1ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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1°
B
I
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S
T
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E
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Movimentos – Grandezas, variações e
conservações
Identificação,
caracterização e estimativa de grandezas do movimento
•
Observação de movimentos do cotidiano – distância percorrida, tempo,
velocidade, massa etc.
•
Sistematização dos movimentos segundo trajetórias, variações de velocidade
etc.
•
Estimativas e procedimentos de medida de tempo, percurso, velocidade média
etc.
Quantidade
de movimento linear, variação e conservação
•
Modificação nos movimentos decorrentes de interações ao se dar partida a um
veículo
•
Variação de movimentos relacionada à força aplicada e ao tempo de aplicação,
a exemplo
de
freios e dispositivos de segurança
•
Conservação da quantidade de movimento em situações cotidianas
Leis
de Newton
•
As leis de Newton na análise do movimento de partes de um sistema mecânico
• Relação entre as leis de Newton e as leis de
conservação
|
•
Identificar movimentos que se realizam no dia a dia e as grandezas relevantes
que os caracterizam
•
Reconhecer características comuns aos movimentos e sistematizá-las segundo
trajetórias,
variações
de velocidade e outras variáveis
•
Fazer estimativas, realizar ou interpretar medidas e escolher procedimentos
para caracterizar deslocamentos, tempos de percurso e variações de velocidade
em situações reais
•
Identificar diferentes formas de representar movimentos, como trajetórias,
gráficos, funções etc.
•
Reconhecer causas da variação de movimentos associadas a forças e ao tempo de
duração das interações
•
Identificar as interações nas formas de controle das alterações do movimento
•
Reconhecer a conservação da quantidade de movimento, a partir da observação,
análise
e
experimentação de situações concretas, como quedas, colisões, jogos ou
movimentos de automóveis
•
Comparar modelos explicativos das variações no movimento pelas leis de Newton
•
Reconhecer que tanto as leis de conservação das quantidades de movimento como
as leis de Newton determinam valores e características dos movimentos em
sistemas físicos
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2°
B
I
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Movimentos – Grandezas, variações e conservação
Trabalho
e energia mecânica
•
Trabalho de uma força como medida da variação do movimento, como numa
frenagem
•
Energia mecânica em situações reais e práticas, como em um bate-estaca, e
condições de
conservação
•
Estimativa de riscos em situações de alta velocidade
Equilíbrio
estático e dinâmico
•
Condições para o equilíbrio de objetos e veículos no solo, na água ou no ar,
caracterizando pressão, empuxo e viscosidade
•
Amplificação de forças em ferramentas, instrumentos e máquinas
•
O trabalho mecânico em ferramentas, instrumentos e máquinas, de alicates a
prensas hidráulicas
•
Evolução do trabalho mecânico em transportes e máquinas
|
•
Identificar a presença de fontes de energia nos movimentos no dia a dia,
tanto nas translações como nas rotações, nos diversos equipamentos e máquinas
e em atividades físicas e esportivas
•
Classificar as fontes de energia que produzem ou alteram movimentos
•
Identificar energia potencial elástica e energia cinética como componentes da
energia mecânica
•
Identificar a variação da energia mecânica pelo trabalho da força de atrito
•
Reconhecer o trabalho de uma força como medida da variação de um movimento, inclusive
em situações que envolvem forças de atrito
•
Reconhecer variáveis que caracterizam a energia mecânica no movimento de
translação
•
Identificar a energia potencial gravitacional e sua transformação em energia
cinética
•
Identificar o trabalho da força gravitacional na transformação de energia
potencial gravitacional em energia cinética; por exemplo, em projéteis ou
quedas-d'água
•
Identificar o trabalho da força de atrito na dissipação de energia cinética
numa freada
•
Estabelecer critérios para manter distância segura numa estrada em função da velocidade,
avaliando os riscos de altas velocidades
•
Determinar parâmetros do movimento, utilizando a conservação da energia
mecânica
•
Reconhecer a evolução histórica e implicações na sociedade de processos de
utilização de trabalho mecânico, como no desenvolvimento de meios de
transporte ou de máquinas mecânicas
•
Distinguir situações de equilíbrio daquelas de não equilíbrio, diante de
situações naturais ou em
artefatos
tecnológicos
•
Identificar as condições necessárias para a manutenção do equilíbrio estático
e dinâmico de objetos no ar ou na água, avaliando pressão e empuxo
•
Reconhecer, representar e classificar processos de ampliação de forças em
diferentes ferramentas, máquinas e instrumentos
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1ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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3°
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Universo, Terra e vida
Constituintes
do Universo
•
Massas, tamanhos, distâncias, velocidades, grupamentos e outras
características de planetas, sistema solar, estrelas, galáxias e demais
corpos astronômicos
•
Comparação de modelos explicativos da origem e da constituição do Universo em
diferentes culturas
Interação
gravitacional
•
O campo gravitacional e sua relação com massas e distâncias envolvidas
•
Movimentos junto à superfície terrestre – quedas, lançamentos e balística
•
Conservação do trabalho mecânico
•
Conservação das quantidades de movimentos lineares e angulares em interações astronômicas
|
•
Identificar e caracterizar diferentes elementos que compõem o Universo
•
Reconhecer e comparar modelos explicativos sobre a origem e a constituição do
Universo
segundo diferentes culturas ou em diferentes épocas
•
Identificar e interpretar situações, fenômenos e processos conhecidos,
envolvendo interações gravitacionais na Terra e no Universo
•
Compreender as interações gravitacionais entre objetos na superfície da Terra
ou entre astros no Universo, identificando e relacionando variáveis
relevantes nessas interações
•
Elaborar hipóteses e fazer previsões sobre lançamentos oblíquos na superfície
terrestre
•
Identificar e relacionar variáveis relevantes e estratégias para resolver
situações-problema
envolvendo
movimentos na superfície terrestre
•
Reconhecer e utilizar a conservação da quantidade de movimento linear e
angular em interações astronômicas para fazer previsões e solucionar
problemas
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4°
B
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Universo, Terra e vida
Sistema
solar
•
Da visão geocêntrica de mundo à visão heliocêntrica, no contexto social e
cultural em que
essa
mudança ocorreu
•
O campo gravitacional e as leis de conservação no sistema de planetas e
satélites e no movimento de naves espaciais
•
A inter-relação Terra–Lua–Sol
Universo,
evolução, hipóteses e modelos
•
Teorias e hipóteses históricas e atuais sobre a origem, constituição e
evolução do Universo
•
Etapas de evolução estelar – da formação à transformação em gigantes, anãs ou
buracos negros
•
Estimativas do lugar da vida no espaço e no tempo cósmicos
•
Avaliação da possibilidade de existência de vida em outras partes do Universo
•
Evolução dos modelos de Universo – matéria, radiações e interações
fundamentais
•
O modelo cosmológico atual – espaço curvo, inflação e big bang
|
•
Descrever, representar e comparar os modelos geocêntrico e heliocêntrico do
Sistema
Solar
•
Debater e argumentar sobre a transformação da visão de mundo geocêntrica em heliocêntrica,
relacionando-a às mudanças sociais da época
•
Identificar campos, forças e relações de conservação para descrever
movimentos no
sistema
planetário e de outros astros, naves e satélites
•
Reconhecer a natureza cíclica de movimentos do Sol, Terra e Lua e suas
interações, associando-a a fenômenos naturais e ao calendário, e suas influências
na vida humana
•
Reconhecer os modelos atuais propostos para a origem, evolução e constituição
do
Universo,
os debates entre eles e os limites de seus resultados
•
Relacionar ordens de grandeza de medidas astronômicas de espaço e tempo para
fazer
estimativas
e cálculos
•
Utilizar ordens de grandeza de medidas astronômicas para situar temporal e espacialmente
a vida em geral e a vida humana em particular
•
Identificar condições essenciais para a existência da vida, tal como é hoje
conhecida na Terra
•
Formular e debater hipóteses e explicações científicas acerca da
possibilidade de vida fora da Terra
•
Identificar as principais características do modelo cosmológico atual
•
Identificar as diferentes formas pelas quais os modelos explicativos do Universo
se relacionam com a cultura ao longo da história da humanidade
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2ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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1°
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Calor, ambiente e usos de energia
Calor,
temperatura e fontes
•
Fenômenos e sistemas cotidianos que envolvem trocas de calor
•
Controle de temperatura em sistemas e processos práticos
•
Procedimentos e equipamentos para medidas térmicas
•
Procedimentos para medidas de trocas de energia envolvendo calor e trabalho
Propriedades
térmicas
•
Dilatação, condução e capacidade térmica; calor específico de materiais de
uso prático
•
Quantificação de trocas térmicas em processos reais
•
Modelos explicativos de trocas térmicas na condução, convecção ou irradiação
Clima
e aquecimento
•
Ciclos atmosféricos e efeitos correlatos, como o efeito estufa
• Avaliação de hipóteses sobre causas e consequências do
aquecimento global
|
•
Identificar fenômenos, fontes e sistemas que envolvem calor para a escolha de
materiais apropriados a diferentes usos e situações
•
Identificar e caracterizar a participação do calor nos processos naturais ou
tecnológicos
•
Reconhecer as propriedades térmicas dos materiais e sua influência nos
processos de troca de calor
•
Reconhecer o calor como energia em trânsito
•
Estimar a ordem de grandeza de temperatura de elementos do cotidiano
•
Propor procedimentos em que sejam realizadas medidas de temperatura
•
Identificar e caracterizar o funcionamento dos diferentes termômetros
•
Compreender e aplicar a situações reais o conceito de equilíbrio térmico
•
Explicar as propriedades térmicas das substâncias, associando-as ao conceito
de temperatura e à sua escala absoluta, utilizando o modelo cinético das
moléculas
•
Identificar as propriedades térmicas dos materiais nas diferentes formas de
controle da temperatura
•
Relacionar mudanças de estado da matéria em fenômenos naturais e em processos
tecnológicos com as variações de energia térmica e de temperatura
•
Explicar fenômenos térmicos cotidianos, com base nos conceitos de calor
específico e capacidade térmica
•
Identificar a ocorrência da condução, convecção e irradiação em sistemas
naturais e tecnológicos
•
Explicar as propriedades térmicas das substâncias e as diferentes formas de
transmissão de calor, com base no modelo cinético das moléculas
•
Comparar a energia liberada na combustão de diferentes substâncias
•
Analisar a relação entre energia liberada e fonte nutricional dos alimentos
•
Identificar os processos de troca de calor e as propriedades térmicas das
substâncias, explicando fenômenos atmosféricos ou climáticos
•
Identificar e caracterizar os processos de formação de fenômenos climáticos
como chuva, orvalho, geada e neve
•
Identificar e caracterizar as transformações de estado no ciclo da água
•
Identificar e caracterizar as diferentes fontes de energia e os processos de
transformação para produção social de energia
•
Analisar o uso de diferentes combustíveis, considerando seu impacto no meio
ambiente
•
Caracterizar efeito estufa e camada de ozônio, sabendo diferenciá-los
•
Debater e argumentar sobre avaliações e hipóteses acerca do aquecimento
global e suas consequências ambientais e sociais
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2°
B
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Calor, ambiente e usos de energia
Calor
como energia
•
Histórico da unificação calor–trabalho mecânico e da formulação do princípio
de
conservação
da energia
•
A conservação de energia em processos físicos, como mudanças de estado, e em
máquinas
mecânicas e térmicas
Propriedades
térmicas
•
Operação de máquinas térmicas em ciclos fechados
•
Potência e rendimento em máquinas térmicas reais, como motores de veículos
•
Impacto social e econômico com o surgimento das máquinas térmicas – Revolução
Industrial
Entropia
e degradação da energia
•
Fontes de energia da Terra – transformações e degradação
•
O ciclo de energia no Universo e as fontes terrestres de energia
•
Balanço energético nas transformações de uso e na geração de energia
•
Necessidades energéticas e o problema da degradação
|
•
Reconhecer a evolução histórica do modelo de calor, a unificação entre
trabalho mecânico e calor e o princípio de conservação da energia
•
Avaliar a conservação de energia em sistemas físicos, como nas trocas de
calor com mudanças de estado físico, e nas máquinas mecânicas e a vapor
•
Avaliar a capacidade de realização de trabalho a partir da expansão de um gás
•
Reconhecer a evolução histórica do uso de máquinas térmicas
•
Reconhecer os limites e possibilidades de uma máquina térmica que opera em
ciclo
•
Explicar e representar os ciclos de funcionamento de diferentes máquinas
térmicas
•
Reconhecer os princípios fundamentais da termodinâmica que norteiam a
construção e o funcionamento das máquinas térmicas
•
Analisar e interpretar os diagramas P x V de diferentes ciclos das máquinas
térmicas
•
Estimar ou calcular a potência e o rendimento de máquinas térmicas reais,
como turbinas
e
motores a combustão interna
•
Comparar e analisar a potência e o rendimento de diferentes máquinas térmicas
a partir de dados reais
•
Compreender o ciclo de Carnot e a impossibilidade de existência de uma
máquina térmica com 100% de rendimento
•
Identificar as diferentes fontes de energia na Terra, suas transformações e
sua degradação
•
Reconhecer o ciclo de energia no Universo e sua influência nas fontes de
energia terrestre
•
Compreender os balanços energéticos de alguns processos de transformação da
energia na Terra
•
Identificar e caracterizar a conservação e as transformações de energia em
diferentes processos de geração e uso social, e comparar diferentes recursos
e opções energéticas
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2ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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3°
B
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Som, imagem e comunicação
Som
– características físicas e fontes
•
Ruídos e sons harmônicos – timbres e fontes de produção
•
Amplitude, frequência, comprimento de onda, velocidade e ressonância de ondas
mecânicas
•
Questões de som no cotidiano contemporâneo
•
Audição humana, poluição, limites e conforto acústicos
Luz
– características físicas e fontes
•
Formação de imagens, propagação, reflexão e refração da luz
• Sistemas de ampliação da visão, como lupas, óculos,
telescópios e microscópios
|
•
Reconhecer a constante presença das ondas sonoras no dia a dia, identificando
objetos, fenômenos e sistemas que produzem sons
•
Associar diferentes características de sons a grandezas físicas, como
frequência e intensidade, para explicar, reproduzir, avaliar e controlar a
emissão de sons por instrumentos musicais e outros sistemas
•
Caracterizar ondas mecânicas (por meio dos conceitos de amplitude,
comprimento de onda, frequência, velocidade de propagação e ressonância) a
partir de exemplos de músicas e de sons cotidianos
•
Reconhecer escalas musicais e princípios físicos de funcionamento de alguns instrumentos
•
Explicar o funcionamento da audição humana para monitorar os limites de
conforto, deficiências auditivas e poluição sonora
•
Reconhecer e argumentar sobre problemas decorrentes da poluição sonora para a
saúde humana e possíveis formas de controlá-los
•
Identificar objetos, sistemas e fenômenos que produzem, ampliam ou reproduzem
imagens no cotidiano
•
Reconhecer o papel da luz, suas propriedades e fenômenos que envolvem a sua propagação,
como formação de sombras, reflexão, refração etc.
•
Associar as características de obtenção de imagens a propriedades físicas da
luz para explicar, reproduzir, variar ou controlar a qualidade das imagens
produzidas
•
Reconhecer diferentes instrumentos ou sistemas que servem para ver, melhorar
e ampliar a visão, como olhos, óculos, lupas, telescópios, microscópios etc.,
visando à sua utilização adequada
•
Reconhecer aspectos e influências culturais nas formas de apreciação de
imagens
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4°
B
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Som, imagem e comunicação
Luz
e cor
•
A diferença entre a cor das fontes de luz e a cor de pigmentos
•
O caráter policromático da luz branca
•
As cores primárias (azul, verde e vermelho) no sistema de percepção e nos
aparelhos e equipamentos
•
Adequação e conforto na iluminação de ambientes
Ondas
eletromagnéticas
•
A interpretação do caráter eletromagnético da luz
•
Emissão e absorção de luz de diferentes cores
•
Evolução histórica da representação da luz como onda eletromagnética
Transmissões
eletromagnéticas
•
Produção, propagação e detecção de ondas eletromagnéticas
•
Equipamentos e dispositivos de comunicação, como rádio e TV, celulares e
fibras ópticas
•
Evolução da transmissão de informações e seus impactos sociais
|
•
Identificar a luz branca como composição de diferentes cores
•
Associar a cor de um objeto a formas de interação da luz com a matéria
(reflexão, refração, absorção)
•
Estabelecer diferenças entre cor-luz e cor-pigmento
•
Identificar as cores primárias e suas composições no sistema de percepção de
cores do olho humano e de equipamentos
•
Utilizar informações para identificar o uso adequado de iluminação em
ambientes do cotidiano
•
Utilizar o modelo eletromagnético da luz como uma representação possível das
cores na natureza
•
Identificar a luz no espectro de ondas eletromagnéticas, diferenciando as
cores de acordo com as frequências
•
Reconhecer e explicar a emissão e a absorção de diferentes cores de luz
•
Identificar e caracterizar modelos de explicação da natureza da luz ao longo
da história humana, seus limites e embates
•
Reconhecer o atual modelo científico utilizado para explicar a natureza da
luz
•
Identificar os principais meios de produção, propagação e detecção de ondas eletromagnéticas
no cotidiano
•
Explicar o funcionamento básico de equipamentos e sistemas de comunicação,
como rádio, televisão, telefone celular e fibras ópticas, com base nas
características das ondas eletromagnéticas
•
Reconhecer a evolução dos meios de comunicação e informação, assim como seus impactos
sociais, econômicos e culturais
•
Acompanhar e debater criticamente notícias e artigos sobre aspectos
socioeconômicos, científicos e tecnológicos
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3ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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1°
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Equipamentos elétricos
Circuitos
elétricos
•
Aparelhos e dispositivos domésticos e suas especificações elétricas, como
potência e tensão de operação
•
Modelo clássico de propagação de corrente em sistemas resistivos
•
Avaliação do consumo elétrico residencial e em outras instalações; medidas de
economia
•
Perigos da eletricidade e medidas de prevenção e segurança
Campos
e forças eletromagnéticas
•
Propriedades elétricas e magnéticas de materiais e a interação por meio de
campos elétricos e magnéticos
• Valores de correntes, tensões, cargas e campos em
situações de nosso cotidiano
|
•
Identificar a presença da eletricidade no dia a dia, tanto em equipamentos
elétricos como em outras atividades
•
Classificar equipamentos elétricos do cotidiano segundo a sua função
•
Caracterizar os aparelhos elétricos a partir das especificações dos
fabricantes sobre suas características (voltagem, potência, frequência etc.),
reconhecendo os símbolos relacionados a cada grandeza
•
Relacionar informações fornecidas pelos fabricantes de aparelhos elétricos a propriedades
e modelos físicos para explicar seu funcionamento
•
Identificar e caracterizar os principais elementos de um circuito elétrico
simples
•
Relacionar as grandezas mensuráveis dos circuitos elétricos com o modelo
microscópico da eletricidade no interior da matéria
•
Compreender o choque elétrico como resultado da passagem da corrente elétrica
pelo corpo humano, avaliando efeitos, perigos e cuidados no manuseio da
eletricidade
•
Diferenciar um condutor de um isolante elétrico em função de sua estrutura,
avaliando o uso de diferentes materiais em situações diversas
•
Compreender os significados das redes de 110 V e 220 V, calibre de fios,
disjuntores e fios terra para analisar o funcionamento de instalações
elétricas domiciliares
•
Dimensionar o gasto de energia elétrica de uma residência, compreendendo as
grandezas
envolvidas
nesse consumo
•
Dimensionar circuitos elétricos domésticos em função das características das
residências
•
Propor estratégias e alternativas seguras de economia de energia elétrica
doméstica
•
Relacionar o campo elétrico com cargas elétricas e o campo magnético com
cargas elétricas em movimento
•
Reconhecer propriedades elétricas e magnéticas da matéria e suas formas de
interação por meio de campos
•
Estimar a ordem de grandezas de fenômenos ligados a grandezas elétricas, como
a corrente de um raio; carga acumulada num capacitor e tensão numa rede de
transmissão
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Equipamentos elétricos
Campos
e forças eletromagnéticas
•
Interação elétrica e magnética, o conceito de campo e as leis de Oersted e da
indução de
Faraday
•
A evolução das leis do eletromagnetismo como unificação de fenômenos antes
separados
Motores
e geradores
•
Constituição de motores e de geradores, a relação entre seus componentes e as
transformações
de energia
Produção
e consumo elétricos
•
Produção de energia elétrica em grande escala em usinas hidrelétricas,
termelétricas e eólicas; estimativa de seu balanço custo–benefício e de seus
impactos ambientais
•
Transmissão de eletricidade em grandes distâncias
•
Evolução da produção e do uso da energia elétrica e sua relação com o
desenvolvimento
econômico
e social
|
•
A partir de observações ou de representações, formular hipóteses sobre a
direção do campo magnético em um ponto ou região do espaço, utilizando
informações de outros pontos ou regiões
•
Identificar as linhas do campo magnético e reconhecer os polos magnéticos de
um ímã, por meio de figuras desenhadas, malhas de ferro ou outras
representações
•
Representar o campo magnético de um ímã utilizando linguagem icônica de
pontos, traços ou linhas
•
Identificar a relação entre a corrente elétrica e o campo magnético
correspondente em termos de intensidade, direção e sentido
•
Relacionar a variação do fluxo do campo magnético com a geração de corrente
elétrica
•
Reconhecer a relação entre fenômenos elétricos e magnéticos a partir de
resultados de observações ou textos históricos
•
Interpretar textos históricos relativos ao desenvolvimento do
eletromagnetismo, contextua lizando as informações e comparando-as com as
informações científicas atuais
•
Explicar o funcionamento de motores e geradores elétricos e seus componentes
e os correspondentes fenômenos e interações eletromagnéticos
•
Reconhecer as transformações de energia envolvidas em motores e geradores
elétricos
•
Identificar critérios que orientam a utilização de aparelhos elétricos, como
as especificações do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e
Qualidade Industrial
(Inmetro),
riscos, eficiência energética e direitos do consumidor
•
Identificar semelhanças e diferenças entre os processos físicos em sistemas
que geram energia elétrica, como pilhas, baterias, dínamos, geradores ou
usinas
•
Identificar fases e/ou características da transformação de energia em usinas
geradoras de
eletricidade
•
Identificar e caracterizar os diversos processos de produção de energia
elétrica
•
Representar por meio de esquemas a transmissão de eletricidade das usinas até
os pontos
de
consumo
•
Relacionar a produção de energia com os impactos ambientais e sociais desses
processos
•
Estimar perdas de energia ao longo do sistema de transmissão de energia
elétrica, reconhecendo a necessidade de transmissão em alta-tensão
•
Identificar quantitativamente as diferentes fontes de energia elétrica no
Brasil
•
Relacionar a evolução da produção de energia com o desenvolvimento econômico
e a qualidade de vida
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3ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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3°
B
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Matéria e radiação
Matéria,
propriedades e constituição
•
Modelos de átomos e moléculas para explicar características macroscópicas
mensuráveis
•
A matéria viva e sua relação/distinção com os modelos físicos de materiais
inanimados
•
Os modelos atômicos de Rutherford e Bohr
Átomos
e radiações
•
A quantização da energia para explicar a emissão e absorção de radiação pela
matéria
•
A dualidade onda–partícula
•
As radiações do espectro eletromagnético e seu uso tecnológico, como a
iluminação
incandescente,
a fluorescente e o laser
Núcleo
atômico e radiatividade
•
Núcleos estáveis e instáveis, radiatividade natural e induzida
•
A intensidade da energia no núcleo e seus usos médico, industrial, energético
e bélico
• Radiatividade, radiação ionizante, efeitos biológicos
e radioproteção
|
•
Identificar e estimar ordens de grandeza de espaço em escala subatômica,
nelas situando fenômenos conhecidos
•
Explicar características macroscópicas observáveis e propriedades dos
materiais, com base em modelos atômicos
•
Explicar a absorção e a emissão de radiação pela matéria, recorrendo ao
modelo de quantização da energia
•
Reconhecer a evolução dos conceitos que levaram à idealização do modelo
quântico para o átomo
•
Interpretar a estrutura, as propriedades e as transformações dos materiais
com base em
modelos
quânticos
•
Identificar diferentes radiações presentes no cotidiano, reconhecendo sua
sistematização
no
espectro eletromagnético e sua utilização por meio das tecnologias a elas
associadas (rádio, radar, forno de micro-ondas, raios X, tomografia, laser etc.)
•
Reconhecer a presença da radioatividade no mundo natural e em sistemas
tecnológicos, discriminando características e efeitos
•
Reconhecer a natureza das interações e a dimensão da energia envolvida nas transformações
nucleares para explicar seu uso na geração de energia elétrica, na indústria,
na agricultura e na medicina
•
Explicar diferentes processos de geração de energia nuclear (fusão e fissão),
reconhecendo-os em fenômenos naturais e em sistemas tecnológicos
•
Caracterizar o funcionamento de uma usina nuclear, argumentando sobre seus
possíveis riscos e as vantagens de sua utilização em diferentes situações
•
Pesquisar e argumentar acerca do uso de energia nuclear no Brasil e no mundo
•
Avaliar e debater efeitos biológicos e ambientais da radiatividade e das
radiações ionizantes, assim como medidas de proteção
|
4°
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subatômicas,
elementares ou não
•
A detecção e a identificação das partículas
•
A natureza e a intensidade das forças nas transformações das partículas
Eletrônica
e informática
•
Propriedades e papéis dos semicondutores nos dispositivos microeletrônicos
•
Elementos básicos da microeletrônica; armazenamento e processamento de dados
(discos magnéticos, CDs, DVDs, leitoras e processadores)
•
Impacto social e econômico contemporâneo da automação e da informatização
|
•
Reconhecer os principais modelos explicativos dos fundamentos da matéria ao
longo da história, dos átomos da Grécia Clássica aos quarks
•
Identificar a existência e a diversidade das partículas subatômicas
•
Reconhecer e caracterizar processos de identificação e detecção de partículas
subatômicas
•
Reconhecer, na história da ciência, relações entre a evolução dos modelos
explicativos da matéria e da pesquisa com aspectos sociais, políticos e
econômicos
•
Reconhecer a natureza das interações e a relação massa–energia nos processos
nucleares
e
nas transformações de partículas subatômicas
•
Identificar a presença de componentes eletrônicos, como semicondutores, e
suas propriedades em equipamentos do mundo contemporâneo
•
Identificar elementos básicos da microeletrônica no processamento e
armazenamento de informações (processadores, microcomputadores, discos
magnéticos, CDs etc.)
•
Identificar e caracterizar os novos materiais e processos utilizados no
desenvolvimento da informática
•
Avaliar e debater os impactos de novas tecnologias na vida contemporânea,
analisando
as
implicações da relação entre ciência e ética
|
São Paulo (Estado)
Secretaria da Educação.
Currículo do Estado
de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias /
Secretaria da
Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos
de Menezes. – São Paulo : SEE, 2010.
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