segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Quadro de conteúdos e habilidades de História

Quadro de conteúdos e habilidades de História
5ª- série/6º- ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
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Sistemas sociais e culturais de notação de tempo ao longo da história
As linguagens das fontes históricas
• Documentos escritos, mapas, imagens, entrevistas
A vida na Pré-história e a escrita
Os suportes e os instrumentos da escrita
• Compreender fenômenos de natureza histórica
• Reconhecer os acontecimentos históricos em sua temporalidade, estabelecendo relações de anterioridade e posterioridade
• Reconhecer as diferentes formas histórico-sociais de marcação do tempo
• Compreender que a construção do conhecimento histórico está vinculada a informações de natureza variada
• Identificar a existência das diferentes linguagens das fontes históricas
• Reconhecer a importância da escrita, identificando seus diferentes suportes ao longo da história
• Elaborar o conceito de memória, reconhecendo sua importância para a construção do conhecimento histórico
• Desenvolver o espírito investigativo e a autonomia ao buscar dados e informações

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Civilizações do Oriente Próximo
• O Egito Antigo e a Mesopotâmia
África, o “berço da humanidade”
Heranças culturais da China e trocas culturais em diferentes épocas
• Reconhecer a importância do trabalho humano, a partir de registros sobre as formas de sua organização em diferentes contextos histórico-sociais
• Reconhecer a importância do trabalho escravo para as sociedades antigas
• Identificar a importância dos recursos naturais para a organização do espaço
histórico-geo gráfico
• Estabelecer relações entre a ação humana e as transformações do espaço natural
• Identificar os principais traços da organização política da sociedade, reconhecendo o papel das leis em sua estruturação e organização
• Identificar nos códigos legais a presença e a preservação das desigualdades que caracterizam as sociedades ao longo da história
• Reconhecer a África como o lugar de surgimento da humanidade a partir de dados e vestígios arqueológicos
• Reconhecer a importância da cultura material para a construção do conhecimento histórico
• Identificar as características e os conceitos relacionados às várias temporalidades históricas
• Reconhecer a importância das práticas de religiosidade para a construção das identidades socioculturais
• Reconhecer a importância das manifestações do pensamento para identificar os modos de vida das sociedades ao longo da história
• Estabelecer relações entre as manifestações culturais do presente e as raízes históricas de sua constituição
• Identificar as principais contribuições das culturas antigas – em seus múltiplos aspectos – para a conformação das sociedades contemporâneas






5ª- série/6º- ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
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A vida na Grécia Antiga
• Sociedade, vida cotidiana, mitos, religião, cidades-estado, pólis, democracia e cidadania
A vida na Roma Antiga
• Vida urbana e sociedade, cotidiano, república, escravismo, militarismo e direito
• Estabelecer relações entre pontos de vista diversos sobre determinada questão histórica, visando à elaboração de argumentação consistente
• Analisar textos históricos a partir das estratégias de estudo dirigido à leitura
• Compreender a historicidade dos conceitos históricos a partir do estudo das sociedades antigas
• Identificar as características essenciais das relações sociais de trabalho ao longo da história
• Compreender a importância da cidade para o estabelecimento e a organização das instituições sociais ao longo da história
• Compreender os processos históricos e sociais de formação das instituições políticas e sociais
• Reconhecer a importância da preservação da memória para o conhecimento da história da humanidade
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O fim do Império Romano
• As migrações bárbaras e o cristianismo
As civilizações do Islã (sociedade e cultura)
• A expansão islâmica e sua presença na Península Ibérica
Império Bizantino e o Oriente no imaginário medieval
• Reconhecer as características históricas dos fluxos populacionais
• Identificar as principais causas e características dos movimentos de migração que caracterizaram o processo histórico de ocupação territorial
• Identificar fenômenos e fatos histórico-sociais em suas dimensões espaciais e temporais
• Identificar e valorizar a diversidade do patrimônio cultural, reconhecendo suas manifestações e inter-relações em diferentes sociedades
• Reconhecer a importância do patrimônio étnico-cultural para a preservação da memória e da identidade dos variados grupos sociais
• Reconhecer os elementos socioculturais que constituem as identidades, a partir do estudo das questões de alteridade
• Reconhecer a importância de valorizar a diversidade nas práticas de religião e religiosidade dos indivíduos e grupos sociais
• Identificar, nas manifestações atuais de religião e religiosidade, os processos históricos de sua constituição
• Reconhecer as formas históricas das sociedades como resultado das relações de poder entre as nações
• Identificar, a partir de mapas e documentos iconográficos, as principais características das formações sociais









6ª- série/7º- ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
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O Feudalismo
• Relações sociais, econômicas, políticas e religiosas
As Cruzadas e os contatos entre as sociedades europeias e orientais
Renascimento Comercial e Urbano
Renascimento Cultural e Científico
• Identificar as principais características do sistema de trabalho na Idade Média europeia
• Classificar cronologicamente os principais períodos que dividem a história das sociedades ocidentais
• Reconhecer a importância das fontes iconográfi cas para a construção do conhecimento histórico
• Reconhecer os principais elementos conformadores das relações sociais no cotidiano
• Identificar processos históricos relativos às atividades econômicas, responsáveis pela formação e ocupação territorial
• Estabelecer relações entre os principais elementos que caracterizam o processo de formação das instituições políticas e sociais ao longo da história, aplicando conceitos de
permanência e ruptura
• Reconhecer a importância do patrimônio étnico-cultural para a preservação da memória e o conhecimento da história
• Estabelecer relações entre as manifestações culturais do presente e as raízes históricas de sua constituição
• Identificar os principais fundamentos religiosos e sociais das Cruzadas medievais
• Reconhecer que a formação das sociedades contemporâneas é resultado de interações e conflitos de caráter econômico, político e cultural
• Reconhecer, a partir de diferentes referências, a importância da cultura material como fonte histórica
• Analisar a importância da Cidade para o estabelecimento e a organização das instituições sociais ao longo da história
• Identificar os principais fatores que possibilitaram o crescimento urbano na Europa Ocidental a partir da Baixa Idade Média
• Estabelecer relações entre dados e informações contidos em documentos de variada natureza
• Identificar as características essenciais das relações sociais de trabalho ao longo da história
• Reconhecer a importância das manifestações artísticas e literárias para o conhecimento histórico
• Identificar as principais características do Renascimento (antropocentrismo, racionalismo, naturalismo, individualismo, mecenato e recuperação de valores da Antiguidade clássica greco-latina)
• Estabelecer relações entre a invenção da imprensa na Europa ocidental e a circulação e o desenvolvimento do conhecimento em suas variadas formas
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Formação das Monarquias Nacionais Europeias Modernas (Portugal, Espanha, Inglaterra
e França)
Os fundamentos teóricos do Absolutismo e as práticas das Monarquias Absolutistas
Reforma e Contrarreforma
Expansão marítima nos séculos XV e XVI
• Identificar os principais resultados culturais da longa permanência dos árabes na Península Ibérica
• Estabelecer relações entre o processo de reconquista da Península Ibérica e a formação de Portugal
• Reconhecer os principais elementos formadores das teorias absolutistas
• Estabelecer relações entre o absolutismo e a teoria de direito divino dos reis
• Identificar os principais fatores que levaram ao enfraquecimento do poder da Igreja Católica no início dos Tempos Modernos
• Identificar os principais fundamentos das transformações religiosas ocorridas na Europa no final da Idade Média (Reforma e Contrarreforma)
• Reconhecer as principais características da Reforma Protestante
• Reconhecer as principais características da Contrarreforma Católica
• Identificar as principais características do Iluminismo, relacionando-o às questões do poder real
• Identificar as principais características das monarquias absolutistas instaladas na Europa no final da Idade Média
• Identificar os principais objetivos e características do processo europeu de expansão e conquista a partir dos séculos XV-XVI





6ª- série/7º- ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
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As sociedades maia, asteca e inca
Conquista espanhola na América
Sociedades indígenas no território brasileiro
O encontro dos portugueses com os povos indígenas
• Identificar, a partir de mapas e documentos escritos e iconográficos, as principais
características das sociedades pré-colombianas (maias, astecas e incas)
• Reconhecer a importância do estudo das questões de alteridade para compreender as relações de caráter histórico-cultural
• Reconhecer as formas atuais das sociedades como resultado das lutas pelo poder entre as nações
• Reconhecer e valorizar a diversidade dos patrimônios etnoculturais e artísticos,
identificando-a em suas manifestações e representações ao longo da história
• Reconhecer a importância da cultura material para a construção do conhecimento
histórico
• Relacionar a ocupação do território brasileiro ao longo da história à transformação e/ou destruição das sociedades indígenas
• Identificar as principais características e consequências das relações ampliadas ou
estabelecidas entre os europeus e os povos de outros continentes, como África, Ásia e
América

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Tráfico negreiro e escravismo africano no Brasil
Ocupação holandesa no Brasil
Mineração e vida urbana
Crise do Sistema Colonial
• Reconhecer a importância do trabalho humano, identificando e interpretando registros
sobre as formas de sua organização em diferentes contextos históricos
• Identificar as principais características do trabalho escravo no engenho açucareiro e
nas minas
• Identificar processos históricos relativos às atividades econômicas responsáveis pela
formação e ocupação territorial
• Identificar as formas de resistência dos africanos e afrodescendentes visando à extinção do trabalho escravo, com ênfase para os quilombos
• Reconhecer que a formação das sociedades contemporâneas é resultado de interações e conflitos de caráter econômico, político e cultural
• Identificar as principais revoltas e rebeliões do período regencial, suas características,
objetivos e resultados
• Identificar os principais fatores que levaram à crise do Sistema Colonial no Brasil
• Analisar os processos sócio-históricos de formação das instituições políticas e sociais







7ª- série/8º- ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
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O Iluminismo
A colonização inglesa e a independência dos Estados Unidos da América (EUA)
A colonização espanhola e a independência da América espanhola
A Revolução Industrial inglesa
• Identificar as principais características do pensamento iluminista e os valores por ele
defendidos
• Identificar os principais campos da atividade humana influenciados pelo Iluminismo
• Reconhecer as principais influências do pensamento iluminista na organização política da sociedade ocidental
• Relacionar a ruptura dos EUA com a metrópole à crise do Antigo Regime
• Identificar o papel de cada grupo social no processo de independência dos EUA
• Identificar, a partir de documentos, índios e negros como excluídos após a independência dos EUA
• Identificar as influências do pensamento iluminista nos textos declaratórios da
independência dos EUA
• Identificar os principais fatos e acontecimentos que podem estabelecer um
encadeamento cronológico relativo ao processo de independência dos EUA
• Reconhecer os motivos que levaram os EUA a conquistar sua emancipação política
• Reconhecer, no processo de independência dos EUA, a convivência entre o ideal de
liberdade política e a manutenção da escravidão
• Identificar as principais características das formas de trabalho introduzidas na América
pelos europeus • Identificar as principais formas de resistência das populações ameríndias às relações de exploração de trabalho introduzidas pelos espanhóis
• Estabelecer relações entre as formas de colonização portuguesa, espanhola e inglesa,
identificando suas semelhanças e diferenças
• Reconhecer a importância de analisar textos de época para melhor compreensão de temas e conteúdos históricos
• Identificar o sentido do direito de encomienda no processo de colonização espanhola,
relacionando-o à catequese dos indígenas
• Identificar o sentido dos repartimientos nas colônias espanholas da América
• Reconhecer as principais características dos processos de independência das colônias
europeias na América
• Estabelecer relações entre a Revolução Industrial e o processo de urbanização e
crescimento demográfico
• Identificar as características essenciais das relações sociais de trabalho ao longo da história
• Estabelecer relações entre o uso de máquinas e o controle do tempo do trabalhador
industrial
• Reconhecer a importância da divisão do trabalho para o processo de Revolução Industrial
• Identificar o significado e as consequências da divisão do trabalho para o trabalhador
industrial
• Estabelecer relações entre a exploração do trabalho infantil à época da Revolução
Industrial e nas sociedades contemporâneas, inclusive no Brasil
• Identificar, a partir do estudo sobre o trabalho infantil e o da mulher, as permanências na dinâmica do processo histórico
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Revolução Francesa e expansão napoleônica
A família real no Brasil
A independência do Brasil
Primeiro Reinado no Brasil
• Identificar os principais valores propugnados pela Declaração dos Direitos do Homem
e do Cidadão, de 1789, estabelecendo relações entre sua formulação e o contexto
histórico em que foi produzida
• Identificar as principais influências da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, nas formas características das sociedades contemporâneas
• Identificar os principais conceitos necessários à compreensão da Revolução Francesa
(sociedade estamental, burguesia, nobreza, Antigo Regime, Iluminismo, revolução
burguesa, Constituição, Assembleia Constituinte, sufrágio censitário, sufrágio universal,
cidadania, direitos humanos e liberalismo)
• Reconhecer a importância da existência de um documento que estabeleça quais são os principais direitos humanos
• Identificar, na sociedade contemporânea, práticas e situações de desrespeito aos direitos humanos
• Estabelecer relações entre a Revolução Francesa e a expansão napoleônica
• Identificar, no Código Civil Napoleônico, de 1804, as principais ideias burguesas e liberais que inspiraram a Revolução Francesa (por exemplo, a igualdade jurídica entre as pessoas e a proteção do direito à propriedade privada)
• Reconhecer a importância do uso de obras de arte para a construção do conhecimento
histórico, especialmente para períodos anteriores à invenção da fotografia
• Reconhecer, pelo estudo de obras de arte, a importância da presença dos viajantes
estrangeiros para a “redescoberta do Brasil”
• Estabelecer relações entre a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil, em 1808, a expansão napoleônica e o bloqueio continental• Identificar os principais valores propugnados pela Declaração dos Direitos do Homem
e do Cidadão, de 1789, estabelecendo relações entre sua formulação e o contexto
histórico em que foi produzida
• Identificar as principais influências da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, nas formas características das sociedades contemporâneas
• Identificar os principais conceitos necessários à compreensão da Revolução Francesa
(sociedade estamental, burguesia, nobreza, Antigo Regime, Iluminismo, revolução
burguesa, Constituição, Assembleia Constituinte, sufrágio censitário, sufrágio universal,
cidadania, direitos humanos e liberalismo)
• Reconhecer a importância da existência de um documento que estabeleça quais são os principais direitos humanos
• Identificar, na sociedade contemporânea, práticas e situações de desrespeito aos direitos humanos
• Estabelecer relações entre a Revolução Francesa e a expansão napoleônica
• Identificar, no Código Civil Napoleônico, de 1804, as principais ideias burguesas e liberais que inspiraram a Revolução Francesa (por exemplo, a igualdade jurídica entre as pessoas e a proteção do direito à propriedade privada)
• Reconhecer a importância do uso de obras de arte para a construção do conhecimento
histórico, especialmente para períodos anteriores à invenção da fotografia
• Reconhecer, pelo estudo de obras de arte, a importância da presença dos viajantes
estrangeiros para a “redescoberta do Brasil”
• Estabelecer relações entre a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil, em 1808, a expansão napoleônica e o bloqueio continental
• Reconhecer a importância dos interesses dos ingleses para a transferência da Corte
portuguesa para o Brasil
• Estabelecer relações entre as principais decorrências da transferência da Corte portuguesa para o Brasil (abertura dos portos brasileiros às Nações Amigas; Tratado de Comércio e Navegação; Tratado de Paz, Aliança e Amizade; Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves)
e o processo de independência política do Brasil
• Identificar as principais características dos regimes políticos denominados Monarquia e
República
• Reconhecer a independência do Brasil como um processo que resultou no estabelecimento de um Estado adequado aos interesses da elite agrária e escravista
• Estabelecer relações passado–presente no estudo das permanências e rupturas que
caracterizam a dinâmica do processo histórico
• Reconhecer a importância do voto para o exercício da cidadania plena



7ª- série/8º - ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
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Período Regencial no Brasil
Movimentos sociais e políticos na Europa no século XIX
• As ideias socialistas, comunistas e anarquistas nas associações de trabalhadores
O liberalismo e o nacionalismo
A expansão territorial dos EUA no século XIX
Segundo Reinado no Brasil
• Política interna
• Identificar as principais revoltas e rebeliões do Período Regencial, suas características, seus objetivos e seus resultados
• Reconhecer a importância de considerar o respeito aos valores humanos e à diversidade sociocultural nas análises de fatos e processos histórico-sociais
• Reconhecer que os processos de formação e transformação das instituições
político-sociais são resultado das lutas coletivas
• Reconhecer a importância dos movimentos sociais pela melhoria das condições de vida e trabalho ao longo da história
• Identificar os principais conceitos do ideário dos movimentos revolucionários europeus do século XIX e suas influências nas posições político-partidárias da atualidade
• Comparar organizações políticas, econômicas e sociais no mundo contemporâneo,
reconhecendo propostas que visem a reduzir as desigualdades sociais
• Identificar, a partir de mapas, os principais movimentos históricos de ocupação territorial
• Identificar processos históricos relativos às atividades econômicas, responsáveis pelos
movimentos populacionais
• Reconhecer que a formação das sociedades contemporâneas é resultado de interações e conflitos de caráter econômico e cultural
• Identificar diferentes formas de representação de fatos econômico-sociais expressos em diferentes linguagens
• Analisar o processo histórico de formação das instituições políticas brasileiras
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Economia cafeeira
Escravidão e abolicionismo
• Formas de resistência (os quilombos), o fim do tráfico e da escravidão
Industrialização, urbanização e imigração
• As transformações econômicas, políticas e sociais no Brasil
Proclamação da República
• Compreender a questão da terra no Brasil, identificando as diversas formas de
propriedade ao longo da história, bem como a organização fundiária e os movimentos
sociais a ela ligados
• Identificar as formas de resistência dos africanos e afrodescendentes visando à extinção do trabalho escravo, com ênfase para os quilombos
• Relacionar a Lei de Terras, de 1850, ao processo de substituição da mão de obra escrava pela dos imigrantes europeus
• Identificar os principais traços da organização política das sociedades, reconhecendo o
papel das leis em sua estruturação e organização
• Identificar as características essenciais das relações sociais de trabalho ao longo da
história
• Analisar, a partir de textos, os processos de transformação histórica, identificando suas
principais características econômicas, políticas e sociais
• Analisar criticamente o significado da construção dos diferentes marcos relacionados à
formação histórica da sociedade brasileira
• Analisar historicamente as principais características e dinâmicas dos fluxos populacionais ocorridos no Brasil
• Estabelecer relações a partir da seleção e organização de informações registradas em
documentos de natureza variada
• Identificar as características fundamentais de fontes históricas de natureza variada
• Reconhecer a importância do uso de obras de arte para a construção do conhecimento
histórico



8ª- série/9º- ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
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Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX
Primeira Guerra Mundial (1914-1918)
Revolução Russa e stalinismo
A República no Brasil
• Identificar, a partir de mapas, os principais movimentos históricos de ocupação territorial
• Reconhecer a importância do Imperialismo como componente essencial do processo
de construção das desigualdades socioeconômicas entre o conjunto das potências
capitalistas e o mundo dos países pobres
• Analisar as justificativas ideológicas apresentadas pelas grandes potências para interferir nas várias regiões do planeta
• Identificar os significados históricos das relações de poder entre as nações e suas
decorrências nos conflitos armados
• Estabelecer relações entre a expansão imperialista durante o século XIX e a necessidade de novos mercados consumidores para as potências industrializadas comercializarem sua produção industrial
• Estabelecer relações entre o combate ao tráfico de escravos e os interesses das potências europeias na manutenção da mão de obra africana naquele continente
• Estabelecer relações entre os avanços tecnológicos da indústria bélica às perdas humanas ocorridas na Primeira Guerra Mundial
• Reconhecer as formas históricas das sociedades como resultado das relações de poder entre as nações
• Relacionar as condições de vida dos trabalhadores aos movimentos sociais por eles
desenvolvidos
• Comparar organizações políticas, econômicas e sociais no mundo contemporâneo,
reconhecendo propostas que visem a reduzir as desigualdades sociais
• Reconhecer que as relações de dominação, subordinação e resistência fazem parte da
construção das instituições políticas, sociais e econômicas
• Reconhecer a importância dos movimentos coletivos e de resistência para as conquistas sociais e a preservação dos direitos dos cidadãos ao longo da história
• Relacionar o princípio de respeito aos valores humanos e à diversidade sociocultural às análises de fatos e processos histórico-sociais
• Reconhecer a importância de valorizar e respeitar as diferenças de variadas naturezas, que caracterizam os indivíduos e os grupos sociais
• Reconhecer a importância do estudo das questões de alteridade para compreender as
relações de caráter histórico-cultural a partir da compreensão dos elementos culturais que constituem as identidades
• Identificar e caracterizar os principais movimentos de contestação ao Império e sua
influência na proclamação da República no Brasil
• Reconhecer as principais características dos regimes Monárquico e Republicano no Brasil
• Reconhecer as principais características dos vários períodos da República no Brasil
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Nazifascismo
Crise de 1929
Segunda Guerra Mundial
O Período Vargas
• Reconhecer o papel da propaganda de massa nas sociedades históricas
• Valorizar e respeitar as diferenças de variadas naturezas que caracterizam os indivíduos e os grupos sociais
• Reconhecer o respeito aos valores humanos e à diversidade sociocultural como
fundamento da vida social
• Reconhecer a liberdade de práticas de religião e religiosidade dos indivíduos e grupos
sociais como um direito básico da cidadania
• Reconhecer a importância dos documentos visuais para a construção do conhecimento histórico
• Identificar diferentes formas de representação de fatos econômico-sociais expressos em diferentes linguagens
• Reconhecer que os processos de formação e transformação das instituições
político-sociais são resultado das lutas coletivas

8ª- série/9º - ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
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Os nacionalismos na África e na Ásia e as lutas pela independência
Guerra Fria
• Contextualização e consequências para o Brasil
Populismo e ditadura militar no Brasil
• Reconhecer os principais movimentos nacionalistas na África e na Ásia envolvidos nas lutas pela independência
• Identificar os principais valores de defesa ao direito de autodeterminação dos povos
• Estabelecer relações entre a Segunda Guerra Mundial e o processo de descolonização da África e da Ásia
• Reconhecer as formas históricas das sociedades como resultado das relações de poder entre as nações
• Reconhecer, a partir de textos de natureza diversa, as principais características do período da Guerra Fria
• Estabelecer relações entre a Guerra Fria e os golpes militares na América Latina
• Reconhecer a importância dos movimentos coletivos e de resistência para as conquistas sociais e a preservação dos direitos dos cidadãos ao longo da história
• Analisar o processo histórico de formação das instituições políticas brasileiras
• Identificar as principais características do Estado brasileiro em diferentes períodos da
República
• Identificar as principais características dos governos populistas no Brasil
• Caracterizar os governos militares instalados no Brasil a partir de 1964, considerando
especialmente a supressão das liberdades e a repressão à oposição

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Redemocratização no Brasil
Os Estados Unidos da América após a Segunda Guerra Mundial
• Movimentos sociais e culturais nas décadas de 1950, 1960 e 1970
Fim da Guerra Fria e Nova Ordem Mundial
• Identificar os principais movimentos de resistência aos governos militares, até a
deflagração da campanha das “Diretas Já”
• Estabelecer relações entre a supressão da censura à imprensa e o processo de
redemocratização do Brasil
• Reconhecer os principais movimentos rurais e urbanos de contestação aos sistemas
políticos e econômicos ao longo da história
• Reconhecer que o processo histórico não decorre apenas da ação dos chamados grandes personagens
• Reconhecer a importância dos movimentos coletivos e de resistência para as conquistas sociais e a preservação dos direitos dos cidadãos ao longo da história
• Reconhecer a importância dos mapas para o estudo da história
• Identificar a influência da cultura norte-americana nos hábitos culturais da sociedade
brasileira atual
• Estabelecer relações a partir da seleção e organização de informações registradas em documentos de natureza variada
• Reconhecer os principais elementos que definem os conceitos de Nova Ordem Mundial e globalização
• Identificar as principais tecnologias que caracterizam a vida cotidiana na sociedade
Contemporânea








1ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
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Pré-história
• A Pré-história sul-americana, brasileira e regional
O Oriente Próximo e o surgimento das primeiras cidades
• Egito e Mesopotâmia
• Hebreus, fenícios e persas
• Analisar processos histórico-sociais aplicando conhecimentos de várias áreas do saber
• Identificar características e conceitos relacionados às várias temporalidades históricas
• Reconhecer a diversidade dos processos históricos e das experiências humanas
• Reconhecer a importância de submeter à crítica o conceito de Pré-história, com base na crítica ao viés eurocêntrico e à delimitação pela ausência da escrita
• Reconhecer a importância da escrita para o desenvolvimento histórico da humanidade, identificando seus diferentes suportes
• Identificar as diferentes linguagens das fontes históricas, para a compreensão de fenômenos histórico-sociais
• Reconhecer o papel dos diferentes meios de comunicação na construção do
conhecimento histórico
• Estabelecer relações espaciais e temporais, relativas ao surgimento da humanidade e ao povoamento de diferentes espaços geográficos
• Analisar os processos de formação das instituições sociais e políticas, a partir de diferentes formas de regulamentação das sociedades ao longo da história
• Comparar diferentes explicações para fatos e processos histórico-sociais
• Relacionar sociedade e natureza, analisando suas interações na organização das sociedades
• Identificar as principais características do processo histórico de constituição da Cidade, analisando sua importância e significados ao longo do tempo
• Identificar as diversidades geocronológicas das produções culturais

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Civilização grega
• A constituição da cidadania clássica e o regime democrático ateniense
• Os excluídos do regime democrático
Democracia e escravidão no mundo antigo e no mundo contemporâneo
O Império de Alexandre e a fusão cultural do Oriente com o Ocidente
• Analisar os processos de formação histórica das instituições sociais, políticas e econômicas, relacionando-os às práticas dos diferentes grupos e agentes sociais
• Identificar os principais traços da organização política das sociedades, reconhecendo o papel das leis em sua estruturação e organização
• Identificar os instrumentos para ordenar os eventos históricos, relacionando-os a fatores econômicos, políticos e culturais
• Identificar, a partir de mapas, fenômenos e fatos histórico-sociais, considerando suas dimensões temporais e espaciais
• Confrontar formas de interações culturais, sociais e econômicas em diferentes contextos históricos
• Identificar os significados históricos das relações de poder entre as nações e as civilizações ao longo da história
• Valorizar a diversidade do patrimônio cultural e artístico, identificando suas manifestações
e representações em diferentes sociedades
• Analisar as práticas e o pensamento democrático grego
• Identificar a historicidade das interpretações históricas






1ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
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A civilização romana e as migrações bárbaras
Império Bizantino e o mundo árabe
Os Francos e o Império de Carlos Magno
Sociedade Feudal
• Características sociais, econômicas, políticas e culturais
• Analisar, a partir de textos, os processos de transformação histórica, identificando suas
principais características econômicas, políticas e sociais
• Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais, relacionando-os às
transformações do contexto histórico
• Reconhecer fenômenos e fatos histórico-sociais a partir da análise comparada de mapas, considerando suas dimensões temporais e espaciais
• Identificar as principais características do processo histórico de constituição,
transformação e uso dos espaços urbanos
• Comparar diferentes pontos de vista sobre situações de natureza histórico-cultural,
identificando os pressupostos de cada interpretação e analisando a validade dos
argumentos utilizados
• Identificar as principais causas e características dos movimentos de migração que
caracterizaram o processo histórico de ocupação territorial
• Identificar fenômenos e fatos histórico-sociais em suas dimensões espaciais e temporais
• Identificar e valorizar a diversidade do patrimônio cultural, reconhecendo suas
manifestações e inter-relações em diferentes sociedades
• Reconhecer a importância do patrimônio étnico-cultural para a preservação da memória e da identidade dos variados grupos sociais
• Desenvolver a compreensão dos elementos socioculturais que constituem as identidades, a partir do estudo das questões de alteridade
• Reconhecer a importância de valorizar a diversidade nas práticas de religião e
religiosidade dos indivíduos e grupos sociais
• Identificar, nas manifestações atuais de religião e religiosidade, os processos históricos de sua constituição
• Reconhecer as formas históricas das sociedades como resultado das relações de poder entre as nações
• Identificar as principais características do sistema de trabalho na Idade Média europeia
• Identificar as características do Império Bizantino e do mundo árabe na Idade Média
• Classificar cronologicamente os principais períodos que dividem a história das sociedades ocidentais
• Reconhecer os principais elementos conformadores das relações sociais nos ambientes cotidianos
B
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Renascimento comercial e urbano e formação das monarquias nacionais
Expansão europeia nos séculos XV e XVI
• Características econômicas, políticas, culturais e religiosas
Sociedades africanas da região subsaariana até o século XV
A vida na América antes da conquista europeia
• As sociedades maia, inca e asteca
• Interpretar processos de transformação histórica, a partir da construção e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento
• Analisar as formas de circulação da cultura em diferentes momentos da história
• Analisar processos sociais utilizando conhecimentos históricos e geográficos
• Reconhecer e valorizar a diversidade dos patrimônios étnico-culturais e artísticos de
diferentes sociedades
• Identificar propostas que reconheçam a importância do patrimônio étnico-cultural e
artístico para a preservação das memórias e das identidades nacionais
• Compreender a gênese e a transformação das diferentes organizações territoriais e os múltiplos fatores que nelas intervêm como produtos das relações de poder
• Identificar os principais objetivos e características do processo de expansão e conquista desenvolvido pelos europeus a partir dos séculos XV-XVI
• Identificar, a partir de documentos de variada espécie, as principais características das sociedades pré-colombianas (maias, astecas e incas)
• Reconhecer a importância do estudo das questões de alteridade para compreender as relações de caráter histórico-cultural
• Reconhecer as formas atuais das sociedades como resultado das lutas pelo poder entre as nações
• Reconhecer e valorizar a diversidade dos patrimônios étnico-culturais e artísticos,
identificando-a em suas manifestações e representações ao longo da história
• Reconhecer a importância da cultura material para a construção do conhecimento histórico




2ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
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Renascimento
Reforma e Contrarreforma
Formação dos Estados Absolutistas Europeus
Encontros entre europeus e as civilizações da África, da Ásia e da América
• Associar as manifestações culturais do presente aos processos históricos de sua
constituição
• Valorizar a diversidade dos patrimônios étnico-culturais e artísticos, identificando-os em suas manifestações e representações em diferentes sociedades
• Comparar diferentes pontos de vista sobre situações de natureza histórico-cultural, identificando os pressupostos de cada interpretação e analisando a validade dos argumentos utilizados
• Correlacionar textos analíticos e interpretativos sobre diferentes processos histórico-sociais
• Identificar as principais características dos modelos de representação cartográfica e
artística do mundo
• Identificar as principais características do Renascimento (antropocentrismo, racionalismo, naturalismo, individualismo, mecenato e recuperação de valores da Antiguidade clássica greco-latina)
• Reconhecer a importância do estudo das questões de alteridade para compreender as
relações de caráter histórico-cultural a partir da compreensão dos elementos culturais que constituem as identidades
• Analisar os significados históricos das relações de poder entre as nações, confrontando formas de interação cultural, social e econômica, em contextos históricos específicos
• Identificar as principais características do encontro entre os europeus e as diferentes
civilizações da Ásia, da África e da América
• Reconhecer a importância de valorizar a diversidade nas práticas de religião e religiosidade dos indivíduos e grupos sociais
• Reconhecer que a liberdade nas práticas de religião e religiosidade dos indivíduos e
grupos sociais representa um direito humano fundamental
• Identificar nas manifestações atuais de religião e religiosidade os processos históricos de sua constituição
• Relacionar as manifestações do pensamento e da criação artístico-literária aos seus
contextos históricos específicos
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Sistemas coloniais europeus
• A América Colonial
Revolução Inglesa
Iluminismo
Independência dos Estados Unidos da América
• Comparar processos de formação socioeconômica, relacionando-os com seus contextos histórico e geográfico
• Comparar diferentes processos de produção e analisar suas implicações histórico-sociais
• Relacionar sociedade e natureza, reconhecendo suas interações na organização do
espaço, em diferentes contextos histórico-geográficos
• Associar as manifestações do ideário político contemporâneo às influências históricas
• Compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, do presente
e do passado, de forma a favorecer a atuação consciente e o comportamento ético do
indivíduo na sociedade
• Identificar os significados das relações de poder na sociedade
• Estabelecer relações entre as instituições políticas e a organização econômica das sociedades
• Estabelecer relações entre as formas de colonização portuguesa, espanhola e inglesa,
identificando suas semelhanças e diferenças
• Estabelecer relações entre as manifestações do pensamento e da criação artístico-literária aos seus contextos históricos específicos
• Reconhecer a importância das manifestações do pensamento para identificar os modos de vida das sociedades ao longo da história
• Estabelecer relações entre as manifestações culturais do presente e as raízes históricas de sua constituição
• Reconhecer a importância de utilizar criticamente as fontes e informações históricas,
independentemente de sua natureza
• Analisar os processos de formação das instituições políticas, econômicas e sociais como resultado da atuação dos diferentes grupos e atores sociais ao longo da história
• Confrontar proposições e refletir sobre processos de transformação política, econômica e social a partir de situações históricas diferenciadas no tempo e no espaço



2ª série do Ensino Médio

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Habilidades
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Revolução Francesa e Império Napoleônico
Processos de independência e formação territorial na América Latina
A Revolução Industrial inglesa
A luta por direitos sociais no século XIX
• Socialismo, comunismo e anarquismo
• Identificar os principais conceitos necessários à compreensão da Revolução Francesa
(sociedade estamental, burguesia, nobreza, Antigo Regime, Iluminismo, revolução
burguesa, Constituição, Assembleia Constituinte, sufrágio censitário, sufrágio universal,
cidadania, direitos humanos e liberalismo)
• Relacionar os princípios iluministas à ocorrência da Revolução Francesa
• Identificar os principais valores propugnados pela Declaração dos Direitos do Homem
e do Cidadão, de 1789, estabelecendo relações entre sua formulação e o contexto
histórico em que foi produzida
• Identificar as principais influências da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, nas formas características das sociedades contemporâneas
• Reconhecer a importância da existência de um documento que estabeleça quais são os principais direitos humanos
• Ordenar os eventos históricos que caracterizam o processo da Revolução Francesa,
relacionando-os a fatores econômicos, políticos e sociais
• Problematizar conceitos como direito, igualdade e liberdade no contexto da Revolução
Francesa
• Analisar as mudanças ocorridas na França em função do processo revolucionário, com
destaque para as mudanças ocorridas na lógica social
• Identificar, no Código Civil Napoleônico, de 1804, as principais ideias burguesas e liberais que inspiraram a Revolução Francesa (por exemplo, a igualdade jurídica entre as pessoas e a proteção do direito à propriedade privada)
• Reconhecer o conceito de imperialismo com base na caracterização da expansão napoleônica
• Estabelecer relações entre a Revolução Francesa e o processo de expansão napoleônica, analisando as consequências políticas para os povos da Europa
• Identificar os principais conceitos e influências do ideário dos movimentos revolucionários europeus dos séculos XVII e XVIII para a identificação das posições político-partidárias da atualidade
• Localizar historicamente as lutas sociais em defesa da cidadania e da democracia em
diferentes contextos históricos
• Identificar os principais traços da organização política das sociedades, reconhecendo o
papel das leis em sua estruturação e organização
• Reconhecer as principais características dos processos de independência das colônias
europeias na América
• Reconhecer a importância da divisão do trabalho para o processo de Revolução Industrial
• Identificar o significado e as consequências da divisão do trabalho para o trabalhador
industrial
• Reconhecer que os processos de formação e transformação das instituições político-sociais são resultado de lutas coletivas
• Reconhecer a importância dos movimentos sociais pela melhoria das condições de vida e trabalho ao longo da história
• Identificar os principais conceitos do ideário dos movimentos revolucionários europeus do século XIX e suas influências nas posições político-partidárias da atualidade
• Identificar, a partir de análise cartográfica comparada, o processo de formação territorial das sociedades contemporâneas
• Analisar historicamente as principais características e dinâmicas dos fluxos populacionais
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Estados Unidos da América no século XIX
• Expansão para o oeste e guerra civil
Segundo Reinado no Brasil
• Abolição da escravatura e imigração europeia para o Brasil
O imaginário republicano
• Reconhecer a importância do uso de obras de arte para a construção do conhecimento
histórico
• Identificar, a partir de documentos, índios e negros como excluídos após a independência dos Estados Unidos da América
• Compreender as características essenciais das relações sociais de trabalho ao longo da história
• Reconhecer que os processos de formação e transformação das instituições
político-sociais são resultado de lutas coletivas
• Identificar as formas de resistência dos africanos e afrodescendentes visando à extinção do trabalho escravo, com ênfase para os quilombos
• Relacionar a Lei de Terras, de 1850, ao processo de substituição da mão de obra escrava pela dos imigrantes europeus
• Analisar, a partir de textos, os processos de transformação histórica, identificando suas
principais características econômicas, políticas e sociais
• Analisar criticamente o significado da construção dos diferentes marcos relacionados à
formação histórica da sociedade brasileira






3ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
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Imperialismos, Gobineau e o racismo
Primeira Guerra Mundial
Revolução Russa
Nazismo e racismo
• Analisar criticamente as justificativas ideológicas apresentadas pelas grandes potências para interferir nas várias regiões do planeta (sistemas modernos de colonização, imperialismo, conflitos atuais)
• Relacionar o princípio de respeito aos valores humanos e à diversidade sociocultural, nas análises de fatos e processos histórico-sociais
• Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre um determinado aspecto da cultura
• Interpretar realidades histórico-sociais a partir de conhecimentos sobre a economia e as práticas sociais e culturais
• Posicionar-se criticamente sobre os processos de transformações políticas, econômicas e sociais
• Reconhecer alternativas de intervenção em conflitos sociais e crises institucionais que
respeitem os valores humanos e a diversidade sociocultural
• Estabelecer relações entre a mecanização das guerras, a desumanização do inimigo e o papel da pesquisa científica para elevar a eficácia destruidora das guerras tecnológicas
• Identificar os significados históricos das relações de poder entre as nações e suas
decorrências nos conflitos armados
• Comparar as novas tecnologias e as modificações nas relações da vida social e no mundo do trabalho
• Relacionar as implicações sócioambientais do uso das tecnologias de produção industrial em diferentes contextos sociais
• Identificar as principais características dos regimes totalitários
• Discutir situações da vida cotidiana relacionadas a preconceitos étnicos, culturais,
religiosos e de qualquer outra natureza
• Reconhecer o papel da propaganda de massa nas sociedades históricas
• Reconhecer a importância de aplicar os conteúdos aprendidos na escola a intervenções solidárias na realidade, com o objetivo de garantir o respeito aos valores humanos

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A crise econômica de 1929 e seus efeitos mundiais
A Guerra Civil Espanhola
Segunda Guerra Mundial
O Período Vargas
• Olga Benário e Luís Carlos Prestes
• Analisar fatores socioeconômicos e ambientais associados ao desenvolvimento, às
condições de vida e à saúde de populações humanas, por meio de diferentes indicadores
• Identificar diferentes formas de representação de fatos econômico-sociais expressos em diferentes linguagens
• Caracterizar formas de circulação de informação, capitais, mercadorias e serviços no
tempo e no espaço
• Analisar os efeitos da globalização da economia e os processos de interdependência
entre as economias nacionais acentuados por esse processo
• Analisar o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes agentes e forças sociais
• Identificar os processos históricos de formação das instituições sociais e políticas
regulamentadoras da sociedade brasileira
• Investigar criticamente o significado dos diferentes marcos relacionados à formação
histórica da sociedade brasileira
• Estabelecer relações entre as obras de arte e o contexto histórico de sua elaboração




3ª série do Ensino Médio

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Habilidades
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O mundo pós-Segunda Guerra e a Guerra Fria
Movimentos sociais e políticos na América Latina e no Brasil nas décadas de 1950 e 1960
• Revolução Cubana
• Movimento operário no Brasil
Golpes militares no Brasil e na América Latina
• Tortura e direitos humanos
• Reconhecer, a partir de textos de natureza diversa, as principais características do período da Guerra Fria
• Estabelecer relações entre a Guerra Fria e os golpes militares na América Latina
• Reconhecer a importância dos movimentos coletivos e de resistência para as conquistas sociais e a preservação dos direitos dos cidadãos ao longo da história
• Analisar o processo histórico da formação das instituições políticas brasileiras
• Identificar as principais características do Estado brasileiro em diferentes períodos da
República
• Reconhecer as principais características dos governos populistas no Brasil
• Caracterizar os governos militares instalados no Brasil a partir de 1964, considerando
especialmente a supressão das liberdades e a repressão à oposição
• Reconhecer os principais movimentos rurais e urbanos de contestação aos sistemas
político-econômicos ao longo da história
• Reconhecer que o processo histórico não decorre apenas da ação dos chamados grandes personagens
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As manifestações culturais de resistência aos governos autoritários nas décadas de 1960
e 1970
O papel da sociedade civil e dos movimentos sociais na luta pela redemocratização brasileira
• O Movimento das “Diretas Já”
• A questão agrária na Nova República
O neoliberalismo no Brasil
• Identificar em diferentes documentos históricos os principais movimentos sociais
brasileiros e seu papel na transformação da realidade
• Comparar organizações políticas, econômicas e sociais no mundo contemporâneo,
reconhecendo propostas que visem a reduzir as desigualdades sociais
• Confrontar proposições e refletir sobre processos de transformação política, econômica e social a partir de situações históricas diferenciadas no tempo e no espaço
• Identificar propostas para a superação dos desafios sociais, políticos e econômicos
enfrentados pela sociedade brasileira na construção de sua identidade nacional
• Caracterizar as lutas sociais em defesa da cidadania e da democracia, em diferentes
momentos históricos
• Analisar a questão da terra no Brasil, identificando as diversas formas de propriedade
ao longo da história, bem como a organização fundiária e os movimentos sociais a ela
ligados
• Identificar em diferentes documentos históricos os fundamentos da cidadania e da
democracia em diversos momentos históricos
• Estabelecer relações entre consumismo e alienação e entre consumismo e negação da solidariedade
• Interpretar os significados de diferentes manifestações populares como representação do patrimônio regional e cultural
• Avaliar propostas para a superação dos desafios sociais, políticos e econômicos
enfrentados pelas sociedades contemporâneas
• Analisar o significado histórico das instituições sociais, considerando as relações de poder, a partir de situação dada
• Discutir situações em que os direitos do cidadão foram conquistados, mas não usufruídos por todos os segmentos sociais
• Reconhecer a importância do voto para o exercício da cidadania
• Compreender os processos de formação e transformação das instituições político-sociais como resultado de lutas coletivas
• Identificar as principais características e a intensidade dos movimentos sociais do Brasil no século XX
• Estabelecer relações entre a conjuntura econômica do Brasil no século XX e os
movimentos sociais ocorridos no período
• Comparar propostas e ações das instituições sociais e políticas para o enfrentamento de problemas de ordem econômico-social
• Identificar os significados históricos das relações de poder entre as nações
• Identificar, a partir de documentos de natureza diversa, o processo de globalização da
economia e seus principais efeitos sobre a sociedade brasileira
• Estabelecer relações entre os processos históricos de formação das instituições nacionais e
a organização política e econômica das sociedades contemporâneas




São Paulo (Estado) Secretaria da Educação.
Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas tecnologias /
Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Paulo Miceli. – São Paulo : SEE, 2010.



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