segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Quadro de conteúdos e habilidades de Filosofia

Quadro de conteúdos e habilidades de Filosofia
1ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Por que estudar Filosofia?
As áreas da Filosofia
• Identificar movimentos associados ao processo de conhecimento, compreendendo etapas da reflexão filosófica para desenvolver o pensamento autônomo e questionador
• Reconhecer a importância do uso de diferentes linguagens para elaborar o pensamento e a expressão em processos reflexivos
• Identificar informações em textos filosóficos
• Identificar características de argumentação em diferentes gêneros textuais
• Reconhecer manifestações históricas e sociais do pensamento filosófico
• Relacionar questões atuais a questões da História da Filosofia
• Praticar escuta atenta e atitudes de cooperação no trabalho em equipe
• Praticar negociações abrindo mão de suas propostas diante de propostas mais adequadas
a objetivos que beneficiem a todos
• Expressar por escrito e oralmente conceitos relativos ao funcionamento do intelecto
B
I
M
E
S
T
R
E
A Filosofia e outras formas de conhecimento
• Mito, Cultura, Religião, Arte, Ciência
• Criticar a concepção de conhecimento científico como verdade absoluta
• Identificar e realizar procedimentos de pesquisa, tais como: observação, entrevistas, elaboração de roteiros para entrevistas e observações, registros, classificações, interpretações
• Refletir sobre a importância do conceito de alteridade para a análise de diferentes culturas
• Relacionar práticas de cidadania ao respeito às diferenças
• Discutir a condição estética e existencial dos seres humanos
• Questionar o conceito de etnocentrismo no contexto da reflexão sobre relações entre diferentes culturas
• Discutir a relação entre cultura e natureza
















1ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Introdução à Filosofia Política
Teorias do Estado
• Socialismo, anarquismo e liberalismo
• Expressar escrita e oralmente o conceito de Estado
• Construir argumentos que expressem reflexão crítica sobre o conceito de Estado
• Identificar características e ações da organização estatal brasileira nas próprias experiências de vida
• Identificar e discutir problemas do Estado brasileiro
• Analisar a relação entre Estado e sociedade a partir da compreensão dos conceitos centrais do anarquismo e do socialismo
• Analisar o mundo do trabalho e da política a partir de teorias filosóficas
B
I
M
E
S
T
R
E
Filosofia Política
• Democracia e cidadania: origens, conceitos e dilemas
• Desigualdade social e ideológica
• Democracia e justiça social
• Os direitos humanos
• Participação política
• Reconhecer a condição de pobreza material como questão social importante
• Analisar a questão da pobreza no âmbito da reflexão sobre justiça social
• Expressar escrita e oralmente a relevância dos direitos humanos
• Identificar diferentes conceitos de democracia e sua relação com a igualdade efetiva entre os cidadãos
• Reconhecer e planejar práticas de participação política na relação com autoridades locais
• Identificar e discutir fenômenos históricos, sociais, culturais e artísticos no exercício de reflexão filosófica
• Sistematizar informações levantadas em pesquisa e apresentadas pelo professor e pelos colegas
• Identificar, selecionar e problematizar informações em textos filosóficos
• Elaborar textos-síntese a partir dos conteúdos filosóficos estudados
• Relacionar informações, representadas de diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em diferentes situações, para construir argumentação consistente






















2ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Introdução à ética
• O eu racional
• Autonomia e liberdade
• Questionar a realidade social e planejar ações de intervenção solidária
• Identificar diferentes conceitos de liberdade com base em algumas teorias filosóficas
• Relacionar liberdade à solidariedade
• Desenvolver habilidades de leitura, escrita e planejamento investigativo para autonomia
intelectual
• Relacionar ética e moral
B
I
M
E
S
T
R
E
Introdução à Teoria do Indivíduo
• John Locke, Jeremy Bentham e Stuart Mill
Tornar-se indivíduo
• Paul Ricoeur e Michel Foucault
Condutas massificadas
Alienação moral
• Refletir sobre a ética na perspectiva do indivíduo que se percebe como parte da natureza
e da sociedade
• Refletir sobre as perspectivas de pertencimento e de responsabilidade por si mesmo e pelas demais pessoas e seres da natureza
• Identificar diferentes concepções de indivíduo
• Identificar as subjetividades como resultado de construção social
• Identificar processos sociais merecedores de crítica
• Expressar, por escrito e oralmente, uma reflexão que inclua compreensão aprofundada dos conceitos de indústria cultural e alienação moral

























2ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Filosofia, Política e Ética
• Humilhação, velhice e racismo
• Homens e mulheres
• Filosofia e educação
• Identificar e criticar práticas de humilhação social
• Construir argumentação crítica sobre as práticas sociais de discriminação e preconceitos
• Analisar a condição dos seres humanos a partir de reflexão filosófica sobre diferenças e igualdades entre homens e mulheres
• Identificar e questionar práticas de racismo
• Expressar por escrito e oralmente a relevância da educação para a superação de preconceitos e desigualdades sociais
B
I
M
E
S
T
R
E
Desafios éticos contemporâneos
• A Ciência e a condição humana
Introdução à Bioética
• Reconhecer a relevância da reflexão filosófica para a análise dos temas que emergem dos problemas das sociedades contemporâneas
• Expressar por escrito e oralmente questionamentos sobre o avanço tecnológico, o pensamento tecnicista e as consequências para a vida no planeta
• Discutir questões do campo da Bioética, distinguindo o papel da reflexão filosófica para o seu enfrentamento
• Identificar e problematizar valores sociais e culturais da sociedade contemporânea
• Identificar, selecionar e problematizar informações em textos filosóficos
• Elaborar textos-síntese a partir dos conteúdos filosóficos estudados no bimestre
• Relacionar informações, representadas de diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em diferentes situações para construir argumentação consistente























3ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
O que é Filosofia
• Superação de preconceitos em relação à Filosofia e definição e importância para
a cidadania
O homem como ser de natureza e de linguagem
• Identificar situações de preconceito, particularmente em relação à Filosofia e aos filósofos
• Reconhecer a dimensão política do preconceito diante da Filosofia e se posicionar em relação a ela
• Desenvolver habilidades de escrita, leitura e expressão oral na abordagem de temas filosóficos
• Elaborar hipóteses e questões a partir das leituras e debates realizados
• Identificar a presença da Filosofia no cotidiano
• Estabelecer a distinção entre o “filosofar” espontâneo, próprio do senso comum, e o “filosofar” propriamente dito, típico dos filósofos especialistas
• Identificar características da Filosofia como reflexão
• Distinguir diferenças e aproximações entre linguagem e língua
• Relacionar pensamento, linguagem e língua
• Identificar a importância da língua para a produção e preservação de saberes coletivos, bem como para representar o real e imaginar diferentes realidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Características do discurso filosófico
• Comparação com o discurso religioso
O homem como ser político
A desigualdade entre os homens como desafio da política
• Identificar marcas dos discursos filosófico, mitológico e religioso
• Elaborar hipóteses e questões a partir de leituras e debates realizados
• Identificar situações de desigualdade social, sobretudo no Brasil, e abordá-las de uma perspectiva problematizadora e crítica
• Desenvolver habilidades de escrita, leitura e expressão oral na abordagem de temas filosóficos
• Reconhecer o caráter insatisfatório, ingênuo e mesmo ideológico de certas explicações normalmente aceitas pelo senso comum para o problema da desigualdade
• Identificar aspectos do pensamento de Platão e operar com os conceitos platônicos trabalhados
• Distinguir a perspectiva de Platão (natureza) da concepção de Rousseau (convenção) acerca da desigualdade social
• Distinguir a argumentação de Rousseau acerca da origem da desigualdade e de como superá-la por meio do contrato social
• Questionar o papel social do Estado e das leis













3ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Características do discurso filosófico
• Comparação com o discurso científico
Três concepções de liberdade
• Libertarismo, determinismo e dialética
• Distinguir questões associadas ao tema “liberdade” no contexto da contribuição filosófica
• Distinguir diferentes concepções sobre a ideia de liberdade
• Relacionar liberdade à política por meio da mediação do conceito de democracia
• Desenvolver habilidades de escrita, leitura e expressão oral na abordagem de temas filosóficos
• Elaborar hipóteses e questões a partir de leituras e debates realizados
• Discutir o conceito de liberdade, destacando questões associadas a diferentes entendimentos sobre o ser livre
• Relacionar liberdade à solidariedade na perspectiva de uma sociedade democrática
B
I
M
E
S
T
R
E
Características do discurso filosófico
• Comparação com o discurso da literatura
Valores contemporâneos que cercam o tema da felicidade e das dimensões pessoais e sociais da felicidade
• Refletir sobre o tema felicidade no contexto da contribuição filosófica
• Distinguir relações mantidas por pessoas de diferentes culturas com a ideia de felicidade
• Distinguir abordagens pessoais e sociais a respeito da ideia de felicidade
• Ler, compreender e interpretar textos filosóficos
• Desenvolver habilidades de leitura e escrita, bem como de expressão oral na abordagem
de temas filosóficos
• Elaborar hipóteses e questões a partir de leituras e debates realizados
• Identificar diferentes conceitos de felicidade, destacando questões associadas a diferentes
entendimentos contemporâneos sobre “ser feliz”
• Relacionar a ideia de felicidade a uma ética solidária





São Paulo (Estado) Secretaria da Educação.
Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas tecnologias /
Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Paulo Miceli. – São Paulo : SEE, 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário