Quadro de conteúdos e habilidades de Filosofia
1ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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1°
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Por que estudar Filosofia?
As áreas da Filosofia
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• Identificar movimentos associados ao processo de
conhecimento, compreendendo etapas da reflexão filosófica para desenvolver o
pensamento autônomo e questionador
• Reconhecer a importância do uso de diferentes
linguagens para elaborar o pensamento e a expressão em processos reflexivos
• Identificar informações em textos filosóficos
• Identificar características de argumentação em
diferentes gêneros textuais
• Reconhecer manifestações históricas e sociais do
pensamento filosófico
• Relacionar questões atuais a questões da História da
Filosofia
• Praticar escuta atenta e atitudes de cooperação no
trabalho em equipe
• Praticar negociações abrindo mão de suas propostas
diante de propostas mais adequadas
a objetivos que beneficiem a todos
• Expressar por escrito e oralmente conceitos relativos
ao funcionamento do intelecto
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2°
B
I
M
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A Filosofia e outras formas de conhecimento
• Mito, Cultura, Religião, Arte, Ciência
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• Criticar a concepção de conhecimento científico como
verdade absoluta
• Identificar e realizar procedimentos de pesquisa, tais
como: observação, entrevistas, elaboração de roteiros para entrevistas e
observações, registros, classificações, interpretações
• Refletir sobre a importância do conceito de alteridade
para a análise de diferentes culturas
• Relacionar práticas de cidadania ao respeito às
diferenças
• Discutir a condição estética e existencial dos seres
humanos
• Questionar o conceito de etnocentrismo no contexto da
reflexão sobre relações entre diferentes culturas
• Discutir a relação entre cultura e natureza
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1ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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3°
B
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Introdução à Filosofia Política
Teorias do Estado
• Socialismo, anarquismo e
liberalismo
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• Expressar escrita e oralmente o conceito de Estado
• Construir argumentos que expressem reflexão crítica
sobre o conceito de Estado
• Identificar características e ações da organização
estatal brasileira nas próprias experiências de vida
• Identificar e discutir problemas do Estado brasileiro
• Analisar a relação entre Estado e sociedade a partir
da compreensão dos conceitos centrais do anarquismo e do socialismo
• Analisar o mundo do trabalho e da política a partir de
teorias filosóficas
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4°
B
I
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Filosofia Política
• Democracia e cidadania: origens, conceitos e dilemas
• Desigualdade social e ideológica
• Democracia e justiça social
• Os direitos humanos
• Participação política
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• Reconhecer a condição de pobreza material como questão
social importante
• Analisar a questão da pobreza no âmbito da reflexão
sobre justiça social
• Expressar escrita e oralmente a relevância dos
direitos humanos
• Identificar diferentes conceitos de democracia e sua
relação com a igualdade efetiva entre os cidadãos
• Reconhecer e planejar práticas de participação
política na relação com autoridades locais
• Identificar e discutir fenômenos históricos, sociais,
culturais e artísticos no exercício de reflexão filosófica
• Sistematizar informações levantadas em pesquisa e
apresentadas pelo professor e pelos colegas
• Identificar, selecionar e problematizar informações em
textos filosóficos
• Elaborar textos-síntese a partir dos conteúdos
filosóficos estudados
• Relacionar informações, representadas de diferentes
formas, e conhecimentos disponíveis em diferentes situações, para construir
argumentação consistente
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2ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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1°
B
I
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Introdução à ética
• O eu racional
• Autonomia e liberdade
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• Questionar a realidade social e planejar ações de
intervenção solidária
• Identificar diferentes conceitos de liberdade com base
em algumas teorias filosóficas
• Relacionar liberdade à solidariedade
• Desenvolver habilidades de leitura, escrita e planejamento
investigativo para autonomia
intelectual
• Relacionar ética e moral
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2°
B
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Introdução à Teoria do Indivíduo
• John Locke, Jeremy Bentham e Stuart Mill
Tornar-se indivíduo
• Paul Ricoeur e Michel Foucault
Condutas massificadas
Alienação moral
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• Refletir sobre a ética na perspectiva do indivíduo que
se percebe como parte da natureza
e da sociedade
• Refletir sobre as perspectivas de pertencimento e de
responsabilidade por si mesmo e pelas demais pessoas e seres da natureza
• Identificar diferentes concepções de indivíduo
• Identificar as subjetividades como resultado de
construção social
• Identificar processos sociais merecedores de crítica
• Expressar, por escrito e oralmente, uma reflexão que
inclua compreensão aprofundada dos conceitos de indústria cultural e
alienação moral
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2ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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3°
B
I
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Filosofia, Política e Ética
• Humilhação, velhice e racismo
• Homens e mulheres
• Filosofia e educação
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• Identificar e criticar práticas de humilhação social
• Construir argumentação crítica sobre as práticas
sociais de discriminação e preconceitos
• Analisar a condição dos seres humanos a partir de
reflexão filosófica sobre diferenças e igualdades entre homens e mulheres
• Identificar e questionar práticas de racismo
• Expressar por escrito e oralmente a relevância da
educação para a superação de preconceitos e desigualdades sociais
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4°
B
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Desafios éticos contemporâneos
• A Ciência e a condição humana
Introdução à Bioética
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• Reconhecer a relevância da reflexão filosófica para a
análise dos temas que emergem dos problemas das sociedades contemporâneas
• Expressar por escrito e oralmente questionamentos
sobre o avanço tecnológico, o pensamento tecnicista e as consequências para a
vida no planeta
• Discutir questões do campo da Bioética, distinguindo o
papel da reflexão filosófica para o seu enfrentamento
• Identificar e problematizar valores sociais e
culturais da sociedade contemporânea
• Identificar, selecionar e problematizar informações em
textos filosóficos
• Elaborar textos-síntese a partir dos conteúdos
filosóficos estudados no bimestre
• Relacionar informações, representadas de diferentes
formas, e conhecimentos disponíveis em diferentes situações para construir
argumentação consistente
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3ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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1°
B
I
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O que é Filosofia
• Superação de preconceitos em relação à Filosofia e
definição e importância para
a cidadania
O homem como ser de natureza e
de linguagem
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• Identificar situações de preconceito, particularmente
em relação à Filosofia e aos filósofos
• Reconhecer a dimensão política do preconceito diante
da Filosofia e se posicionar em relação a ela
• Desenvolver habilidades de escrita, leitura e
expressão oral na abordagem de temas filosóficos
• Elaborar hipóteses e questões a partir das leituras e
debates realizados
• Identificar a presença da Filosofia no cotidiano
• Estabelecer a distinção entre o “filosofar”
espontâneo, próprio do senso comum, e o “filosofar” propriamente dito, típico
dos filósofos especialistas
• Identificar características da Filosofia como reflexão
• Distinguir diferenças e aproximações entre linguagem e
língua
• Relacionar pensamento, linguagem e língua
• Identificar a importância da língua para a produção e
preservação de saberes coletivos, bem como para representar o real e imaginar
diferentes realidades
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2°
B
I
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Características do discurso filosófico
• Comparação com o discurso religioso
O homem como ser político
A desigualdade entre os homens como desafio da política
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• Identificar marcas dos discursos filosófico,
mitológico e religioso
• Elaborar hipóteses e questões a partir de leituras e
debates realizados
• Identificar situações de desigualdade social,
sobretudo no Brasil, e abordá-las de uma perspectiva problematizadora e
crítica
• Desenvolver habilidades de escrita, leitura e
expressão oral na abordagem de temas filosóficos
• Reconhecer o caráter insatisfatório, ingênuo e mesmo
ideológico de certas explicações normalmente aceitas pelo senso comum para o
problema da desigualdade
• Identificar aspectos do pensamento de Platão e operar
com os conceitos platônicos trabalhados
• Distinguir a perspectiva de Platão (natureza) da
concepção de Rousseau (convenção) acerca da desigualdade social
• Distinguir a argumentação de Rousseau acerca da origem
da desigualdade e de como superá-la por meio do contrato social
• Questionar o papel social do Estado e das leis
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3ª série do Ensino
Médio
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Conteúdos
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Habilidades
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3°
B
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Características do discurso filosófico
• Comparação com o discurso científico
Três concepções de liberdade
• Libertarismo, determinismo e
dialética
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• Distinguir questões associadas ao tema “liberdade” no
contexto da contribuição filosófica
• Distinguir diferentes concepções sobre a ideia de
liberdade
• Relacionar liberdade à política por meio da mediação
do conceito de democracia
• Desenvolver habilidades de escrita, leitura e
expressão oral na abordagem de temas filosóficos
• Elaborar hipóteses e questões a partir de leituras e
debates realizados
• Discutir o conceito de liberdade, destacando questões
associadas a diferentes entendimentos sobre o ser livre
• Relacionar liberdade à solidariedade na perspectiva de
uma sociedade democrática
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4°
B
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Características do discurso filosófico
• Comparação com o discurso da literatura
Valores contemporâneos que cercam o tema da felicidade e
das dimensões pessoais e sociais da felicidade
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• Refletir sobre o tema felicidade no contexto da
contribuição filosófica
• Distinguir relações mantidas por pessoas de diferentes
culturas com a ideia de felicidade
• Distinguir abordagens pessoais e sociais a respeito da
ideia de felicidade
• Ler, compreender e interpretar textos filosóficos
• Desenvolver habilidades de leitura e escrita, bem como
de expressão oral na abordagem
de temas filosóficos
• Elaborar hipóteses e questões a partir de leituras e
debates realizados
• Identificar diferentes conceitos de felicidade,
destacando questões associadas a diferentes
entendimentos contemporâneos sobre “ser feliz”
• Relacionar a ideia de felicidade a uma ética solidária
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São Paulo (Estado)
Secretaria da Educação.
Currículo do Estado
de São Paulo: Ciências Humanas e suas tecnologias /
Secretaria da
Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Paulo
Miceli. – São Paulo : SEE, 2010.
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