta suscetíveis aos danos ambientais decorrentes da extração e do uso de fontes energéticas
B
I
M
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E
Geografia comparada da América
Peru e México
• A herança pré-colombiana
Brasil e Argentina
• As correntes de povoamento
Colômbia e Venezuela
• Entre os Andes e o Caribe
Haiti e Cuba
• As revoluções
• Identificar elementos histórico-geográficos representativos da herança pré-colombiana
• Comparar a formação territorial de países latino-americanos levando em consideração a influência pré-colombiana e colonial
• Comparar a formação territorial e social do Peru e do México levando em consideração a influência cultural pré-colombiana e colonial
• Estabelecer semelhanças e diferenças socioculturais entre as correntes de povoamento sul-americanas
• Diferenciar as correntes de povoamento que caracterizam a formação territorial da
Argentina e do Brasil
• Analisar histórica e geograficamente os processos de formação política e econômica de
Cuba e do Haiti estabelecendo relações destes com a situação atual dos dois países









8ª- série/9º- ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
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E
A produção do espaço geográfico global
Globalização e regionalização
As doutrinas do poderio dos Estados Unidos da América
Os blocos econômicos supranacionais
• Aplicar conceitos de espaço geográfico, lugar, região, fazendo uso da linguagem
científica de forma adequada ao nível de estudo
• Identificar e caracterizar fatos, situações, fenômenos e lugares representativos do
processo de globalização, nas dimensões econômica, cultural e espacial
• Identificar, no funcionamento da sociedade capitalista, elementos que estimulam e
aceleram o processo de globalização
• Apresentar possíveis soluções para situações-problema representativas de conflito
resultante da ação de forças hegemônicas globais
• Confrontar argumentos e ideias de diversos autores em textos que discutem as diferentes manifestações da globalização
• Reconhecer, localizar, descrever e comparar fatos, problemas, fenômenos, situações,
lugares que expressem as diversidades e desigualdades regionais na escala global, como meio para compreender as disparidades que as envolvem
• Explicar e compreender causas e efeitos que permitam reconhecer a globalização como produto do funcionamento do regime capitalista, assim como analisar as condições para sua reprodução
• Interpretar fatos, dados, situações, problemas ou fenômenos apresentados em forma
de textos, gráficos ou mapas, para compreender as diferentes formas de expressão e
manifestação social na escala global
B
I
M
E
S
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R
E
A nova “desordem” mundial
A Organização das Nações Unidas (ONU)
A Organização Mundial do Comércio (OMC)
O Fórum Social Mundial
• Um outro mundo é possível?
• Identificar, em textos e situações-problema, os fundamentos da cidadania e da democracia
• Identificar situações nas quais os direitos básicos dos cidadãos não são usufruídos por
todos os segmentos da sociedade
• Relacionar os fundamentos da cidadania e da democracia, do presente e do passado, aos valores éticos e morais na vida cotidiana
• Reconhecer o significado histórico e geográfico da ONU
• Analisar propostas apresentadas pela ONU com vistas à melhoria da qualidade de vida da população mundial
• Identificar os elementos essenciais da organização econômica das sociedades
contemporâneas
• Identificar e descrever a base espacial de redes geográficas que constroem o espaço
econômico mundial
• Identificar os fundamentos políticos e técnicos de organizações econômicas multilaterais nas sociedades contemporâneas
• Descrever e compreender o papel da OMC como reguladora das relações comerciais na escala mundial
• Analisar criticamente as regras que regulam os fluxos internacionais de mercadorias
• Analisar as formas de organização política e econômica das sociedades contemporâneas, para elaborar propostas de intervenção solidária na realidade
• Aplicar e reconhecer, em textos, os fundamentos defendidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos





8ª- série/9º - ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
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Geografia das populações
Demografia e fragmentação
Estrutura e padrões populacionais
As migrações internacionais
Populações e cultura
• Mundo árabe e mundo islâmico
• Reconhecer e aplicar conceitos demográficos para análise dos processos populacionais
• Agrupar diferentes realidades em classes com critérios comuns, como meio de organizar
informações e buscar coerência em relação a dados demográficos
• Distinguir demografia de geografia das populações
• Reconhecer a geografia das populações como uma discussão da espacialidade básica, na superfície terrestre, das populações humanas do planeta
• Interpretar e elaborar representações cartográficas relativas à geografia das populações
• Relacionar processos econômicos considerados essenciais na dinâmica populacional
• Analisar o malthusianismo tendo como referência dados do crescimento populacional e
da produção de alimentos
• Identificar elementos culturais como fatores relevantes na dinâmica demográfica
• Relacionar o desenvolvimento social com a forma de organização demográfica das populações
• Comparar realidades nacionais diversas que se expressam na escala mundial, com o
intuito de identificar e comparar o perfil populacional de cada região
• Associar padrões populacionais distintos (estrutura etária, em especial) com as condições de desenvolvimento econômico e social dos países
• Comparar países de perfil populacional distinto, identificar padrões e analisar a transição
demográfica de um padrão para o outro
• Definir e interpretar os processos migratórios internacionais
• Relacionar dimensões sociais resultantes da distribuição populacional no espaço geográfico
• Identificar características histórico-geográficas que diferenciem o mundo árabe do mundo islâmico
• Relacionar situações da vida cotidiana a preconceitos étnicos, culturais, religiosos e de
qualquer outra natureza
B
I
M
E
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Redes urbanas e sociais
Cidades
• Espaços relacionais e espaços de conexão
As cidades e a irradiação do consumo
Turismo e consumo do lugar
As redes da ilegalidade
• Reconhecer e aplicar o conceito de cidade e urbanização
• Identificar as características das redes urbanas
• Identificar as características dos processos responsáveis pela hierarquia urbana
• Identificar e distinguir configurações espaciais representativas das redes geográficas e das cidades globais
• Analisar as implicações sociais decorrentes das atividades turísticas com relação à
participação econômica e preservação ambiental em diferentes partes do mundo
• Analisar criticamente implicações sociais e econômicas resultantes da ampliação das redes de narcotráfico no mundo
• Estabelecer relações entre as diferentes redes de atividades ilegais com estruturas
econômicas e de poder







1ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
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E
Cartografia e poder
Os elementos dos mapas
As projeções cartográficas
As técnicas de sensoriamento remoto
Geopolítica do mundo contemporâneo
O papel dos Estados Unidos da América e a nova “desordem” mundial
Conflitos regionais e os deserdados da nova ordem mundial
• Reconhecer, na linguagem cartográfica e nos produtos do sensoriamento remoto, formas indispensáveis para visualizar fenômenos naturais e humanos segundo localizações geográficas
• Interpretar o mapa segundo os elementos que o compõem, considerando projeção,
escala, métricas e linguagem
• Aplicar recursos cartográficos na leitura e na confecção de mapas, como meio de
visualização sintética da relação entre realidades geográficas distintas
• Analisar códigos e símbolos da linguagem cartográfica, utilizando recursos gráficos de
qualificação, de quantificação e de ordenação, de modo a evitar falsas imagens e erros
cartográficos
• Analisar a cartografia e as imagens do sensoriamento remoto como representações que
dão acesso a interpretações da realidade, mas que não são cópias da realidade
• Relacionar a construção de mapas às suas intencionalidades e discutir a influência da
cartografia como instrumento de poder
• Utilizar variáveis visuais de qualificação, quantificação, ordenação e movimento, de modo a evitar erros cartográficos
• Identificar as funções dos produtos do sensoriamento remoto como meios para a
realização do geoprocessamento e da produção cartográfica
• Aplicar o conceito de ordem mundial considerando as diferentes formas de poder
entre as nações
• Identificar, definir e classificar as diferentes potências e superpotências e seu papel na
ordem mundial
• Identificar as possibilidades de tratamento cartográfico de fatos, situações, fenômenos e
lugares representativos do mundo globalizado
• Analisar as raízes histórico-geográficas do conceito de geopolítica
• Analisar situações representativas da ordem mundial contemporânea e do papel exercido pelas potências hegemônicas na manutenção do sistema mundial vigente
B
I
M
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Os sentidos da globalização
As mudanças das distâncias geográficas e os processos migratórios
A globalização e as redes geográficas
A economia global
Organismos econômicos internacionais
As corporações transnacionais
Os fluxos do comércio mundial
Fluxos econômicos na escala mundial
• Aplicar os conceitos de fluxos e redes geográficas
• Analisar a influência da globalização na acentuação dos fluxos migratórios globais
• Analisar as desigualdades relativas ao conhecimento técnico e tecnológico produzido
pelas diversas sociedades em diferentes circunstâncias espaço-temporais
• Definir e descrever os órgãos multilaterais e seu papel na ordenação das relações
conflituosas, como o comércio
• Descrever a organização econômica contemporânea como um fenômeno de escala
mundial, responsável por reduzir a escala local a uma mera variável do sistema
• Reconhecer a liderança de regiões do planeta (EUA, Europa e Extremo Oriente) nos fluxos econômicos globais
• Reconhecer e descrever a importância do papel das corporações transnacionais na ordem econômica mundial contemporânea e sua estruturação em redes geográficas
• Analisar a globalização e os processos de interdependência e de concentração econômica vinculados ao domínio de novas tecnologias
• Analisar o papel dos organismos multilaterais na regulamentação dos fluxos de comércio
mundial


1ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
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T
R
E
Natureza e riscos ambientais
Estruturas e formas do planeta Terra
O relevo terrestre
• Agentes internos: os movimentos da crosta
• Agentes externos: clima e intemperismo
Riscos de catástrofes em um mundo desigual
• A prevenção de riscos
• Identificar, em textos ou iconografias, a relatividade dos conhecimentos científicos,
sua evolução linear e as rupturas revolucionárias, que alteraram o curso das ciências,
notadamente na Geologia e na Geofísica
• Reconhecer os domínios naturais como a reunião das esferas inorgânicas (litosfera,
hidrosfera, atmosfera) da superfície terrestre
• Reconhecer o meio ambiente como a soma da vida nos domínios naturais
• Explicar processos geológicos e geofísicos constituintes da crosta terrestre responsáveis
por sua dinâmica interna, nas escalas pertinentes
• Identificar hipóteses e evidências que expliquem a configuração do relevo terrestre por
meio de marcas e constatações geológicas decorrentes de teorias científicas
• Interpretar mapas representativos das principais áreas de risco de eventos sísmicos e
vulcânicos no mundo
• Associar padrões de desenvolvimento econômico e social às maneiras de realizar o
controle preventivo de situações de risco naturais
• Classificar as diferentes manifestações do modelado do relevo terrestre considerando as
forças endógenas e exógenas que atuam no planeta
• Identificar as formas de manifestação de fenômenos naturais na superfície terrestre
segundo diversas escalas geográficas
• Selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações, representados de
diferentes formas, para tomar decisões com vistas à prevenção de situações de risco naturais
B
I
M
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E
Globalização e urgência ambiental
Os biomas terrestres
• Clima e cobertura vegetal
A nova escala dos impactos ambientais
Os tratados internacionais sobre meio ambiente
• Identificar os domínios naturais associando-os aos principais biomas e às questões
relativas à biodiversidade
• Comparar características geográficas dos diferentes domínios naturais estabelecendo
relações entre os biomas
• Associar situações climáticas do presente e do passado às condições atuais dos
domínios naturais e do meio ambiente na escala mundial, como elemento que influi na
biodiversidade do tempo presente
• Compreender o caráter sistêmico do planeta e reconhecer a importância da
biodiversidade para a preservação da vida, relacionando condições do meio e intervenção
humana
• Utilizar e interpretar diferentes escalas de tempo para situar e descrever transformações
antrópicas responsáveis pelas alterações climáticas globais
• Identificar os pontos principais relacionados à crise ambiental, considerando mudanças
climáticas, contaminação das águas, desmatamento e perda da biodiversidade
• Interpretar mapas de impactos ambientais em diferentes escalas geográficas
• Analisar criticamente situações-problema representativas da aceleração do processo de
humanização do meio natural, resultantes da relação contemporânea das sociedades
com a natureza
• Reconhecer a importância de organizações e movimentos sociais na defesa de legislações e ações de proteção ao ambiente
• Relacionar sociedade e natureza, reconhecendo suas interações na organização do
espaço, em diferentes contextos histórico-geográficos
• Relacionar as implicações socioambientais do uso das tecnologias em diferentes contextos histórico-geográficos
• Discutir ações representativas das relações entre sociedade e ambiente
• Propor formas de atuação para conservação do ambiente e desenvolvimento sustentável
• Analisar situações-problema relativas a perturbações ambientais, em diferentes biomas,
identificando ações e interesses e reconhecendo suas transformações
• Prever efeitos nos ecossistemas resultantes de ações predatórias, identificando interesses e propondo formas de intervenção para reduzir e controlar a extinção de diferentes espécies
• Localizar agentes e ações responsáveis pela crise ambiental e identificar os principais
pontos de acordos e tratados internacionais, que procuram reverter o atual estágio da
crise ambiental



2ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
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S
T
R
E
Território brasileiro
A gênese geoeconômica do território brasileiro
As fronteiras brasileiras
Do “arquipélago” ao “continente”
O Brasil no sistema internacional
Mercados internacionais e agenda externa brasileira
• Ler e interpretar mapas e gráficos para extrair informações que permitam identificar
singularidades e distinções das diversas etapas da formação territorial do Brasil
• Identificar dados, representações e informações encontradas em cartas e mapas para comparar as diferentes etapas do processo de formação territorial do Brasil
• Comparar as diferentes formas de regionalização do Brasil
• Extrair informações implícitas e/ou explícitas em mapas e gráficos acerca da situação
socioeconômica brasileira
• Estabelecer a diferenciação entre os objetivos e as funções dos diferentes organismos econômicos internacionais
• Ler e interpretar mapas e gráficos para extrair informações que permitam identificar
singularidades e distinções acerca da participação do Brasil e de outros países no
comércio internacional
• Identificar dados, representações e informações encontradas em cartas e mapas para identificar e comparar o papel de cada país no processo de integração econômica da
América Latina, notadamente no Cone Sul
B
I
M
E
S
T
R
E
Os circuitos da produção
O espaço industrial brasileiro
O espaço agropecuário brasileiro
Redes e hierarquias urbanas
A formação e a evolução da rede urbana brasileira
A revolução da informação e as cidades
• Identificar elementos representativos das diferentes fases da industrialização brasileira
• Reconhecer fatos e/ou situações representativas das etapas do modelo industrial brasileiro
• Analisar fatores histórico-geográficos responsáveis pela concentração da atividade
industrial no Sudeste brasileiro
• Ler e interpretar mapas da distribuição da atividade industrial no Brasil
• Comparar dados e informações, expressos em diferentes linguagens, acerca do atual
estágio da industrialização brasileira
• Interpretar fatores que permitam explicar o impacto das novas tecnologias no processo de desterritorialização da produção industrial e agrícola
• Identificar a distribuição da atividade agropecuária brasileira pelo território
• Reconhecer as diferenças e as transformações que determinaram as várias formas de uso e apropriação dos espaços agrário e urbano
• Analisar o papel do meio técnico-científico-informacional nas mudanças dos processos de hierarquização urbana no Brasil
• Analisar a composição da rede urbana brasileira
• Analisar o papel de São Paulo como grande metrópole nacional e como cidade global
• Relacionar a dinâmica dos fluxos populacionais à organização do espaço geográfico
urbano no Brasil
• Diferenciar os conceitos de rede urbana e de regiões metropolitanas
• Identificar problemas socioespaciais e ambientais urbanos, caracterizando-os e propondo ações para a melhoria das condições de vida nas cidades brasileiras



2ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Dinâmicas demográficas
Matrizes culturais do Brasil
A transição demográfica
Dinâmicas sociais
O trabalho e o mercado de trabalho
A segregação socioespacial e a exclusão social
• Associar as manifestações culturais dos diferentes grupos étnicos que compõem a matriz brasileira do presente aos processos históricos de sua formação cultural
• Identificar elementos culturais representativos das diferentes matrizes étnicas brasileiras
• Diferenciar os conceitos de etnia e raça
• Analisar criticamente dados e informações disponibilizados pelo IBGE acerca da
composição étnica brasileira
• Analisar os diferentes períodos de crescimento da população brasileira relacionando-os com os processos históricos correspondentes
• Reconhecer e aplicar os conceitos de crescimento vegetativo, taxa de mortalidade, taxa de natalidade, taxa de mortalidade infantil e taxa de fecundidade
• Analisar a estrutura etária brasileira identificando em diferentes pirâmides etárias os
períodos de crescimento populacional, assim como os de estabilidade demográfica
• Reconhecer e aplicar o conceito de População Economicamente Ativa (PEA)
• Identificar os diferentes setores da economia
• Relacionar a dinâmica dos fluxos populacionais à organização do espaço geográfico brasileiro
• Identificar referenciais que possibilitem constatar diferentes formas de exclusão
socioespacial no Brasil
• Analisar a pirâmide etária brasileira comparando-a com a de outros países
• Analisar as formas de circulação da informação, da riqueza e dos produtos em diferentes momentos da história brasileira
• Analisar a situação das famílias brasileiras com relação à distribuição de renda e inserção no mercado de trabalho formal
• Analisar a situação das mulheres no mercado de trabalho brasileiro
• Analisar dados representativos da participação das mulheres na estrutura demográfica brasileira
• Ler, interpretar e comparar mapas relativos aos índices de pobreza e exclusão no Brasil
B
I
M
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Recursos naturais e gestão do território
A placa tectônica sul-americana e o modelado do relevo brasileiro
Os domínios morfoclimáticos e as bacias hidrográficas
Gestão pública dos recursos naturais
• Compreender e interpretar, em textos ou iconografias, formas de atuação geológica da placa sul-americana, identificando suas consequências, notadamente as que justificam a configuração do modelado do relevo brasileiro
• Identificar hipóteses e evidências que expliquem a configuração do relevo brasileiro por meio de marcas e constatações geológicas decorrentes de distintas eras geológicas
• Ler, interpretar e comparar mapas dos diferentes domínios morfoclimáticos e das bacias hidrográficas do Brasil
• Reconhecer, identificar e caracterizar os distintos biomas brasileiros, considerando
diferentes escalas geográficas
• Reconhecer a importância de organizações e movimentos sociais na defesa de legislações e ações de proteção ao ambiente nacional
• Relacionar sociedade e natureza, reconhecendo suas interações na organização do
espaço brasileiro, em diferentes contextos histórico-geográficos
• Propor formas de atuação para conservação dos diferentes domínios florestados e
defender políticas que considerem formas de desenvolvimento sustentável
• Analisar situações-problema relativas a perturbações ambientais nos diferentes biomas brasileiros, identificando ações e interesses e reconhecendo suas transformações
• Prever efeitos nos ecossistemas resultantes de ações predatórias, identificando interesses e propondo formas de intervenção para reduzir e controlar a extinção de espécies ameaçadas
• Compreender o caráter sistêmico do planeta e reconhecer a importância da
biodiversidade para preservação da vida, relacionando condições do meio e intervenção humana
• Utilizar e interpretar diferentes escalas de tempo para situar e descrever transformações antrópicas responsáveis pelas alterações climáticas globais


3ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
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Regionalização do espaço mundial
As regiões da Organização das Nações Unidas (ONU)
O conflito Norte e Sul
Globalização e regionalização econômica
• Comparar e diferenciar os critérios de regionalização mundial, considerando as
intencionalidades sociais, políticas e econômicas que as envolvem
• Aplicar e diferenciar os conceitos de ordem mundial, bipolaridade e multipolaridade
• Identificar e descrever os principais elementos que configuram o conceito de ordem
mundial, considerando questões geopolíticas, econômicas e culturais
• Associar e interpretar mapas sobre a distribuição da riqueza mundial e o número de
pessoas refugiadas para identificar as distintas assimetrias e integrações na ordem
mundial
• Analisar situações representativas da ordem mundial contemporânea e do papel exercido pelas potências hegemônicas na manutenção do sistema mundial vigente
• Identificar os processos de integração regional na ordem mundial contemporânea,
apontando o papel dos órgãos multilaterais na integração latino-americana
B
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E
Choque de civilizações?
Geografia das religiões
A questão étnico-cultural
América Latina?
• Analisar o contexto de surgimento e o significado da expressão “choque de civilizações” no mundo contemporâneo
• Analisar os principais elementos de identificação e distinção entre as religiões mundiais
• Identificar os principais fundamentos histórico-geográficos e a distribuição das principais religiões monoteístas e politeístas em escala mundial
• Identificar elementos histórico-geográficos que expliquem o desencadeamento de
inúmeros conflitos étnico-culturais no mundo contemporâneo
• Ler e interpretar mapas e gráficos relativos à distribuição e à manifestação das principais áreas de conflitos étnico-religiosos no mundo
• Analisar elementos histórico-geográficos que permitam diagnosticar diferentes
argumentações socioculturais para explicar o conceito de América Latina
• Identificar as principais áreas de tensão da América Latina na atualidade e estabelecer a relação entre essas áreas e as consequências do processo de colonização na região
• Identificar e analisar o papel dos principais atores sociais envolvidos em conflitos recentes na América Latina


3ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
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E
A África no mundo global
O continente africano
África: sociedade em transformação
África e Europa
África e América
• Extrair informações de textos e imagens sobre a distribuição espacial dos países africanos
• Ler, interpretar e relacionar evidências espaciais em mapas temáticos sobre clima,
precipitação e vegetação do continente africano, de modo a compreender as
características dos biomas, identificando as relações de causa e efeito entre os aspectos físicos citados
• Extrair informações relevantes de mapas temáticos para identificar a subdivisão da África em dois grandes conjuntos de países: parcialmente industrializados e de economia tradicional
• Descrever a expansão do islamismo na África, de modo a identificar a diferenciação
espacial de aspectos culturais e religiosos fundamentais para o entendimento do
agrupamento regional de países do continente
• Ler e interpretar mapas temáticos sobre o número de adultos e crianças vivendo com HIV, estimativas de novos casos de contágio por HIV e de mortos por Aids
• Elaborar textos descritivos a partir da leitura e interpretação de mapas temáticos e
gráficos, em particular sobre a variação e os impactos ocasionados pela epidemia de Aids nos índices de esperança de vida ao nascer dos países africanos
• Ler e interpretar gráfico sobre a esperança de vida ao nascer da África Subsaariana e em outras regiões do mundo
• Distinguir, por meio de mapas, a espacialidade das rotas transatlânticas do tráfico
negreiro entre os séculos XVI e XIX, como também as dimensões e destinos, de modo a identificar sua influência na evolução demográfica da África no mesmo período
• Ler e interpretar, de maneira associada, mapas temáticos sobre a distribuição da riqueza mundial e o número de pessoas refugiadas para identificar as assimetrias entre a África
e a Europa e formular hipóteses sobre as razões que levam governos e autoridades dos países do Norte a evitarem o uso da expressão “refugiados econômicos”
• Identificar, por meio da caracterização gráfica e cartográfica dos fluxos comerciais e
econômicos entre a África e outras regiões mundiais, a posição proeminente da Europa, da Ásia e da América do Norte nas exportações e nas importações do continente africano
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Geografia das redes mundiais
Os fluxos materiais
Os fluxos de ideias e informação
As cidades globais
Uma geografia do crime
O terror e a guerra global
A globalização do crime
• Reconhecer e aplicar os conceitos de recursos e fluxos materiais e imateriais
• Reconhecer e aplicar o conceito de redes geográficas
• Extrair informações sobre a distribuição das principais redes de fluxos materiais, indicando suas áreas de concentração e de distribuição
• Extrair informações sobre a distribuição das principais redes de fluxos de ideias e
informações, analisando as condições histórico-geográficas para a sua reprodução
• Extrair informações relevantes de mapas temáticos e anamorfoses para identificar e
localizar as denominadas cidades globais e suas áreas de influência
• Ler e interpretar textos que distingam o conceito de terrorismo e identifiquem as suas principais formas e áreas de atuação
• Ler e interpretar mapa sobre a atuação de redes terroristas, identificando áreas de
atuação e interesses que as envolvem
• Ponderar razões histórico-geográficas e socioeconômicas que justifiquem e expliquem a ampliação da atuação das redes criminosas em escala global
• Destacar fatores responsáveis pela ampliação das redes criminosas globais e suas
diferentes formas de atuação a partir dos usos das tecnologias da informação



São Paulo (Estado) Secretaria da Educação.
Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas tecnologias /
Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Paulo Miceli. – São Paulo : SEE, 2010.





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