segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Quadro de conteúdos e habilidades em Educação Física

Quadro de conteúdos e habilidades em Educação Física
                      5ª- série/6º- ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Tema 1 – Jogo e esporte: competição e cooperação
Jogos populares, cooperativos e pré-desportivos
Esporte coletivo: princípios gerais
• Ataque
• Defesa
• Circulação da bola
Tema 2 – Organismo humano, movimento e saúde
Capacidades físicas: noções gerais
• Agilidade, velocidade e flexibilidade
• Alongamento e aquecimento
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Identificar diferentes tipos de jogos e reconhecer seus significados socioculturais
• Identificar semelhanças e diferenças entre jogo e esporte
• Identificar princípios de competição e de cooperação em diferentes tipos de jogos
• Identificar princípios comuns do esporte coletivo
• Identificar as capacidades físicas de velocidade, agilidade e flexibilidade presentes nas atividades do cotidiano e em algumas manifestações da cultura de movimento
• Reconhecer a importância e as características do aquecimento
• Relacionar as capacidades físicas de velocidade, agilidade e flexibilidade às práticas de aquecimento e alongamento
B
I
M
E
S
T
R
E
Tema 1 – Esporte
Modalidade coletiva: futebol ou handebol
• Princípios técnicos e táticos
• Principais regras
• Processo histórico
Tema 2 – Organismo humano, movimento e saúde
Capacidades físicas: noções gerais
• Resistência e força
• Postura
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Reconhecer o uso das principais regras da modalidade trabalhada no bimestre e fazer uso delas
• Identificar a dinâmica básica do futsal (ou handebol) como esporte coletivo
• Identificar e aplicar em situações-problema os princípios técnico-táticos do futsal (ou handebol)
• Recorrer aos conhecimentos dos sistemas de jogo e de táticas como recursos para a prática do futsal (ou handebol)
• Discriminar as diferentes formas de manifestação da força e resistência muscular, bem como seus fatores determinantes
• Identificar a capacidade física/força acionada nas atividades do cotidiano e em algumas manifestações da cultura de movimento
• Discriminar as diferentes formas de manifestação metabólica da resistência (aeróbia e anaeróbia), com destaque para o futsal (ou handebol)
• Identificar as consequências para a saúde de hábitos posturais cotidianos inadequados














5ª- série/6º- ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Tema 1 – Esporte
Modalidade individual: ginástica artística (GA) ou ginástica rítmica (GR)
• Principais gestos técnicos
• Principais regras
• Processo histórico
Tema 2 – Organismo humano, movimento e saúde
Sistema locomotor
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Identificar e relacionar diferentes movimentos do cotidiano com a GA (ou GR)
• Identificar e nomear os gestos e os movimentos da GA (ou GR), associando-os aos exercícios e aparelhos obrigatórios
• Reconhecer a importância de condutas colaborativas na execução dos movimentos da GA (ou GR) e recorrer a elas
• Identificar as próprias estruturas corporais utilizadas na GR
• Associar exercícios de flexibilidade e força às articulações e aos músculos
B
I
M
E
S
T
R
E
Tema 1 – Esporte
Modalidade coletiva: handebol ou futebol
• Princípios técnicos e táticos
• Principais regras
• Processo histórico
Tema 2 – Atividade rítmica
Noções gerais sobre ritmo
Jogos rítmicos
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Identificar o objetivo do handebol (ou futebol) e sua dinâmica básica
• Identificar as principais regras do handebol (ou futebol), reconhecendo-as na dinâmica do jogo
• Identificar a origem do handebol (ou futebol) e fases de seu processo de difusão pelo mundo
• Realizar os princípios operacionais do esporte coletivo aplicados a situações específicas do handebol (ou futebol)
• Elaborar pensamento tático individual e coletivo
• Praticar situações reduzidas do handebol (ou futebol)
• Identificar o ritmo dos movimentos baseados em compassos binário, ternário e quaternário
• Relacionar os diferentes compassos ao ritmo de algumas músicas e danças








6ª- série/7º- ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Tema 1 – Esporte
Modalidade individual: atletismo (corridas e saltos)
• Princípios técnicos e táticos
• Principais regras
• Processo histórico
Tema 2 – Atividade rítmica
Manifestações e representações da cultura rítmica nacional
• Danças folclóricas/regionais
• Processo histórico
• A questão do gênero
Tema 3 – Organismo humano, movimento e saúde
Capacidades físicas: aplicações no atletismo e na atividade rítmica
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Identificar a importância da corrida em atividades da vida cotidiana
• Distinguir as diferentes modalidades de saltos
• Identificar as principais fases do processo histórico das manifestações e representações da cultura rítmica nacional
• Criar e identificar atividades rítmicas que contemplem diferentes sentidos e intencionalidades
• Analisar a questão do gênero na dança
• Identificar as capacidades físicas acionadas nas provas de corrida e saltos do atletismo
• Identificar as capacidades físicas acionadas nas manifestações rítmicas nacionais
• Identificar alguns exercícios específicos que mobilizam as capacidades físicas acionadas no atletismo e nas danças folclóricas e regionais
B
I
M
E
S
T
R
E
Tema 1 – Esporte
Modalidade coletiva: basquetebol ou voleibol
• Princípios técnicos e táticos
• Principais regras
• Processo histórico
Tema 2 – Organismo humano, movimento e saúde
Capacidades físicas: aplicações em esportes coletivos
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Reconhecer e fazer uso das principais regras da modalidade estudada no bimestre
• Identificar a dinâmica básica do basquetebol (ou voleibol) como esporte coletivo
• Identificar e aplicar em situações-problema os princípios técnico-táticos do basquetebol (ou voleibol)
• Recorrer aos conhecimentos dos sistemas de jogo e de táticas como recursos para a prática da modalidade
• Discriminar as diferentes formas de manifestação metabólica da resistência (aeróbia e anaeróbia), com destaque para o basquetebol (ou voleibol)









6ª- série/7º- ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Tema 1 – Esporte
Modalidade individual: ginástica artística (GA) ou ginástica rítmica (GR)
(modalidade não contemplada no 3o bimestre da 5a série/6o ano)
• Principais gestos técnicos
• Principais regras
• Processo histórico
Tema 2 – Ginástica
Ginástica geral
• Fundamentos e gestos
• Processo histórico: dos métodos ginásticos clássicos à ginástica contemporânea
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Identificar diferentes possibilidades de movimento da GR (ou GA)
• Identificar e relacionar as características individuais e coletivas na composição dos principais gestos da GR (ou da GA)
• Identificar os principais gestos técnicos e relacioná-los com as regras específicas da GR (ou da GA)
• Reconhecer os gestos técnicos e relacioná-los com os aparelhos específicos da GR (ou da GA)
• Relacionar o processo histórico de desenvolvimento da GR (ou da GA) com o de outras modalidades esportivas
• Identificar e reconhecer os movimentos característicos de modalidades gímnicas esportivas e de modalidades gímnicas de participação
• Identificar e reconhecer movimentos presentes em diferentes manifestações da cultura de movimento para atribuir significado à ginástica geral
B
I
M
E
S
T
R
E
Tema 1 – Esporte
Modalidade coletiva: basquetebol ou voleibol
• Princípios técnicos e táticos
• Principais regras
• Processo histórico
Tema 2 – Luta
Princípios de confronto e oposição
Classificação e organização
A questão da violência
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Reconhecer a estrutura básica da modalidade trabalhada no bimestre
• Identificar e aplicar em situações-problema os princípios técnicos e táticos do voleibol (basquetebol)
• Identificar e analisar as diferentes possibilidades de sistemas táticos no voleibol (basquetebol)
• Identificar e caracterizar os movimentos e gestos de equilíbrio e desequilíbrio em diferentes posições de lutas
• Reconhecer a importância de se equilibrar e de desequilibrar o oponente nas lutas
• Estabelecer estratégias para manter-se em equilíbrio durante certo tempo e esquivar-se das investidas de ataque do oponente e recorrer a elas









7ª- série/8º- ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Tema 1 – Esporte
Atletismo (corridas, arremessos e lançamentos)
• Princípios técnicos e táticos, principais regras, processo histórico
Tema 2 – Luta
Judô, caratê, tae kwon do, boxe ou outra
• Princípios técnicos e táticos, principais regras, processo histórico
Tema 3 – Organismo humano, movimento e saúde
Capacidades físicas: aplicações no atletismo e na luta
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Identificar diferentes possibilidades de saltar obstáculos e relacioná-las com a evolução das técnicas das corridas atuais
• Identificar ajustes na corrida e posicionamento do corpo para ultrapassar barreiras e obstáculos em diferentes alturas
• Identificar e explicar princípios técnicos relacionados às provas de corridas com barreiras e obstáculos
• Identificar os princípios técnicos relacionados às provas de arremesso e lançamentos
• Identificar diferentes formas de arremesso e lançamentos
• Reconhecer diferenças e semelhanças entre as três modalidades de lançamentos
• Comparar as diferentes modalidades de luta
• Reconhecer as diferentes etapas do processo histórico de desenvolvimento do caratê (ou outras modalidades de luta)
• Identificar exercícios específicos que mobilizem as capacidades físicas acionadas no atletismo
• Identificar as implicações das capacidades físicas predominantes nas provas de barreiras e obstáculos, arremessos e lançamentos
• Identificar alguns exercícios específicos que mobilizem as capacidades físicas mencionadas no caratê (ou outras modalidades de luta)
• Identificar e comparar os diferentes grupos musculares mobilizados nas sequências de movimentos do caratê (ou outras modalidades de luta)
B
I
M
E
S
T
R
E
Tema 1 – Esporte
Modalidade coletiva: a escolher
• Técnicas e táticas como fatores de aumento da complexidade do jogo
• Noções de arbitragem
Tema 2 – Ginástica
Práticas contemporâneas: ginástica aeróbica, ginástica localizada e/ou outras
• Princípios orientadores
• Técnicas e exercícios
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Identificar os procedimentos necessários para a prática do esporte coletivo
• Reconhecer as ações técnico-táticas do esporte coletivo
• Identificar os sistemas e as principais regras de jogo do esporte coletivo
• Identificar as principais características do alongamento, da ginástica aeróbica e da ginástica localizada
• Reconhecer a ginástica como uma possibilidade do Se-Movimentar
• Discriminar os diversos tipos de ginástica
• Identificar as principais características de algumas variações das ginásticas aeróbica e localizada e de algumas ginásticas “alternativas”
• Identificar as partes de uma sessão de ginástica aeróbica ou ginástica localizada





7ª- série/8º - ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Tema 1 – Atividade rítmica
Manifestações e representações da cultura rítmica de outros países: o zouk
• Danças folclóricas
• Processo histórico
• A questão do gênero
Tema 2 – Ginástica
Práticas contemporâneas: ginásticas de academia
Padrões de beleza corporal, ginástica e saúde
Tema 3 – Organismo humano, movimento e saúde
Princípios e efeitos do treinamento físico
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Identificar manifestações rítmicas de outros países
• Comparar manifestações rítmicas, percebendo semelhanças e diferenças entre elas e o zouk
• Identificar a marcação rítmica no zouk, seus passos ou movimentos principais
• Analisar as questões de gênero que permeiam a dança no zouk
• Identificar os interesses e as motivações envolvidos na prática das ginásticas de academia
• Associar os discursos sobre as ginásticas de academia às manifestações de busca de padrões de beleza corporal
• Estabelecer relações entre as ginásticas de academia, a busca de padrões de beleza corporal e os parâmetros de saúde
• Identificar os princípios de treinamento envolvidos na elaboração de um programa de exercícios
• Relacionar os princípios de treinamento com um programa de exercícios para melhoria da flexibilidade e resistência muscular
• Identificar os efeitos do treinamento nos aspectos fisiológicos, morfológicos e psicossociais
• Relacionar os efeitos percebidos no treinamento com as características do programa de exercícios realizado
B
I
M
E
S
T
R
E
Tema 1 – Esporte
Modalidade individual ou coletiva (ainda não contemplada)
• Princípios técnicos e táticos
• Principais regras
• Processo histórico
Tema 2 – Organismo humano, movimento e saúde
• Atividade física/exercício físico
• Implicações na obesidade e no emagrecimento
Substâncias proibidas
Doping e anabolizantes
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Identificar a dinâmica da modalidade escolhida e suas principais regras
• Identificar o processo histórico da modalidade escolhida e sua dinâmica
• Identificar o desempenho tático das equipes durante uma partida da modalidade escolhida
• Identificar as regras da modalidade escolhida e as ações dos árbitros durante uma partida
• Realizar ações táticas coerentes com o resultado buscado na partida
• Identificar a relação entre níveis de atividade física, aptidão cardiovascular e predisposição à obesidade
• Identificar a relação entre níveis de atividade física, aptidão cardiovascular e controle do peso corporal
• Reconhecer o significado de doping, os possíveis efeitos “positivos” sobre o treinamento e os efeitos negativos à saúde
• Identificar os efeitos negativos do uso de substâncias anabolizantes: GH – hormônio do crescimento –, insulina e esteroides anabolizantes






8ª- série/9º- ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Tema 1 – Luta
Modalidade: capoeira
• Capoeira como luta, jogo e esporte
• Princípios técnicos e táticos
• Processo histórico
Tema 2 – Atividade rítmica
As manifestações rítmicas de diferentes grupos socioculturais
As manifestações rítmicas na comunidade escolar e em seu entorno: espaços, tempos
e interesses
Manifestações rítmicas ligadas à cultura jovem: hip-hop, street dance e/ou outras
• Diferentes estilos como expressão sociocultural
• Principais passos/movimentos
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Identificar os movimentos característicos da capoeira
• Identificar costumes e elementos ritualísticos da capoeira
• Elaborar movimentos, associando-os aos da capoeira
• Identificar fases do processo histórico da capoeira
• Identificar e adaptar instrumentos utilizados em uma roda de capoeira
• Identificar os diferentes elementos constitutivos do hip-hop (ou de outra manifestação rítmica)
• Reconhecer características do contexto sociocultural do hip-hop (ou de outra manifestação rítmica) e suas manifestações rítmicas
• Identificar e nomear passos e movimentos característicos da manifestação rítmica
trabalhada no bimestre
B
I
M
E
S
T
R
E
Tema 1 – Esporte
Modalidade coletiva: a escolher
• Técnicas e táticas como fatores de aumento da complexidade do jogo
• Noções de arbitragem
O esporte na comunidade escolar e em seu entorno
Espaços, tempos e interesses
Espetacularização do esporte e o esporte profissional
• O esporte na mídia
• Os grandes eventos esportivos
Tema 2 – Atividade rítmica
Manifestações rítmicas ligadas à cultura jovem: hip-hop e street dance
• Coreografias
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Reconhecer as ações técnico-táticas da modalidade trabalhada no bimestre
• Identificar e analisar o modo de construção do discurso da televisão sobre o esporte
• Identificar as fases do processo histórico de desenvolvimento dos diferentes estilos de
street dance
• Identificar e nomear passos/movimentos característicos de street dance
• Criar coreografias de street dance















8ª- série/9º - ano do Ensino Fundamental

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Tema 1 – Esporte
Jogo e esporte
• Diferenças conceituais e na experiência dos jogadores
Modalidade “alternativa” ou popular em outros países: rugby, beisebol, badminton, frisbee ou outra
• Princípios técnicos e táticos
• Principais regras
• Processo histórico
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Identificar as diferenças (no espaço, no tempo e nas regras) e as semelhanças (o prazer, a competição e a dimensão lúdica) entre o jogo e o esporte
• Identificar a conduta diferenciada entre o jogador (lazer/não trabalho) e o atleta (rendimento/trabalho)
• Identificar o processo de transformação do jogo em esporte (como atividade de lazer ou esporte de rendimento)
• Identificar o objetivo do beisebol (ou da modalidade escolhida para o bimestre) e suas principais regras, reconhecendo-as na dinâmica do jogo
• Relacionar a introdução e a disseminação do beisebol (ou da modalidade escolhida para o bimestre) no Brasil com seu processo histórico de surgimento e consolidação
• Identificar e caracterizar a dinâmica básica do esporte, em termos de ataque/defesa e funções dos jogadores
• Identificar e reconhecer os princípios técnico-táticos do beisebol (ou da modalidade escolhida para o bimestre), aplicando-os em situações reduzidas de jogo
• Aplicar os princípios técnico-táticos do beisebol (ou da modalidade escolhida para o bimestre) em uma partida propriamente dita
• Organizar-se de modo autônomo para realizar uma partida de beisebol, desempenhando todas as funções necessárias para tal
B
I
M
E
S
T
R
E
Tema 1 – Atividade rítmica
Organização de festivais de dança
Tema 2 – Esporte
Organização de campeonatos
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Planejar as várias fases de um evento rítmico e expressivo
• Elaborar regulamentos específicos para cada categoria de apresentação no festival
• Documentar e avaliar as atividades realizadas no evento








1ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Tema 1 – Esporte
Sistemas de jogo e táticas em uma modalidade coletiva já conhecida dos alunos
• A importância dos sistemas de jogo e táticas no desempenho esportivo e na apreciação do
esporte como espetáculo
Tema 2 – Corpo, saúde e beleza
Padrões e estereótipos de beleza corporal
Indicadores que levam à construção de representações sobre corpo e beleza
• Medidas e avaliação da composicão corporal
• Índice de massa corpórea (IMC)
• Alimentação, exercício físico e obesidade
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Analisar, do ponto de vista técnico-tático, um jogo da modalidade trabalhada no bimestre transmitido pela televisão ou assistido presencialmente
• Vivenciar sistemas de jogo e preceitos táticos inerentes à modalidade trabalhada no bimestre
• Identificar sistemas defensivos e ofensivos da modalidade trabalhada no bimestre
• Reconhecer a importância e a utilidade dos sistemas de jogo e táticas no desempenho esportivo
• Elaborar estratégias táticas para a modalidade trabalhada no bimestre
• Identificar padrões e estereótipos de beleza presentes nas mídias
• Reconhecer e criticar o impacto dos padrões e estereótipos de beleza corporal sobre si e seus pares
• Identificar indicadores que levam à construção de representações culturais sobre o corpo
e a beleza
• Selecionar, relacionar e interpretar informações e conhecimentos sobre padrões e estereótipos de beleza
• Selecionar indicadores de composição corporal para construir argumentação consistente e coerente sobre estereótipos de beleza
• Identificar contribuições da alimentação e do exercício no desenvolvimento e no controle da obesidade
• Estimar valores calóricos relacionados ao consumo de alimentos e ao gasto com exercícios físicos
B
I
M
E
S
T
R
E
Tema 1 – Atividade rítmica
Ritmo vital e ritmo como organização expressiva do movimento
Tempo e acento rítmico
O ritmo no esporte, na luta, na ginástica e na dança
Tema 2 – Esporte
Modalidade individual: ginástica artística (GA) ou ginástica rítmica (GR)
Tema 3 – Corpo, saúde e beleza
Corpo e beleza em diferentes períodos históricos
• Padrões de beleza e suas relações com contextos históricos
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Reconhecer a importância do ritmo no esporte, na luta, na ginástica e na dança
• Identificar características do ritmo em vivências do esporte, da luta, da ginástica
e da dança
• Reconhecer e analisar as técnicas da GR (ou da GA)
• Realizar e combinar diferentes movimentos da ginástica rítmica (ou da GA)
• Identificar padrões e estereótipos de beleza nos diferentes contextos históricos e culturais
• Identificar representações da beleza em seu grupo sociocultural
• Identificar recursos voltados à obtenção de padrões de beleza corporal
• Reconhecer e criticar o impacto dos estereótipos de beleza corporal na opção por exercícios físicos, produtos e práticas alimentares
• Reconhecer riscos e benefícios que a utilização de produtos, práticas alimentares e programas de exercícios podem trazer à saúde





1ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Tema 1 – Esporte
Sistemas de jogo e táticas em uma modalidade coletiva ainda não conhecida dos alunos
Tema 2 – Corpo, saúde e beleza
Conceitos: atividade física, exercício físico e saúde
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Identificar os sistemas ofensivo e defensivo da modalidade esportiva trabalhada no bimestre
• Reconhecer aspectos táticos em situações-problema típicas da modalidade esportiva
trabalhada no bimestre
• Identificar e diferenciar atividade física e exercício
• Diferenciar saúde individual de saúde coletiva
• Identificar a relação entre condições socioeconômicas e acesso a programas e espaços
para a exercitação física
B
I
M
E
S
T
R
E
Tema 1 – Ginástica
Práticas contemporâneas: ginásticas aeróbica, localizada e/ou outras
• Princípios orientadores
• Técnicas e exercícios
Tema 2 – Luta
Princípios orientadores, regras e técnicas de uma luta ainda não conhecida dos alunos
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Identificar as características do exercício aeróbio, em termos de intensidade, frequência e duração
• Relacionar o exercício aeróbio ao desenvolvimento da capacidade física, da resistência, da melhoria do sistema cardiorrespiratório e da diminuição ou controle da gordura corporal
• Identificar seu próprio ritmo de caminhada em função da intensidade exigida na exercitação aeróbia
• Associar os princípios gerais da ginástica aeróbica ao conceito de exercício aeróbio
• Identificar princípios, exercícios e técnicas comuns às várias modalidades de ginástica aeróbica
• Reconhecer suas sensações de esforço, motivação, facilidades e dificuldades na prática da
ginástica aeróbica
• Selecionar, relacionar e interpretar informações e conhecimentos para construir argumentação consistente e coerente que justifique a preferência por uma modalidade de ginástica
• Reconhecer características do esporte na ginástica aeróbica esportiva
• Identificar e comparar os princípios e exercícios da ginástica aeróbica esportiva com a ginástica aeróbica tradicional
• Identificar os movimentos básicos da esgrima (ou da luta selecionada para
o bimestre)
• Reconhecer e valorizar as técnicas e táticas no desempenho esportivo e na apreciação do espetáculo esportivo




2ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Tema 1 – Ginástica
Práticas contemporâneas: ginástica aeróbica, localizada e/ou outras
Tema 2 – Corpo, saúde e beleza
Capacidades físicas: conceitos e avaliação
Tema 3 – Mídias
Significados/sentidos no discurso das mídias sobre a ginástica e o exercício físico
O papel das mídias na definição de modelos hegemônicos de beleza corporal
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Reconhecer a prática de ginásticas como possibilidade do Se-Movimentar
• Identificar interesses e motivações envolvidos na prática dos diversos tipos e formas de ginástica
• Reconhecer a associação promovida pelas mídias entre ginástica e padrões de beleza
• Analisar criticamente produtos e mensagens da mídia que tratem da ginástica
• Discriminar conceitualmente as capacidades físicas, avaliando sua própria condição com relação a essas capacidades
• Identificar as capacidades físicas que podem ser desenvolvidas em algumas ginásticas de academias
• Criar exercícios ginásticos adequados para o desenvolvimento das capacidades físicas pretendidas
B
I
M
E
S
T
R
E
Tema 1 – Esporte
Modalidade individual ainda não conhecida dos alunos
Tema 2 – Corpo, saúde e beleza
Efeitos do treinamento físico: fisiológicos, morfológicos e psicossociais
• Repercussões na conservação e promoção da saúde nas várias faixas etárias
Exercícios resistidos (musculação)
• Benefícios e riscos à saúde nas várias faixas etárias
Tema 3 – Contemporaneidade
Corpo, cultura de movimento, diferença e preconceito
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Identificar alguns princípios técnicos e táticos na prática da modalidade individual trabalhada no bimestre
• Reconhecer semelhanças entre as técnicas e táticas utilizadas na modalidade individual trabalhada no bimestre e em outras modalidades esportivas e possibilidades do
Se-Movimentar
• Identificar e reconhecer os efeitos do treinamento físico sobre os sistemas orgânicos
• Relacionar tipos e características de atividades físicas/exercícios físicos com o desenvolvimento de capacidades físicas e efeitos sobre os sistemas orgânicos
• Identificar os princípios que regem a elaboração de um programa de musculação
• Identificar os diferentes tipos de hipertrofia muscular
• Discriminar possíveis riscos, benefícios e recomendações quanto à prática da musculação
na infância e adolescência • Discriminar possíveis benefícios e recomendações quanto à prática da musculação por adultos idosos
• Identificar as expectativas de desempenho relacionadas ao gênero no esporte
• Identificar formas de preconceito e evitar qualquer tipo de discriminação na prática
do esporte
• Relacionar informações e conhecimentos sobre esporte e diferenças de gênero e de sexo às experiências do Se-Movimentar



2ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Tema 1 – Esporte
Modalidade “alternativa” ou popular em outros países: beisebol, badminton, frisbee
ou outra
Tema 2 – Corpo, saúde e beleza
Fatores de risco à saúde: sedentarismo, alimentação, dietas e suplementos alimentares, fumo, álcool, drogas, doping e anabolizantes, estresse e repouso
Doenças hipocinéticas e relação com a atividade física e o exercício físico: obesidade, hipertensão
e outras
Tema 3 – Mídias
A transformação do esporte em espetáculo televisivo
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Reconhecer a dinâmica básica da modalidade trabalhada no bimestre
• Identificar e aplicar em situações-problema os princípios técnico-táticos da modalidade trabalhada no bimestre
• Identificar e vivenciar diversas possibilidades dos sistemas de jogo e táticas da modalidade trabalhada no bimestre
• Identificar e reconhecer, em seus próprios hábitos de vida, os fatores de risco para as doenças hipocinéticas
• Identificar a relação entre baixos níveis de atividade física e doenças hipocinéticas
• Identificar os riscos à saúde relacionados a dietas, consumo de suplementos alimentares, uso de esteroides anabolizantes e outras formas de doping
• Identificar e discriminar os significados/sentidos no discurso das mídias sobre o esporte
• Relacionar os significados/sentidos propostos pelas mídias com suas próprias experiências do Se-Movimentar no esporte
• Analisar criticamente matérias jornalísticas que tratem de esporte
B
I
M
E
S
T
R
E
Tema 1 – Ginástica
Ginástica alternativa: alongamento, relaxamento ou outra
Tema 2 – Corpo, saúde e beleza
Atividade física/exercício físico e prática esportiva em níveis e condições adequados
Tema 3 – Contemporaneidade
Corpo, cultura de movimento, diferença e preconceito
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Identificar manifestações da ginástica alternativa
• Comparar manifestações da ginástica alternativa com outros métodos de ginástica, percebendo semelhanças e diferenças entre elas
• Identificar necessidades individuais e coletivas que podem ser atendidas pela prática de ginástica alternativa
• Identificar os tipos de lesões musculoesqueléticas mais comuns no meio esportivo
• Identificar causas e características das lesões esportivas musculoesqueléticas mais comuns
• Relacionar fatores do meio ambiente que interferem sobre a predisposição do organismo ao surgimento ou agravamento de lesões musculoesqueléticas entre atletas e não atletas
• Identificar como a capacidade funcional, o aquecimento prévio, a alimentação balanceada
e o uso de uniforme e equipamento de proteção contribuem para a prática segura de exercícios/esportes
• Relacionar aspectos da infraestrutura disponível com níveis e condições adequadas à prática de exercícios/esportes
• Identificar a dinâmica do goalball e suas regras básicas





3ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Tema 1 – Luta
Modalidade de luta já conhecida dos alunos: capoeira, caratê, judô, tae kwon do, boxe
ou outra
Tema 2 – Corpo, saúde e beleza
Princípios do treinamento físico
• Individualidade biológica, sobrecarga e reversibilidade
Tema 3 – Contemporaneidade
Corpo, cultura de movimento, diferença e preconceito
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Identificar e nomear golpes, técnicas e táticas inerentes à modalidade de luta trabalhada no bimestre
• Reconhecer e valorizar o conhecimento das técnicas e táticas da modalidade de luta trabalhada no bimestre como fator importante na apreciação do espetáculo esportivo
• Analisar do ponto de vista técnico e tático uma luta da modalidade de luta trabalhada no bimestre, assistida presencialmente ou pela televisão
• Simular a realização de algumas técnicas dos golpes e preceitos táticos da modalidade de luta trabalhada no bimestre
• Discriminar conceitualmente os princípios do treinamento
• Estabelecer a zona-alvo de exercitação a partir da medida da frequência cardíaca
• Identificar como os princípios do treinamento se aplicam ao desenvolvimento das capacidades físicas
• Selecionar, interpretar e utilizar informações e conhecimentos sobre os princípios do treinamento na elaboração de um programa pessoal de condicionamento físico voltado
ao desenvolvimento de uma ou mais capacidades físicas • Identificar qualquer tipo de preconceito e evitar qualquer tipo de discriminação na prática da luta e da atividade rítmica
• Identificar como os papéis ou condicionantes sexuais culturalmente construídos influenciam as expectativas de desempenho físico dos jovens
B
I
M
E
S
T
R
E
Tema 1 – Atividade rítmica
Manifestações rítmicas ligadas à cultura jovem: hip-hop, street dance e/ou outras
Tema 2 – Lazer e trabalho
Saúde e trabalho
Tema 3 – Contemporaneidade
Esporte e cultura de movimento na contemporaneidade
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Apreciar e analisar movimentos característicos do hip-hop
• Caracterizar o movimento hip-hop como expressão sociocultural
• Identificar os diferentes estilos de street dance
• Nomear passos e movimentos característicos de street dance
• Criar e nomear movimentos de street dance
• Identificar reações do próprio corpo diante das demandas ocupacionais
• Reconhecer motivos pelos quais a ginástica laboral contribui para a prevenção de doenças relativas ao seu trabalho
• Identificar as possibilidades de atividades na ginástica laboral
• Identificar características específicas dos esportes radicais (ou de outros esportes trabalhados no bimestre)
• Relacionar experiências do Se-Movimentar ao “estilo de vida” dos praticantes de esportes radicais (ou de outros esportes trabalhados no bimestre)





3ª série do Ensino Médio

Conteúdos
Habilidades
B
I
M
E
S
T
R
E
Tema 1 – Atividade rítmica
Manifestações e representações da cultura rítmica nacional
• O samba
Tema 2 – Lazer e trabalho
O lazer como direito do cidadão e dever do Estado
Tema 3 – Contemporaneidade
Esporte e cultura de movimento na contemporaneidade
A virtualização do corpo na contemporaneidade
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Reconhecer etapas do processo histórico de desenvolvimento do samba, com destaque para as diferentes regiões brasileiras
• Identificar as características do samba de roda: gestos e movimentos
• Identificar os diferentes instrumentos característicos do samba de roda
• Construir argumentos sobre a importância do lazer
• Identificar possibilidades de lazer nas atividades de cultura de movimento
• Identificar diferenças e semelhanças de valores, interesses e recompensas nas situações de lazer e trabalho
• Identificar e reconhecer as dificuldades/facilidades para o acesso ao lazer
• Identificar a influência das mídias (jogos virtuais) na vida cotidiana
• Elaborar estratégias cooperativas e competitivas para os jogos virtuais
B
I
M
E
S
T
R
E
Tema 1 – Esporte, ginástica, luta e atividade rítmica
Organização de eventos esportivos e/ou festivais (apresentações) de ginástica, luta e/ou dança
Tema 2 – Lazer e trabalho
Espaços, equipamentos e políticas públicas de lazer
O lazer na comunidade escolar e em seu entorno: espaços, tempos, interesses e estratégias
de intervenção
Tema 3 – Corpo, saúde e beleza
Estratégias de intervenção para promoção da atividade física e do exercício físico na comunidade
escolar
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Planejar, vivenciar e avaliar as várias etapas do evento
• Documentar as atividades realizadas, vinculando esse registro à preservação do processo histórico da unidade escolar e da comunidade
• Identificar as necessidades de lazer na comunidade
• Propor formas de organização do tempo disponível a partir dos interesses e conteúdos do lazer
• Elaborar argumentos para problematizar a ausência de espaços de lazer na comunidade
• Identificar conhecimentos, interesses e necessidades da comunidade com relação à prática
de atividade física e exercício físico
• Selecionar e organizar informações referentes aos benefícios da prática de atividades e exercícios físicos para divulgação na comunidade


São Paulo (Estado) Secretaria da Educação.
Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias /
Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Alice Vieira. – 2. ed. – São Paulo: SE, 2011. 260 p.


Nenhum comentário:

Postar um comentário