segunda-feira, 17 de agosto de 2015

CURRICULO ESTADO SP - Quadro de conteúdos e habilidades em Física


1ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
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Movimentos – Grandezas, variações e conservações
Identificação, caracterização e estimativa de grandezas do movimento
• Observação de movimentos do cotidiano – distância percorrida, tempo, velocidade, massa etc.
• Sistematização dos movimentos segundo trajetórias, variações de velocidade etc.
• Estimativas e procedimentos de medida de tempo, percurso, velocidade média etc.
Quantidade de movimento linear, variação e conservação
• Modificação nos movimentos decorrentes de interações ao se dar partida a um veículo
• Variação de movimentos relacionada à força aplicada e ao tempo de aplicação, a exemplo
de freios e dispositivos de segurança
• Conservação da quantidade de movimento em situações cotidianas
Leis de Newton
• As leis de Newton na análise do movimento de partes de um sistema mecânico
• Relação entre as leis de Newton e as leis de conservação
• Identificar movimentos que se realizam no dia a dia e as grandezas relevantes que os caracterizam
• Reconhecer características comuns aos movimentos e sistematizá-las segundo trajetórias,
variações de velocidade e outras variáveis
• Fazer estimativas, realizar ou interpretar medidas e escolher procedimentos para caracterizar deslocamentos, tempos de percurso e variações de velocidade em situações reais
• Identificar diferentes formas de representar movimentos, como trajetórias, gráficos, funções etc.
• Reconhecer causas da variação de movimentos associadas a forças e ao tempo de duração das interações
• Identificar as interações nas formas de controle das alterações do movimento
• Reconhecer a conservação da quantidade de movimento, a partir da observação, análise
e experimentação de situações concretas, como quedas, colisões, jogos ou movimentos de automóveis
• Comparar modelos explicativos das variações no movimento pelas leis de Newton
• Reconhecer que tanto as leis de conservação das quantidades de movimento como as leis de Newton determinam valores e características dos movimentos em sistemas físicos
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Movimentos – Grandezas, variações e conservação
Trabalho e energia mecânica
• Trabalho de uma força como medida da variação do movimento, como numa frenagem
• Energia mecânica em situações reais e práticas, como em um bate-estaca, e condições de
conservação
• Estimativa de riscos em situações de alta velocidade
Equilíbrio estático e dinâmico
• Condições para o equilíbrio de objetos e veículos no solo, na água ou no ar, caracterizando pressão, empuxo e viscosidade
• Amplificação de forças em ferramentas, instrumentos e máquinas
• O trabalho mecânico em ferramentas, instrumentos e máquinas, de alicates a prensas hidráulicas
• Evolução do trabalho mecânico em transportes e máquinas
• Identificar a presença de fontes de energia nos movimentos no dia a dia, tanto nas translações como nas rotações, nos diversos equipamentos e máquinas e em atividades físicas e esportivas
• Classificar as fontes de energia que produzem ou alteram movimentos
• Identificar energia potencial elástica e energia cinética como componentes da energia mecânica
• Identificar a variação da energia mecânica pelo trabalho da força de atrito
• Reconhecer o trabalho de uma força como medida da variação de um movimento, inclusive em situações que envolvem forças de atrito
• Reconhecer variáveis que caracterizam a energia mecânica no movimento de translação
• Identificar a energia potencial gravitacional e sua transformação em energia cinética
• Identificar o trabalho da força gravitacional na transformação de energia potencial gravitacional em energia cinética; por exemplo, em projéteis ou quedas-d'água
• Identificar o trabalho da força de atrito na dissipação de energia cinética numa freada
• Estabelecer critérios para manter distância segura numa estrada em função da velocidade, avaliando os riscos de altas velocidades
• Determinar parâmetros do movimento, utilizando a conservação da energia mecânica
• Reconhecer a evolução histórica e implicações na sociedade de processos de utilização de trabalho mecânico, como no desenvolvimento de meios de transporte ou de máquinas mecânicas
• Distinguir situações de equilíbrio daquelas de não equilíbrio, diante de situações naturais ou em
artefatos tecnológicos
• Identificar as condições necessárias para a manutenção do equilíbrio estático e dinâmico de objetos no ar ou na água, avaliando pressão e empuxo
• Reconhecer, representar e classificar processos de ampliação de forças em diferentes ferramentas, máquinas e instrumentos




1ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
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Universo, Terra e vida
Constituintes do Universo
• Massas, tamanhos, distâncias, velocidades, grupamentos e outras características de planetas, sistema solar, estrelas, galáxias e demais corpos astronômicos
• Comparação de modelos explicativos da origem e da constituição do Universo em diferentes culturas
Interação gravitacional
• O campo gravitacional e sua relação com massas e distâncias envolvidas
• Movimentos junto à superfície terrestre – quedas, lançamentos e balística
• Conservação do trabalho mecânico
• Conservação das quantidades de movimentos lineares e angulares em interações astronômicas
• Identificar e caracterizar diferentes elementos que compõem o Universo
• Reconhecer e comparar modelos explicativos sobre a origem e a constituição do
Universo segundo diferentes culturas ou em diferentes épocas
• Identificar e interpretar situações, fenômenos e processos conhecidos, envolvendo interações gravitacionais na Terra e no Universo
• Compreender as interações gravitacionais entre objetos na superfície da Terra ou entre astros no Universo, identificando e relacionando variáveis relevantes nessas interações
• Elaborar hipóteses e fazer previsões sobre lançamentos oblíquos na superfície terrestre
• Identificar e relacionar variáveis relevantes e estratégias para resolver situações-problema
envolvendo movimentos na superfície terrestre
• Reconhecer e utilizar a conservação da quantidade de movimento linear e angular em interações astronômicas para fazer previsões e solucionar problemas
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Universo, Terra e vida
Sistema solar
• Da visão geocêntrica de mundo à visão heliocêntrica, no contexto social e cultural em que
essa mudança ocorreu
• O campo gravitacional e as leis de conservação no sistema de planetas e satélites e no movimento de naves espaciais
• A inter-relação Terra–Lua–Sol
Universo, evolução, hipóteses e modelos
• Teorias e hipóteses históricas e atuais sobre a origem, constituição e evolução do Universo
• Etapas de evolução estelar – da formação à transformação em gigantes, anãs ou buracos negros
• Estimativas do lugar da vida no espaço e no tempo cósmicos
• Avaliação da possibilidade de existência de vida em outras partes do Universo
• Evolução dos modelos de Universo – matéria, radiações e interações fundamentais
• O modelo cosmológico atual – espaço curvo, inflação e big bang
• Descrever, representar e comparar os modelos geocêntrico e heliocêntrico do
Sistema Solar
• Debater e argumentar sobre a transformação da visão de mundo geocêntrica em heliocêntrica, relacionando-a às mudanças sociais da época
• Identificar campos, forças e relações de conservação para descrever movimentos no
sistema planetário e de outros astros, naves e satélites
• Reconhecer a natureza cíclica de movimentos do Sol, Terra e Lua e suas interações, associando-a a fenômenos naturais e ao calendário, e suas influências na vida humana
• Reconhecer os modelos atuais propostos para a origem, evolução e constituição do
Universo, os debates entre eles e os limites de seus resultados
• Relacionar ordens de grandeza de medidas astronômicas de espaço e tempo para fazer
estimativas e cálculos
• Utilizar ordens de grandeza de medidas astronômicas para situar temporal e espacialmente a vida em geral e a vida humana em particular
• Identificar condições essenciais para a existência da vida, tal como é hoje conhecida na Terra
• Formular e debater hipóteses e explicações científicas acerca da possibilidade de vida fora da Terra
• Identificar as principais características do modelo cosmológico atual
• Identificar as diferentes formas pelas quais os modelos explicativos do Universo se relacionam com a cultura ao longo da história da humanidade




2ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
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Calor, ambiente e usos de energia
Calor, temperatura e fontes
• Fenômenos e sistemas cotidianos que envolvem trocas de calor
• Controle de temperatura em sistemas e processos práticos
• Procedimentos e equipamentos para medidas térmicas
• Procedimentos para medidas de trocas de energia envolvendo calor e trabalho
Propriedades térmicas
• Dilatação, condução e capacidade térmica; calor específico de materiais de uso prático
• Quantificação de trocas térmicas em processos reais
• Modelos explicativos de trocas térmicas na condução, convecção ou irradiação
Clima e aquecimento
• Ciclos atmosféricos e efeitos correlatos, como o efeito estufa
• Avaliação de hipóteses sobre causas e consequências do aquecimento global
• Identificar fenômenos, fontes e sistemas que envolvem calor para a escolha de materiais apropriados a diferentes usos e situações
• Identificar e caracterizar a participação do calor nos processos naturais ou tecnológicos
• Reconhecer as propriedades térmicas dos materiais e sua influência nos processos de troca de calor
• Reconhecer o calor como energia em trânsito
• Estimar a ordem de grandeza de temperatura de elementos do cotidiano
• Propor procedimentos em que sejam realizadas medidas de temperatura
• Identificar e caracterizar o funcionamento dos diferentes termômetros
• Compreender e aplicar a situações reais o conceito de equilíbrio térmico
• Explicar as propriedades térmicas das substâncias, associando-as ao conceito de temperatura e à sua escala absoluta, utilizando o modelo cinético das moléculas
• Identificar as propriedades térmicas dos materiais nas diferentes formas de controle da temperatura
• Relacionar mudanças de estado da matéria em fenômenos naturais e em processos tecnológicos com as variações de energia térmica e de temperatura
• Explicar fenômenos térmicos cotidianos, com base nos conceitos de calor específico e capacidade térmica
• Identificar a ocorrência da condução, convecção e irradiação em sistemas naturais e tecnológicos
• Explicar as propriedades térmicas das substâncias e as diferentes formas de transmissão de calor, com base no modelo cinético das moléculas
• Comparar a energia liberada na combustão de diferentes substâncias
• Analisar a relação entre energia liberada e fonte nutricional dos alimentos
• Identificar os processos de troca de calor e as propriedades térmicas das substâncias, explicando fenômenos atmosféricos ou climáticos
• Identificar e caracterizar os processos de formação de fenômenos climáticos como chuva, orvalho, geada e neve
• Identificar e caracterizar as transformações de estado no ciclo da água
• Identificar e caracterizar as diferentes fontes de energia e os processos de transformação para produção social de energia
• Analisar o uso de diferentes combustíveis, considerando seu impacto no meio ambiente
• Caracterizar efeito estufa e camada de ozônio, sabendo diferenciá-los
• Debater e argumentar sobre avaliações e hipóteses acerca do aquecimento global e suas consequências ambientais e sociais
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Calor, ambiente e usos de energia
Calor como energia
• Histórico da unificação calor–trabalho mecânico e da formulação do princípio de
conservação da energia
• A conservação de energia em processos físicos, como mudanças de estado, e em
máquinas mecânicas e térmicas
Propriedades térmicas
• Operação de máquinas térmicas em ciclos fechados
• Potência e rendimento em máquinas térmicas reais, como motores de veículos
• Impacto social e econômico com o surgimento das máquinas térmicas – Revolução
Industrial
Entropia e degradação da energia
• Fontes de energia da Terra – transformações e degradação
• O ciclo de energia no Universo e as fontes terrestres de energia
• Balanço energético nas transformações de uso e na geração de energia
• Necessidades energéticas e o problema da degradação
• Reconhecer a evolução histórica do modelo de calor, a unificação entre trabalho mecânico e calor e o princípio de conservação da energia
• Avaliar a conservação de energia em sistemas físicos, como nas trocas de calor com mudanças de estado físico, e nas máquinas mecânicas e a vapor
• Avaliar a capacidade de realização de trabalho a partir da expansão de um gás
• Reconhecer a evolução histórica do uso de máquinas térmicas
• Reconhecer os limites e possibilidades de uma máquina térmica que opera em ciclo
• Explicar e representar os ciclos de funcionamento de diferentes máquinas térmicas
• Reconhecer os princípios fundamentais da termodinâmica que norteiam a construção e o funcionamento das máquinas térmicas
• Analisar e interpretar os diagramas P x V de diferentes ciclos das máquinas térmicas
• Estimar ou calcular a potência e o rendimento de máquinas térmicas reais, como turbinas
e motores a combustão interna
• Comparar e analisar a potência e o rendimento de diferentes máquinas térmicas a partir de dados reais
• Compreender o ciclo de Carnot e a impossibilidade de existência de uma máquina térmica com 100% de rendimento
• Identificar as diferentes fontes de energia na Terra, suas transformações e sua degradação
• Reconhecer o ciclo de energia no Universo e sua influência nas fontes de energia terrestre
• Compreender os balanços energéticos de alguns processos de transformação da energia na Terra
• Identificar e caracterizar a conservação e as transformações de energia em diferentes processos de geração e uso social, e comparar diferentes recursos e opções energéticas





2ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
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Som, imagem e comunicação
Som – características físicas e fontes
• Ruídos e sons harmônicos – timbres e fontes de produção
• Amplitude, frequência, comprimento de onda, velocidade e ressonância de ondas mecânicas
• Questões de som no cotidiano contemporâneo
• Audição humana, poluição, limites e conforto acústicos
Luz – características físicas e fontes
• Formação de imagens, propagação, reflexão e refração da luz
• Sistemas de ampliação da visão, como lupas, óculos, telescópios e microscópios
• Reconhecer a constante presença das ondas sonoras no dia a dia, identificando objetos, fenômenos e sistemas que produzem sons
• Associar diferentes características de sons a grandezas físicas, como frequência e intensidade, para explicar, reproduzir, avaliar e controlar a emissão de sons por instrumentos musicais e outros sistemas
• Caracterizar ondas mecânicas (por meio dos conceitos de amplitude, comprimento de onda, frequência, velocidade de propagação e ressonância) a partir de exemplos de músicas e de sons cotidianos
• Reconhecer escalas musicais e princípios físicos de funcionamento de alguns instrumentos
• Explicar o funcionamento da audição humana para monitorar os limites de conforto, deficiências auditivas e poluição sonora
• Reconhecer e argumentar sobre problemas decorrentes da poluição sonora para a saúde humana e possíveis formas de controlá-los
• Identificar objetos, sistemas e fenômenos que produzem, ampliam ou reproduzem imagens no cotidiano
• Reconhecer o papel da luz, suas propriedades e fenômenos que envolvem a sua propagação, como formação de sombras, reflexão, refração etc.
• Associar as características de obtenção de imagens a propriedades físicas da luz para explicar, reproduzir, variar ou controlar a qualidade das imagens produzidas
• Reconhecer diferentes instrumentos ou sistemas que servem para ver, melhorar e ampliar a visão, como olhos, óculos, lupas, telescópios, microscópios etc., visando à sua utilização adequada
• Reconhecer aspectos e influências culturais nas formas de apreciação de imagens
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Som, imagem e comunicação
Luz e cor
• A diferença entre a cor das fontes de luz e a cor de pigmentos
• O caráter policromático da luz branca
• As cores primárias (azul, verde e vermelho) no sistema de percepção e nos aparelhos e equipamentos
• Adequação e conforto na iluminação de ambientes
Ondas eletromagnéticas
• A interpretação do caráter eletromagnético da luz
• Emissão e absorção de luz de diferentes cores
• Evolução histórica da representação da luz como onda eletromagnética
Transmissões eletromagnéticas
• Produção, propagação e detecção de ondas eletromagnéticas
• Equipamentos e dispositivos de comunicação, como rádio e TV, celulares e fibras ópticas
• Evolução da transmissão de informações e seus impactos sociais
• Identificar a luz branca como composição de diferentes cores
• Associar a cor de um objeto a formas de interação da luz com a matéria (reflexão, refração, absorção)
• Estabelecer diferenças entre cor-luz e cor-pigmento
• Identificar as cores primárias e suas composições no sistema de percepção de cores do olho humano e de equipamentos
• Utilizar informações para identificar o uso adequado de iluminação em ambientes do cotidiano
• Utilizar o modelo eletromagnético da luz como uma representação possível das cores na natureza
• Identificar a luz no espectro de ondas eletromagnéticas, diferenciando as cores de acordo com as frequências
• Reconhecer e explicar a emissão e a absorção de diferentes cores de luz
• Identificar e caracterizar modelos de explicação da natureza da luz ao longo da história humana, seus limites e embates
• Reconhecer o atual modelo científico utilizado para explicar a natureza da luz
• Identificar os principais meios de produção, propagação e detecção de ondas eletromagnéticas no cotidiano
• Explicar o funcionamento básico de equipamentos e sistemas de comunicação, como rádio, televisão, telefone celular e fibras ópticas, com base nas características das ondas eletromagnéticas
• Reconhecer a evolução dos meios de comunicação e informação, assim como seus impactos sociais, econômicos e culturais
• Acompanhar e debater criticamente notícias e artigos sobre aspectos socioeconômicos, científicos e tecnológicos






3ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
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Equipamentos elétricos
Circuitos elétricos
• Aparelhos e dispositivos domésticos e suas especificações elétricas, como potência e tensão de operação
• Modelo clássico de propagação de corrente em sistemas resistivos
• Avaliação do consumo elétrico residencial e em outras instalações; medidas de economia
• Perigos da eletricidade e medidas de prevenção e segurança
Campos e forças eletromagnéticas
• Propriedades elétricas e magnéticas de materiais e a interação por meio de campos elétricos e magnéticos
• Valores de correntes, tensões, cargas e campos em situações de nosso cotidiano
• Identificar a presença da eletricidade no dia a dia, tanto em equipamentos elétricos como em outras atividades
• Classificar equipamentos elétricos do cotidiano segundo a sua função
• Caracterizar os aparelhos elétricos a partir das especificações dos fabricantes sobre suas características (voltagem, potência, frequência etc.), reconhecendo os símbolos relacionados a cada grandeza
• Relacionar informações fornecidas pelos fabricantes de aparelhos elétricos a propriedades e modelos físicos para explicar seu funcionamento
• Identificar e caracterizar os principais elementos de um circuito elétrico simples
• Relacionar as grandezas mensuráveis dos circuitos elétricos com o modelo microscópico da eletricidade no interior da matéria
• Compreender o choque elétrico como resultado da passagem da corrente elétrica pelo corpo humano, avaliando efeitos, perigos e cuidados no manuseio da eletricidade
• Diferenciar um condutor de um isolante elétrico em função de sua estrutura, avaliando o uso de diferentes materiais em situações diversas
• Compreender os significados das redes de 110 V e 220 V, calibre de fios, disjuntores e fios terra para analisar o funcionamento de instalações elétricas domiciliares
• Dimensionar o gasto de energia elétrica de uma residência, compreendendo as grandezas
envolvidas nesse consumo
• Dimensionar circuitos elétricos domésticos em função das características das residências
• Propor estratégias e alternativas seguras de economia de energia elétrica doméstica
• Relacionar o campo elétrico com cargas elétricas e o campo magnético com cargas elétricas em movimento
• Reconhecer propriedades elétricas e magnéticas da matéria e suas formas de interação por meio de campos
• Estimar a ordem de grandezas de fenômenos ligados a grandezas elétricas, como a corrente de um raio; carga acumulada num capacitor e tensão numa rede de transmissão
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Equipamentos elétricos
Campos e forças eletromagnéticas
• Interação elétrica e magnética, o conceito de campo e as leis de Oersted e da indução de
Faraday
• A evolução das leis do eletromagnetismo como unificação de fenômenos antes separados
Motores e geradores
• Constituição de motores e de geradores, a relação entre seus componentes e as
transformações de energia
Produção e consumo elétricos
• Produção de energia elétrica em grande escala em usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas; estimativa de seu balanço custo–benefício e de seus impactos ambientais
• Transmissão de eletricidade em grandes distâncias
• Evolução da produção e do uso da energia elétrica e sua relação com o desenvolvimento
econômico e social
• A partir de observações ou de representações, formular hipóteses sobre a direção do campo magnético em um ponto ou região do espaço, utilizando informações de outros pontos ou regiões
• Identificar as linhas do campo magnético e reconhecer os polos magnéticos de um ímã, por meio de figuras desenhadas, malhas de ferro ou outras representações
• Representar o campo magnético de um ímã utilizando linguagem icônica de pontos, traços ou linhas
• Identificar a relação entre a corrente elétrica e o campo magnético correspondente em termos de intensidade, direção e sentido
• Relacionar a variação do fluxo do campo magnético com a geração de corrente elétrica
• Reconhecer a relação entre fenômenos elétricos e magnéticos a partir de resultados de observações ou textos históricos
• Interpretar textos históricos relativos ao desenvolvimento do eletromagnetismo, contextua lizando as informações e comparando-as com as informações científicas atuais
• Explicar o funcionamento de motores e geradores elétricos e seus componentes e os correspondentes fenômenos e interações eletromagnéticos
• Reconhecer as transformações de energia envolvidas em motores e geradores elétricos
• Identificar critérios que orientam a utilização de aparelhos elétricos, como as especificações do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial
(Inmetro), riscos, eficiência energética e direitos do consumidor
• Identificar semelhanças e diferenças entre os processos físicos em sistemas que geram energia elétrica, como pilhas, baterias, dínamos, geradores ou usinas
• Identificar fases e/ou características da transformação de energia em usinas geradoras de
eletricidade
• Identificar e caracterizar os diversos processos de produção de energia elétrica
• Representar por meio de esquemas a transmissão de eletricidade das usinas até os pontos
de consumo
• Relacionar a produção de energia com os impactos ambientais e sociais desses processos
• Estimar perdas de energia ao longo do sistema de transmissão de energia elétrica, reconhecendo a necessidade de transmissão em alta-tensão
• Identificar quantitativamente as diferentes fontes de energia elétrica no Brasil
• Relacionar a evolução da produção de energia com o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida



3ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
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Matéria e radiação
Matéria, propriedades e constituição
• Modelos de átomos e moléculas para explicar características macroscópicas mensuráveis
• A matéria viva e sua relação/distinção com os modelos físicos de materiais inanimados
• Os modelos atômicos de Rutherford e Bohr
Átomos e radiações
• A quantização da energia para explicar a emissão e absorção de radiação pela matéria
• A dualidade onda–partícula
• As radiações do espectro eletromagnético e seu uso tecnológico, como a iluminação
incandescente, a fluorescente e o laser
Núcleo atômico e radiatividade
• Núcleos estáveis e instáveis, radiatividade natural e induzida
• A intensidade da energia no núcleo e seus usos médico, industrial, energético e bélico
• Radiatividade, radiação ionizante, efeitos biológicos e radioproteção
• Identificar e estimar ordens de grandeza de espaço em escala subatômica, nelas situando fenômenos conhecidos
• Explicar características macroscópicas observáveis e propriedades dos materiais, com base em modelos atômicos
• Explicar a absorção e a emissão de radiação pela matéria, recorrendo ao modelo de quantização da energia
• Reconhecer a evolução dos conceitos que levaram à idealização do modelo quântico para o átomo
• Interpretar a estrutura, as propriedades e as transformações dos materiais com base em
modelos quânticos
• Identificar diferentes radiações presentes no cotidiano, reconhecendo sua sistematização
no espectro eletromagnético e sua utilização por meio das tecnologias a elas associadas (rádio, radar, forno de micro-ondas, raios X,  tomografia, laser etc.)
• Reconhecer a presença da radioatividade no mundo natural e em sistemas tecnológicos, discriminando características e efeitos
• Reconhecer a natureza das interações e a dimensão da energia envolvida nas transformações nucleares para explicar seu uso na geração de energia elétrica, na indústria, na agricultura e na medicina
• Explicar diferentes processos de geração de energia nuclear (fusão e fissão), reconhecendo-os em fenômenos naturais e em sistemas tecnológicos
• Caracterizar o funcionamento de uma usina nuclear, argumentando sobre seus possíveis riscos e as vantagens de sua utilização em diferentes situações
• Pesquisar e argumentar acerca do uso de energia nuclear no Brasil e no mundo
• Avaliar e debater efeitos biológicos e ambientais da radiatividade e das radiações ionizantes, assim como medidas de proteção
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subatômicas, elementares ou não
• A detecção e a identificação das partículas
• A natureza e a intensidade das forças nas transformações das partículas
Eletrônica e informática
• Propriedades e papéis dos semicondutores nos dispositivos microeletrônicos
• Elementos básicos da microeletrônica; armazenamento e processamento de dados (discos magnéticos, CDs, DVDs, leitoras e processadores)
• Impacto social e econômico contemporâneo da automação e da informatização
• Reconhecer os principais modelos explicativos dos fundamentos da matéria ao longo da história, dos átomos da Grécia Clássica aos quarks
• Identificar a existência e a diversidade das partículas subatômicas
• Reconhecer e caracterizar processos de identificação e detecção de partículas subatômicas
• Reconhecer, na história da ciência, relações entre a evolução dos modelos explicativos da matéria e da pesquisa com aspectos sociais, políticos e econômicos
• Reconhecer a natureza das interações e a relação massa–energia nos processos nucleares
e nas transformações de partículas subatômicas
• Identificar a presença de componentes eletrônicos, como semicondutores, e suas propriedades em equipamentos do mundo contemporâneo
• Identificar elementos básicos da microeletrônica no processamento e armazenamento de informações (processadores, microcomputadores, discos magnéticos, CDs etc.)
• Identificar e caracterizar os novos materiais e processos utilizados no desenvolvimento da informática
• Avaliar e debater os impactos de novas tecnologias na vida contemporânea, analisando
as implicações da relação entre ciência e ética


São Paulo (Estado) Secretaria da Educação.
Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias /

Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – São Paulo : SEE, 2010.

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