Quadro
de conteúdos e habilidades em Educação Física
5ª- série/6º- ano do
Ensino Fundamental
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
1°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Tema 1 – Jogo e esporte: competição
e cooperação
Jogos
populares, cooperativos e pré-desportivos
Esporte
coletivo: princípios gerais
•
Ataque
•
Defesa
•
Circulação da bola
Tema 2 – Organismo humano, movimento
e saúde
Capacidades
físicas: noções gerais
•
Agilidade, velocidade e flexibilidade
• Alongamento e aquecimento
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Identificar diferentes tipos de jogos e reconhecer seus significados
socioculturais
•
Identificar semelhanças e diferenças entre jogo e esporte
•
Identificar princípios de competição e de cooperação em diferentes tipos de
jogos
•
Identificar princípios comuns do esporte coletivo
•
Identificar as capacidades físicas de velocidade, agilidade e flexibilidade
presentes nas atividades do cotidiano e em algumas manifestações da cultura
de movimento
•
Reconhecer a importância e as características do aquecimento
•
Relacionar as capacidades físicas de velocidade, agilidade e flexibilidade às
práticas de aquecimento e alongamento
|
2°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Tema 1 – Esporte
Modalidade coletiva: futebol ou handebol
• Princípios técnicos e táticos
• Principais regras
• Processo histórico
Tema 2 – Organismo
humano, movimento e saúde
Capacidades físicas: noções gerais
• Resistência e força
• Postura
|
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Reconhecer o uso das principais regras da modalidade
trabalhada no bimestre e fazer uso delas
• Identificar a dinâmica básica do futsal (ou handebol)
como esporte coletivo
• Identificar e aplicar em situações-problema os
princípios técnico-táticos do futsal (ou handebol)
• Recorrer aos conhecimentos dos sistemas de jogo e de
táticas como recursos para a prática do futsal (ou handebol)
• Discriminar as diferentes formas de manifestação da
força e resistência muscular, bem como seus fatores determinantes
• Identificar a capacidade física/força acionada nas
atividades do cotidiano e em algumas manifestações da cultura de movimento
• Discriminar as diferentes formas de manifestação
metabólica da resistência (aeróbia e anaeróbia), com destaque para o futsal
(ou handebol)
• Identificar as consequências para a saúde de hábitos
posturais cotidianos inadequados
|
5ª- série/6º- ano do
Ensino Fundamental
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
3°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Tema 1 – Esporte
Modalidade
individual: ginástica artística (GA) ou ginástica rítmica (GR)
•
Principais gestos técnicos
•
Principais regras
•
Processo histórico
Tema 2 – Organismo humano, movimento
e saúde
Sistema
locomotor
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Identificar e relacionar diferentes movimentos do cotidiano com a GA (ou GR)
•
Identificar e nomear os gestos e os movimentos da GA (ou GR), associando-os
aos exercícios e aparelhos obrigatórios
•
Reconhecer a importância de condutas colaborativas na execução dos movimentos
da GA (ou GR) e recorrer a elas
•
Identificar as próprias estruturas corporais utilizadas na GR
•
Associar exercícios de flexibilidade e força às articulações e aos músculos
|
4°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Tema 1 – Esporte
Modalidade
coletiva: handebol ou futebol
•
Princípios técnicos e táticos
•
Principais regras
•
Processo histórico
Tema 2 – Atividade rítmica
Noções
gerais sobre ritmo
Jogos
rítmicos
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Identificar o objetivo do handebol (ou futebol) e sua dinâmica básica
•
Identificar as principais regras do handebol (ou futebol), reconhecendo-as na
dinâmica do jogo
•
Identificar a origem do handebol (ou futebol) e fases de seu processo de
difusão pelo mundo
•
Realizar os princípios operacionais do esporte coletivo aplicados a situações
específicas do handebol (ou futebol)
•
Elaborar pensamento tático individual e coletivo
•
Praticar situações reduzidas do handebol (ou futebol)
•
Identificar o ritmo dos movimentos baseados em compassos binário, ternário e
quaternário
•
Relacionar os diferentes compassos ao ritmo de algumas músicas e danças
|
6ª- série/7º- ano do
Ensino Fundamental
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
1°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Tema 1 – Esporte
Modalidade
individual: atletismo (corridas e saltos)
•
Princípios técnicos e táticos
•
Principais regras
•
Processo histórico
Tema 2 – Atividade rítmica
Manifestações
e representações da cultura rítmica nacional
•
Danças folclóricas/regionais
•
Processo histórico
•
A questão do gênero
Tema 3 – Organismo humano, movimento
e saúde
Capacidades físicas: aplicações no atletismo e na
atividade rítmica
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Identificar a importância da corrida em atividades da vida cotidiana
•
Distinguir as diferentes modalidades de saltos
•
Identificar as principais fases do processo histórico das manifestações e
representações da cultura rítmica nacional
•
Criar e identificar atividades rítmicas que contemplem diferentes sentidos e intencionalidades
•
Analisar a questão do gênero na dança
•
Identificar as capacidades físicas acionadas nas provas de corrida e saltos
do atletismo
•
Identificar as capacidades físicas acionadas nas manifestações rítmicas
nacionais
•
Identificar alguns exercícios específicos que mobilizam as capacidades
físicas acionadas no atletismo e nas danças folclóricas e regionais
|
2°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Tema 1 – Esporte
Modalidade
coletiva: basquetebol ou voleibol
•
Princípios técnicos e táticos
•
Principais regras
•
Processo histórico
Tema 2 – Organismo humano, movimento
e saúde
Capacidades
físicas: aplicações em esportes coletivos
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Reconhecer e fazer uso das principais regras da modalidade estudada no
bimestre
•
Identificar a dinâmica básica do basquetebol (ou voleibol) como esporte
coletivo
•
Identificar e aplicar em situações-problema os princípios técnico-táticos do
basquetebol (ou voleibol)
•
Recorrer aos conhecimentos dos sistemas de jogo e de táticas como recursos
para a prática da modalidade
•
Discriminar as diferentes formas de manifestação metabólica da resistência
(aeróbia e anaeróbia), com destaque para o basquetebol (ou voleibol)
|
6ª- série/7º- ano do
Ensino Fundamental
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
3°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Tema 1 – Esporte
Modalidade
individual: ginástica artística (GA) ou ginástica rítmica (GR)
(modalidade
não contemplada no 3o bimestre da 5a série/6o ano)
•
Principais gestos técnicos
•
Principais regras
•
Processo histórico
Tema 2 – Ginástica
Ginástica
geral
•
Fundamentos e gestos
• Processo histórico: dos métodos ginásticos clássicos à
ginástica contemporânea
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Identificar diferentes possibilidades de movimento da GR (ou GA)
•
Identificar e relacionar as características individuais e coletivas na
composição dos principais gestos da GR (ou da GA)
•
Identificar os principais gestos técnicos e relacioná-los com as regras
específicas da GR (ou da GA)
•
Reconhecer os gestos técnicos e relacioná-los com os aparelhos específicos da
GR (ou da GA)
•
Relacionar o processo histórico de desenvolvimento da GR (ou da GA) com o de
outras modalidades esportivas
•
Identificar e reconhecer os movimentos característicos de modalidades
gímnicas esportivas e de modalidades gímnicas de participação
•
Identificar e reconhecer movimentos presentes em diferentes manifestações da
cultura de movimento para atribuir significado à ginástica geral
|
4°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Tema 1 – Esporte
Modalidade
coletiva: basquetebol ou voleibol
•
Princípios técnicos e táticos
•
Principais regras
•
Processo histórico
Tema 2 – Luta
Princípios
de confronto e oposição
Classificação
e organização
A
questão da violência
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Reconhecer a estrutura básica da modalidade trabalhada no bimestre
•
Identificar e aplicar em situações-problema os princípios técnicos e táticos
do voleibol (basquetebol)
•
Identificar e analisar as diferentes possibilidades de sistemas táticos no
voleibol (basquetebol)
•
Identificar e caracterizar os movimentos e gestos de equilíbrio e
desequilíbrio em diferentes posições de lutas
•
Reconhecer a importância de se equilibrar e de desequilibrar o oponente nas
lutas
•
Estabelecer estratégias para manter-se em equilíbrio durante certo tempo e
esquivar-se das investidas de ataque do oponente e recorrer a elas
|
7ª- série/8º- ano do
Ensino Fundamental
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
1°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Tema 1 – Esporte
Atletismo
(corridas, arremessos e lançamentos)
•
Princípios técnicos e táticos, principais regras, processo histórico
Tema 2 – Luta
Judô,
caratê, tae kwon do,
boxe ou outra
•
Princípios técnicos e táticos, principais regras, processo histórico
Tema 3 – Organismo humano, movimento
e saúde
Capacidades físicas: aplicações no atletismo e na luta
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Identificar diferentes possibilidades de saltar obstáculos e relacioná-las
com a evolução das técnicas das corridas atuais
•
Identificar ajustes na corrida e posicionamento do corpo para ultrapassar
barreiras e obstáculos em diferentes alturas
•
Identificar e explicar princípios técnicos relacionados às provas de corridas
com barreiras e obstáculos
•
Identificar os princípios técnicos relacionados às provas de arremesso e
lançamentos
•
Identificar diferentes formas de arremesso e lançamentos
•
Reconhecer diferenças e semelhanças entre as três modalidades de lançamentos
•
Comparar as diferentes modalidades de luta
•
Reconhecer as diferentes etapas do processo histórico de desenvolvimento do
caratê (ou outras modalidades de luta)
•
Identificar exercícios específicos que mobilizem as capacidades físicas
acionadas no atletismo
•
Identificar as implicações das capacidades físicas predominantes nas provas
de barreiras e obstáculos, arremessos e lançamentos
•
Identificar alguns exercícios específicos que mobilizem as capacidades
físicas mencionadas no caratê (ou outras modalidades de luta)
•
Identificar e comparar os diferentes grupos musculares mobilizados nas
sequências de movimentos do caratê (ou outras modalidades de luta)
|
2°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Tema 1 – Esporte
Modalidade
coletiva: a escolher
•
Técnicas e táticas como fatores de aumento da complexidade do jogo
•
Noções de arbitragem
Tema 2 – Ginástica
Práticas
contemporâneas: ginástica aeróbica, ginástica localizada e/ou outras
•
Princípios orientadores
•
Técnicas e exercícios
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Identificar os procedimentos necessários para a prática do esporte coletivo
•
Reconhecer as ações técnico-táticas do esporte coletivo
•
Identificar os sistemas e as principais regras de jogo do esporte coletivo
•
Identificar as principais características do alongamento, da ginástica aeróbica
e da ginástica localizada
•
Reconhecer a ginástica como uma possibilidade do Se-Movimentar
•
Discriminar os diversos tipos de ginástica
•
Identificar as principais características de algumas variações das ginásticas
aeróbica e localizada e de algumas ginásticas “alternativas”
•
Identificar as partes de uma sessão de ginástica aeróbica ou ginástica
localizada
|
7ª- série/8º - ano do
Ensino Fundamental
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
3°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Tema 1 – Atividade rítmica
Manifestações
e representações da cultura rítmica de outros países: o zouk
•
Danças folclóricas
•
Processo histórico
•
A questão do gênero
Tema 2 – Ginástica
Práticas
contemporâneas: ginásticas de academia
Padrões
de beleza corporal, ginástica e saúde
Tema 3 – Organismo humano, movimento
e saúde
Princípios e efeitos do treinamento físico
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Identificar manifestações rítmicas de outros países
•
Comparar manifestações rítmicas, percebendo semelhanças e diferenças entre
elas e o zouk
•
Identificar a marcação rítmica no zouk, seus passos ou movimentos
principais
•
Analisar as questões de gênero que permeiam a dança no zouk
•
Identificar os interesses e as motivações envolvidos na prática das ginásticas
de academia
•
Associar os discursos sobre as ginásticas de academia às manifestações de
busca de padrões de beleza corporal
•
Estabelecer relações entre as ginásticas de academia, a busca de padrões de
beleza corporal e os parâmetros de saúde
•
Identificar os princípios de treinamento envolvidos na elaboração de um
programa de exercícios
•
Relacionar os princípios de treinamento com um programa de exercícios para
melhoria da flexibilidade e resistência muscular
•
Identificar os efeitos do treinamento nos aspectos fisiológicos, morfológicos
e psicossociais
•
Relacionar os efeitos percebidos no treinamento com as características do
programa de exercícios realizado
|
4°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Tema 1 – Esporte
Modalidade
individual ou coletiva (ainda não contemplada)
•
Princípios técnicos e táticos
•
Principais regras
•
Processo histórico
Tema 2 – Organismo humano, movimento
e saúde
•
Atividade física/exercício físico
•
Implicações na obesidade e no emagrecimento
Substâncias
proibidas
•
Doping e
anabolizantes
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Identificar a dinâmica da modalidade escolhida e suas principais regras
•
Identificar o processo histórico da modalidade escolhida e sua dinâmica
•
Identificar o desempenho tático das equipes durante uma partida da modalidade
escolhida
•
Identificar as regras da modalidade escolhida e as ações dos árbitros durante
uma partida
•
Realizar ações táticas coerentes com o resultado buscado na partida
•
Identificar a relação entre níveis de atividade física, aptidão
cardiovascular e predisposição à obesidade
•
Identificar a relação entre níveis de atividade física, aptidão
cardiovascular e controle do peso corporal
•
Reconhecer o significado de doping, os possíveis efeitos “positivos”
sobre o treinamento e os efeitos negativos à saúde
•
Identificar os efeitos negativos do uso de substâncias anabolizantes: GH –
hormônio do crescimento –, insulina e esteroides anabolizantes
|
8ª- série/9º- ano do
Ensino Fundamental
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
1°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Tema 1 – Luta
Modalidade:
capoeira
•
Capoeira como luta, jogo e esporte
•
Princípios técnicos e táticos
•
Processo histórico
Tema 2 – Atividade rítmica
As
manifestações rítmicas de diferentes grupos socioculturais
As
manifestações rítmicas na comunidade escolar e em seu entorno: espaços,
tempos
e
interesses
Manifestações
rítmicas ligadas à cultura jovem: hip-hop,
street dance e/ou
outras
•
Diferentes estilos como expressão sociocultural
• Principais passos/movimentos
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Identificar os movimentos característicos da capoeira
•
Identificar costumes e elementos ritualísticos da capoeira
•
Elaborar movimentos, associando-os aos da capoeira
•
Identificar fases do processo histórico da capoeira
•
Identificar e adaptar instrumentos utilizados em uma roda de capoeira
•
Identificar os diferentes elementos constitutivos do hip-hop (ou de
outra manifestação rítmica)
•
Reconhecer características do contexto sociocultural do hip-hop (ou de
outra manifestação rítmica) e suas manifestações rítmicas
•
Identificar e nomear passos e movimentos característicos da manifestação
rítmica
trabalhada
no bimestre
|
2°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Tema 1 – Esporte
Modalidade
coletiva: a escolher
•
Técnicas e táticas como fatores de aumento da complexidade do jogo
•
Noções de arbitragem
O
esporte na comunidade escolar e em seu entorno
Espaços,
tempos e interesses
Espetacularização
do esporte e o esporte profissional
•
O esporte na mídia
•
Os grandes eventos esportivos
Tema 2 – Atividade rítmica
Manifestações
rítmicas ligadas à cultura jovem: hip-hop
e street
dance
•
Coreografias
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Reconhecer as ações técnico-táticas da modalidade trabalhada no bimestre
•
Identificar e analisar o modo de construção do discurso da televisão sobre o
esporte
•
Identificar as fases do processo histórico de desenvolvimento dos diferentes
estilos de
street
dance
•
Identificar e nomear passos/movimentos característicos de street dance
•
Criar coreografias de street dance
|
8ª- série/9º - ano do
Ensino Fundamental
|
|||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
|
3°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Tema 1 – Esporte
Jogo
e esporte
•
Diferenças conceituais e na experiência dos jogadores
Modalidade
“alternativa” ou popular em outros países: rugby, beisebol, badminton,
frisbee ou
outra
•
Princípios técnicos e táticos
•
Principais regras
• Processo histórico
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Identificar as diferenças (no espaço, no tempo e nas regras) e as semelhanças
(o prazer, a competição e a dimensão lúdica) entre o jogo e o esporte
•
Identificar a conduta diferenciada entre o jogador (lazer/não trabalho) e o
atleta (rendimento/trabalho)
•
Identificar o processo de transformação do jogo em esporte (como atividade de
lazer ou esporte de rendimento)
•
Identificar o objetivo do beisebol (ou da modalidade escolhida para o
bimestre) e suas principais regras, reconhecendo-as na dinâmica do jogo
•
Relacionar a introdução e a disseminação do beisebol (ou da modalidade
escolhida para o bimestre) no Brasil com seu processo histórico de surgimento
e consolidação
•
Identificar e caracterizar a dinâmica básica do esporte, em termos de
ataque/defesa e funções dos jogadores
•
Identificar e reconhecer os princípios técnico-táticos do beisebol (ou da
modalidade escolhida para o bimestre), aplicando-os em situações reduzidas de
jogo
•
Aplicar os princípios técnico-táticos do beisebol (ou da modalidade escolhida
para o bimestre) em uma partida propriamente dita
•
Organizar-se de modo autônomo para realizar uma partida de beisebol,
desempenhando todas as funções necessárias para tal
|
|
4°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Tema 1 – Atividade rítmica
Organização
de festivais de dança
Tema 2 – Esporte
Organização
de campeonatos
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Planejar as várias fases de um evento rítmico e expressivo
•
Elaborar regulamentos específicos para cada categoria de apresentação no
festival
•
Documentar e avaliar as atividades realizadas no evento
|
|
1ª série do Ensino
Médio
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
1°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Tema 1 – Esporte
Sistemas
de jogo e táticas em uma modalidade coletiva já conhecida dos alunos
•
A importância dos sistemas de jogo e táticas no desempenho esportivo e na
apreciação do
esporte
como espetáculo
Tema 2 – Corpo, saúde e beleza
Padrões
e estereótipos de beleza corporal
Indicadores
que levam à construção de representações sobre corpo e beleza
•
Medidas e avaliação da composicão corporal
•
Índice de massa corpórea (IMC)
• Alimentação, exercício físico e obesidade
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Analisar, do ponto de vista técnico-tático, um jogo da modalidade trabalhada
no bimestre transmitido pela televisão ou assistido presencialmente
•
Vivenciar sistemas de jogo e preceitos táticos inerentes à modalidade
trabalhada no bimestre
•
Identificar sistemas defensivos e ofensivos da modalidade trabalhada no
bimestre
•
Reconhecer a importância e a utilidade dos sistemas de jogo e táticas no
desempenho esportivo
•
Elaborar estratégias táticas para a modalidade trabalhada no bimestre
•
Identificar padrões e estereótipos de beleza presentes nas mídias
•
Reconhecer e criticar o impacto dos padrões e estereótipos de beleza corporal
sobre si e seus pares
•
Identificar indicadores que levam à construção de representações culturais
sobre o corpo
e
a beleza
•
Selecionar, relacionar e interpretar informações e conhecimentos sobre
padrões e estereótipos de beleza
•
Selecionar indicadores de composição corporal para construir argumentação
consistente e coerente sobre estereótipos de beleza
•
Identificar contribuições da alimentação e do exercício no desenvolvimento e
no controle da obesidade
•
Estimar valores calóricos relacionados ao consumo de alimentos e ao gasto com
exercícios físicos
|
2°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Tema 1 – Atividade rítmica
Ritmo
vital e ritmo como organização expressiva do movimento
Tempo
e acento rítmico
O
ritmo no esporte, na luta, na ginástica e na dança
Tema 2 – Esporte
Modalidade
individual: ginástica artística (GA) ou ginástica rítmica (GR)
Tema 3 – Corpo, saúde e beleza
Corpo
e beleza em diferentes períodos históricos
•
Padrões de beleza e suas relações com contextos históricos
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Reconhecer a importância do ritmo no esporte, na luta, na ginástica e na
dança
•
Identificar características do ritmo em vivências do esporte, da luta, da
ginástica
e
da dança
•
Reconhecer e analisar as técnicas da GR (ou da GA)
•
Realizar e combinar diferentes movimentos da ginástica rítmica (ou da GA)
•
Identificar padrões e estereótipos de beleza nos diferentes contextos
históricos e culturais
•
Identificar representações da beleza em seu grupo sociocultural
•
Identificar recursos voltados à obtenção de padrões de beleza corporal
•
Reconhecer e criticar o impacto dos estereótipos de beleza corporal na opção
por exercícios físicos, produtos e práticas alimentares
•
Reconhecer riscos e benefícios que a utilização de produtos, práticas
alimentares e programas de exercícios podem trazer à saúde
|
1ª série do Ensino
Médio
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
3°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Tema 1 – Esporte
Sistemas
de jogo e táticas em uma modalidade coletiva ainda não conhecida dos alunos
Tema 2 – Corpo, saúde e beleza
Conceitos: atividade física, exercício físico e saúde
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Identificar os sistemas ofensivo e defensivo da modalidade esportiva
trabalhada no bimestre
•
Reconhecer aspectos táticos em situações-problema típicas da modalidade
esportiva
trabalhada
no bimestre
•
Identificar e diferenciar atividade física e exercício
•
Diferenciar saúde individual de saúde coletiva
•
Identificar a relação entre condições socioeconômicas e acesso a programas e
espaços
para
a exercitação física
|
4°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Tema 1 – Ginástica
Práticas
contemporâneas: ginásticas aeróbica, localizada e/ou outras
•
Princípios orientadores
•
Técnicas e exercícios
Tema 2 – Luta
Princípios
orientadores, regras e técnicas de uma luta ainda não conhecida dos alunos
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Identificar as características do exercício aeróbio, em termos de
intensidade, frequência e duração
•
Relacionar o exercício aeróbio ao desenvolvimento da capacidade física, da
resistência, da melhoria do sistema cardiorrespiratório e da diminuição ou
controle da gordura corporal
•
Identificar seu próprio ritmo de caminhada em função da intensidade exigida
na exercitação aeróbia
•
Associar os princípios gerais da ginástica aeróbica ao conceito de exercício
aeróbio
•
Identificar princípios, exercícios e técnicas comuns às várias modalidades de
ginástica aeróbica
•
Reconhecer suas sensações de esforço, motivação, facilidades e dificuldades
na prática da
ginástica
aeróbica
•
Selecionar, relacionar e interpretar informações e conhecimentos para
construir argumentação consistente e coerente que justifique a preferência
por uma modalidade de ginástica
•
Reconhecer características do esporte na ginástica aeróbica esportiva
•
Identificar e comparar os princípios e exercícios da ginástica aeróbica
esportiva com a ginástica aeróbica tradicional
•
Identificar os movimentos básicos da esgrima (ou da luta selecionada para
o
bimestre)
•
Reconhecer e valorizar as técnicas e táticas no desempenho esportivo e na
apreciação do espetáculo esportivo
|
2ª série do Ensino
Médio
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
1°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Tema 1 – Ginástica
Práticas
contemporâneas: ginástica aeróbica, localizada e/ou outras
Tema 2 – Corpo, saúde e beleza
Capacidades
físicas: conceitos e avaliação
Tema 3 – Mídias
Significados/sentidos
no discurso das mídias sobre a ginástica e o exercício físico
O papel das mídias na definição de modelos hegemônicos
de beleza corporal
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Reconhecer a prática de ginásticas como possibilidade do Se-Movimentar
•
Identificar interesses e motivações envolvidos na prática dos diversos tipos
e formas de ginástica
•
Reconhecer a associação promovida pelas mídias entre ginástica e padrões de
beleza
•
Analisar criticamente produtos e mensagens da mídia que tratem da ginástica
•
Discriminar conceitualmente as capacidades físicas, avaliando sua própria
condição com relação a essas capacidades
•
Identificar as capacidades físicas que podem ser desenvolvidas em algumas
ginásticas de academias
•
Criar exercícios ginásticos adequados para o desenvolvimento das capacidades físicas
pretendidas
|
2°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Tema 1 – Esporte
Modalidade
individual ainda não conhecida dos alunos
Tema 2 – Corpo, saúde e beleza
Efeitos
do treinamento físico: fisiológicos, morfológicos e psicossociais
•
Repercussões na conservação e promoção da saúde nas várias faixas etárias
Exercícios
resistidos (musculação)
•
Benefícios e riscos à saúde nas várias faixas etárias
Tema 3 – Contemporaneidade
Corpo,
cultura de movimento, diferença e preconceito
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Identificar alguns princípios técnicos e táticos na prática da modalidade
individual trabalhada no bimestre
•
Reconhecer semelhanças entre as técnicas e táticas utilizadas na modalidade
individual trabalhada no bimestre e em outras modalidades esportivas e
possibilidades do
Se-Movimentar
•
Identificar e reconhecer os efeitos do treinamento físico sobre os sistemas
orgânicos
•
Relacionar tipos e características de atividades físicas/exercícios físicos
com o desenvolvimento de capacidades físicas e efeitos sobre os sistemas
orgânicos
•
Identificar os princípios que regem a elaboração de um programa de musculação
•
Identificar os diferentes tipos de hipertrofia muscular
•
Discriminar possíveis riscos, benefícios e recomendações quanto à prática da
musculação
na
infância e adolescência • Discriminar possíveis benefícios e recomendações
quanto à prática da musculação por adultos idosos
•
Identificar as expectativas de desempenho relacionadas ao gênero no esporte
•
Identificar formas de preconceito e evitar qualquer tipo de discriminação na
prática
do
esporte
•
Relacionar informações e conhecimentos sobre esporte e diferenças de gênero e
de sexo às experiências do Se-Movimentar
|
2ª série do Ensino
Médio
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
3°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Tema 1 – Esporte
Modalidade
“alternativa” ou popular em outros países: beisebol, badminton,
frisbee
ou
outra
Tema 2 – Corpo, saúde e beleza
Fatores
de risco à saúde: sedentarismo, alimentação, dietas e suplementos
alimentares, fumo, álcool, drogas, doping
e anabolizantes, estresse e repouso
Doenças
hipocinéticas e relação com a atividade física e o exercício físico:
obesidade, hipertensão
e
outras
Tema 3 – Mídias
A transformação do esporte em espetáculo televisivo
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Reconhecer a dinâmica básica da modalidade trabalhada no bimestre
•
Identificar e aplicar em situações-problema os princípios técnico-táticos da
modalidade trabalhada no bimestre
•
Identificar e vivenciar diversas possibilidades dos sistemas de jogo e
táticas da modalidade trabalhada no bimestre
•
Identificar e reconhecer, em seus próprios hábitos de vida, os fatores de
risco para as doenças hipocinéticas
•
Identificar a relação entre baixos níveis de atividade física e doenças
hipocinéticas
•
Identificar os riscos à saúde relacionados a dietas, consumo de suplementos alimentares,
uso de esteroides anabolizantes e outras formas de doping
•
Identificar e discriminar os significados/sentidos no discurso das mídias
sobre o esporte
•
Relacionar os significados/sentidos propostos pelas mídias com suas próprias
experiências do Se-Movimentar no esporte
•
Analisar criticamente matérias jornalísticas que tratem de esporte
|
4°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Tema 1 – Ginástica
Ginástica
alternativa: alongamento, relaxamento ou outra
Tema 2 – Corpo, saúde e beleza
Atividade
física/exercício físico e prática esportiva em níveis e condições adequados
Tema 3 – Contemporaneidade
Corpo,
cultura de movimento, diferença e preconceito
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Identificar manifestações da ginástica alternativa
•
Comparar manifestações da ginástica alternativa com outros métodos de
ginástica, percebendo semelhanças e diferenças entre elas
•
Identificar necessidades individuais e coletivas que podem ser atendidas pela
prática de ginástica alternativa
•
Identificar os tipos de lesões musculoesqueléticas mais comuns no meio
esportivo
•
Identificar causas e características das lesões esportivas
musculoesqueléticas mais comuns
•
Relacionar fatores do meio ambiente que interferem sobre a predisposição do
organismo ao surgimento ou agravamento de lesões musculoesqueléticas entre
atletas e não atletas
•
Identificar como a capacidade funcional, o aquecimento prévio, a alimentação
balanceada
e
o uso de uniforme e equipamento de proteção contribuem para a prática segura
de exercícios/esportes
•
Relacionar aspectos da infraestrutura disponível com níveis e condições
adequadas à prática de exercícios/esportes
•
Identificar a dinâmica do goalball e suas regras básicas
|
3ª série do Ensino
Médio
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
1°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Tema 1 – Luta
Modalidade
de luta já conhecida dos alunos: capoeira, caratê, judô, tae kwon do,
boxe
ou
outra
Tema 2 – Corpo, saúde e beleza
Princípios
do treinamento físico
•
Individualidade biológica, sobrecarga e reversibilidade
Tema 3 – Contemporaneidade
Corpo, cultura de movimento, diferença e preconceito
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Identificar e nomear golpes, técnicas e táticas inerentes à modalidade de
luta trabalhada no bimestre
•
Reconhecer e valorizar o conhecimento das técnicas e táticas da modalidade de
luta trabalhada no bimestre como fator importante na apreciação do espetáculo
esportivo
•
Analisar do ponto de vista técnico e tático uma luta da modalidade de luta
trabalhada no bimestre, assistida presencialmente ou pela televisão
•
Simular a realização de algumas técnicas dos golpes e preceitos táticos da
modalidade de luta trabalhada no bimestre
•
Discriminar conceitualmente os princípios do treinamento
•
Estabelecer a zona-alvo de exercitação a partir da medida da frequência
cardíaca
•
Identificar como os princípios do treinamento se aplicam ao desenvolvimento
das capacidades físicas
•
Selecionar, interpretar e utilizar informações e conhecimentos sobre os
princípios do treinamento na elaboração de um programa pessoal de
condicionamento físico voltado
ao
desenvolvimento de uma ou mais capacidades físicas • Identificar qualquer
tipo de preconceito e evitar qualquer tipo de discriminação na prática da luta
e da atividade rítmica
•
Identificar como os papéis ou condicionantes sexuais culturalmente
construídos influenciam as expectativas de desempenho físico dos jovens
|
2°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Tema 1 – Atividade rítmica
Manifestações
rítmicas ligadas à cultura jovem: hip-hop,
street dance e/ou
outras
Tema 2 – Lazer e trabalho
Saúde
e trabalho
Tema 3 – Contemporaneidade
Esporte
e cultura de movimento na contemporaneidade
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Apreciar e analisar movimentos característicos do hip-hop
•
Caracterizar o movimento hip-hop como expressão sociocultural
•
Identificar os diferentes estilos de street dance
•
Nomear passos e movimentos característicos de street dance
•
Criar e nomear movimentos de street dance
•
Identificar reações do próprio corpo diante das demandas ocupacionais
•
Reconhecer motivos pelos quais a ginástica laboral contribui para a prevenção
de doenças relativas ao seu trabalho
•
Identificar as possibilidades de atividades na ginástica laboral
•
Identificar características específicas dos esportes radicais (ou de outros
esportes trabalhados no bimestre)
•
Relacionar experiências do Se-Movimentar ao “estilo de vida” dos praticantes
de esportes radicais (ou de outros esportes trabalhados no bimestre)
|
3ª série do Ensino
Médio
|
||
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
3°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Tema 1 – Atividade rítmica
Manifestações
e representações da cultura rítmica nacional
•
O samba
Tema 2 – Lazer e trabalho
O
lazer como direito do cidadão e dever do Estado
Tema 3 – Contemporaneidade
Esporte
e cultura de movimento na contemporaneidade
A virtualização do corpo na contemporaneidade
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes
habilidades:
•
Reconhecer etapas do processo histórico de desenvolvimento do samba, com
destaque para as diferentes regiões brasileiras
•
Identificar as características do samba de roda: gestos e movimentos
•
Identificar os diferentes instrumentos característicos do samba de roda
•
Construir argumentos sobre a importância do lazer
•
Identificar possibilidades de lazer nas atividades de cultura de movimento
•
Identificar diferenças e semelhanças de valores, interesses e recompensas nas
situações de lazer e trabalho
•
Identificar e reconhecer as dificuldades/facilidades para o acesso ao lazer
•
Identificar a influência das mídias (jogos virtuais) na vida cotidiana
•
Elaborar estratégias cooperativas e competitivas para os jogos virtuais
|
4°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
Tema 1 – Esporte, ginástica, luta e
atividade rítmica
Organização
de eventos esportivos e/ou festivais (apresentações) de ginástica, luta e/ou
dança
Tema 2 – Lazer e trabalho
Espaços,
equipamentos e políticas públicas de lazer
O
lazer na comunidade escolar e em seu entorno: espaços, tempos, interesses e
estratégias
de
intervenção
Tema 3 – Corpo, saúde e beleza
Estratégias
de intervenção para promoção da atividade física e do exercício físico na
comunidade
escolar
|
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
•
Planejar, vivenciar e avaliar as várias etapas do evento
•
Documentar as atividades realizadas, vinculando esse registro à preservação
do processo histórico da unidade escolar e da comunidade
•
Identificar as necessidades de lazer na comunidade
•
Propor formas de organização do tempo disponível a partir dos interesses e
conteúdos do lazer
•
Elaborar argumentos para problematizar a ausência de espaços de lazer na
comunidade
•
Identificar conhecimentos, interesses e necessidades da comunidade com
relação à prática
de
atividade física e exercício físico
•
Selecionar e organizar informações referentes aos benefícios da prática de
atividades e exercícios físicos para divulgação na comunidade
|
São Paulo (Estado) Secretaria da
Educação.
Currículo do Estado de São Paulo:
Linguagens, códigos e suas tecnologias /
Secretaria da Educação; coordenação
geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Alice Vieira. – 2. ed. – São
Paulo: SE, 2011. 260 p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário