Quadro de conteúdos e habilidades de História
5ª- série/6º- ano
do Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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Sistemas sociais e culturais de notação de tempo ao
longo da história
As linguagens das fontes históricas
• Documentos escritos, mapas, imagens, entrevistas
A vida na Pré-história e a escrita
Os suportes e os instrumentos da
escrita
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• Compreender fenômenos de natureza histórica
• Reconhecer os acontecimentos históricos em sua
temporalidade, estabelecendo relações de anterioridade e posterioridade
• Reconhecer as diferentes formas histórico-sociais de
marcação do tempo
• Compreender que a construção do conhecimento histórico
está vinculada a informações de natureza variada
• Identificar a existência das diferentes linguagens das
fontes históricas
• Reconhecer a importância da escrita, identificando
seus diferentes suportes ao longo da história
• Elaborar o conceito de memória, reconhecendo sua
importância para a construção do conhecimento histórico
• Desenvolver o espírito investigativo e a autonomia ao
buscar dados e informações
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Civilizações do Oriente Próximo
• O Egito Antigo e a Mesopotâmia
África, o “berço da humanidade”
Heranças culturais da China e trocas culturais em
diferentes épocas
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• Reconhecer a importância do trabalho humano, a partir
de registros sobre as formas de sua organização em diferentes contextos
histórico-sociais
• Reconhecer a importância do trabalho escravo para as
sociedades antigas
• Identificar a importância dos recursos naturais para a
organização do espaço
histórico-geo gráfico
• Estabelecer relações entre a ação humana e as
transformações do espaço natural
• Identificar os principais traços da organização
política da sociedade, reconhecendo o papel das leis em sua estruturação e
organização
• Identificar nos códigos legais a presença e a preservação
das desigualdades que caracterizam as sociedades ao longo da história
• Reconhecer a África como o lugar de surgimento da
humanidade a partir de dados e vestígios arqueológicos
• Reconhecer a importância da cultura material para a
construção do conhecimento histórico
• Identificar as características e os conceitos
relacionados às várias temporalidades históricas
• Reconhecer a importância das práticas de religiosidade
para a construção das identidades socioculturais
• Reconhecer a importância das manifestações do
pensamento para identificar os modos de vida das sociedades ao longo da
história
• Estabelecer relações entre as manifestações culturais
do presente e as raízes históricas de sua constituição
• Identificar as principais contribuições das culturas
antigas – em seus múltiplos aspectos – para a conformação das sociedades
contemporâneas
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5ª- série/6º- ano
do Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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A vida na Grécia Antiga
• Sociedade, vida cotidiana, mitos, religião, cidades-estado,
pólis, democracia e cidadania
A vida na Roma Antiga
• Vida urbana e sociedade, cotidiano, república,
escravismo, militarismo e direito
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• Estabelecer relações entre pontos de vista diversos
sobre determinada questão histórica, visando à elaboração de argumentação
consistente
• Analisar textos históricos a partir das estratégias de
estudo dirigido à leitura
• Compreender a historicidade dos conceitos históricos a
partir do estudo das sociedades antigas
• Identificar as características essenciais das relações
sociais de trabalho ao longo da história
• Compreender a importância da cidade para o
estabelecimento e a organização das instituições sociais ao longo da história
• Compreender os processos históricos e sociais de
formação das instituições políticas e sociais
• Reconhecer a importância da preservação da memória
para o conhecimento da história da humanidade
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O fim do Império Romano
• As migrações bárbaras e o cristianismo
As civilizações do Islã (sociedade e cultura)
• A expansão islâmica e sua presença na Península
Ibérica
Império Bizantino e o Oriente no imaginário medieval
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• Reconhecer as características históricas dos fluxos
populacionais
• Identificar as principais causas e características dos
movimentos de migração que caracterizaram o processo histórico de ocupação
territorial
• Identificar fenômenos e fatos histórico-sociais em
suas dimensões espaciais e temporais
• Identificar e valorizar a diversidade do patrimônio
cultural, reconhecendo suas manifestações e inter-relações em diferentes
sociedades
• Reconhecer a importância do patrimônio étnico-cultural
para a preservação da memória e da identidade dos variados grupos sociais
• Reconhecer os elementos socioculturais que constituem
as identidades, a partir do estudo das questões de alteridade
• Reconhecer a importância de valorizar a diversidade
nas práticas de religião e religiosidade dos indivíduos e grupos sociais
• Identificar, nas manifestações atuais de religião e
religiosidade, os processos históricos de sua constituição
• Reconhecer as formas históricas das sociedades como
resultado das relações de poder entre as nações
• Identificar, a partir de mapas e documentos
iconográficos, as principais características das formações sociais
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6ª- série/7º- ano do
Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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O Feudalismo
• Relações sociais, econômicas, políticas e religiosas
As Cruzadas e os contatos entre as sociedades europeias
e orientais
Renascimento Comercial e Urbano
Renascimento Cultural e Científico
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• Identificar as principais características do sistema
de trabalho na Idade Média europeia
• Classificar cronologicamente os principais períodos
que dividem a história das sociedades ocidentais
• Reconhecer a importância das fontes iconográfi cas para
a construção do conhecimento histórico
• Reconhecer os principais elementos conformadores das
relações sociais no cotidiano
• Identificar processos históricos relativos às
atividades econômicas, responsáveis pela formação e ocupação territorial
• Estabelecer relações entre os principais elementos que
caracterizam o processo de formação das instituições políticas e sociais ao
longo da história, aplicando conceitos de
permanência e ruptura
• Reconhecer a importância do patrimônio étnico-cultural
para a preservação da memória e o conhecimento da história
• Estabelecer relações entre as manifestações culturais
do presente e as raízes históricas de sua constituição
• Identificar os principais fundamentos religiosos e
sociais das Cruzadas medievais
• Reconhecer que a formação das sociedades
contemporâneas é resultado de interações e conflitos de caráter econômico,
político e cultural
• Reconhecer, a partir de diferentes referências, a
importância da cultura material como fonte histórica
• Analisar a importância da Cidade para o
estabelecimento e a organização das instituições sociais ao longo da história
• Identificar os principais fatores que possibilitaram o
crescimento urbano na Europa Ocidental a partir da Baixa Idade Média
• Estabelecer relações entre dados e informações
contidos em documentos de variada natureza
• Identificar as características essenciais das relações
sociais de trabalho ao longo da história
• Reconhecer a importância das manifestações artísticas
e literárias para o conhecimento histórico
• Identificar as principais características do
Renascimento (antropocentrismo, racionalismo, naturalismo, individualismo,
mecenato e recuperação de valores da Antiguidade clássica greco-latina)
• Estabelecer relações entre a invenção da imprensa na
Europa ocidental e a circulação e o desenvolvimento do conhecimento em suas
variadas formas
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Formação das Monarquias Nacionais Europeias Modernas
(Portugal, Espanha, Inglaterra
e França)
Os fundamentos teóricos do Absolutismo e as práticas das
Monarquias Absolutistas
Reforma e Contrarreforma
Expansão marítima nos séculos XV e XVI
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• Identificar os principais resultados culturais da
longa permanência dos árabes na Península Ibérica
• Estabelecer relações entre o processo de reconquista
da Península Ibérica e a formação de Portugal
• Reconhecer os principais elementos formadores das
teorias absolutistas
• Estabelecer relações entre o absolutismo e a teoria de
direito divino dos reis
• Identificar os principais fatores que levaram ao
enfraquecimento do poder da Igreja Católica no início dos Tempos Modernos
• Identificar os principais fundamentos das
transformações religiosas ocorridas na Europa no final da Idade Média
(Reforma e Contrarreforma)
• Reconhecer as principais características da Reforma
Protestante
• Reconhecer as principais características da
Contrarreforma Católica
• Identificar as principais características do
Iluminismo, relacionando-o às questões do poder real
• Identificar as principais características das
monarquias absolutistas instaladas na Europa no final da Idade Média
• Identificar os principais objetivos e características
do processo europeu de expansão e conquista a partir dos séculos XV-XVI
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6ª- série/7º- ano do
Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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As sociedades maia, asteca e inca
Conquista espanhola na América
Sociedades indígenas no território brasileiro
O encontro dos portugueses com
os povos indígenas
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• Identificar, a partir de mapas e documentos escritos e
iconográficos, as principais
características das sociedades pré-colombianas (maias,
astecas e incas)
• Reconhecer a importância do estudo das questões de
alteridade para compreender as relações de caráter histórico-cultural
• Reconhecer as formas atuais das sociedades como
resultado das lutas pelo poder entre as nações
• Reconhecer e valorizar a diversidade dos patrimônios
etnoculturais e artísticos,
identificando-a em suas manifestações e representações
ao longo da história
• Reconhecer a importância da cultura material para a
construção do conhecimento
histórico
• Relacionar a ocupação do território brasileiro ao
longo da história à transformação e/ou destruição das sociedades indígenas
• Identificar as principais características e
consequências das relações ampliadas ou
estabelecidas entre os europeus e os povos de outros
continentes, como África, Ásia e
América
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Tráfico negreiro e escravismo africano no Brasil
Ocupação holandesa no Brasil
Mineração e vida urbana
Crise do Sistema Colonial
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• Reconhecer a importância do trabalho humano,
identificando e interpretando registros
sobre as formas de sua organização em diferentes
contextos históricos
• Identificar as principais características do trabalho
escravo no engenho açucareiro e
nas minas
• Identificar processos históricos relativos às
atividades econômicas responsáveis pela
formação e ocupação territorial
• Identificar as formas de resistência dos africanos e
afrodescendentes visando à extinção do trabalho escravo, com ênfase para os
quilombos
• Reconhecer que a formação das sociedades
contemporâneas é resultado de interações e conflitos de caráter econômico,
político e cultural
• Identificar as principais revoltas e rebeliões do
período regencial, suas características,
objetivos e resultados
• Identificar os principais fatores que levaram à crise
do Sistema Colonial no Brasil
• Analisar os processos sócio-históricos de formação das
instituições políticas e sociais
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7ª- série/8º- ano do
Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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O Iluminismo
A colonização inglesa e a independência dos Estados
Unidos da América (EUA)
A colonização espanhola e a independência da América
espanhola
A Revolução Industrial inglesa
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• Identificar as principais características do
pensamento iluminista e os valores por ele
defendidos
• Identificar os principais campos da atividade humana
influenciados pelo Iluminismo
• Reconhecer as principais influências do pensamento
iluminista na organização política da sociedade ocidental
• Relacionar a ruptura dos EUA com a metrópole à crise
do Antigo Regime
• Identificar o papel de cada grupo social no processo
de independência dos EUA
• Identificar, a partir de documentos, índios e negros
como excluídos após a independência dos EUA
• Identificar as influências do pensamento iluminista nos
textos declaratórios da
independência dos EUA
• Identificar os principais fatos e acontecimentos que
podem estabelecer um
encadeamento cronológico relativo ao processo de
independência dos EUA
• Reconhecer os motivos que levaram os EUA a conquistar
sua emancipação política
• Reconhecer, no processo de independência dos EUA, a
convivência entre o ideal de
liberdade política e a manutenção da escravidão
• Identificar as principais características das formas
de trabalho introduzidas na América
pelos europeus • Identificar as principais formas de
resistência das populações ameríndias às relações de exploração de trabalho
introduzidas pelos espanhóis
• Estabelecer relações entre as formas de colonização
portuguesa, espanhola e inglesa,
identificando suas semelhanças e diferenças
• Reconhecer a importância de analisar textos de época
para melhor compreensão de temas e conteúdos históricos
• Identificar o sentido do direito de encomienda no
processo de colonização espanhola,
relacionando-o à catequese dos indígenas
• Identificar o sentido dos repartimientos nas
colônias espanholas da América
• Reconhecer as principais características dos processos
de independência das colônias
europeias na América
• Estabelecer relações entre a Revolução Industrial e o
processo de urbanização e
crescimento demográfico
• Identificar as características essenciais das relações
sociais de trabalho ao longo da história
• Estabelecer relações entre o uso de máquinas e o
controle do tempo do trabalhador
industrial
• Reconhecer a importância da divisão do trabalho para o
processo de Revolução Industrial
• Identificar o significado e as consequências da
divisão do trabalho para o trabalhador
industrial
• Estabelecer relações entre a exploração do trabalho
infantil à época da Revolução
Industrial e nas sociedades contemporâneas, inclusive no
Brasil
• Identificar, a partir do estudo sobre o trabalho
infantil e o da mulher, as permanências na dinâmica do processo histórico
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Revolução Francesa e expansão napoleônica
A família real no Brasil
A independência do Brasil
Primeiro Reinado no Brasil
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• Identificar os principais valores propugnados pela
Declaração dos Direitos do Homem
e do Cidadão, de 1789, estabelecendo relações entre sua
formulação e o contexto
histórico em que foi produzida
• Identificar as principais influências da Declaração
dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, nas formas características das
sociedades contemporâneas
• Identificar os principais conceitos necessários à
compreensão da Revolução Francesa
(sociedade estamental, burguesia, nobreza, Antigo
Regime, Iluminismo, revolução
burguesa, Constituição, Assembleia Constituinte,
sufrágio censitário, sufrágio universal,
cidadania, direitos humanos e liberalismo)
• Reconhecer a importância da existência de um documento
que estabeleça quais são os principais direitos humanos
• Identificar, na sociedade contemporânea, práticas e
situações de desrespeito aos direitos humanos
• Estabelecer relações entre a Revolução Francesa e a
expansão napoleônica
• Identificar, no Código Civil Napoleônico, de 1804, as
principais ideias burguesas e liberais que inspiraram a Revolução Francesa
(por exemplo, a igualdade jurídica entre as pessoas e a proteção do direito à
propriedade privada)
• Reconhecer a importância do uso de obras de arte para
a construção do conhecimento
histórico, especialmente para períodos anteriores à
invenção da fotografia
• Reconhecer, pelo estudo de obras de arte, a
importância da presença dos viajantes
estrangeiros para a “redescoberta do Brasil”
• Estabelecer relações entre a vinda da Família Real
Portuguesa para o Brasil, em 1808, a expansão napoleônica e o bloqueio
continental• Identificar os principais valores propugnados pela Declaração
dos Direitos do Homem
e do Cidadão, de 1789, estabelecendo relações entre sua
formulação e o contexto
histórico em que foi produzida
• Identificar as principais influências da Declaração
dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, nas formas características das
sociedades contemporâneas
• Identificar os principais conceitos necessários à
compreensão da Revolução Francesa
(sociedade estamental, burguesia, nobreza, Antigo
Regime, Iluminismo, revolução
burguesa, Constituição, Assembleia Constituinte,
sufrágio censitário, sufrágio universal,
cidadania, direitos humanos e liberalismo)
• Reconhecer a importância da existência de um documento
que estabeleça quais são os principais direitos humanos
• Identificar, na sociedade contemporânea, práticas e
situações de desrespeito aos direitos humanos
• Estabelecer relações entre a Revolução Francesa e a
expansão napoleônica
• Identificar, no Código Civil Napoleônico, de 1804, as
principais ideias burguesas e liberais que inspiraram a Revolução Francesa
(por exemplo, a igualdade jurídica entre as pessoas e a proteção do direito à
propriedade privada)
• Reconhecer a importância do uso de obras de arte para
a construção do conhecimento
histórico, especialmente para períodos anteriores à
invenção da fotografia
• Reconhecer, pelo estudo de obras de arte, a
importância da presença dos viajantes
estrangeiros para a “redescoberta do Brasil”
• Estabelecer relações entre a vinda da Família Real
Portuguesa para o Brasil, em 1808, a expansão napoleônica e o bloqueio
continental
• Reconhecer a importância dos interesses dos ingleses
para a transferência da Corte
portuguesa para o Brasil
• Estabelecer relações entre as principais decorrências
da transferência da Corte portuguesa para o Brasil (abertura dos portos
brasileiros às Nações Amigas; Tratado de Comércio e Navegação; Tratado de
Paz, Aliança e Amizade; Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves)
e o processo de independência política do Brasil
• Identificar as principais características dos regimes
políticos denominados Monarquia e
República
• Reconhecer a independência do Brasil como um processo
que resultou no estabelecimento de um Estado adequado aos interesses da elite
agrária e escravista
• Estabelecer relações passado–presente no estudo das
permanências e rupturas que
caracterizam a dinâmica do processo histórico
• Reconhecer a importância do voto para o exercício da
cidadania plena
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7ª- série/8º - ano do
Ensino Fundamental
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Habilidades
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Período Regencial no Brasil
Movimentos sociais e políticos na Europa no século XIX
• As ideias socialistas, comunistas e anarquistas nas
associações de trabalhadores
O liberalismo e o nacionalismo
A expansão territorial dos EUA no século XIX
Segundo Reinado no Brasil
• Política interna
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• Identificar as principais revoltas e rebeliões do
Período Regencial, suas características, seus objetivos e seus resultados
• Reconhecer a importância de considerar o respeito aos
valores humanos e à diversidade sociocultural nas análises de fatos e
processos histórico-sociais
• Reconhecer que os processos de formação e
transformação das instituições
político-sociais são resultado das lutas coletivas
• Reconhecer a importância dos movimentos sociais pela
melhoria das condições de vida e trabalho ao longo da história
• Identificar os principais conceitos do ideário dos
movimentos revolucionários europeus do século XIX e suas influências nas
posições político-partidárias da atualidade
• Comparar organizações políticas, econômicas e sociais
no mundo contemporâneo,
reconhecendo propostas que visem a reduzir as
desigualdades sociais
• Identificar, a partir de mapas, os principais
movimentos históricos de ocupação territorial
• Identificar processos históricos relativos às
atividades econômicas, responsáveis pelos
movimentos populacionais
• Reconhecer que a formação das sociedades
contemporâneas é resultado de interações e conflitos de caráter econômico e
cultural
• Identificar diferentes formas de representação de
fatos econômico-sociais expressos em diferentes linguagens
• Analisar o processo histórico de formação das
instituições políticas brasileiras
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Economia cafeeira
Escravidão e abolicionismo
• Formas de resistência (os quilombos), o fim do tráfico
e da escravidão
Industrialização, urbanização e imigração
• As transformações econômicas, políticas e sociais no
Brasil
Proclamação da República
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• Compreender a questão da terra no Brasil,
identificando as diversas formas de
propriedade ao longo da história, bem como a organização
fundiária e os movimentos
sociais a ela ligados
• Identificar as formas de resistência dos africanos e
afrodescendentes visando à extinção do trabalho escravo, com ênfase para os
quilombos
• Relacionar a Lei de Terras, de 1850, ao processo de
substituição da mão de obra escrava pela dos imigrantes europeus
• Identificar os principais traços da organização política
das sociedades, reconhecendo o
papel das leis em sua estruturação e organização
• Identificar as características essenciais das relações
sociais de trabalho ao longo da
história
• Analisar, a partir de textos, os processos de
transformação histórica, identificando suas
principais características econômicas, políticas e
sociais
• Analisar criticamente o significado da construção dos
diferentes marcos relacionados à
formação histórica da sociedade brasileira
• Analisar historicamente as principais características
e dinâmicas dos fluxos populacionais ocorridos no Brasil
• Estabelecer relações a partir da seleção e organização
de informações registradas em
documentos de natureza variada
• Identificar as características fundamentais de fontes
históricas de natureza variada
• Reconhecer a importância do uso de obras de arte para
a construção do conhecimento
histórico
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8ª- série/9º- ano do
Ensino Fundamental
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Habilidades
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Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX
Primeira Guerra Mundial (1914-1918)
Revolução Russa e stalinismo
A República no Brasil
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• Identificar, a partir de mapas, os principais
movimentos históricos de ocupação territorial
• Reconhecer a importância do Imperialismo como
componente essencial do processo
de construção das desigualdades socioeconômicas entre o
conjunto das potências
capitalistas e o mundo dos países pobres
• Analisar as justificativas ideológicas apresentadas
pelas grandes potências para interferir nas várias regiões do planeta
• Identificar os significados históricos das relações de
poder entre as nações e suas
decorrências nos conflitos armados
• Estabelecer relações entre a expansão imperialista
durante o século XIX e a necessidade de novos mercados consumidores para as
potências industrializadas comercializarem sua produção industrial
• Estabelecer relações entre o combate ao tráfico de
escravos e os interesses das potências europeias na manutenção da mão de obra
africana naquele continente
• Estabelecer relações entre os avanços tecnológicos da indústria
bélica às perdas humanas ocorridas na Primeira Guerra Mundial
• Reconhecer as formas históricas das sociedades como
resultado das relações de poder entre as nações
• Relacionar as condições de vida dos trabalhadores aos
movimentos sociais por eles
desenvolvidos
• Comparar organizações políticas, econômicas e sociais
no mundo contemporâneo,
reconhecendo propostas que visem a reduzir as
desigualdades sociais
• Reconhecer que as relações de dominação, subordinação
e resistência fazem parte da
construção das instituições políticas, sociais e
econômicas
• Reconhecer a importância dos movimentos coletivos e de
resistência para as conquistas sociais e a preservação dos direitos dos
cidadãos ao longo da história
• Relacionar o princípio de respeito aos valores humanos
e à diversidade sociocultural às análises de fatos e processos
histórico-sociais
• Reconhecer a importância de valorizar e respeitar as
diferenças de variadas naturezas, que caracterizam os indivíduos e os grupos
sociais
• Reconhecer a importância do estudo das questões de
alteridade para compreender as
relações de caráter histórico-cultural a partir da
compreensão dos elementos culturais que constituem as identidades
• Identificar e caracterizar os principais movimentos de
contestação ao Império e sua
influência na proclamação da República no Brasil
• Reconhecer as principais características dos regimes
Monárquico e Republicano no Brasil
• Reconhecer as principais características dos vários
períodos da República no Brasil
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2°
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Nazifascismo
Crise de 1929
Segunda Guerra Mundial
O Período Vargas
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• Reconhecer o papel da propaganda de massa nas
sociedades históricas
• Valorizar e respeitar as diferenças de variadas
naturezas que caracterizam os indivíduos e os grupos sociais
• Reconhecer o respeito aos valores humanos e à
diversidade sociocultural como
fundamento da vida social
• Reconhecer a liberdade de práticas de religião e
religiosidade dos indivíduos e grupos
sociais como um direito básico da cidadania
• Reconhecer a importância dos documentos visuais para a
construção do conhecimento histórico
• Identificar diferentes formas de representação de
fatos econômico-sociais expressos em diferentes linguagens
• Reconhecer que os processos de formação e
transformação das instituições
político-sociais são resultado das lutas coletivas
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8ª- série/9º - ano
do Ensino Fundamental
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Conteúdos
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Habilidades
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Os nacionalismos na África e na Ásia e as lutas pela
independência
Guerra Fria
• Contextualização e consequências para o Brasil
Populismo e ditadura militar no
Brasil
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• Reconhecer os principais movimentos nacionalistas na
África e na Ásia envolvidos nas lutas pela independência
• Identificar os principais valores de defesa ao direito
de autodeterminação dos povos
• Estabelecer relações entre a Segunda Guerra Mundial e
o processo de descolonização da África e da Ásia
• Reconhecer as formas históricas das sociedades como
resultado das relações de poder entre as nações
• Reconhecer, a partir de textos de natureza diversa, as
principais características do período da Guerra Fria
• Estabelecer relações entre a Guerra Fria e os golpes
militares na América Latina
• Reconhecer a importância dos movimentos coletivos e de
resistência para as conquistas sociais e a preservação dos direitos dos
cidadãos ao longo da história
• Analisar o processo histórico de formação das
instituições políticas brasileiras
• Identificar as principais características do Estado
brasileiro em diferentes períodos da
República
• Identificar as principais características dos governos
populistas no Brasil
• Caracterizar os governos militares instalados no
Brasil a partir de 1964, considerando
especialmente a supressão das liberdades e a repressão à
oposição
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Redemocratização no Brasil
Os Estados Unidos da América após a Segunda Guerra
Mundial
• Movimentos sociais e culturais nas décadas de 1950,
1960 e 1970
Fim da Guerra Fria e Nova Ordem Mundial
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• Identificar os principais movimentos de resistência
aos governos militares, até a
deflagração da campanha das “Diretas Já”
• Estabelecer relações entre a supressão da censura à
imprensa e o processo de
redemocratização do Brasil
• Reconhecer os principais movimentos rurais e urbanos
de contestação aos sistemas
políticos e econômicos ao longo da história
• Reconhecer que o processo histórico não decorre apenas
da ação dos chamados grandes personagens
• Reconhecer a importância dos movimentos coletivos e de
resistência para as conquistas sociais e a preservação dos direitos dos
cidadãos ao longo da história
• Reconhecer a importância dos mapas para o estudo da
história
• Identificar a influência da cultura norte-americana
nos hábitos culturais da sociedade
brasileira atual
• Estabelecer relações a partir da seleção e organização
de informações registradas em documentos de natureza variada
• Reconhecer os principais elementos que definem os
conceitos de Nova Ordem Mundial e globalização
• Identificar as principais tecnologias que caracterizam
a vida cotidiana na sociedade
Contemporânea
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1ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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Pré-história
• A Pré-história sul-americana, brasileira e regional
O Oriente Próximo e o surgimento das primeiras cidades
• Egito e Mesopotâmia
• Hebreus, fenícios e persas
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• Analisar processos histórico-sociais aplicando
conhecimentos de várias áreas do saber
• Identificar características e conceitos relacionados
às várias temporalidades históricas
• Reconhecer a diversidade dos processos históricos e
das experiências humanas
• Reconhecer a importância de submeter à crítica o
conceito de Pré-história, com base na crítica ao viés eurocêntrico e à
delimitação pela ausência da escrita
• Reconhecer a importância da escrita para o
desenvolvimento histórico da humanidade, identificando seus diferentes
suportes
• Identificar as diferentes linguagens das fontes
históricas, para a compreensão de fenômenos histórico-sociais
• Reconhecer o papel dos diferentes meios de comunicação
na construção do
conhecimento histórico
• Estabelecer relações espaciais e temporais, relativas
ao surgimento da humanidade e ao povoamento de diferentes espaços geográficos
• Analisar os processos de formação das instituições
sociais e políticas, a partir de diferentes formas de regulamentação das
sociedades ao longo da história
• Comparar diferentes explicações para fatos e processos
histórico-sociais
• Relacionar sociedade e natureza, analisando suas
interações na organização das sociedades
• Identificar as principais características do processo
histórico de constituição da Cidade, analisando sua importância e
significados ao longo do tempo
• Identificar as diversidades geocronológicas das
produções culturais
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Civilização grega
• A constituição da cidadania clássica e o regime
democrático ateniense
• Os excluídos do regime democrático
Democracia e escravidão no mundo antigo e no mundo
contemporâneo
O Império de Alexandre e a fusão cultural do Oriente com
o Ocidente
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• Analisar os processos de formação histórica das
instituições sociais, políticas e econômicas, relacionando-os às práticas dos
diferentes grupos e agentes sociais
• Identificar os principais traços da organização
política das sociedades, reconhecendo o papel das leis em sua estruturação e
organização
• Identificar os instrumentos para ordenar os eventos
históricos, relacionando-os a fatores econômicos, políticos e culturais
• Identificar, a partir de mapas, fenômenos e fatos
histórico-sociais, considerando suas dimensões temporais e espaciais
• Confrontar formas de interações culturais, sociais e
econômicas em diferentes contextos históricos
• Identificar os significados históricos das relações de
poder entre as nações e as civilizações ao longo da história
• Valorizar a diversidade do patrimônio cultural e
artístico, identificando suas manifestações
e representações em diferentes sociedades
• Analisar as práticas e o pensamento democrático grego
• Identificar a historicidade das interpretações
históricas
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1ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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A civilização romana e as migrações bárbaras
Império Bizantino e o mundo árabe
Os Francos e o Império de Carlos Magno
Sociedade Feudal
• Características sociais,
econômicas, políticas e culturais
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• Analisar, a partir de textos, os processos de
transformação histórica, identificando suas
principais características econômicas, políticas e
sociais
• Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos
sociais, relacionando-os às
transformações do contexto histórico
• Reconhecer fenômenos e fatos histórico-sociais a
partir da análise comparada de mapas, considerando suas dimensões temporais e
espaciais
• Identificar as principais características do processo
histórico de constituição,
transformação e uso dos espaços urbanos
• Comparar diferentes pontos de vista sobre situações de
natureza histórico-cultural,
identificando os pressupostos de cada interpretação e
analisando a validade dos
argumentos utilizados
• Identificar as principais causas e características dos
movimentos de migração que
caracterizaram o processo histórico de ocupação
territorial
• Identificar fenômenos e fatos histórico-sociais em
suas dimensões espaciais e temporais
• Identificar e valorizar a diversidade do patrimônio
cultural, reconhecendo suas
manifestações e inter-relações em diferentes sociedades
• Reconhecer a importância do patrimônio étnico-cultural
para a preservação da memória e da identidade dos variados grupos sociais
• Desenvolver a compreensão dos elementos socioculturais
que constituem as identidades, a partir do estudo das questões de alteridade
• Reconhecer a importância de valorizar a diversidade
nas práticas de religião e
religiosidade dos indivíduos e grupos sociais
• Identificar, nas manifestações atuais de religião e
religiosidade, os processos históricos de sua constituição
• Reconhecer as formas históricas das sociedades como
resultado das relações de poder entre as nações
• Identificar as principais características do sistema
de trabalho na Idade Média europeia
• Identificar as características do Império Bizantino e
do mundo árabe na Idade Média
• Classificar cronologicamente os principais períodos
que dividem a história das sociedades ocidentais
• Reconhecer os principais elementos conformadores das
relações sociais nos ambientes cotidianos
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Renascimento comercial e urbano e formação das
monarquias nacionais
Expansão europeia nos séculos XV e XVI
• Características econômicas, políticas, culturais e
religiosas
Sociedades africanas da região subsaariana até o século
XV
A vida na América antes da conquista europeia
• As sociedades maia, inca e asteca
|
• Interpretar processos de transformação histórica, a
partir da construção e aplicação de conceitos de diversas áreas do
conhecimento
• Analisar as formas de circulação da cultura em
diferentes momentos da história
• Analisar processos sociais utilizando conhecimentos
históricos e geográficos
• Reconhecer e valorizar a diversidade dos patrimônios
étnico-culturais e artísticos de
diferentes sociedades
• Identificar propostas que reconheçam a importância do
patrimônio étnico-cultural e
artístico para a preservação das memórias e das
identidades nacionais
• Compreender a gênese e a transformação das diferentes
organizações territoriais e os múltiplos fatores que nelas intervêm como
produtos das relações de poder
• Identificar os principais objetivos e características
do processo de expansão e conquista desenvolvido pelos europeus a partir dos
séculos XV-XVI
• Identificar, a partir de documentos de variada
espécie, as principais características das sociedades pré-colombianas (maias,
astecas e incas)
• Reconhecer a importância do estudo das questões de
alteridade para compreender as relações de caráter histórico-cultural
• Reconhecer as formas atuais das sociedades como
resultado das lutas pelo poder entre as nações
• Reconhecer e valorizar a diversidade dos patrimônios
étnico-culturais e artísticos,
identificando-a em suas manifestações e representações
ao longo da história
• Reconhecer a importância da cultura material para a
construção do conhecimento histórico
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2ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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Renascimento
Reforma e Contrarreforma
Formação dos Estados Absolutistas Europeus
Encontros entre europeus e as
civilizações da África, da Ásia e da América
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• Associar as manifestações culturais do presente aos
processos históricos de sua
constituição
• Valorizar a diversidade dos patrimônios
étnico-culturais e artísticos, identificando-os em suas manifestações e
representações em diferentes sociedades
• Comparar diferentes pontos de vista sobre situações de
natureza histórico-cultural, identificando os pressupostos de cada
interpretação e analisando a validade dos argumentos utilizados
• Correlacionar textos analíticos e interpretativos
sobre diferentes processos histórico-sociais
• Identificar as principais características dos modelos
de representação cartográfica e
artística do mundo
• Identificar as principais características do
Renascimento (antropocentrismo, racionalismo, naturalismo, individualismo,
mecenato e recuperação de valores da Antiguidade clássica greco-latina)
• Reconhecer a importância do estudo das questões de
alteridade para compreender as
relações de caráter histórico-cultural a partir da
compreensão dos elementos culturais que constituem as identidades
• Analisar os significados históricos das relações de poder
entre as nações, confrontando formas de interação cultural, social e
econômica, em contextos históricos específicos
• Identificar as principais características do encontro
entre os europeus e as diferentes
civilizações da Ásia, da África e da América
• Reconhecer a importância de valorizar a diversidade
nas práticas de religião e religiosidade dos indivíduos e grupos sociais
• Reconhecer que a liberdade nas práticas de religião e
religiosidade dos indivíduos e
grupos sociais representa um direito humano fundamental
• Identificar nas manifestações atuais de religião e
religiosidade os processos históricos de sua constituição
• Relacionar as manifestações do pensamento e da criação
artístico-literária aos seus
contextos históricos específicos
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2°
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Sistemas coloniais europeus
• A América Colonial
Revolução Inglesa
Iluminismo
Independência dos Estados Unidos da América
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• Comparar processos de formação socioeconômica,
relacionando-os com seus contextos histórico e geográfico
• Comparar diferentes processos de produção e analisar
suas implicações histórico-sociais
• Relacionar sociedade e natureza, reconhecendo suas
interações na organização do
espaço, em diferentes contextos histórico-geográficos
• Associar as manifestações do ideário político contemporâneo
às influências históricas
• Compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e
da democracia, do presente
e do passado, de forma a favorecer a atuação consciente
e o comportamento ético do
indivíduo na sociedade
• Identificar os significados das relações de poder na
sociedade
• Estabelecer relações entre as instituições políticas e
a organização econômica das sociedades
• Estabelecer relações entre as formas de colonização
portuguesa, espanhola e inglesa,
identificando suas semelhanças e diferenças
• Estabelecer relações entre as manifestações do
pensamento e da criação artístico-literária aos seus contextos históricos
específicos
• Reconhecer a importância das manifestações do
pensamento para identificar os modos de vida das sociedades ao longo da
história
• Estabelecer relações entre as manifestações culturais
do presente e as raízes históricas de sua constituição
• Reconhecer a importância de utilizar criticamente as
fontes e informações históricas,
independentemente de sua natureza
• Analisar os processos de formação das instituições
políticas, econômicas e sociais como resultado da atuação dos diferentes
grupos e atores sociais ao longo da história
• Confrontar proposições e refletir sobre processos de
transformação política, econômica e social a partir de situações históricas
diferenciadas no tempo e no espaço
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2ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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Revolução Francesa e Império Napoleônico
Processos de independência e formação territorial na
América Latina
A Revolução Industrial inglesa
A luta por direitos sociais no século XIX
• Socialismo, comunismo e
anarquismo
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• Identificar os principais conceitos necessários à
compreensão da Revolução Francesa
(sociedade estamental, burguesia, nobreza, Antigo
Regime, Iluminismo, revolução
burguesa, Constituição, Assembleia Constituinte,
sufrágio censitário, sufrágio universal,
cidadania, direitos humanos e liberalismo)
• Relacionar os princípios iluministas à ocorrência da
Revolução Francesa
• Identificar os principais valores propugnados pela
Declaração dos Direitos do Homem
e do Cidadão, de 1789, estabelecendo relações entre sua
formulação e o contexto
histórico em que foi produzida
• Identificar as principais influências da Declaração
dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, nas formas características das
sociedades contemporâneas
• Reconhecer a importância da existência de um documento
que estabeleça quais são os principais direitos humanos
• Ordenar os eventos históricos que caracterizam o
processo da Revolução Francesa,
relacionando-os a fatores econômicos, políticos e
sociais
• Problematizar conceitos como direito, igualdade e
liberdade no contexto da Revolução
Francesa
• Analisar as mudanças ocorridas na França em função do
processo revolucionário, com
destaque para as mudanças ocorridas na lógica social
• Identificar, no Código Civil Napoleônico, de 1804, as
principais ideias burguesas e liberais que inspiraram a Revolução Francesa
(por exemplo, a igualdade jurídica entre as pessoas e a proteção do direito à
propriedade privada)
• Reconhecer o conceito de imperialismo com base na
caracterização da expansão napoleônica
• Estabelecer relações entre a Revolução Francesa e o
processo de expansão napoleônica, analisando as consequências políticas para
os povos da Europa
• Identificar os principais conceitos e influências do
ideário dos movimentos revolucionários europeus dos séculos XVII e XVIII para
a identificação das posições político-partidárias da atualidade
• Localizar historicamente as lutas sociais em defesa da
cidadania e da democracia em
diferentes contextos históricos
• Identificar os principais traços da organização
política das sociedades, reconhecendo o
papel das leis em sua estruturação e organização
• Reconhecer as principais características dos processos
de independência das colônias
europeias na América
• Reconhecer a importância da divisão do trabalho para o
processo de Revolução Industrial
• Identificar o significado e as consequências da
divisão do trabalho para o trabalhador
industrial
• Reconhecer que os processos de formação e
transformação das instituições político-sociais são resultado de lutas
coletivas
• Reconhecer a importância dos movimentos sociais pela
melhoria das condições de vida e trabalho ao longo da história
• Identificar os principais conceitos do ideário dos
movimentos revolucionários europeus do século XIX e suas influências nas
posições político-partidárias da atualidade
• Identificar, a partir de análise cartográfica
comparada, o processo de formação territorial das sociedades contemporâneas
• Analisar historicamente as principais características
e dinâmicas dos fluxos populacionais
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Estados Unidos da América no século XIX
• Expansão para o oeste e guerra civil
Segundo Reinado no Brasil
• Abolição da escravatura e imigração europeia para o
Brasil
O imaginário republicano
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• Reconhecer a importância do uso de obras de arte para
a construção do conhecimento
histórico
• Identificar, a partir de documentos, índios e negros
como excluídos após a independência dos Estados Unidos da América
• Compreender as características essenciais das relações
sociais de trabalho ao longo da história
• Reconhecer que os processos de formação e
transformação das instituições
político-sociais são resultado de lutas coletivas
• Identificar as formas de resistência dos africanos e
afrodescendentes visando à extinção do trabalho escravo, com ênfase para os
quilombos
• Relacionar a Lei de Terras, de 1850, ao processo de
substituição da mão de obra escrava pela dos imigrantes europeus
• Analisar, a partir de textos, os processos de
transformação histórica, identificando suas
principais características econômicas, políticas e
sociais
• Analisar criticamente o significado da construção dos
diferentes marcos relacionados à
formação histórica da sociedade brasileira
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3ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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Imperialismos, Gobineau e o racismo
Primeira Guerra Mundial
Revolução Russa
Nazismo e racismo
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• Analisar criticamente as justificativas ideológicas
apresentadas pelas grandes potências para interferir nas várias regiões do
planeta (sistemas modernos de colonização, imperialismo, conflitos atuais)
• Relacionar o princípio de respeito aos valores humanos
e à diversidade sociocultural, nas análises de fatos e processos
histórico-sociais
• Comparar pontos de vista expressos em diferentes
fontes sobre um determinado aspecto da cultura
• Interpretar realidades histórico-sociais a partir de
conhecimentos sobre a economia e as práticas sociais e culturais
• Posicionar-se criticamente sobre os processos de
transformações políticas, econômicas e sociais
• Reconhecer alternativas de intervenção em conflitos
sociais e crises institucionais que
respeitem os valores humanos e a diversidade
sociocultural
• Estabelecer relações entre a mecanização das guerras,
a desumanização do inimigo e o papel da pesquisa científica para elevar a
eficácia destruidora das guerras tecnológicas
• Identificar os significados históricos das relações de
poder entre as nações e suas
decorrências nos conflitos armados
• Comparar as novas tecnologias e as modificações nas
relações da vida social e no mundo do trabalho
• Relacionar as implicações sócioambientais do uso das
tecnologias de produção industrial em diferentes contextos sociais
• Identificar as principais características dos regimes
totalitários
• Discutir situações da vida cotidiana relacionadas a
preconceitos étnicos, culturais,
religiosos e de qualquer outra natureza
• Reconhecer o papel da propaganda de massa nas
sociedades históricas
• Reconhecer a importância de aplicar os conteúdos
aprendidos na escola a intervenções solidárias na realidade, com o objetivo
de garantir o respeito aos valores humanos
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2°
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A crise econômica de 1929 e seus efeitos mundiais
A Guerra Civil Espanhola
Segunda Guerra Mundial
O Período Vargas
• Olga Benário e Luís Carlos Prestes
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• Analisar fatores socioeconômicos e ambientais
associados ao desenvolvimento, às
condições de vida e à saúde de populações humanas, por
meio de diferentes indicadores
• Identificar diferentes formas de representação de
fatos econômico-sociais expressos em diferentes linguagens
• Caracterizar formas de circulação de informação,
capitais, mercadorias e serviços no
tempo e no espaço
• Analisar os efeitos da globalização da economia e os
processos de interdependência
entre as economias nacionais acentuados por esse
processo
• Analisar o papel histórico das instituições sociais,
políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes agentes e
forças sociais
• Identificar os processos históricos de formação das
instituições sociais e políticas
regulamentadoras da sociedade brasileira
• Investigar criticamente o significado dos diferentes
marcos relacionados à formação
histórica da sociedade brasileira
• Estabelecer relações entre as obras de arte e o
contexto histórico de sua elaboração
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3ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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3°
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O mundo pós-Segunda Guerra e a Guerra Fria
Movimentos sociais e políticos na América Latina e no
Brasil nas décadas de 1950 e 1960
• Revolução Cubana
• Movimento operário no Brasil
Golpes militares no Brasil e na América Latina
• Tortura e direitos humanos
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• Reconhecer, a partir de textos de natureza diversa, as
principais características do período da Guerra Fria
• Estabelecer relações entre a Guerra Fria e os golpes
militares na América Latina
• Reconhecer a importância dos movimentos coletivos e de
resistência para as conquistas sociais e a preservação dos direitos dos
cidadãos ao longo da história
• Analisar o processo histórico da formação das
instituições políticas brasileiras
• Identificar as principais características do Estado
brasileiro em diferentes períodos da
República
• Reconhecer as principais características dos governos
populistas no Brasil
• Caracterizar os governos militares instalados no
Brasil a partir de 1964, considerando
especialmente a supressão das liberdades e a repressão à
oposição
• Reconhecer os principais movimentos rurais e urbanos
de contestação aos sistemas
político-econômicos ao longo da história
• Reconhecer que o processo histórico não decorre apenas
da ação dos chamados grandes personagens
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4°
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As manifestações culturais de resistência aos governos
autoritários nas décadas de 1960
e 1970
O papel da sociedade civil e dos movimentos sociais na
luta pela redemocratização brasileira
• O Movimento das “Diretas Já”
• A questão agrária na Nova República
O neoliberalismo no Brasil
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• Identificar em diferentes documentos históricos os
principais movimentos sociais
brasileiros e seu papel na transformação da realidade
• Comparar organizações políticas, econômicas e sociais
no mundo contemporâneo,
reconhecendo propostas que visem a reduzir as
desigualdades sociais
• Confrontar proposições e refletir sobre processos de
transformação política, econômica e social a partir de situações históricas
diferenciadas no tempo e no espaço
• Identificar propostas para a superação dos desafios
sociais, políticos e econômicos
enfrentados pela sociedade brasileira na construção de
sua identidade nacional
• Caracterizar as lutas sociais em defesa da cidadania e
da democracia, em diferentes
momentos históricos
• Analisar a questão da terra no Brasil, identificando
as diversas formas de propriedade
ao longo da história, bem como a organização fundiária e
os movimentos sociais a ela
ligados
• Identificar em diferentes documentos históricos os
fundamentos da cidadania e da
democracia em diversos momentos históricos
• Estabelecer relações entre consumismo e alienação e
entre consumismo e negação da solidariedade
• Interpretar os significados de diferentes
manifestações populares como representação do patrimônio regional e cultural
• Avaliar propostas para a superação dos desafios
sociais, políticos e econômicos
enfrentados pelas sociedades contemporâneas
• Analisar o significado histórico das instituições
sociais, considerando as relações de poder, a partir de situação dada
• Discutir situações em que os direitos do cidadão foram
conquistados, mas não usufruídos por todos os segmentos sociais
• Reconhecer a importância do voto para o exercício da
cidadania
• Compreender os processos de formação e transformação
das instituições político-sociais como resultado de lutas coletivas
• Identificar as principais características e a
intensidade dos movimentos sociais do Brasil no século XX
• Estabelecer relações entre a conjuntura econômica do
Brasil no século XX e os
movimentos sociais ocorridos no período
• Comparar propostas e ações das instituições sociais e
políticas para o enfrentamento de problemas de ordem econômico-social
• Identificar os significados históricos das relações de
poder entre as nações
• Identificar, a partir de documentos de natureza
diversa, o processo de globalização da
economia e seus principais efeitos sobre a sociedade
brasileira
• Estabelecer relações entre os processos históricos de
formação das instituições nacionais e
a organização política e econômica das sociedades
contemporâneas
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São Paulo (Estado)
Secretaria da Educação.
Currículo do Estado
de São Paulo: Ciências Humanas e suas tecnologias /
Secretaria da
Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Paulo
Miceli. – São Paulo : SEE, 2010.
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